terça-feira, dezembro 08, 2009

38 A Beleza da Moldura

Um silêncio incomum reinava no pátio do Beira-Rio antes do jogo, domingo passado. Era a última rodada do campeonato e havia uma razoável chance matemática de título, mas só mesmo matemática. Nas conversas entre amigos, quase não se falava de futebol. Não havia euforia, não havia entusiasmo, não havia expectativa e, aparentemente, nem mesmo esperança. Mas ao entrar no estádio, uma revelação: a esperança nunca morre, apenas dorme de vez em quando.

Começa o jogo e um Santo André de camisas amarelas e calções e meias azuis me faziam crer que 2010 já havia começado. Pensei que já era Gauchão e que jogávamos contra o Pelotas. A facilidade do jogo, da memsa forma, reforçavam essa impressão. Mas apesar de tudo, eu estava nervoso.

Na fileira de cadeiras atrás de mim, na arquibancada superior, três senhoras e uma jovem colorada, torcendo com admirável intensidade, acreditando no título. Um otimismo puro, ingênuo, inocente como o de uma criança me contagiaram, embora não tenham curado o meu ceticismo. Mas embora cético, eu continuava nervoso.

Irrequieto, eu pulava de um lugar pro outro no estádio. Ora com um grupo de amigos, ora com outro. Ora ia ao banheiro, sem vontade, ora comprava um cachorro-quente, sem fome. Não vi o jogo, não vi a pintura. Domingo à tarde, me concentrei na moldura, nos seus detalhes. Era como seu eu fosse a Paris visitar o Louvre, não para admirar o sorriso da Monalisa, mas a arte de quem a enquadrou. Insano, totalmente insano!

Nesse vai e vem, eu estava comprando um refrigerante quando ouvi um rugido de emoção constrangido vindo das arquibancadas, enquanto uma vendedora de pastel com ouvido grudado no radinho informava aos prestadores de serviço daquele setor do estádio: “gol do Grêmio”. Então, alguns segundos depois, um urro coletivo de alegria e contentamento tomaram conta do Beira-Rio sem qualquer vergonha, sem nenhum embaraço: Inter 1 x 0. Não vi nada, mas senti tudo. Ouvia os gritos da torcida, assistia aos funcionários vibrando, e, por mais cético que eu continuasse, aquilo tudo me comoveu de uma maneira inédita!

Voltei à arquibancada onde nunca vi tantos fones de ouvidos: quase 30 mil plantonistas esportivos ouvindo atentamente a cada lance no Rio de Janeiro. Aos poucos, começava uma contagem regressiva, e diziam: faltam 55 minutos, faltam 50, faltam 45... Colorados ingênuos, crédulos, puros, contando os minutos para o esperado, porém impossível título de Campeão Brasileiro do Inter em 2009. Eu, em silêncio fúnebre, pensava: falta mais um ano, após longos trinta.

No intervalo de jogo, confidenciei aos amigos que me sentia como um condenado no corredor da morte. A sentença era conhecida, bem como a certeza de sua execução. A única coisa que eu não sabia era em qual dos 45 minutos seguintes ela seria cumprida. E foi, quando da notícia do segundo gol do Flamengo.

Contudo, o que vai ficar eternamente na minha lembrança, foi o dia em que embora todos soubessem que a taça não viria, muito embora não houvesse expectativa na torcida antes da bola rolar, um fio de esperança fez a torcida vibrar no Beira-Rio pela perspectiva de título durante 110 minutos nos quais a emoção sobrepujou a razão de maneira implacável.

A pureza de sentimento naqueles rostos ansiosos e incrédulos, que os fez vibrar, comemorar gol dos rivais e contar os minutos, esmagou a razão e a lógica por mais de uma hora e meia. Não é possível negar que muitos colorados sentiram o gostinho do título por alguns instantes, mesmo os mais céticos como eu. E isso é bonito. Sim, foi lindo de ver! Momentos assim valem a pena viver, não há o que pague. Ainda que efêmeros, são os melhores momentos da vida!

Num dia de quase nenhuma esperança, foi a emoção alheia que me tocou e me proporcionou um sentimento que até então eu jamais havia vivenciado. Então, saí do Beira-Rio com uma certeza renovada: a de que nada é capaz de abalar a fé dos colorados. E é essa força coletiva, essa vibração que leva o clube a ser capaz de desafiar o impossível e de vencê-lo. Mas há uma condição irrefutável para isso: a de que o Inter dependa só da sua força, de mais nada!


38 Comentários:

Cleber_Tapes/RS disse...

Baita texto Daniel

Eu assisti o jogo com meu pai, e nós, como muitos colorados, sabiamos o resultado no Maracana ja no domingo retrazado. A única gota de esperança que ainda restava era de que mesmo sabendo que o gremio iria entragar ou facilitar o jogo, era de que o Flamengo pelo nervosismo não conseguisse ganhar.
E de fato após o gol do gremio, o flamengo deu uma balançada e errou demais.

Reparem que os zagueiros do gremio após recuperarem a bola na zaga, nunca davam um chutão, mesmo ganhando o jogo, sempre saiam jogando e quase sempre entregavam a bola mas o flamengo não aproveitava, e o tempo foi passando.
Então essa era a gota de esperança que ainda tinha, de que o Flamengo não fizesse a parte dele.

Chegou ao ponto de os jogadores do gremio combinarem em campo de não chutarem mais, porque até o bom goleiro do flamengo estava muito nervoso e quase entrega um gol para um guri do gremio.

Em uma cituação normal o Flamengo teria esmagado o gremio no maracana, mas todo o contexto do jogo não ajudou o flamengo a jogar um bom futebol.

Juliano Dapper disse...

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1406907-9825,00.html

Acho que a Globo e pedido do grêmio, comprou o rapaz que fez a leitura labial. Isso obviamente, de acordo com o entendimento de alguns que vão ficar mais 2 meses batendo na mesma tecla. Acho ainda que o Adriano estava convidando o zagueiro do gremio pra festa dele na "laje".

Anônimo disse...

Parabéns, um dos melhores textos que já li nesse blog, senão o melhor.

Pra mim a nação colorada é isso: fé e confiança, independente de tudo e todos. Só assim passamos pela era negra da década de 90.

Paula disse...

Maravilhoso texto!!!

cjr-sp disse...

OFF:

Luxa nao vem.

Murici pelo jeito nao tem como vir.

Pelo jeito essa novela do tecnico vai demorar bastante...

O QUE A DIREÇAO NAO PODE FAZER É ESPERAR O TECNICO PARA DEPOIS CONTRATAR...

TEM QUE COMEÇAR A CONTRATAR URGENTEMENTE...PELO MENOS 6 REFORÇOS DE PESO.

UM GOLEIRO,
UM LAT/ALA DIR.
UM ZAGUEIRO JOVEM.
UM MEDIO VOLANTE.
UM MEIA EXTRACLASSE(CLEBER SANTANA É O CARA).
E UM MATADOR.

Unknown disse...

Postado antes do jogo:
http://www.youtube.com/watch?v=wpIPPz81yDk

Provas cabais do gremio entregando os pontos:
http://www.youtube.com/watch?v=BBfK2cdwkF4

aqui explicitamente:

http://www.youtube.com/watch?v=tnDthse68Ms

Parabéns ao Inter, o verdadeiro campeão de 2009!!

diana oliveira disse...

valeu delegado!
grande texto, como sempre.
bjão!

Daniel - Sta. Maria disse...

Ao entrar no site do Inter, me caíram dos butiás do bolso com esse texto:

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=10283

A direção continua com a mesma postura arrogante de não reconhecer os seus erros, e ainda fica tentando criar uma cortina de fumaça para enganar o torcedor colorado desviando o foco para a RBS. Pelo jeito, 2010 será mera repetição de 2009, 2008, 2007...

Eu deixei um comentário lá descendo a lenha nessa direção. Sugiro que façam o mesmo.

Juliano Dapper disse...

Daniel - Colorado em Sta. Maria,

A comunidade do Inter no orkut vibrou com este texto. Eu particularmente acho uma tremenda palhaçada, uma coisa é defender os interesses do clube em uma negociação de compra/venda de jogador, televisão, patrocínio, etc ... outra é ficar se fazendo de vítima com tudo que é coisa e depois ficar pagando de fiasquento, criando fama de clube chorão (vide DVD), etc ...

O Inter é muito maior do que isso, mas tem dirigentes e torcedores que agem como se fossem de um clube da terceira divisão.

Unknown disse...

Infelizmente acompanhei o Globo Esporte hoje, o único assunto foi o flamerda obviamente..

Mas o que ninguém fala:

1o - flamerda não é hexa, no máximo penta.

2o - E porra, todas as vezes que mostravam eles comemorando eram com as NOSSAS músicas (tema da vitória, seremos campões, minha camisa vermelha, etc), sem contar que estragaram a letra, time sem criatividade é dose...



INTER - 100 anos na primeira divisão.

Edgar Steffens disse...

Muito bom texto!
Vi o jogo pelo skype, com a webcam do meu tio virada para a TV. Eu estava muito cético também, mas o amor ao Inter fala mais alto sempre. A partir do primeiro gol no maracanã eu acreditei com todas as forças que iriamos ganhar!
Não foi o que aconteceu, mas a Libertadores 2010 pode ser nossa próxima alegria!

JORGE FOSSATI 2010!

Juliano Dapper disse...

Matheus,

O próprio Inter legitimou o penta do Flamengo em 87, não aceitando o confronto com Sport e Guarani. O SP que hoje tenta desdenhar do penta flamenguista, também apoiava em 87.

A CBF não reconhece porque foi incompetente em 87 e não conseguiu organizar o campeonato, tentou mexer no regulamento durante a campetição e o clube dos 13 não aceitou.

col disse...

obra-prima.

João Gabriel disse...

Oba! Luxemburgo não vem!

De dinheirista basta o Carvalho!

GILSON - PR disse...

Um bom time começa com um ótimo técnico, nesse ano se tivéssemos um técnico prestável teríamos ganho esse campeonato mesmo com as vendas. TTK demonstrou que era pior que o MS, esse último nunca tinha ganho nada mesmo assim conseguiu terminar vice-campeão.

Fossati, achei que ele poderia ter problema na comunicação com os jogadores, mas morou vários anos no Brasil como jogador. Foi campeão no ano passado em cima dos brasileiros, inclusive na recopa contra o Inter. MAs não foi bem na Libertadores.

Será que é o cara? Muricy nas libertadores nunca se deu bem, disputou várias pelo sampablo e no máximo conseguiu ser vice em 2006, ainda bem!

Marco disse...

Daniel

Muito bom...

Eu, em casa, tinha o mesmo sentimento, a mesma sensação.

Aliás, o filme "À espera de um milagre" se dá, justamente, em uma prisão que abriga condenados à véspera de sua execução.

Creio ter sido esta a sua fonte de inspiração.

Aos 25' do 2°, minha esposa quis se vestir de vermelho e ao nosso filho, mas ordenei:

"Espera acabar, ainda falta muito"

No fundo de minha razão, eu sabia.

Lúcia Bastos disse...

Começamos MUITO MAL o ano de 2010!

A história se repete...Tal qual ocorreu qd Abelão saiu, nossa direção se movimenta em passos de tartaruga para contratar o novo técnico!

Qd tratou MS por tempo limitado já deveria ter ido negociar com outros técnicos!

Falta de ética em outros assuntos não assusta nossos dirigentes, pq então ter ética nessas horas?

Luxa dependia da eleição do Santos?
Então que acertassem os outros pontos,aguardando pela eleição, que aliás foi em 05/12, 21h30 já se sabia que Marcelo Teixeira fora derrotado.

A lentidão tem um nome: FALTA DE PLANEJAMENTO!!!
Ou ainda, coisa que a muito reclamo que falta ao Inter: FALTA DE UM PERFIL DE TÉCNICO!

Não deu Luxa vão tentar Muricy?
Não deu Muricy vão tentar Dorival Jr?

QUANTA FALTA DE CRITÉRIO!
ISSO É AMADORISMO PURO!!!

Se alguém que nunca "pisou" no dep. de futebol fizesse essa infantilidade, até seria perdoavel, mas os homens que está lá vivem o futebol do clube faz muitos anos!!!

-------------------------

Daniel, desculpa, nem falei sobre seu texto...
Sem cabeça para olhar ao que já virou passado!

Juliano Dapper disse...

Eu já mandei meu recado através do CAS. Se ficarem nessa de tentar tapar o sol com a peneira, escrevendo textos e tentando colocar a culpa nos outros, na próxima eleição não receberão meu voto.

Que tratem de montar um time forte pra 2010, porque com alguns pangarés que estão no plantel atual não dá.

Marco disse...

Lúcia

Benvinda ao Clube da Corneta!

E, aguarde que as beatas estão ouriçadas, achando grande negócio termos perdido o título para o Fla.

GILSON - PR disse...

Fábio,

não se estresse, Fernando Gabiru Mercenalho garantiu que mudará somente 10% do tiem. Sairá somente Sandro e Giuliano. Foi uma ironia, mas isso é bem possível de acontecer.

O Inter está muito tempo sem planejamento, as coisas estão ocorrendo de forma espontânea, exemplo é essa história de técnico. Mesmo o gremixo, clube inferio, já tem um ótimo preparador físico e um rasoável treinador, isso há duas semanas. Eles já tem vários jogadores contratados, hugo, borges etc.

O Inter não tem técnico, ficaram fazendo o quê desde que chegou o MS, já que era provisório. Quantos jogadores de qualidade o Inter contratou, ninguém.

Eu não tenho muitas esperanças para o próximo ano. O grupo de jogadores que o Inter tem é muito frágil, demonstrou isso na Recopa e na SUla.

Flávio - em Brasília disse...

Grande texto!

Enfim uma nesga de otimismo com o maior clube do Brasil!

Não tava dando pra aguentar tanto derrotismo e chororô (não é a toa que somos conhecidos como chorolados)!

O detalhe é que os colorados só têm motivos pra chorar de alegria por suas glórias (e não por rebaixamento, como muitos)!

Claro que ficaríamos muito mais felizes com o título, mas paciência! E perseverança!

Foi com elas, juntamente à paixão, que resistimos a duras provações.

Muito pior foi a situação do Palmeiras e Atlético/MG que nem Libertadores disputarão! Fiasco total!

Sem falar no Coxa, rebaixado em seu centenário!

O sufoco e a agonia que o Flamengo passaram pra ganhar um jogo arranjado contra os júniores do grêmio mostram que eles estão longe de terem um grande time.

Apesar de todas as lambanças, o INTER foi muito superior, tanto que ficou a dois pontos deles, mesmo com dois jogos entregues que eles tiveram.

Agora sim, voltemos nossas atenções para 2010, quando a estrela do Colorado voltará a brilhar de modo intenso!

INTEEEEEEEEER!!!

Flávio - em Brasília disse...

Ah, se o Flamengo é hexa, o INTER é tetra! Pelo mesmo critério.

Os dois títulos não são reconhecidos pela organizadora do evento, a CBF, que, se mudou as regras do jogo durante o CBr de 87, também o fez no de 2005.

Lúcia Bastos disse...

Oh Marco, eu já faço parte!
Lúcia Bastos = Pimentinha Vermelha!

Lúcia Bastos disse...

Fábio, simplesmente não votar em algum nome pq é ou pertenceu a situação é incorrer no mesmissimo erro que nossos dirigentes incorrem em variadas situações: FALTA DE CRITÉRIO!!!

Ditado velho: DE BOAS INTENÇÕES O INFERNO ESTÁ CHEIO!

Bons e maus dirigentes vão existir em qualquer grupo politico, impossivel, senão utopico, reunir só exemplos de conduta!

Precisa é saber em quem vai votar!
Não só o que o cara fez dentro do clube, mas tb a "bagagem" dele como profissional.

Em 2000, depois de muito tentar, Miranda chegou ao poder, cheio de boas intenções, alguma experiência no clube, saneou finanças, ma o futebol...Quem esqueceu Zé Mario? Messias(acho que era atacante, só guardei o nome...)?? E outros tantos ilustres desconhecidos que vestiram nosso manto.

Falta de critério é problema antigo no BR!

Unknown disse...

Excelente texto, Daniel.

GILSON - PR disse...

Vocês têm que ver o texto do gremista no finalsports, é muito engraçado, só choro... Ele tem esperança que na próxima década a coisa vai melhorar.

Vejo o gremio não mais como nosso maior adversário, o Inter não deve mais planejar seu futebol baseado no seu antigo adversário. Deve planejar para enfretar os times do centro ou de outras regiões do mundo. O mundo não é mais só o RS, deve-se acabar com esse tolo regionalismo, isso só resulta em mesquinharia como ocorreu domingo. O futebol agora é globalizado, competições regionais é para times pequenos.

Unknown disse...

Patético

http://www.youtube.com/watch?v=e21NXV3INks

m.rodrigo.oliveira disse...

Pessoal.

Eu estou com medo.

Outro dia o FC disse que poderia haver surpresa no anúncio do técnico.

E o Cuca não vai ficar no Fluminense.

Como Luxa, Murici e Dorival Junior já estão descartados, pode pintar esse chorão por aqui.

Tomara que venha o Fossati. Pois das opções que estão disponíveis ele me parece o melhor.

Lúcia Bastos disse...

Rodrigo...Está esquecendo de um velho conhecido nosso, tb livre no mercado: CELSO ROTH!!!

Onassor disse...

Mais patético do que fiacr chorando a perda de um título é comemorar um gol do Grêmio.

Colorados, o Inter perdeu por causa de si mesmo.

Falar que o Campeonato foi roubado é coisa de gente que não sabe perder.
Botar a culpa no Grêmio, e o mesmo que procurar chifre em cabeça de cavalo, pois não seria no seu ultimo jogo, depois de ter uma péssima campanha fora de casa, que eles se prestariam a fazer um milgre, ou melhor, dois milagres.
O primeiro milagre seria ganhar um jogo fora.
O segundo milagre seria concretizar o primeiro milagre para ajudar o Inter.

Esqueçam essa história.
O Inter perdeu para sí mesmo.
Esqueçam esse papo de ser Tetra de direito, de ser Penta de direito...
Somos somente 3 vezes campeõs brasileiros e pronto.

No más, vamos ser mais otimistas da próxima vez!

Daniel Chiodelli disse...

A Beleza da Moldura retrata a pureza de torcedores que acreditam no clube, mesmo quando este, em razão de seus próprios erros, não depende só de suas forças.

Chororô não é criticar o que está errado para tentar ser melhor. Chororô é botar a culpa nos outros. Quem ama cuida e quem se importa critica, porque não quer ver títulos desperdiçados à custa de erros reiterados. Dizer que o clube errou aqui ou ali não é apedrejar, é alertar, é tentar ajudar.

Em 2010, não quero destacar apenas a beleza da moldura, quero destacar também a beleza da obra de arte a ser pintada nos gramados.

Sei que tem muitos colorados plenamente satisfeitos. Não os repreendo de maneira alguma. Só que tem outros, e me incluo nesse grupo, que acreditam que o Inter pode mais. Só espero que ninguém se ofenda com isso.

Baita abraço a todos!

Marco disse...

Chiodelli

Assino embaixo do post e do seu último coment, às 17:05hs.

Beatas, vade retro!

Juliano Dapper disse...

Lúcia Bastos,

Pra mim o critério é muito claro, não fez um bom trabalho não recebe voto, precisa explicar mais alguma coisa?

"Quem esqueceu Zé Mario?"

O técnico? Se é o mesmo, só não foi campeão brasileiro porque o Leandro Guerreiro entregou uma bola no final do jogo contra o Cruzeiro.

GILSON - PR disse...

E os putos da RBS continuam insistindo para que a FIFA utilize o futuro estádio do gremixo entregador:

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2742199,Beira-Rio-e-Arena-terao-isencao-de-impostos-para-a-Copa.html

Gonçalves disse...

5 estrelas para o texto e 10 estrelas pro comentario Daniel, poderia até editado no texto ...e eu fui um dos que pude acompanhar o nervosismo e andanças do nosso relator diante de todos os detalhes do ambiente da partida.

Schroder-EUA disse...

Otimo Texto! Me senti dentro do Estadio!

Cleber_Tapes/RS disse...

cade o time pra Libertadores 2010??

será que vamos de Glaydson e Dale e Lauro novamente???

Fabio - Arena Vermelha disse...

Seis estrelas, Chiodelli... Mto bom mesmo...

Eu tava esperançoso desde o início...

Qdo tu veio falar do gramado parecido com a final de 79, tive a certeza do título...

fazer o q....


abraço

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]