terça-feira, outubro 29, 2013

Lições

É óbvio que vencer é sempre melhor que perder, e qualquer derrota de nosso time nos deixa de mau humor, ainda mais quando vem em sequência como neste ano. Mas mesmo nos fracassos, há lições a serem aprendidas.

No entanto, a lição que este ano nos traz é recorrente, e é a mesma que recebemos nos anos anteriores, sem jamais ter aprendido os "porquês" e os "comos".

Nada indica que ano que vem será diferente, mas nunca custa torcer. A realidade entanto aponta para mais um ano vindouro a esquecer sob a direção de Luigi.

De qualquer forma, a amostragem recente apenas baliza a tese que, apesar de nossos treinadores terem tido suas deficiências, nunca foram a principal causa da derrocada do futebol colorado.

Muda treinador, preparador, auxiliar, sai e volta nomes renomados e o rendimento não se altera. Nem mais vou entrar no mérito de grupo envelhecido, renovação que não pode mais ser adiada, mudança de política de futebol e as outras ladainhas de sempre, porque, bom, este assunto já foi exaurido.

Clemer, tido como salvador da lavoura, agora já não é mais suficiente. Efetivado após uma vitória contra o Náutico, obviamente não conseguiu manter o embalo e recuperar o time, e mais uma vez o ano acabou precocemente.

Toda essa situação de nosso interino, agora efetivado, apenas ilustra a falta de convicção, e na falta dela, geralmente há ausência de bons resultados e continuidade.

Sei que vai doer em alguns dizer ou constatar isso, mas não são apenas os jogadores, mas todo o clube que está na zona de conforto.

O Inter teve a faca e o queijo na mão para se manter no topo por pelo menos mais alguns anos. Entretanto, o que se vê de 2010 para cá é um clube cada vez menos protagonista, cada vez mais resignado e a passos largos para um cenário não tão distante onde contentava-se apenas com figuração.

É óbvio que o clube iria e irá passar por entressafras de títulos, mas o que se vê (e indigna) é a aceitação como cada vez pode-se menos e não se consegue mudar os rumos.

Já falei o que penso sobre o provincianismo que tanto nos prejudica aqui.

A verdade é que a má fase do rival nos últimos anos acabou só aliviando a cobrança por resultados em nosso amado clube.

Em vez de termos como comparação nada menos que a excelência e as equipes de ponta, acabamos nos contentando apenas em sobrepujar o coirmão.

Cada oportunidade e/ou taça perdida era aliviada com um GreNal ganho ou mesmo serenada com a retumbante derrocada do coirmão. O Inter não ganhava, o rival também não, tocava-se flauta em nossos amigos e no ano seguinte esperava-se pelos bons ventos da melhora.

Este ano, infelizmente, tudo pode mudar. A Copa do Brasil está no colo da equipe gremista (muito por nossa incompetência), e a seca de mais uma década sem títulos pode estar com seus dias contados. É sem dúvida uma péssima notícia para nós colorados, e me daria um imenso prazer Atlético-Pr, Flamengo ou Goiás fazerem o crime.

Todavia, talvez esta seja o único fiapo de esperança restante em obter um mínimo de indignação, porque infelizmente, há um nivelamento por baixo e um enorme conformismo com tudo isso.

Se não for assim, ainda há as urnas no final do ano que vêm.

Se bem que algumas lições parecem que sempre serão incompreensíveis.

@Davi_Inter_BV