terça-feira, dezembro 01, 2009

37 Eu Sempre Acreditei

Eu não só acreditei, como tinha a certeza, desde janeiro, de que o Inter tinha time para se classificar para a Libertadores de 2010 neste ano. Isso que, no início do ano, eu jamais imaginei tantos equívocos somados ao longo de uma única temporada.

A priorização excessiva da Copa do Brasil, a crise técnica aguda no meio do ano, os problemas de relacionamento no vestiário e a venda do melhor jogador do time, somados, não foram capazes de impedir a garantia da vaga à Libertadores, uma rodada antes do fim do Campeonato Brasileiro.

Vejam, todos os aspectos negativos que apontei afetaram somente a campanha no Campeonato Brasileiro, não a Copa do Brasil, torneio que também dá vaga à principal competição continental. No entanto, é através do Brasileirão que voltaremos a disputar a mais cobiçada taça da América.

A meu juízo, isso demonstra que mesmo com sucessivos e graves erros de percurso, o Brasileirão é mais atalho para a Libertadores que qualquer outra competição, pois num campeonato de pontos corridos, há possibilidade de recuperação. Contudo, apesar da vaga, agora só me resta chorar a perda do maior título nacional, o mais importante disputado pelo Inter no ano do seu centenário, por apenas dois pontos!

Dois pontos! Tão-somente dois pontos vão separar o Inter do título pelo qual aguarda renovar por trinta longos anos! E não há tortura maior que tentar descobrir em qual das 37 rodadas passadas deixamos escapar esse título.

Basta “escolher” duas dentre as onze derrotas sofridas ao longo do campeonato e “convertê-las” em empates. Corinthians no Beira-Rio, Cruzeiro, também em casa, Botafogo, lá ou aqui. Tanto faz. Tivéssemos empatado dois desses jogos e uma vitória simples contra o Santo André nos daria a Taça.

Mas pior, talvez, seja encontrar a causa da perda do título em apenas um jogo, em somente um dos nove empates em que poderíamos ter vencido. Pode ser o empate em casa contra o Vitória, no qual jogamos com reservas, preservando os titulares para a Copa do Brasil. Mas por que não dizer que foi contra o próprio Flamengo, favorito da hora, num jogo de pólo aquático no Beira-Rio?
Quem diria que, por falta de manutenção do sistema de drenagem desse estádio que, como dizem alguns, está praticamente pronto para a Copa do Mundo, o título foi, literalmente, por água abaixo!

Desculpem-me o tom excessivamente amargo das minhas palavras de hoje, mas meus pais me ensinaram que não devo justificar meus erros com base na incompetência alheia. E assim sendo, como colorado, não consigo culpar ninguém mais pela perda do Campeonato Brasileiro de 2009.

Eu sempre acreditei que tínhamos time de sobra para voltar à Libertadores e que, se a prioridade fosse essa, conquistaríamos o mais importante título em disputa no ano do centenário colorado. Pois acho que os fatos comprovaram que eu tinha razão.

Eu sempre acreditei no Inter, mas parece que alguém lá no Inter, não acreditou. Portanto, agora, por favor: não me peçam para acreditar no Grêmio!

37 Comentários:

João Gabriel disse...

Perfeito.
É isso mesmo.

Um empate transformado em vitória bastava para estarmos na liderança.

Nunca me esqueço a raiva que fiquei daquele jogo contra o Vitória. Saí bradando do estádio que aquele poderia ser o jogo do título.

O Tite nos Fú.
E a direção nos Deu! Ou melhor, venDeu!

A culpa não é do Grêmio ou Corinthians.

A culpa é nossa.

Agora, no último jogo é confirmar a vitória em casa (o que não é fácil, com esta falta de concentração toda) e assistir aos fatos.

Cristiano disse...

100%

Mas não podemos esquecer que o jogo de INTER, domingo, não é "jogo jogado".

Vamos ter que focar, jogar mais do que jogamos contra Sport.

Precisamos da vitória. Esta sim, depende só de nós, assim como o campeonato todo dependia só de nós.

Temos que vencer, o resto é lucro.

Flávio - em Brasília disse...

Mas não te peço para acreditares no grêmio!

Basta não creres no Flamengo!

Ainda acredito e vou acreditar até o final!!

INTEEEEEEEER!!!

Jonatammm disse...

Sobre o time reserva contra o Vitorioa, e a priorização da CdB como um todo, uma grande ressalva: foi justamente durante este periodo, em que o Inter alternava partidas com titulares, time misto e reservas, que o Colorado teve o melhor aproveitamento no campeonato.

Me dói mais, nessa ordem: a derrota para o Botafogo, a derrota para o Cruzeiro e o empate contra o Atletico-PR.

Por sinal, o volante colombiano do Atletico-PR entraria muito bem no lugar do Sandro.

m.rodrigo.oliveira disse...

Esse barulho todo em cima do Grêmio entregar ou não, é perda de tempo.

Se jogando "às ganhas" eles só conseguiram cinco empates e uma vitória em 18 jogos fora de casa até agora, como é que vou ter esperança de que eles segurem o Flamengo, embalado e com Maracanã cheio?

É a mesma coisa que ficar discutindo se um amigo seu pegaria a sua mulher se ela se insinuasse pra ele, quando o cara é pobre, feio, sem graça e nunca pegou ninguém.

É divagar sobre uma possibilidade que não existe.

GILSON - PR disse...

O que o Fernando Gabiru Mercenalho, neste momento, está tentando mudar o foco para não assumir a culpa pela perda do título mais ganho da história do Inter.

Agora o F. Mercenalho está na mídia para atacar o gremio, porque não atacou o curintia, ele tem medo do presidente daquele time. O principal objetivo dessa polêmica é se isimir da culpa perante a torcida, medo do fracaço da festa das baianadas do semternada.

Cleber_Tapes/RS disse...

me matei rindo agora olhando o Jogo Aberto RS

o Meneguete fala:

"O inter não tem que culpar o gremio e sim a si próprio porque perdeu o brasileirão porque fez escolhas erradas como a venda do Nilmar"

ai o Zachia termina o programa dizendo

"e também a escolha do Dalessandro no lugar do Alex"

hahaha

eu tenho a certeza que se Alex e Nilmar estivessem no Inter hoje ja estariamos cansado de comemorar o título.

Porque esse brasileirão tava uma barbada como nunca se tinha visto.

GILSON - PR disse...

Por não saberem priorizar a direção nos deu três vices durante o centenário. A CdB deveria ter sido jogada com o time B, teria que ter prioridade total no brasileirão. Diziam que o brasileirão, por ser um torneio longo poderia se recuperar na frente.

A bos.. da CdB que nos deu um vice, também nos dará outro vice no brasileirão.

GILSON - PR disse...

Cleber,

concordo contigo, o brasileirão estava um barbada, como nunca esteve.

Pablo Faria disse...

Amém, Daniel. Nada a acrescentar.
Colorados, não esqueçam o que esta direção nos fez passar de Jan/2007 pra cá. Estão "cobrando" muito caro pelo sucesso em 2006. 2010 tem eleição! Não esqueçamos de cobrar de volta, lá na urna!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Errado Cleber !

Ano passado estavam no time Alex, Nilmar e Dale que fizeram campanha pior...

Flávio - em Brasília disse...

Ô Gilson,

a CdB não é culpada da nossa campanha no Brasileirão, não.

Jogando com time misto conseguimos várias vitórias.

O duro foram os tropeços recentes. Esses foram de amargar!

E em defesa do FC, ele peitou, sim, o presidente do corintians.
Só que o fez na hora errada e de modo infeliz.

Mas vamos lá!

Milagres aconteceram aos montes neste campeonato.

Só precisamos de mais um!

INTEEEEEEEER!

Schroder-EUA disse...

O Unico problema com esse exercicio de procurar UM ou DOIS jogos que poderiamos ter ganho é que isso não leva em conta A PSICOLOGIA DO FUTEBOL.

Por exemplo...digamos que tenhamos Vencido o Botafogo no RIO em vez de perder.....ISSO MUDA TUDO....porque na proxima partida os jogadores vao entrar em campo com outra PSOCOLOGIA...talvez sapato alto...talvez com menos vontade etc....e poderia entao perder pontos depois que ganhamos por causa da derrota.

É com tentar adivhar como seu futuro seria se tu tivesse feito algo diferente a 15 anos atras....é imposssvel!!!

Schroder-EUA disse...

Ou seja...não da pra dizer..."Se tivessimos ganho o Grenal seriamos Campeões".

Não é assim que funciona as coisas!!!

GILSON - PR disse...

Flávio,

a CdB tirou o foco do Inter durante o brasileirão. Vencemos as primeiras, estávamos indo bem, mas depois do vice da CdB (competição de times pequenos) o time entrou em depressão, perdeu aquela confiança que tinha até a final da competição. O Inter era um time que tinha uma autoconfinça tão grande que mesmo em placares desfavoráveis iam atrás do placar, quartas de final contra o flamengo, por exemplo. Depois na final em diante perdeu aquele espírito de invencível. Jogou contra o flamengo pelo brasileirão levou 4. O Inter já não era mais o mesmo.

Acho que dava para ganhar o brasileirão se, pelo menos, tivessem segurado o Magrão. Com a esperiência do cara seria o suficiente para termos somado pelo menos mais dois pontos.

Cleber_Tapes/RS disse...

Mas esse brasileirão foi muito mais fácil Nelson

ano passado o São Paulo não deu molesa

Schroder-EUA disse...

http://www.southamericanfutbol.com/2009/12/your-say-fans-corner-flamengo-given-hand-on-way-to-brasileiro/

Leonardo Oliveira disse...

Bah... hoje é apenas 3ªfeira e eu já estou de saco cheio desses papinhos de "eu acredito"... Mas que coisa difícil de entender! Como é que tem gente que consegue acreditar que o gaymio vai ao menos empatar com o Flamengo? Mas nem que quisessem!!! E não querem, DEFINITIVAMENTE não querem!!! E não vão tirar ponto do Flamengo!! Chega disso...
Tô mais preocupado em ganhar do Sto André (essa história toda vai nos tirar o foco...) e pensar em reforços prá Liberta 2010 - Tinga, Paixão, Fernandão,...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Leiam o texto do genial Andreas Muller Movimento Internet / BV postado no Final Sports de hoje - abaixo:

O Grêmio não vai entregar.
Por Andreas Muller
01/12/2009-01:46:13

Souza cometeu o desatino de ir aos microfones com insinuações de que o Grêmio iria entregar a vitória ao Flamengo na rodada derradeira deste Brasileirão. Tcheco foi mais sutil: declarou-se feliz por não ter esse “problema” nas mãos, mas fez questão de lembrar um suposto corpo-mole institucional protagonizado pelo Inter em um confronto com o São Paulo no ano passado. E assim têm sido os gremistas desde o apito final do último domingo. De vossa majestade Duda Kroeff ao mais plebeu de todos os geraldinos, todos fazem questão de impregnar o ar com este cheiro de dúvida e de enigma, como se todos estivessem conspirando algo por trás das cortinas do reino da dupla Gre-Nal.

Tudo isso é muito cômico, para dizer o mínimo. O Grêmio passou o campeonato inteiro sendo açoitado por todos os adversários que encontrou fora do Olímpico – inclusive os muito fracos. Mesmo assim, aí estão os gremistas, agora, agindo como se a esquadra tricolor fosse plenamente capaz de segurar o Flamengo dentro de um Maracanã em chamas. No delirante imaginário tricolor, vencer ou perder diante da irresistível força rubro-negra é uma simples questão de... escolha! Para surpresa de todos, o Grêmio deixou de ser aquele bichinho inofensivo fora de casa. Agora, justamente na última rodada, o Grêmio se tornou uma máquina, um verdadeiro moedor de carne que até pode derrotar o Flamengo e só não o fará porque – vamos rir juntos – não quer.

Ora, sejamos realistas: o Grêmio não vai entregar. O Grêmio vai simplesmente perder. Porque é ruim. Porque exala ruindade pelos poros e por cada furinho do dry-fit das camisetas da Puma. O Grêmio vai perder porque, jogando fora do Olímpico, é limitado até mesmo nos discursos e nas suas maiores pretensões. A polêmica em torno de entregar ou não entregar é apenas uma grande jogada de marketing: é a primeira vez desde o início de 2009 que se dá importância ao Grêmio fora do Rio Grande do Sul.

Conformem-se, amigos: o Grêmio será atropelado pelo Flamengo da mesma forma que seria atropelado por qualquer outro time neste Campeonato Brasileiro. E isso não tem nada a ver com a falta de pretensões do time tricolor no certame. O Grêmio poderia estar disputando o título ou a fuga do rebaixamento e o adversário poderia ser a seleção de reservas do Asilo Padre Cacique. Mesmo assim, o Grêmio esmoreceria fora do Olímpico e entregaria os três pontos. É algo que está além da vontade da torcida, de dirigentes ou jogadores. É algo que está simplesmente incrustado na camiseta tricolor e não pode mais ser negado: o Grêmio, hoje, é apenas um ilustre coadjuvante no futebol brasileiro. E sente-se muito bem nesse papel.

Quanto ao Inter: não cabe à diretoria colorada reclamar da derrota inevitável do Grêmio. O Inter deveria apenas se resignar com a vaga na Libertadores e resguardar-se ao mais profundo e digno silêncio. Mais uma vez, perdemos esse título para nós mesmos. Resta torcer para que a diretoria tenha a sabedoria para aprender com os próprios erros – que vêm se repetindo desde 2007, cronicamente – e saiba planejar todo o ano de 2010 sem cair novamente na tentação do desmanche milionário. Do contrário, em breve seremos nós que também estaremos na infeliz posição de se “auto-secar” na busca de algumas migalhas de alegria.

Rossato disse...

Falou a voz da lucidez! Parabéns Andreas Muller! PARABÉNS!

Tudo foi escrito 5 parágrafos. Fecha a conta e passa a régua.

Marco disse...

Errado, Cleber!

A escolha foi por Taison no lugar de Alex! É só ler, aí!

FG, assuma a culpa pela perda do título, não jogue nas costas de mais ninguém!

Sabem a única pessoa que pode nos dar o título?

DUNGA!

Ídolo Colorado, digno de nossa confiança e treinador da Seleção.

É só o Dunga chegar no Victor e falar: "Negão, fecha o gol aí que a camisa de titular, na Copa, é sua".

Se o Victor não tomar gol e o Inter vencer, somos campeões!

Pensaram nisto?

Marco disse...

O mais engraçado é ler blogs de torcedores do Palmeiras, principalmente, do SP e do Cruzeiro.

Eles dizem exatamente a mesma coisa: que ELES deveriam ter vencido este campeonato, que estava fácil para ELES.

Ou seja: todo mundo acha que seu time era muito melhor do que se apresentou.

Torcedor é um bando de iludido mesmo, só muda a cor da camisa!

Alexandre R. disse...

gremio que se exploda. Que tome um saco , 5 a zero como o timeco que é. Perdemos o titulo pra nós mesmos, nao para esse time de varzea que é o gremio. Essa gloria eles não terão. Eles perderão por serem muito ruins mesmo.

GILSON - PR disse...

Marco,

gostei da ideia de chegar no Dunga e mandar o Victor fechar o gol. Dessa forma eu acredito.

GILSON - PR disse...

E tem outra se o Victor ficar com medo do desemprego o Inter garante ele no time por 5 anos. Salário de 250 mil por mês. Se quiser sair para a Europa terá direito de 70% da venda.

João Gabriel disse...

Para aqueles que afirmam que o Inter entregou para o São Paulo em 2008:

"Eu nem assisti ao jogo São Paulo e Inter.

Assisti à Grêmio 1 x 1 Figueirense.

O Figueira, que no primeiro turno, em Floripa, havia levado inapeláveis 7 x 1, retirou a liderança do Grêmio. Mesmo com o bom resultado no Olímpico, o time Catarinense acabou rebaixado.

Naquela noite a tabela, no G4, ficou assim:

São Paulo 62
Palmeiras 61
Grêmio 60
Cruzeiro 58

Naquele mesmo 2º Turno o Inter venceu o Cruzeiro, rival do Grêmio pelo G4, no Beira Rio por 1x0 e o Palmeiras por 4x1.

Venceu também o próprio Grêmio, em uma prova que não entrega jogo, pelo mesmo placar de 4x1 no Beira Rio, o que foi decisivo na corrida pelo título (o Palmeiras ultrapassou o Grêmio naquela rodada).

Diga-se que o campeonato de 2008 ficou marcado para o Inter como a pior campanha fora da casa da história dos campeonatos brasileiros, com apenas 2 vitórias fora de casa (Fluminense e Botafogo no rio).

O Colorado, contudo, teve melhor desempenho na Sulamericana, empatando com Grêmio e Universidade do Chile fora de casa e derrotando Boca Juniors, Chiva Guadalajara e Estudiantes de La Plata. Conquistou a taça em um empate com os Argentinos no Beira Rio.

João Gabriel - Almanaque esportivo."

Marco disse...

Danny Morais vai para o Vaxxco, juntar-se a Ramon e Titi, que pediram para continuar lá.

Andrezinho terá o passe comprado pelo Inter.


Vai ter nego estrebuchando, aqui. Pena que amanhã estarei viajando, e não poderei acessar o blog.

Mas que será divertido, será.

Unknown disse...

Olá, tudo bem?

Sou aluna da ESPM e fizemos um vídeo sobre o Inter, mostrando um lugar inusitado que a galera foi torcer!

http://www.youtube.com/watch?v=WRpVLW4asMY

Precisamos do maior número de acessos possível, por isso conto com vocês para assistirem!!!

Valeu coloradoss!!
Abraços!

col disse...

Abelao, sensacional o final do teu texto. Parabens.

Cleber_Tapes/RS disse...

o gremio ta acentando com

Silas
Paixão

ano que vem nem gauchão vamos ganhar
de não reforçarmos o time e muito

Joceli disse...

PERDEMOS O CAMPEONATO QUANDO DEPOIS DE ESTARMOS VENCENDO POR 2X0 O SP NO GIGANTE DEIXAMOS ELES EMPATAREM.

Perdemos o campeonato ao longo do mesmo, quando o time não teve espírito vencedor, quando entrava em campo pensando que se perdesse ainda tinha muito campeonato pela frente.

Perdemos o campeonato quando a direção insistiu com o Tite quando no mercado havia o Luxemburgo e o Muricy que com certeza se naquela época um dos dois tivessem assumido hoje já seríamos campeões.

Perdemos o campeonato pela teimosia dos dirigentes em insistir em uma equipe sem esquema de jogo o ano todo.

E por último:

PERDEMOS O CAMPEONATO QUANDO A DIREÇÃO PREFERIU O $$$ AO TÍTULO BRASILEIRO VENDENDO O NILMAR.

Espero que algumas lições tenham sido aprendidas em 2009, mas não tenho muita certeza disto pq desde 2007 as coisas se repetem no Beira-Rio: muito dinheiro e pouco retorno em campo.

Que venha 2010 e o novo treinador, e comecemos a montar o time para a próxima LA pelo goleiro, lateral direito, .... e por fim um centroavante de verdade.

Klaus disse...

Paixão no segundino-entregão... AGORA JÁ ERA!

Venho falando desse acerto faz uns dois meses... E A DIREÇÃO?

Daniel - Sta. Maria disse...

Eu não acredito!!!
E teremos um 2010 pior ainda...

Alma disse...

Só sei de uma coisa... esse jogo do gaymio vai ser um dos jogos mais curiosos de se assistir na história moderna do futebol...

diana oliveira disse...

Só sei de uma coisa... esse jogo do gaymio vai ser um dos jogos mais curiosos de se assistir na história moderna do futebol...

perfeito!

e vai estar empatado em 0x0, até os 48 do seg tempo, qdo em bola do grêmio alçada na área rubro-negra acabará em gol contra, pra desespero das suas equipes em campo.
inter campeão.


hehehe

Pablo Faria disse...

Que tal um gol contra do Álvaro? hahahahaha

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]