quarta-feira, janeiro 04, 2012

Dia 1, "alternativo"

Quando li o texto do Louis hoje cedo, achei curioso, pois coincidentemente eu queria falar da mesma questão das contratações. Mas, diferente do Louis e talvez para surpresa de quem considera o blog o "recanto da corneta", era até para elogiar a direção.

Sim, se considerarmos o que está certo e confirmado, o Louis está certo: é pouco. Dagoberto é uma boa contratação, que pode ser ótima se ele vier motivado e se entender com Damião, Oscar e Dale, como esperamos. Mas, vamos ser um pouco otimistas e acreditar que seja lá quais forem os nomes, a direção vai trazer ainda um reserva de bom nível para o Nei (que deve ser o Douglas do Goiás) e um zagueiro para ser titular indiscutível (falam do Naldo, mas pra mim esse assunto ainda é uma incógnita). Digamos, então, que a direção consiga concretizar estas contratações ainda este mês.

Se assim for, estarão de parabéns. Não precisamos de mais ninguém, a priori. Acredito que o elenco é sim muito bom, tanto que esperamos e cobramos muito dos caras. São apenas alguns ajustes e principalmente a eliminação de figuras inúteis, seja por falta de espaço ou de capacidade. E isso está sendo feito, do jeito que é possível, ou seja, devagar. Então, assumindo que o grupo seja este que se desenha, minha opinião é:

Defesa: Muriel, Nei (Douglas), Moledo (?), Naldo (Índio) e Kléber (Fabrício), me satisfazem e muito. Muriel teve algumas falhas, mas para quem viu o Júlio César nos últimos tempos, sabe que isso acontece ainda mais em time passando por instabilidades. Mas, pelo que temos no mercado, Muriel resolve. Quanto ao Nei, o considero um jogador sério, aplicado e, sim, com potencial. Não vai ser nunca um jorginho, mas se marcar bem, tá bom pra mim. É só isso que um dos maiores técnicos do mundo (Mourinho) cobra de seus laterais: marcação. Eu também. Contando ainda com o tal Douglas, que parece ter também um bom potencial, tá bom. Moledo e Naldo, bem, aí é sonho. Nem preciso comentar. Kléber é aquilo, mas tendo o Fabrício à disposição, também me satisfaz.

Meio: Tinga, Guina, Dale e Oscar. Não é minha formação predileta, a priori. Eu preferiria ter um volante mais alto e tendo a preferir João Paulo a Oscar, no meio. Mas não sei. Talvez treinando bem, esse meio produza. A idade é uma preocupação sim, mas na cola de Guina e Tinga, temos Bolatti e Elton, então basta o técnico ter culhão de mecher quando precisar. Dale é Dale. Já me passou muita raiva, até eu compreender que o gringo não aguenta o ritmo de dois jogos por semana. Jogando uma vez, ele rende bem e mantém uma ótima média. Por isso, João Paulo deve ser mais acionado este ano, para dar descanso ao Dale. Quanto ao Oscar, ainda estou pra ver seu grande futebol. Eu ainda desconfio de que não acharam a posição dele. Se ele tivesse um pouco mais de poder de marcação, eu tentava ele na segunda volância, indo com Dale e JP à frente. E ainda com Ilsinho podendo substituir um ou outro. Sonho!

Ataque: Dagoberto e Damião, com Gilberto, Jô e sei lá mais quem na reserva. Está bom pra mim. Aliás, muito bom. Não dá pra ter craque na reserva. Se Dagoberto e Damião se entenderem, tenho dó das zagas. Gosto do Gilberto e pra mim só não "pegou" por não ter uma sequência tranquila de jogos. Jô é como Nei: deve ter alguma coisa ali, pra chegar onde chegou, não é possível ser só aquilo. Então, trabalho no cara!

Técnico: estou pra ver um trabalho mais inteligente do Dorival. Ele começou bem, depois andou pra trás, na minha visão. Descobriu um esquema SENSACIONAL PARA O PLANTEL DO INTER, que é o 3-6-0, como um PLANO B (quase A). Ele deveria treinar bastante este esquema, para usar nos jogos chatos, em que o ataque não esteja funcionando. Mas, nem ele mesmo parece ter percebido isso. É o tipo do cara que nem sabe por que acerta. Espero estar errado, mas foi a impressão que me deu.

Portanto, amigos, estou tranquilo, considerando que as tais contratações se efetivem. Se assim for, o ano pode ser melhor que o esperado.