quarta-feira, dezembro 23, 2009

GUINAZU O NOVO BATISTA?

Continuo acreditando que Guinazu fica no Inter.
Continuo acreditando que a Midia Paulista forçou em anunciar com até um certo ar de arrogancia a ida do Guinazu como certo para o São Paulo.

Mas nesse momento é obvio que alguma coisa aconteceu nos bastidores.

Minha primeira preocupação é que até o momento nada do Guinazu. Já era pra ele ter se pronunciado a torcida Colorada mesmo que de uma Praia do Caribe via uma Radio, twitter, youtube, qualquer lugar. Mas até agora nada. Só supostos comentarios vindos dele atraves de outras pessoas.

Se por acaso Guinazu sair do Inter, como Batista (que a 30 anos se tornava Tri pelo Inter) ele terá mais dinheiro no banco MAS pagará um preço caro no seu futuro.

Batista, aquele mesmo do PFC, pra quem não era vivo ou não lembra era Idolo do Inter. Não só idolo como até era idolo maior que Falcão nos olhos de alguns. Eu com 12 anos tinha o Batista como meu idolo e não Falcão. A formula pra se entender era : Dunga + Guinazu + Tinga - Edinho = Batista.

O cara era O CARA. Mas ele se queimou e a culpa nem era totalmente sua. O Presidente Asmuz sim foi o maior culpado no caso Batista (mas essa historia é pra outro dia). O dia que Batista deixou de ser jogador do Inter pra ser jogador do Grêmio foi na minha opinião o dia mais chocante na História do Inter desde que eu sigo futebol. Quem viveu aquele dia sabe que a ida do Batista ao Grêmio foi o 11 de Setembro do Inter. Foi simplesmente inacreditavel.

Mas Batista hoje paga caro por aquilo. Um jogador que poderia ser idolatrado como Falcão, Valdomiro, Zico, Socrates etc... é idolatrado por ninguem. Talvez ele nem se importe, mas eu duvido. Quem não gosta de ser lembrado, de ser idolatrado. Naquele dia Batista perdeu o respeito de milhões de Colorados e nunca ganhou os Gremistas pela qual foi jogar. Depois foi pra Palmeiras e Europa mas não é lembrado hoje por esses times. Hoje ele até tenta em fazer parte de funções ligados a historia do Inter mas nunca terão uma Estatua de Batista no Beira Rio. Nem na pagina de Craques do site do Inter ele aparece.

E vale lembrar. Batista não era um mero Guinazu. Batista foi Titular absoluto na Copa de 78 da qual Falcão nem foi. Ele teria sido titular novamente em 82 se não tivesse quebrado a perna em 81 (parte da razão pela qual Asmuz não quis lhe dar aumento e renovar..o passe foi pra Federação Gaúcha e o Gremio comprou). Mesmo assim foi pra Copa de 82 e jogou algumas vezes.

Guinazu corre esse mesmo risco. Ele nunca foi idolo de verdade em time algum até o Inter. Duvido que quando ele vai a Argentina ou Paraguay tem gente no aeroporto esperando por ele pra tirar fotos e coisas assim. Se Guinazu sair para o São Paulo jogará fora tudo que tem trabalhado duro demais pra construir no Inter. Se Guinazu quer ter "uma casa" depois de se aposentar, essa não é a maneira de sair do clube. Será esquecido pela torcida, ainda mais já que não fez parte de uma conquista de um Brasileiro, Libertadores ou Mundial.

PS:

Por sinal, eu tinha combinado uma entrevista com o Batista para o Blog Vermelho. Ele concordou. Enviei algumas perguntas sobre o inicio de carreira e anos 70 e ele me respondeu. A segunda parte (e email) da entrevista se tratava em grande parte sobre esse caso de sua saída do Inter para o Grêmio. Ele nunca me respondeu. Um mês depois mandei uma copia do email caso não tivesse recebido o original mas novamente não recebi resposta alguma. Ou ele não quis falar no assunto, ou não recebeu o segundo email. Não sei. Isso faz já uns 2 meses talvez 3.