Ontem houve reunião do Conselho Deliberativo, cuja a pauta era a SETORIZAÇÃO. Como já expliquei outras vezes essa é minha opinião parcial sobre o que eu vi e eu considerei importante, não tem a mínima pretensão de ser a ata da reunião, e vou me ater apenas aos meus atos como forma de prestação de contas do meu mandato.
Antes da reunião um grupo de cerca de 30 ou 40 torcedores, que de um grupo chamado "o povo do clube", fez um protesto contra o que chamam de elitização do BEIRA-RIO manifestando seu descontentamento contra o aumento de cadeiras locadas no estádio.
A REUNIÃO E A PROPOSTA
Foi feita uma apresentação da proposta da direção pelo Presidente da Comissão de Obras Max Carlomagno, seguido pelo Presidente do Conselho Fiscal Eduardo Knijinik e finalizando pelo Presidente da Comissão de Relacionamento com os Sócios Alexandre Limeira..
A proposta já havia sido divulgada pela imprensa AQUI e AQUI, e não houve grandes novidades. Como eu já havia adiantado AQUI NO BV, meu grupo sugeriu que não fossem locadas cadeiras na arquibancada inferior e nesse sentido me manifestei.
Entendo que a pressão do BEIRA-RIO é muito importante para nosso time, não casualmente TODOS nossos grandes títulos foram conquistados em casa (exceção óbvia ao mundial), e para preservar esse "rugir" de nosso estádio entendo importante que fosse mantida a inferior sem cadeiras.
Além dissso entedia o MAIS INTER que o INTER nunca locou totalmente as atuais 5 mil locadas, pela nossa proposta haveria um aumento para 8 mil locadas e quando todas fossem locadas, poderia haver um aumento colocando cadeiras na inferior.
O representante da direção garantiu que há previsão de mecanismos para diminuição do número de cadeiras locadas, caso as locações não tenha a procura esperada pela direção. Nossa emenda não foi aprovada , teve uns 40 votos, e o projeto de setorização foi aprovado por unanimidade (todos Conselheiros votaram pela sua aprovação). Para conhece-lo OLHE AQUI.
ELOGIO
Não é segredo para ninguem que eu muitas vezes tenho uma postura crítica, mas eu não posso deixar de elogiar o trabalho dos COLORADOS que contribuíram para esse projeto. Em primeiro lugar a Comissão de Obras, na pessoa do Presidente Max Carlomagno que ouviu a todos e teve a humildade de modificar radicalmente o seu projeto inicial, ouviu todas as sugestões e buscou fazer o melhor possível .
Não posso deixar de parabenizar o pessoal da Comissão do Relacionamento com Sócios, criada pelo Conselho Deliberativo, pois sei que todos se dedicaram, e muito, para viabilizar que o projeto de setorização fosse o melhor possível, destaco os Conselheiros Alexandre Ribeiro e Alexandre Limeira, que foram incansáveis ao ouvir sócios e Conselheiros e fazer a análise técnica dos dados.
O fato de termos sugerido uma emenda não quer dizer que o projeto não fosse bom, ele é muito bom e incomparavelmente melhor que qualquer outro do Brasil e não por outro motivo foi aprovado por unanimidade pelos Conselheiros eleitos para representar os sócios.
CONFUSÃO
Havia um protesto que pelo que pude identificar, era liderado por um grupo chamado "o povo do clube", que disputou a última eleição e fez pouco mais de 5% dos votos na última eleição, e um grupo chamado FNT (Frente Nacional de Torcedores), ligado ao PSOL e PC do B.
Esse grupo ficou do lado de fora da sessão do Conselho, acreditam que não fossem sócios, ou não tinham interesse em entrar e ouvir, pois foi aprovada a entrada dos 31 sócios que pediram para assistir a reunião. Passaram o tempo todo ofendendo os Conselheiros que utilizavam a tribuna, chegaram inclusive a ameaçar alguns.
Esse comportamento por si só já seria lamentável, não condizente com a convivência democrática, pois democracia é isso, respeitar as decisões da maioria. Não foi o que aconteceu e ao final, se já não bastasse tudo apedrejaram o galpão crioulo do Parque Gigante, onde se reunia o Conselho. Danificaram carros de Conselheiros, picharam pelo menos um veículo com os dizeres "fora burguesia", um pensamento tão idiota quanto a atitude.
Lí hoje pela manhã no twitter alguém definindo esse comportamento como "panfletopatas", e me parece uma boa análise, querem impor uma verdade panfletária, pela força e pela intimidação. Ninguem é mais legítimo para decidir isso que os Conselheiros, ninguem representa mais os sócios que os Conselheiros.
Digo isso pois todos, repito TODOS, os Conselheiros foram eleitos pelos sócios, seja pelo seu voto ou pela sua omissão. Posso não gostar das idéias de alguns Conselheiros ou grupos, mas negar a legitimidade de quem foi eleito tentando impor uma verdade a pedradas não é democracia, é FACISMO.
Por mais que fosse correta suas idéias, nem vou entrar nesse mérito, na da justifica jogar pedras em nos Conselheiros, muitos deles pessoas de idade, que se dispõe a ficar horas a fio debatendo o futuro do nosso COLORADO, representando o associados, não apenas os que lhe elegeram, mas todo o quadro social, isso é a democracia representativa, e eu acredito nela.
Ontem o Conselho deu uma prova de maturidade política, aprovou uma setorização que acolheu proposta de todos os grupos e pensamentos, equem mais ganhou, pode ter certeza, foi o INTER, mas infelizmente um pequeno grupelho manchou isso tentando intimidar os Conselheiros e apedrejando no final.Se forem identificados os autores tem que ser punidos civil e criminalmente, e se forem sócios, devem ser expulsos do quadro social
O INTER é o clube do POVO, dos ricos, dos pobres,e dos classe média, dos brancos, dos negros e amarelos, o INTER é de todos, para todos, onde o COLORADISMO é maior que alguma eventual divergência de idéias, é assim desde 1909 e tem de ser assim por mais um milhão de anos.
André Flores
@ojogodointer