A grande média de ocupação de vários estádios europeus (e suas rendas milhonárias) decorre do fato de eles terem aprendido a lucrar com a presença de público em suas praças esportivas. O jogo de futebol passou a ser a "atração" que leva para o Estádio milhares de pessoas, consumidores em potencial, que são recebidos por uma série de produtos e serviços colocados a sua disposição. Aqui no Brasil, o "Morumbi Concept Hall" parece ser uma iniciativa que caminha nesse sentido.
O projeto (iniciado em Agosto de 2007) visa transformar o anel inferior do Morumbi em um centro de comércio, lazer e entretenimento. O Clube busca atrair visitantes ao Estádio nos dias sem jogos de forma a vincular a visita ao consumo na Megaloja "Reebok Concept Store". A loja possui vista panorâmica e acesso ao gramado do Estádio.
Dentro do "Morumbi Concept Hall" também está o Bar temático "Paulo Santo Bar", a foto abaixo diz tudo.
Além disso, há dentro do estádio uma livraria Nobel, o espaço "Unyco" com diversos serviços diferenciados para os camarotes e um restaurante. Ligado ao espaço "Unyco", outra iniciativa interessante é um convênio com a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) através do qual "folders" atraindo público para visitação no estádio ficam disponíveis na recepção da vasta gama de hotéis conveniados. Com esse Projeto "MCH", o São Paulo visa lucrar em torno de R$ 20 milhões só em 2009, ou seja, o dobro do que lucramos com a venda do Alex (só como exemplo).
Enfim, ainda é pouco o lucro do São Paulo com seu estádio se comparado com clubes europeus, mas o Clube caminha naquela direção. Bons jogadores atraem público, que atrai dinheiro, que paga bons jogadores. E ao atrair o público é preciso saber lucrar com os produtos e serviços colocados a disposição. Caso contrário, seria como um Shopping investir milhões em uma decoração de Natal, lotar de consumidores... e as lojas fecharem as portas na cara deles.
Pois é, por isso que "vender um grande jogador por ano é uma necessidade", no Beira-Rio.
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------
O campeão do Gaúchão 2009 é...
A G.R.C.E.S. MOCIDADE ALEGRE de São Paulo:
Mesma taça do Gaúchão 2008, 2005...
Baita, chinelagem essa Federação, heinhô, Batista!? Usam há anos uma taça comprada em lojinha de esquina.