sábado, fevereiro 14, 2009

5 Vai começar a Copa

5
Quarta-feira, dia 18, às 10 horas da noite começa a Copa do Brasil para o Inter. Chega de lamentar que não estamos na libertadores no ano de centenário. É hora de irmos pra briga e voltarmos a vencer um título nacional depois de 17 anos. Eu não sou daqueles que acha que a Copa do Brasil é apenas o caminho mais curto pra Libertadores. Acho um título relevante, o segundo maior no cenário nacional e um dos mais importantes que vamos jogar neste ano. Portanto, vamos Inter, a primeira batalha vem aí.

E o primeiro adversário do Colorado não assusta nem um pouco. É o ilustríssimo União Rondonópolis, que já não bastasse o seu anonimato ainda vem em crise. Na sexta colocação do campeonato mato-grossense o time demitiu o técnico nesta semana, o ex-jogador Valdo. Pra completar, o grande nome do time é o quase aposentado Odvan. Neste primeiro confronto temos quase que a obrigação de eliminar o jogo de volta e ganharmos uma data a mais de folga no calendário. Não imagino nenhuma dificuldade nesta primeira fase.

Depois, o segundo passo já é um pouco mais complicado, mas nem tanto. Na segunda fase temos pela frente o vencedor de Guarani e J. Malucelli. Devemos pegar o time de Campinas que mais uma vez faz um modesto campeonato Paulista. Até o momento jogou sete partidas e venceu apenas duas, ocupando a 13ª posição na tabela. É outro confronto que pode ser eliminado num único jogo, sem grandes sustos.

Já na terceira fase podemos enfrentar um time da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Os possíveis adversários são: Criciúma, Tupi, Moto Clube e Náutico. Este último merece um pouco mais de cuidados. Vale lembrar que em 2008 fomos eliminados por um outro time pernambucano que ninguém achou que iria muito longe e acabou sendo Campeão. Mesmo assim, não dá nem pra imaginar que não passemos de fase.

O “bixo” deve pegar mesmo é nas quartas-de-final. Salve alguma zebra (o Paraná, por exemplo) devemos enfrentar o Flamengo. É claro que o rubro negro carioca vive muito mais da sua grife nos últimos anos do que de bons times, mas é sempre o Flamengo. Vejo que teremos aqui não só o adversário em si, mas toda aquela conhecida força que o centro do país dá aos times do eixo Rio - São Paulo. É claro que quanto mais longe o Flamengo for, mas ibope a Copa do Brasil dará a Globo, o que é sempre um problema. Dentro do campo, não vejo que será um adversário dos mais complicados, mas obviamente, todo cuidado é pouco.

Passando, e espero que consigamos, devemos ter uma semi-final contra um time conhecido, mas não tem nenhum gigante deste lado da tabela. Acho que neste caminho é que pode pintar a famosa zebra da Copa do Brasil, o que quase invariavelmente aparece. Se isto não acontecer, os prováveis adversários são: Botafogo, Coritiba, Figueirense ou Santos. Desses, acho que o mais perigoso deva ser o time da Vila, mesmo que já não empolgue ninguém há algum tempo. Dos outros, talvez o Botafogo jogue um futebol mais redondo, mas como não é time de chegada, acho que não vai as semi-final.

Buenas. Se chegarmos até aqui a coisa vai feder. Quero ver segurar o Colorado na final (aliás, alguém lembra de uma final recente que o Inter não levou?). Na outra chave temos alguns times de tradição: Vasco e Atlético MG podem pintar como zebras, mas os grandes adversários de uma possível final, devem ser Fluminense, com Thiago Neves e Fred e o renascido das cinzas, Corinthians, do SuperPop Ronaldo. Se enfrentarmos este último deverá ser uma das maiores finais da Copa do Brasil de todos os tempos, devido à rivalidade nascida em 2005 quando eles nos roubaram o Campeonato Nacional e que culminou com a nossa ajudinha contra o Goiás para que eles fossem parar na segundona. Acho que seria uma final perfeita e valorizaria muito o campeonato. É esperar pra ver.

Alguém acredita que o caminho do Inter será diferente? Será que teremos outra zebra este ano? E onde encontraremos os maiores perigos? Realmente, é difícil de saber, mas o que é certo é que somos um dos favoritos e estou confiante que este ano vai dar!