sábado, janeiro 31, 2015

Feito... Feiiiitoooooo!!!


Boa tarde gurizada!!!
Pra acabar com a tristeza do Paulo Brito e de todos nós torcedores que estamos com saudade de ver futebol, principalmente com nosso Colorado em campo, hoje começa o Gauchão 2015.
E como o André Flores ressaltou no seu post, nada melhor que começar a temporada num jogo que vale uma Taça que o Internacional ainda não tem na sua galeria.

O time de Aguirre entra em campo neste domingo, às 17h contra o Lajeadense, com uma escalação ainda longe da ideal, pelo menos para nós torcedores. Réver e Vitinho sequer foram inscritos ainda no Gauchão, devido seus nomes ainda não terem sido publicados no BID (acreditem...), entretanto o treinador vai esperar uma definição até hoje a tarde, para saber se poderá ou não utiliza-los amanhã.
Porém, pelos noticias dos treinamentos, acho que os dois nunca treinaram no time titular, o que no mínimo é algo estranho, já que todos nós esperamos que ambos sejam titulares da equipe. Por falar em treinamentos, outra coisa que chama a atenção, é o reduzido número de coletivos que o Aguirre tem realizado. Para uma equipe em formação, treinar junto, seja pra acertar posicionamento, que já vimos nos amistosos que não está ok, ou pra ensaiar jogadas é algo fundamental.
Ainda falando sobre a relação de jogadores inscritos, chama a atenção mais uma vez a falta de jogadores da base. Tirando Alisson, Winck, Alan Costa, Bertotto e Taiberson, que já estavam no grupo principal no ano passado, apenas Alisson Farias, Geferson e Rodrigo Dourado aparecem como novidades. Creio que a nova regra de limitar o número de jogadores inscritos (acho que é 32), vai prejudicar o aproveitamento dos jovens na equipe principal. Porém, sabemos que tem alguns nomes que mereciam no mínimo serem testados nessa competição.
Pra mim, a grande expectativa é o Luque. Ainda é uma grande incógnita, mas dizem que vem treinando muito bem, principalmente nas características que chamaram a atenção do Internacional na sua contratação: velocidade e drible na vertical. Certamente eu torço muito pra que ele possa confirmar essa expectativa. Mesmo que não seja o novo Cannigia, como era conhecido na Argentina, poderá nos dar uma alternativa interessante pro ano.

Para a estreia, devemos ter Alisson; Léo, Ernando, Paulão, Fabricio; Nilton, Aránguiz; Alex, D'ale; Sasha e Moura.  Confesso que tive uma crise de desânimo quanto li esta escalação pela primeira vez. Poxa, sinceramente, me perdoa Rock e Thiago goiano, mas eu não aguento mais ver o Moura barrando a gurizada. Não sei se temos alguém melhor que ele na base (impossível não ter), mas essa pergunta só será respondida, quando nomes como Maurídes e Bruno Gomes, principalmente, tiverem oportunidades. E se isso não acontecer no Gauchão, quando será?
As duplas Ernando e Paulão, D'ale e Alex, novamente figuram na equipe titular. Acho que muito ainda pela ausência dos reforços, mas também é desanimador. Arruma logo isso aí Aguirre!!!

Falando em reforços, Anderson deve ser o próximo a vestir a Camisa Vermelha. Minha opinião? Nem Andershow, nem Anderso-so, o Anderson chega como uma aposta, de alto risco é verdade, mas pode render junto com Nilton, Aranguiz e D'ale. O unico empecilho é a motivação. Se ele chegar com vontade de recuperar seu espaço no futebol, que seja bem vindo.
Mas é impossível negar que os maiores reforços, são aqueles que estão deixando o Beira-Rio. Ygor, Willians, Jorge Henrique e Welington Paulista parecem estar com as saídas encaminhadas. Quantos mil a menos em salários hein!?
Na minha opinião, daria pra renovar com o Alex até o final do ano. É um jogador importante no elenco, com características diferentes. Ao contrário de alguns, acho que ele fez uma boa temporada em 2014. Não é pra ser titular, mas uma grande opção durante as partidas. Bom, é só a minha opinião.

No mais, um ótimo final de semana a todos.
Saudações coloradas....



sexta-feira, janeiro 30, 2015

Anderso-so?

Dei uma olhada na já longa carreira do Anderson no ManU e me parece que a carreira dele por lá tem sido "so-so" (mais ou menos) pra menos. Só usei Wikipedia em Inglês como referência e pelo visto desde que ele chegou no Manchester Unites (em 2008) ele nunca realmente se afirmou. Lesões serias parecem tê-lo prejudicado cada ano e ele sentou no banco muito tempo. Nesses anos todo segundo a Wiki ele só fez 5 gols em 105 jogos (isso deve só contar o Campeonato Inglês, mas mesmo assim um pessimo numero). Acho que depois de tantos anos em um Clube não está deixando ninguem com muitas saudades.

Será que não estamos entrando numa fria? O maior risco que vejo é esse contrato de 4 longos anos a 500 mil cada fim de mês (mais 5 Milhões de luvas). Isso no total dá 31 Milhões de Reais de comprometimento do Inter nesses 4 anos (contando decimo terceiro). Será que um contrato de 2 anos não teria sido mais financeiramente responsável? Será que tinha que fazer um contrato "Rafael Moura"? Trazendo rserva de outro clube a preço de Ouro. Espero que dê certo....mas é muito risco. Mas como sempre falei...quando o dinheiro não sai do seu bolso é facil gastar né.
___________________________________

PS:

Ontem assisti show do Billy Idol ao vivo aqui em NJ. O cara tá com 59 mas fez um baita show com muita energia e seu parceiro/ co-autor guitarista Steve Stevens é muito bom. Se ele passar por Porto Alegre recomendo é um hit depois do outro. Tive sorte e ainda peguei um prato (aqueles de papel) que ele jogou como um frisbee do palco, quando peguei vi que tava autografado! Vai para parede da minha sala de musica. Nesse clip gravado por alguem ontem, eles tocam um hit dos anos 80, 'Flesh for Fantasy'.
Conferem:




Mas vou contar pra vocês, sempre que vejo Billy Idol em algum lugar (essa foi minha primeira vez ao vivo), lembro do Brasileiro Supla que sempre foi uma especie de Billy Idol Brasileiro. Brasileiros custumam pegar no pé do Supla, não só por ser clone do Billy Idol (especialmente nos dias da banda Tokyo do Supla nos anos 80) mas tambem por ser filho de Politicos famosos no Brasil. Mas semore achei a musica do Supla no minimo divertido. Escutem Metralhar e não morrer na epoca do Tokyo...é bem Idol, mas muito bom tambem. Então ontem depois do show do BI fui pesquisar pra ver o que andas fazendo o Supla e olha vou te dizer...fiquei impresionado!

Nos ultimos anos o Supla se junto com seu irmão caçula o João Suplicy e formaram uma dupla chamado Brothers of Brazil e olha assistindo uns 6 clips deles...o projeto é MUITO BOM. Fiquei impressionado. Achava que talvez fosse apenas mais uma loucura do Supla...mas não os dois juntos são otimos. O irmão dele toca um violão eletrico e Supla na bateria (a ideia lembra um pouco White Stripes com so batera e guitarra)...os dois cantam. Até participaram do Vans Warped Tour nos EUA um tempinho atras. Conferem esse video deles e olha como é interesante o som, depois procurem outros no Youtube...não vão se arrepender. Esse clip é gravado em um buteco qualquer no Oeste Americano e com aparentemente ao menos em parte com um iphone.




quinta-feira, janeiro 29, 2015

CAMPEÃO DE TUDO



Quando ganhamos a Sulamericana em 2008 (ainda na primeira gestão do Presidente Píffero) o nosso COLORADO passou a usar o título de CAMPEÃO DE TUDO por já haver ganho tudo que um clube de primeira pode vencer.

Com a criação da Super Copa do Campeonato Gaúcho, e a derrota nessa competição ano passado, passou a ficar faltando um título na nossa sala de troféus.

Neste domingo tem estréia no Gauchão, tem a primeira partida oficial do ano, e para melhorar vale título. Sei que você pode estar lendo isso e pensando, mas esse é ano de Libertadores, que se exploda essa taça, concordo em parte.

Ganhar esse título está longe de ser nossa prioridade, essa é uma competição menor, mas é sempre melhor ganhar do que perder, é sempre melhor dar uma volta olimpica.

Eu nasci em 1979 e a primeira vez que lembro de assistir ao INTER campeão foi na Copa Governador Alceu Colares em 1991 (gol do Cuca contra o São Luiz de Ijuí). 

Se vencer não estará tudo certo, nem se perder estará tudo errado, mas eu quero vencer, gosto de ver o INTER ganhando, então além da da vontadade de conferir o time na primeira partida oficial quero ver o COLORADO voltar a ser o CAMPEÃO DE TUDO.

André Flores

ps.: Opinião sobre a hipótese de contratar o Anderson

Se vier e tiver afim de jogar é um baita reforço, com a vantagem de que não precisa de tempo para se adaptar a cidade, ao clima, a comida, ao idioma,  procurar casa, trazer família etc...

Em resumo, tem muito mais chance de dar certo, mas tem que vir querendo jogar, com fome de competir.





terça-feira, janeiro 27, 2015

Lentidão

O Inter dos últimos anos sempre teve como característica a posse de bola, aliado a um estilo de jogo cadenciado e onde no meio-de-campo predominava jogadores de boa qualidade técnica e capazes de reter o protagonismo das ações.

O que era para ser uma virtude acaba muitas vezes por transformar-se em um defeito justamente por um motivo: falta contundência.

De nada adianta ter superioridade de posse de bola se isso não refletir diretamente em chances concretas de gol. Assim como é de certa forma enganadora a retenção na zona morta de campo (a área entre as duas intermediárias), geralmente através de passes laterais, recuos e outras jogadas infrutíferas

Este problema tem muitas causas e já é quase crônico tamanha a ocorrência em que se manifesta e não se consegue arranjar uma cura.

Tudo começa pela transição lenta entre os setores, mas também pode ser explicado pela incapacidade de compactação. Com as linhas distantes, a aproximação se torna difícil de realizar e quando há um avanço de um dos setores, geralmente esta é feita de maneira descoordenada e/ou de maneira lenta.

O resultado incorre em vazios (ou buracos) na organização tática, fazendo com que alguns jogadores tenham que cobrir uma área do campo desproporcional e cuja desorganização não raro provoca uma exposição da zaga a contra-ataques letais.

Há correntes de opinião que atribuem essa lentidão à característica de alguns jogadores do grupo, entre eles D´alessandro, Alex e Williams. Sobre os dois primeiros, realmente acredito que o time fica sem velocidade quando escalados juntos (por características similares) mas acho de uma simplicidade e de um equívoco brutal este diagnóstico.

Independente de nomes, ou até mesmo causas, eis o grande desafio de Aguirre.

O Inter recente é uma equipe que não sabe contra-atacar e não tem contundência ofensiva. Muitas vezes é necessário parir uma bigorna para arranjar um gol e a dificuldade encontrada para furar retrancas é homérica.

Aqui cabe uma ressalva que não estou me referindo ao jogo contra o Shaktar, onde os efeitos da pré-temporada apenas acentuaram estes problemas de velocidade. A referência é em relação aos últimos anos, muito em conta também termos passado investindo em atacantes questionáveis ou em declínio como Rafael Moura, Wellington Paulista, Forlán entre outros.

Vale notar também que neste ano não faltam opções ditas de velocidade: Nilmar, Sasha, Luque, Valdívia, Vitinho, Taiberson… Basta encontrar uma forma de jogo mais contundente, aproximar as linhas, acelerar a transição entre os setores e dar um padrão tático à equipe.

Em uma Libertadores onde as equipes jogam fechadas fora de casa e com pressão alta em seus domínios, resolver os problemas crônicos de lentidão tornam-se fundamentais para o tricampeonato da América.

SC
@Davi_Inter_BV


segunda-feira, janeiro 26, 2015

PA-CI-ÊN-CIA

Não consigo entender muitos de vocês.

Muitos aqui sabem que eu demorei pra torcer o braço quanto ao Dalessandro. E ainda acho que eu estava certo. Ele chegou bem, depois foi mal, depois foi bem, depois foi mal, depois inventou a China....e só depois que finalmente na minha opinião virou o jogador que todos falavam que era.

Mas pô parece que no futebol brasileiro se faz tudo ao contrario! Estamos em PRE-TEMPORADA, 2 partidas no ano e tem gente achando que o cara deveria se aposentar. A Midia tambem fazendo altas controversias ("Será que Aguirre teria coragem de botar Dale no Banco").

Esse é o problema. Falta paciência em geral no Brasil quando o assunto é futebol. PACIÊNCIA. Por isso que hoje Luiz Adriano está na Russia e vocês sonhando com seu retorno. Quando ele saiu do Inter com 20 anos, meses depois de diretamente ajudado o Inter ganhar o Mundial...ninguem chorou uma lagrima. A maioria deu graças a deus de sua saida...porque o consenso geral (eu to fora dessa) era que o guro jogava nada. Claro.....na epoca...tinha Pato...que chegou arrombando. Primeira partida fez N gols e Assistencias contra o Palmeiras. Quem iria querer esperar pra ver um jogador EVOLUIR? 99% dos Colorados não tavam nem ai pra Luiz Adriano. Queriam tudo "AGORA". Agora ficam sonhando com sua volta. (Quantos jovens já foram queimados pela torcida pela falta de paciência? Como era mesmo o nome do Melhor Jogador do Brasileirão pelo Cruzeiro ano passado? O que ocorreu com ele no Inter na era Falcão?)

É diferente do caso Dale mais o problema é da mesma familia. Pô antes de fazer uma tempestade num copo dágua que tal deixar o cara entrar em total forma....Ahhh e outra coisa, era AMISTOSO! Outro problema que muitos tem dificuldade em entender. ERA AMISTOSO! Pre-Temporada. O Jogador não vai entrar com tudo. Por sinal...isso me lembra Copa Dubai que até hoje leio em listas de colorados como uma grande conquista nossa. Foi legal e tal...mas era torneio amistoso de pre-temporada para os Europeus...aprendem a separar as coisas. Copa Dubai nunca deveria ser mencionado na mesma frase de uma Libertadores ou Mundial. Não apequena o clube comemorando eternamente torneio amistoso como se fosse titulo intercontiental. Imagina o torcedor do Inter de Milão lendo que anos depois um torneio caça niquel nas Arabias é lembrado por nos como uma grande conquista. Os times Europeus estavam em pre-temporada, assim como nós estamos agora.

Lição da Semana então: Tenham paciência e sejam racionais! 
 




domingo, janeiro 25, 2015

LUTO



Com muito trabalho não consegui postar na quinta e tinha deixado para postar no sábado com comentários e imagens do jogo. Mas o Pablo fez este post AQUI que eu não mudaria uma vírgula. Ai pensei em escrever no domingo falando do excelente público do jogo de sexta (35 mil pessoas), da mobilização do time e torcida e tudo mais, mas tudo perdeu importância com a notícia do falecimento do Luiz Fernando Costa.

Eu já tinha registrado AQUI meu desejo de boa sorte a ele, sabia da sua felicidade em assumir o cargo, vinha trabalhando com afinco pelo nosso clube. O primeiro infarto já deixou a todos nós preocupados, mas também mostrou o quanto ele era querido por todos.

Hoje no velório o Sandro Farias comentava que não lembrava de algum dirigente da dupla greNAL que tenha falecido enquanto exercia as funções, ele era um cara relativamente novo (53 anos), tinha acabado de receber alta do hospital, todas essas situações tornam mais inesperado e chocante seu falecimento.

Um cara cheio de energia, que amava muito o COLORADO estava cheio de planos, cheio de vontade, já tinha dado entrevista dizendo que voltaria dia 1º, pegou a todos de surpresa ao aparecer no BEIRA-RIO ontem a tardinha para visitar o estádio.

Descanse em paz meu amigo, sua passagem foi importante, a nossa torcida já tinha aprendido a admirar seu trabalho, aqueles que tiveram o prazer de conviver sabiam da tua capacidade de diálogo e de trabalho. Meus pesâmes a todos familiares e amigos, muita força nessa hora difícil.

Tenho certeza que mesmo lá em cima vais continuar torcendo pro nosso INTER.
 







sábado, janeiro 24, 2015

De novo, esse desespero?

Não pude acompanhar o jogo. Vi apenas os melhores momentos no YouTube e alguns comentários aqui no blog.

Dito isto, vou redizer "aquilo tudo que eu já disse antes": para mim é absurdo ver um monte de gente já pedindo a cabeça do técnico e de vários jogadores, especialmente os jovens, em função do jogo de ontem. Sinceramente, com essa torcida não vamos a lugar nenhum. No esforço de me (e a outros) repetir, vou citar apenas alguns contrapontos:
  • Shaktar está em meio de temporada. O Inter está apenas começando.
  • "Ah, mas o Galo meteu 4!". Sim e sobre isso podemos dizer pelo menos duas coisas. 
  • Primeiro, Galo é muito mais time hoje do que o Inter, com um time já arrumado, entrosado e com - ora bolas! - um técnico no segundo ano de trabalho! 
  • Segundo, o Shaktar depois de tomar de 4 do Galo, perder pro Bahia e empatar com Flamengo, certamente não viria a PoA para brincar, além de vir com um ritmo de jogo bem melhor.
  • Do nosso lado - santa paciência! - temos um TÉCNICO NOVO. Novo não, novíssimo. 3 semanas de trabalho e só. E gente querendo ver um time pronto...
  • O grande problema de jovens jogadores é a INSEGURANÇA. Portanto eles vão errar sim e ERRAR MUITO. Por isso temos que dar confiança, cobrar, mas dar confiança, dar tempo e oportunidade para os moleques amadurecerem, perderem o medo e mostrar o que sabem.
  • Por fim (embora haja muito mais coisas a dizer, certamente), o Shaktar mesmo não sendo "o" time europeu, ainda assim é um adversário de estilo europeu de jogo, com marcação mais intensa, com movimentação, com jogadores jovens, técnicos e fortes. É o tipo de adversário que deveríamos enfrentar em qualquer amistoso preparatório, justamente para termos uma clara visão das nossas deficiências.
E temos várias! E tudo ficou bem claro ontem. Quer coisa melhor para um técnico que está começando? Imagina se ele continuasse apenas com a impressão dos jogos do enGauchão?

Se não fôssemos medíocres, tanto o Inter, quanto a torcida (nós!), teríamos prazer em jogar este tipo de jogo, contra adversários mais fortes, mesmo perdendo. Pois estaríamos mirando níveis do jogo mais altos, acima dessa média baixa que é o futebol nacional.

Mas não. A diretoria, provavelmente para continuar enganando a torcida, vai privilegiar sempre jogos contra timecos. E a torcida, ANSIOSA para ser enganada, seguirá nessa avidez por queimar técnicos e jogadores jovens, pois não tem maturidade para lidar com um processo demorado que é a formação de um time equilibrado e entrosado.

Da minha parte, gostei muito de ver o Aguirre balançando a cabeça negativamente em alguns momentos, mostrando claramente sua insatisfação. Melhor que a cara de nada que temos visto em geral à beira de campo.

Então, deixa o homem trabalhar.





sexta-feira, janeiro 23, 2015

Façam suas apostas

Bom dia gurizada.

Hoje é dia de reencontro do Colorado com o Gigante da Beira-Rio e sua torcida.
O Internacional fará seu segundo amistoso na temporada.
Após vencer o Juventude, no Alfredo Jaconi, sem muitos sustos, o desafio de logo mais é bem maior.
O adversário será o Shakhtar Donetsk, time mais brasileiro da Europa, munidos pela velocidade de Taison e o faro de gol do artilheiro Luiz Adriano, dois dos maiores sonhos de consumo da torcida Colorada, ambos oriundos do Celeiro de Ases.

Luiz Adriano e Taison: Saíram do Colorado, mas já  deixam saudades

Tudo indica que o Aguirre usará novamente a equipe com 3 volantes, o que eu acho um atraso. O momento seria de ousar, testar uma tática mais ofensiva, já que se trata de um amistoso, que por mais complicado que possa ser, não passa de um preparatório para a Libertadores da América que começará em breve. Ao meu ver, além do time ficar defensivo demais com esta formação, acabamos perdendo um dos melhores jogadores do nosso elenco. O próprio Aranguiz já admitiu que prefere jogar de segundo volante, mais recuado, aparecendo na frente como homem surpresa. Ano passado o Abel insistiu com ele fora de posição e o Internacional só voltou a ganhar pontos e consequentemente conquistar a vaga na Libertadores, quando o chileno foi recuado e abriu espaço pra um jogador mais ofensivo, neste caso o Taiberson.  Que este erro não volte a ser cometido.

No entanto, uma das contestações da torcida será atendida. O treinador parece ter enxergado a lentidão do time na primeira etapa do jogo em Caxias, que só melhorou com a entrada do Alisson Farias por volta dos 30 minutos. Como providência, subirá o Sasha pro time principal, deixando Alex no time da segunda etapa. Dizem que o "filho da Xuxa" está voando nos treinamentos, e parece ter recuperado o futebol que estava apresentando em 2014, antes de sofrer a lesão que lhe tirou do Campeonato e porque não dizer, tirou o Internacional da disputa pelo título.
O ideal é que assim que o Vitinho tiver condições de jogo, ele tome o lugar do contestado Willlians, deixando o time mais rápido e agressivo, com dois jogadores jovens, rápidos e inteligentes pelas pontas, o maestro D'alessandro no meio e o artilheiro Nilmar lá na frente.
O que nos resta é torcer e deixar o Uruguaio ir acertando o time com calma.


Que seja dada a largada pra 2015

Mudando um pouco de assunto, e aproveitando o clima de inicio de temporada, gostaria de pedir autorização ao Louis, pra usar uma de suas ideias que eu achei muito bacana em 2013 (acho que no ano passado não teve).

Se não me engano as perguntas eram, mais ou menos, assim:

1) Quantos títulos o Internacional conquistará em 2015? Quais?
2) Aguirre ficará até o final do contrato? Se não, sairá em qual mês?
3) Quem será o artilheiro da equipe no ano? Quantos gols?
4) Quem será o líder da produção ofensiva? Quantos pontos?
5) Quem será o melhor jogador do ano?
6) Quem será a decepção?

Façam suas apostas. Pretendo guarda-las no meu e-mail, e posta-las no final do ano.
É apenas uma brincadeira, mas como o Blog é um "Oasis de Grandes Entendedores de Futebol", acredito que será bem tranquilo hehehehe...

Um grande abraço.
Saudações coloradas...





quarta-feira, janeiro 21, 2015

Asado, Cerveza y Fútbol

Pré-temporada não tem nada de muito concreto acontecendo, certo? 

Errado! 

O trabalho feito na pré-temporada é o mais importante porque ele repercute no resultado de todo o ano e tem me dado gosto a dedicação e seriedade que vem sendo conduzido.

Tão importante quanto o trabalho técnico é o preparo físico, que naquelas horas do último recurso, no último minuto, na hora em que a raça conta mais do que a habilidade, é muito importante.

Na pré-temporada não estamos falando do D'Ale dando autógrafos aos torcedores ou o Alisson tirando fotos com as meninas.

E a quanto tempo não tínhamos um trabalho que fosse de fato além disso. A comissão técnica está, ao meu ver, afinando bem o time. O trabalho tem passado uma impressão de seriedade até agora e de que está no caminho certo.

Ainda não sabemos realmente se vai dar resultado (o que realmente importa), porque não teve nenhum jogo " as deva", valendo.

Mas, para nós, aquela gente que apenas torce, nesse período vivemos basicamente de impressões, achismos, alguns barrigaços da imprensa esportiva... 

Estou ansioso para que volte logo a temporada regular e assim possamos embalar alguns dias em nossas semanas a carne assada, cerveja e futebol... OU, melhor dizendo, em homenagem ao nosso treinador: Asado, Cerveza y Fútbol!





terça-feira, janeiro 20, 2015

Rescaldo

Em época de início de temporada inevitavelmente as atenções ficam voltadas para o mercado de transferências: quem sai, quem chega, o que projeta-se.

Depois de contratações pontuais e de boa qualidade, esperava-se anunciar De Arrascaeta como a cereja do bolo e findar o ciclo de contratações. Segundo dizem, porque a grande maioria de fato nunca acompanhou o mesmo de perto, é jovem, promissor, articulador e com potencial para ser um excelente jogador.

Dado as notícias da verdadeira novela que foi esta negociação, considero absolutamente correta a atitude do clube não entrar em leilões, ainda mais uma onde segundo o presidente Píffero houve diversas modificações no que já estava previamente acertado, sempre em detrimento do clube. Não sei se fui apenas eu que tive esta impressão, mas o tal Daniel Fonseca para mim foi o novo Orlando da Hora.

Colocado isto em perspectiva, é evidente que se de certa forma o clube tivesse sanado a contratação com a mesma pontualidade e eficácia que anunciou os demais jogadores que tudo isto teria sido evitado, mas no íntimo não temos como saber os verdadeiros desdobramentos. Óbvio também que depois do negócio dar pra trás, que foi desnecessário a direção desmerecer o jogador a qual negociou por semanas.

A certeza que fica é que um jogador só não iria transformar o Inter em um supertime e que a negociação são águas passadas; considero entretanto um grande erro caso o Inter não invista em um jogador com as características anteriormente citadas: agudo, articulador, veloz, capaz de chegar na área com frequência e de substituir D´alessandro que dificilmente aguentará uma temporada que se anuncia com mais de 80 jogos e de altíssima intensidade.

O outro grande ponto de carência é um camisa 9 de qualidade; por mais que o esquema anuncie apenas Nilmar na frente, acompanhado de um outro atacante ou jogador de velocidade, acho imprescindível ter alternativas táticas, isto é, ter a possibilidade de, dadas as circunstâncias, alterar a forma de jogo colocando um jogador de maior imposição física, que prenda os zagueiros adversários e sirva como desafogo para os verdadeiros caldeirões que se anunciam na Libertadores.

Investir em Rafael Moura é apostar numa alternativa que já se mostrou insuficiente. Quem sabe através de um negócio de ocasião ou até mesmo com o avanço do clube na competição continental (mais três atletas podem ser inscritos até as semifinais) este sonhado atleta venha para qualificar o grupo colorado.

Por fim ontem foi realizado o primeiro jogo treino da temporada. Se o Juventude não foi um teste capaz de oferecer maior resistência ou base para avaliação, já é possível ter uma ideia da projeção de equipe titular para este início de ano.

Aguirre flerta com 3 volantes e 2 linhas de contenção, liberando Aranguiz para fazer o vai-e-vem e adiantando D´alessandro. Creio que esta formação seja provisória (ou ao menos os nomes), e ainda Vitinho ou Sasha devam ganhar uma chance para tornar a equipe mais aguda e de maior velocidade, com o objetivo de resolver os problemas de pouca contundência e muita cadência apresentados ano passado.

Sexta-feira há um teste de maior envergadura contra o Shaktar; a Libertadores encontra-se a um mês de distância e é necessário definir esquema de jogo, escalação e afirmar o esquema tático. E se possível, trazer o articulador de velocidade que escapou entre nossos dedos e quem sabe um grande centroavante.

As próximas semanas serão de muita intensidade e há muito trabalho pela frente.

SC
@Davi_Inter_BV




segunda-feira, janeiro 19, 2015

Acusando o golpe

Rapidinho, pq ainda não tem muita coisa rolando, e a Blue Monday tá pegando esse ano...

Ok, perdemos o jogador dos 1001 apelidos. Pena, imagina todas as incalculáveis formas de chamar o tal Arrasqueta....! Seria só nisso um divertimento a parte.

Mas como jogador, parecia promissor. Pena perder o negócio, mas fica a mesma lição de sempre. Nos tempos dos Poderoso Chefão I e II, negociações eram feitas na surdina, quase sempre. Era difícil vazar, e quando vazava, era silêncio no rádio. A postura era de não comentar até que o alvo vestisse a camisa. Muito certo. Mas com o Poderoso Chefão III (???? aqui uma afronta a trilogia, mas vá lá), essa estratégia foi ignorada. Por isso, se falava nesse jogador desde quando ele era dente de leite. Deu no que deu. Tal alarde, tal enrolação acabou atraíndo atravessadores. Mas sério, dá prá chamar o Cruzeiro de atravessador? Nunca fizemos isso? Ainda mais depois de tantos meses de engronha!!. Porra! Caga ou sai da moita!

Espero que com o retorno do Poderoso Chefão II a estratégia seja trazida de volta. Não se fala em contratação! Não se comenta com a imprensa! E se a imprensa repercute, se nega, ignora, afasta do negício (um "recuo estratégico", lembram!?), faz qualquer coisa, mas não escancara assim!

Ah, a torcida pressiona. Concedo. Mas prá isso, comecem a desembarcar reforços no aeroporto com qualidade, sem alarde, que com os resultados, a toricda vai deixar a direção fazer sua parte. Quando a direção dirige, torcedor _______. Não é assim?

Tá certo que muitas vezes são os próprios empresários que vazam, prá valorizar seu jogador. Mas que se mantenha a mesma atitude em qualquer caso. Questão de política interna do clube.

Agora voltando ao caso, li de um dirigente fazendo pouco caso no fim de semana. Dizendo que o cara vinha prá ser reserva!!! Sério!!! Que fosse, mas se botam todo o esforço, se elogiam tanto, prá vir depois fazer pouco caso é a maior cara de pau e infantilidade juntas. Perdi a conta de quantas vezes o torcedor colorado foi insultado pelos mandatários nos últimos anos. Dá prá parar? Sejam homens! Tenham bolas:

"Perdemos o negócio. Tantamos negociar os valores, os pagamentos, mas não conseguios os recursos e parceiros prá fechar com o jogador. Perdemos. Boa sorte a ele e ao Cruzeiro que foram ágeis em angariar os recursos necessários. Fim."

Algum segredo? Alguma humilhação? Nada além da verdade, além de mostrar austeridade com as finanças e fair play. Bola ao centro.

Mas, pelo visto, o Inter continua sendo controlado por uma outra família mafiosa....





domingo, janeiro 18, 2015

E Agora?

Primeiramente gostaria de desejar ou novo vice do Inter Luis Fernando Costa uma rapida recuperação e que o problema que ele teve (cardíaco) não seja problema que afete sua participação como Vice. Imagino que seria uma frustração enorme para ele que depois de 53 anos de coloradismo recebe essa oportunidade só para não poder cumpri-la.

LFC em entrevista pouco tempo atras:
"Estou vivendo futebol 24 horas por dia, as vezes 25. Diminuí muito o tempo de sono. É uma intensidade violenta essa época de contratação. O mercado está em ebulição."

A questão que fica agora no lado futebolistico, colocando o lado humano ao lado, é o que o clube deve fazer? Quanto tempo esperar? Deveriam nomear outra pessoa? Essa epoca do ano é crucial para a formação do elenco e o sucesso ou não do ano.  Alem do que o Inter deve fazer, outra pergunta é o que o proprio Luis Fernando deve fazer? O stress no futebol só está começando. 

O que você faria se fosse o Inter e o LF?



sexta-feira, janeiro 16, 2015

Inicio quase perfeito

Boa noite gurizada.

Que semana movimentada hein!?
O que era pra ser um post falando apenas de coisas boas e acertos da nossa nova direção, acaba de levar um baque com a possível perda do Arrascaeta para o Cruzeiro, nosso adversário direto na briga pela Libertadores e Brasileirão. Inter já tinha tudo acertado com o jogador, tempo de contrato, salário e tudo mais, porém o Cruzeiro chegou com o dinheiro da compra na mão, algo que o Inter faria de forma parcelada. Resta saber se Daniel Fonseca, empresário do jogador, tem palavra ou não.
Na semana passada, quando fiz um breve comentário sobre os reforços Colorados, lembrei que o Uruguaio era peça FUNDAMENTAL na montagem do elenco pro ano que está começando. Jogador com características diferenciadas, espécie em extinção, difícil achar outro por aí, principalmente por este valor.
Segundo informação, a diretoria teria um plano B. Será que esse jogador é o Cardenas, que foi ventilado e até desmentido pelo Vice de Futebol Colorado??


Plano A, e Plano B?

Vi algumas partidas deste meia do Atlético Nacional pela Libertadores  e também pela Sulamericana. Bom jogador, promissor, porém com outras características.
Eu diria que o Uruguaio é um D'alessandro moderno e com fôlego novo, um típico camisa 10.
Já o Colombiano é jogador de velocidade, não um organizador. Com certeza somaria muito no elenco, mas seria um plus ao Uruguaio e não um substituto, ou plano B.
Agora é esperar o próximo capítulo desta novela, e torcer pra que seja como as da RGT, aonde começa tudo bem, se complica e parece tudo perdido no meio, mas no final as coisas se ajeitam e todos acabam felizes. Que este seja o nosso final.

Deixando de lado este pequeno percalço, não podemos negar que a diretoria vêm deixando a torcida colorada, digamos, eufórica. Todas aquelas colunas que ficaram do ano passado, estão sendo preenchidas com excelência,  até com algumas contratações que antes achávamos bem improvável de acontecer.


O xerife e o atacante de velocidade chegaram

O Fabiano Eller 2015 que eu havia solicitado no ultimo post, chegou com o nome de Réver. Zagueiro técnico, muitas vezes até utilizado como volante devido suas qualidades com a bola nos pés, porém que não perde a seriedade e a liderança dentro de campo. Esperamos que o Réver que está chegando no Inter, seja aquele que liderou o Atlético-MG por 4 anos, deixando as lesões em 2014.

Os sustos com os nomes de Fred, Luis Fabiano e Hernane Brocador ficaram no passado, e o atacante que chegou foi Vitinho. Rápido, jovem, cheio de vontade e objetivos na carreira.
Tudo indica que o Aguirre irá utilizar um ataque de velocidade, sem nenhum jogador fixo. Com o Nilmar mais avançado e o Vitinho fazendo aquilo que o Taison fez outrora, num dos melhores times do Inter que eu assisti. Em prol do jogador que está chegando, conta a facilidade de finalização com as duas pernas, mesmo de longas distancias.

O Internacional 2015 promete. É um time bem mais encorpado que o do ano passado, cheio de alternativas de esquemas e escalações, podendo variar conforme o adversário e a competição.
Até por isso os treinamentos em Bento Gonçalves estão pegando fogo, todo mundo correndo atrás da vaga de titular, mostrando serviço para o novo treinador.
Luque é outro jogador que parece estar voando, e tentando mostrar aquele futebol pelo qual foi contratado em 2014. Ele, Sasha, Valdivia, Vitinho, todos jogadores de velocidade, brigando por vaga no time.

A Libertadores que nos aguarde, pois o Internacional vem fervendo.

Saudações coloradas...

Obs: Parabéns ao André Flores pelo novo cargo dentro do Clube do Povo.
Parabéns também ao vamointer pelos objetivos alcançados.




quinta-feira, janeiro 15, 2015

COMEÇA 2015

 Queremos essa cena novamente

Volto das férias, tirei uns dias para descansar, e volto a postar semanalmente no BV. Divido com vocês a alegria de ter sido convidado pelo Vice-Presidente Alexandre Limeira (amigo que na época da setorização entrevistei aqui no BV) para ser Diretor de Administração, onde espero poder contribuir com nosso clube (mais adiante volto ao assunto). 

Como todos vocês devem saber o nosso COLORADO jogará um amistoso em Caxias, contra o juventude, no domingo. Já na próxima sexta-feira faremos nosso primeiro jogo do ano contra um adversário qualificado. Será contra o Shaktar (recheado de Brasileiros), no BEIRA-RIO.

Sei que o Diego Aguirre deve estar observando os jogadores, sei que o que todos querem saber é quem será o time titular, quais reforços ainda devem chegar, quais as mudanças vão ocorrer em 2015. Mas meu post é sobre outra mudança, a mudança no preço dos ingressos.

Como vocês podem ler AQUI já neste primeiro jogo vamos ter valores diferenciados para quem adquirir os ingressos com mais antecedência. Um desconto maior para o associado que pode assim se programar melhor, assim como acontece em shows, festas e até passagens de avião.

Agora os sócios tem descontos progressivos, conforme a antecedência que compram o ingresso, neste nogo é possível ir no jogo por R$ 20,00 um valor bem adequado para uma partida de futebol. Essa é apenas a primeira das ações que vão ser feitas para aumentar o número de torcedores nos jogos.

Essa ferramenta ainda vai ser melhorada, mas desde logo a nova gestão mostra que não vai medir esforços para ver o BEIRA-RIO cada vez mais cheio, cada vez mais acessível a todos COLORADOS. Essa foi uma promessa de campanha, que já está sendo realidade no primeiro jogo, que vai seguir na Libertadores.

Esse é apenas uma primeira inovação, mas mostra exatamente que o clube está em processo de mudança, que a nova gestão não tem medo de ousar e que o objetivo principal é ter a torcida satisfeita com um time vencedor, e por isso parabenizo a todos que participaram desta decisão (eu não estava em Porto Alegre quando foi decidido mas concordo integralmente).

Todo o INTER está mobilizado para a conquista de grandes títulos, seja no Futebol, na Presidência, Administração, no Jurídico, na Ouvidoria ou até no Parque Gigante, onde se anda, só se fala em ajudar o clube nas sua conquistas. 

Não é diferente com a torcida, a mobilização é total, o número de sócios colocando mensalidade em dia cresce a cada dia, o número de novas associações aumenta a cada dia, e com essa idéia iniciamos a temporada, já tem jogo sexta que vem, e lá vamos poder conferir o que o Diego Aguirre está preparando para nós, mas confesso que estou muito otimista.   

 André Flores






terça-feira, janeiro 13, 2015

Retroperspectiva

Depois de um merecido retiro de pouco mais de 2 semanas, retorno ao Blog Vermelho mas antes gostaria de desejar a todos os colorados um ótimo 2015, repleto de paz, amor, saúde, suce$$o e realizações pessoais, profissionais e afetivas.

É inevitável nesta época do ano olhar o ano que findou e projetar o próximo.

Pessoalmente não irei sentir saudades de um ano onde profissionalmente tinha algumas expectativas que não se confirmaram e onde sofri uma ruptura no menisco, me afastando desde abril do ano passado de uma das minhas grandes paixões: jogar futebol.

Em relação ao Inter, penso que se o ano não foi bom, também não pode ser considerado um fracasso, ao menos dentro de campo. 

Já administrativamente, há de se fazer uma segregação: a condução e a parceria para a reforma do Beira-Rio foram definitivamente bem sucedidas e talvez o grande mérito da gestão Luigi.

Entretanto também fica o legado de um déficit de exercício de vultuosos R$ 57 milhões e uma situação financeira cujo cenário é preocupante como há muito tempo não se via: o clube tem uma dívida de curto prazo superior a R$ 100 milhões e já antecipou boa parte das receitas de televisão do ano corrente.

Começa um novo ano, e com ele uma nova gestão, com um "novo" estádio, time na competição continental mas também com o legado de todos os compromissos e pendências financeiras a serem sanadas. O que se espera de Píffero é não apenas um estanque da sangria financeira, mas também a retomada de time forte e a conquista de títulos.

Se a missão não será fácil, vejo como promissor o início. Obviamente a limpa que quase todo o colorado acha necessária no elenco colorado não pode ser feita de forma abrupta, mas a não renovação de atletas como Gilberto, Wellington e Alan Patrick permite um certo otimismo.

Resta ainda desonerar a folha salarial rescindindo contratos ou arranjando interessados em atletas como Dida, Alan Ruschel, Ygor, Rafael Moura, Wellington Paulista entre outros, e obviamente apostar e afirmar jogadores da base que deram uma boa resposta, entre eles Taiberson, Bertotto, Valdivia, Alan Costa e Winck.

No que toca o reforço da equipe, independente de nomes, me agrada o perfil dos jogadores já contratados ou em negociação. Depois de especular Taison, Luis Adriano, Paolo Guerreiro, Henrique e outros, e flertar com descalabros como Rildo, Hernanes, Lugano o clube esta viabilizando nomes que se não empolgam, são no minimo interessantes.

Léo é jovem, veloz e está em busca da afirmação que esperava-se ter ano passado no Flamengo, impedido devido a um ano cheio de lesões; é uma aposta interessante, de baixo custo e que pode render dividendos.

Nilton, todavia, é uma realidade: melhor volante do Brasileirão de 2013 e peça importante do Cruzeiro, vem afirmado e com a expectativa de resolver os problemas de proteção a zaga; jogador de muita imposição física e excelente jogada aérea tanto defensiva quanto ofensiva, tem tudo para ser peça importante no meio-campo colorado.

Com negociações em andamento, Réver e De Arrascaeta estão próximos de ser anunciados, e serão muito importantes: o primeiro para resolver os problemas defensivos, e o segundo para ser uma alternativa de velocidade e vitalidade para a articulação. Ambos jogadores de comprovada qualidade, espera-se que resolvam problemas crônicos da equipe colorada.

Das tratativas pendentes, a que menos me empolga é Vitinho, por considerar que já temos jogadores com características semelhantes no plantel (Valdívia, Sasha, Taiberson) e também pelo histórico recente do atleta, que muito pouco jogou no ano passado. Creio que um camisa 9 afirmado e mais um zagueiro deveriam ser priorizados antes de apostar no referido jogador.

Tão importante quanto um grupo qualificado será o trabalho de Aguirre, que tem como missão dar um padrão tático a equipe que Abel fracassou em obter. Especula-se um time armado com duas linhas de quatro, mas independente da formação, é necessário obter maior rendimento da equipe como um todo, diminuindo as frequentes oscilações aliadas a um desempenho que raramente convenceu ao longo do ano.

Assim, projeta-se um ano de Libertadores, de enxugamento dos gastos e de uma certa dificuldade financeira, onde inevitalvemente serão venvidos atletas para cobrir o roubo nos cofres. Isso entretanto não diminui as cobranças de todos os colorados: é obrigação de equipe forte e que lute por todos os títulos com condições reais de conquista, e essa é a expectativa de todos os colorados para 2015.

Por fim, penso que ao longo do ano passado encontrei um formato de escrita razoavelmente agradável de leitura, mas gostaria do feedback de vocês em relação ao espaço ocupado por mim. Críticas, sugestões e comentários serão apreciados e levados em consideração, seja em relação aos assuntos abordados, a forma de escrita ou até mesmo o conteúdo e estilo como um todo.

O Blog Vermelho é um espaço democrático, onde não há pautas, censuras e muito menos interesses escusos: é a casa de colorados feito para colorados, e seu feedback ajudará a torná-lo ainda melhor.

Um ótimo 2015 para todos os colorados, quiça com a volta a Yokohama.

SC
@Davi_Inter_BV





segunda-feira, janeiro 12, 2015

Atitude (pela enésima vez)


Já que os caras começaram a treinar, deixa eu escrever sobre o que é mais importante pra um time de futebol, principalmente com a tal de Libertadores pela frente.

Com direito a exemplo.

Corria o ano de 2006, quando vou assistir ao último jogo do Inter no Beira-Rio até hoje (Copa não conta, óbvio). Era Inter x Pumas, pela Liber06. Vou contar a história da competição até chegar nesse ponto, pros mais novos, e para aquele cantor(?) famoso(?) que virou colorado depois de 2006 (??????!!!!!!).

O time tinha fechado o turno do grupo 6 bem, com um empate entregado prum time venezuelano na estréia, só prá tomar um prestenção pro campeonato que tinha pela frente. Depois vencido o Nacional por 3 x 0, numa bela partida, e por fim, viajado pro México quando saiu perdendo pro Pumas lá, numa partida que eu também poderia usar como exemplo, pois viramos com a mesma característica: atitude. Mas vou usar o jogo da volta porque foi marcante prá mim, sendo o último até hoje e tal.

Nenhum colorado achava que aquele jogo ia complicar. Na nossa inocência sul-americana (sim, temos que reconhecer que de 93 - onde nem valeu muito - até 2004, a gente perdeu muita experiência no continente), achávamos que o tal do Pumas não ia complicar no Beira, já que não foi páreo no México.

O jogo começou, e os caras vieram prá jogar, pasmem! Estavam na beira do precipício, e acreditavam nas chances deles! A audácia!

Não só fizeram um gol no começo, como meteram o segundo de falta, com a ajuda do Chicão no gol. O mais foda era aguentar o bêbado sentado do nosso lado, que já tava reclamando do Clemer (e só do Clemer) ANTES do jogo começar. Se encheu de razão depois da falta...

Aí é que entra a ATITUDE que eu sempre falo. Aquele time não admitia perder. Não que estivéssemos sem atitude, ou jogando mal até os 0 x 2, é que os caras foram mais competentes. Não era um jogo fácil, jogado.

No fim do primeiro, descontamos, e ali já dava prá saber como seria o segundo tempo! Ninguém sentou. O bêbado não achou mais o lugar dele, e isso também ajudou no clima. Tinha clima de Grenal do Século!

Que amasso! E de novo, o Pumas não se limitou a defender como um time retrancado. O que aconteceu foi que não demos chances prá eles! Não lembro bem, mas acho - acho - que o Clemer não fez defesa nenhuma no segundo tempo.

Naquele ritmo do time, com o bom e velho grito de VAMO VAMO INTÊ, da torcida, SEM PARAR, era questão de tempo até virarmos o placar. Não que eu tivesse certeza durante um jogo, não me entenda mal, eu tava me cagando de medo, vendo o sonho da Liber acabar numa derrota em casa, mas ao mesmo tempo, todo mundo acreditava na virada, porque o TIME ACREDITAVA.

E foi assim ao longo do segundo tempo inteiro, da competição inteira, até o fim, lá no Japão.

Aqui os dois jogos:

A qualidade do video não é das melhores, mas prefiro do que ouvir a narração do Gremistin, que segundo ele todos os gols do Inter eram falha da zaga, do goleiro, do juiz, do Ministério Público que não interditou o Beira-Rio, e por aí vai....

Era um time imbatível? Não, todo mundo lembra que o Brão ficou na saudade, pois perdemos alguns jogos que não precisava, e mesmo a Liber não foi invicta. Mas era um time que não saia de campo com a cabeça baixa. Perdia, mas perdia tentando até o fim.

É isso que eu quero. Não existe super time. Não existe time invicto - mais. Então que pelo menos percam tentando. Pode ter certeza que vão perder bem menos com atitude assim.

Vim preparado essa semana prá meter pau na direção, como sempre, pois a coisa tava lenta, e nada inspiradora. Tinha até um texto preparado prá isso.

Só que começou a mudar. Que bom. Ponto prá eles. Agora, tem que garantir que se reflita na comissão técnica e jogadores.

Então tá, depois de adocicar o coraçãozinho de vocês com o meu texto prá lá de upa, fiquem com mais uma lambuzada musical.






sábado, janeiro 10, 2015

E se?

Talvez até calhe do Louis colocar um esquema de pesquisa aqui sobre o que vem a seguir, mas fica a cargo dele.

Suponha que daqui há cinco anos ou pouco mais o cenário do futebol brasileiro se assemelhe ao futebol espanhol, com Flamengo e MSI nos papéis de Real e Barcelona. Assim, teríamos os dois faturando pelo menos o dobro dos clubes que viriam logo a seguir num "segundo escalão", com o SPFC provavelmente um pouco acima, menos distante dos dois primeiros. Com isso, FLA/MSI teriam condições não apenas de manter seus melhores jogadores, como ainda de comprar quaisquer bons jogadores que venham a surgir noutros clubes do Brasil.

A grande preocupação da mídia nacional seria (ainda pior do que já é) apenas o que concerne os dois clubes, quanto faturam, quantas vitórias seguidas conseguiram, quando foi a última derrota e qual dos dois vai vencer os campeonatos que disputam. Aos demais, restaria se contentar com os campeonatos regionais, com as séries B, C e D, além de, muito eventualmente, uma sequência de sorte+competência em copas como a CdoB.

Imaginem um pouco a situação. Não é difícil: façam um paralelo com quem torce pelo Brasil de Pelotas ou qualquer outro time do interior, com relação ao enGauchão.

A pergunta (1) é: como ficaria a SUA relação com o futebol e com o Inter?

Você seguiria do mesmo jeito? Estaria contente em apenas ir ao estádio, quando possível, ou ver os jogos pela TV? Continuaria sócio, para quem o é? Enfim, que nível de interesse você teria, sabendo que seu time provavelmente nunca mais voltaria a vencer um grande campeonato, em função não de pior gestão, mas sim de particularidades na forma como se organizam os campeonatos quanto à distribuição dinheiro da TV etc.  e na dinâmica do mercado de jogadores?

A pergunta (2) é: você acredita que tal cenário pode realmente vir a se dar no Brasil? 

Ou, por exemplo, em função das dimensões do país e da grande oferta (será?) de jogadores, sempre seria possível aos demais times formar uma equipe capaz de enfrentar FLA/MSI?



sexta-feira, janeiro 09, 2015

Indefinido

Bom dia gurizada.

Hoje começa o ano pro grupo de jogadores colorado. Após a reapresentação que ocorreu ontem, ainda sem as presenças de Aranguiz, que ficou no Chile, e Nilton que ainda resolve problemas de documentação para ser apresentado, o Internacional iniciará os período de treinamentos, e às 20h de sábado parte rumo a Bento Gonçalves aonde será realizada a pré-temporada.



Mas o que preocupa nós torcedores, é que o grupo que se apresentou, ainda está muito distante daquilo que almejávamos, ou melhor, daquilo que é necessário pra enfrentar as competições do ano que está começando.
Até o momento, apenas Léo e Nilton (quase fechado) foram contratados. O lateral se repetir o que fez no Atlético-PR em 2013, será de grande valia, e eu acho melhor do que o Patric, que outrora foi dado como contratado.
Já o volante está longe de ser uma aposta. Foi Bi-Campeão no Cruzeiro, eleito o melhor volante do campeonato em 2013, e este ano, apesar das lesões, voltou num momento em que o Cruzeiro parecia perder as forças, pra dar o equilíbrio necessário pro time conquistar o título. Confesso que não seria minha primeira opção, pois este seria o Rômulo que até foi cogitado, mas acho ele muito superior ao que temos no elenco atual, então podemos dizer que é uma contratação que vêm pra somar.

Porém, ainda é pouco. A contratação de ouro pro Internacional seria o jovem e habilidoso De Arrascaeta. É o tipo de jogador que não se acha no mercado todo dia. Ele já declarou que quer jogar no Inter, inclusive postou uma foto do Beira-Rio em seu Twitter, ta faltando o que então?
Não temos ninguém no elenco com suas características, e seria um grande erro colocar D'ale e Alex no mesmo time novamente. Espero que o Colorado não "chupe bala" com este uruguaio bom de bola, pois o arrependimento pode ser grande.



No mais, é preciso reforçar a zaga com urgência. Não podemos arriscar mais um ano com Paulão, Ernando, Juan, Alan Costa e Thales. Nomes já foram cogitados, dentre eles Henrique, Réver, Lugano (acreditem) e Diego Novaretti, mas até agora nenhum parece estar perto de ser contratado.  ACORDA PÍFFERO, precisamos de um cara estilo Fabiano Eller 2006, pra comandar a defesa.

Outro setor que volta e meia começa a pipocar nomes na imprensa é o ataque. Minha opinião é a seguinte: Ou trás um cara inquestionável, pra ser titular, ou mantém o Nilmar e mais a gurizada. Tem Sasha, Luque, Maurídes, Bruno Gomes, Leandro, Taiberson, Andrigo, Gustavo Ferrares, Aylon... Impossível não sair ao menos um bom atacante nesse bolo todo.

Entretanto, algo que está me preocupando muito, é que até agora nada se falou a respeito da saída de jogadores. Todos sabemos que a lista daqueles que ficaram abaixo do rendimento (pra não usar outras palavras) é extensa, e que estes, além de inchar a folha de pagamento, podem ficar travando os meninos, como já fizeram no ano anterior. Ninguém merece ter que aturar a dupla de cones no ataque novamente...



O grupo precisa estar fechado o quanto antes, pois o trabalho do Aguirre na Serra Gaúcha não será nada fácil. Que entreguem logo os jogadores que ele precisa, e deixem o homem trabalhar.
E pra nós torcedores, o que resta é seguir acompanhando e discutindo as especulações que saem a todo momento na imprensa, torcendo para que as melhores acabem se tornando realidade.

Um grande abraço e um ótimo final de semana a todos.
Saudações Coloradas...



quinta-feira, janeiro 08, 2015

Zaga e Choque

ZAGA
Já que o Sr. Mombach teve a gentileza de nos mencionar varias vezes no seu Blog, vou retribuir. Estava lendo seu post O Novo Inter e ele menciona a possivel escalação do "novo" Inter. Olha, se for essa escalação estarei muito preocupado. Especialmente com essa defesa: " Alisson, Léo (Winck), Ernando e Fabricio talvez Rever ao lado de Ernando"

Porque preocupado? Porque pouco mudou e a defesa foi nosso maior problema em 2014 e pouco mudou. Léo talvez será o titular...mas é uma incognita, não uma garantia. A dupla de zaga que talvez seja o mais importante ainda não está defenido. Ernando segundo o Mombach seria um dos titulares e seu companheiro de zaga ainda é o Talvez. Será que 'Talvez e Ernando' sejam o suficiente pra disputar uma Libertadores?


CHOQUE
Esses dias David Coimbra (que está nos EUA por um tempo) escreveu sobre uma curiosidade dos EUA: Choque estático.

Eu não sabia que esse tipo de choque não existia no Brasil. Mas ele está certo, falou que acontece por varias razões...ar seco, aquecimento dentro de casa, tapetes etc... Então as vezes quando tu vai tocar em algo, até numa pessoa, tu leva um leve choque... Mas ele tratou do assunto como algo digamos ... ummm.....chocante...

Mas aí pensei. "Isso é nada!" Me lembro dos meus dias no Brasil quando ia tomar um banho, com aqueles chuveiros eletricos que vocês tem aí...cheio de fio pendurados pra fora a 3cms de agua (será que existia eletricista no Brasil naquela epoca ou só os "pedreiros" faziam esses serviços?)....e aí quando o cara queria trocar de "Verão" pra "Inverno" pra agua ficar mais quente o cara sabia que ia levar um choque!! E isso era comum! Espero que isso esteja no passado do Brasil...está??

Pô choque tomando banho é muito pior que isso:


(abertura do filme Office Space, melhor comédia dos ultimos 25 anos)




quarta-feira, janeiro 07, 2015

O Rei Está Nú

Salve Moçada! O ruim de ficar uma semana sem escrever e que ficam vários assuntos pipocando nas redes (sociais, midiáticas...) e várias abordagens diferentes na cabeça.

Nesse caso... Vamos por partes!

O Rei está nú? Está! Nosso fardamento tem "padrão mundial", até calendário europeu segue para apresentar o uniforme do time. O material é de boa qualidade e moderno... Mas, de que adianta isso tudo?

Por exemplo, qual é a loja Nike, no mundo todo, mais próxima do Inter? A do Shopping Praia de Belas, confere? 

Agora, me respondam: quantas camisas do INTER vemos em destaque (seu patrocinado exclusivo no Rio Grande do Sul)? Ou uma coisa mais simples, penduradas nas araras, mesmo que escondidas? NENHUMA! Tem de time de todas as partes do mundo menos a do vizinho. Isso não é favor, é obrigação, deveria ser cláusula contratual para exposição da marca. Agora, alguém imagina uma camisa do INTER exposta em algum lugar de destaque em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro... Londres ou New York City? 

Só pra constar, em Nova York vi um menino do alto de seus 5 anos saindo com a camisa do Milan (Adidas), chutando uma bola da Juventos (Nike) enquanto saia pouco a frente de sua mãe de um prédio residencial no centro de Manhattan.

Não quero que o INTER seja como aquele time espanhol que é tratado como seleção local e se restringe ao seu CEP de localização 99% de seus torcedores. Quero que o time seja uma marca global, do tamanho de nossa paixão, isso passa inicialmente pela gestão da roupa do Rei.

Eu sinto saudade da Reebok, não pela qualidade do material, mas porque éramos melhor atendidos. Eu comecei a comprar camisas do INTER justamente quando começaram a surgir as retrô e comemorativas, sem patrocínio etc e tal (sou purista nisso). Isso era muito legal e a Nike não deu nenhuma continuidade. Apenas fabricou seu "molde padrão" trocando somente a cor para todos os times que é o fornecedor oficial aqui no Brasil ou nem isso (vide camisa amarela em homenagem a copa).

Sem dúvida a Nike oferece um bom produto. Eu acho a camisa feita para o mundial de 2010 a mais bonita que vi o INTER usar... Mas é como ser casado com a Gisele Bündchen e ela ter vergonha de sair pra jantar com a gente. Se o plano e a gestão do contrato não forem revistos temos de trocar de parceiro (isso sem falar nos valores). Já aprendemos que não adianta ter grife sem exposição. Ainda mais que sei por fontes seguras que alguns itens do contrato não foram cumpridos a risca. Valor de patrocínio, qualidade do material e trabalho de divulgação da marca INTER, nessa ordem, tem de ser o norteador da conversa para o clube fechar a parceria com o fornecedor de material esportivo.



Por fim, estive ausente na última semana por motivo de força maior, havia me decidido a participar da corrida de São Silvestre em São Paulo e depois levar minha mãe num passeio. Depois faço um post sobre isso contando melhor. Deixo de despedida um termo cunhado no BV: 


#SelfieGeneration (termo BV)

@cristiandrs




terça-feira, janeiro 06, 2015

TODOS OS COLUNISTAS

Já que estreiamos um novo colunista no BV o henri_droque ... ou seria Pedro Barbosa ...ainda não sei (o que vcs acham?) decidi pesquisar o nome de todos os colunistas na história do BV.

Eu escrevi aqui sozinho do inicio em Novembro de 2005 até Outubro de 2006 quando tive a feliz ideia de abrir a porta do BV para outros colunistas. Os primeiros integrantes entraram no BV por simplesmente terem respondido minha pergunta: "Quem quer ajudar a escrever aqui?".

Se minha matemática está certo já tivemos 31 Colunistas no BV, henri/Pedro é #31.  Onde sei certo coloquei o ano de entrada e saída do blog. Segue os nomes com alguns detalhes a mais. Varios se tornaram conselheiros do Inter durante ou apos sua participação no Blog Vermelho. Um ... a unica mulher ... virou VP do Inter.

Está ai a lista, com alguns comentarios. Desculpa se a memoria esqueceu certos detalhes de chegadas e saídas. Quem lembrar de detalhes comenta ai.

Primeiro Colunista:
1- SchroderEUA (2005- Atual): Comecei o BV durante a confusão do Brasileirão 2005 pois tinha que registrar meus pensamentos em algum lugar. Em 2006 postava gols do Inter em narrações em espanhol que foi um sucesso e muitos começaram a acessar o BV. Depois fiz o Documentario caseiro Soy Loco Por Ti America e depois Soy Loco Por Ti Mundo (com filmagens exclusivas do Japão). Alem de lançar varias outras coisas como Livro, Bonés etc..

Primeiros Novos Colunistas - Estreia 2006 Todos por convite de uma vez só.
2- Rafael C. Rodrigues (Outubro 18, 2006 - 2007: A primeira pessoa a escrever no BV depois de mim.
3- Rodrigo Araujo (Outubro 19, 2006 - 2007): Criou junto com Nelson o "BV Score" onde davamos notas pos jogo aos jogadores. Era bem legal, mas ele levou o brinquedo com ele quando saiu. Criou o blog vamo vamo Inter.
4- Rafael Severo (Outubro 20, 2006 - 2008):  Severo ficou famoso com seus posts "pornograficos". Muitos gostavam outros nem tanto. Não sei o que ouve na sua saída, ficou brabo comigo por algo e se mandou. Trocamos uns emails sobre a confusão, mas sem pesquisar não lembro mais qual foi o drama. Só sei que sempre tratei todos os colunistas da mesma maneira sem pedir muita coisas deles e sem censura.
5- Darlan Gustavo (Outubro 21, 2006 - 2007): O Darlan era 'Team Player' sempre mostrando serviço. Uma vez junto com Gonçalves foi ao Beira Rio e entrevistou Fernandão em Video. Os rapazes aprenderam a não entrevistar alguem perto de um Ar condicionado.
6- Ricardo Colorado em SP (Outubro 22, 2006 - 2007): Otimo colunista do BV, primeiro alem de mim a morar for do RS.
7- Denilson Montenegro (Outubro 24, 2006 - 2008): Denilson sempre foi parceiro. Conheci ele em 2010 depois de já ter saido do BV.

Depois do primeiro time
8- Gonçalves (Dezembro 2006-2008?) : O Gonça entrou nos Domingos se não me engano. É quase do time original, mas entrou uns meses depois. É um dos colunistas a virar conselheiro. Ainda aparece por aqui nos comentarios.

* Mais ou menos nessa epoca muitos dos colunistas acima foram saindo do BV. Alguns, juntos com alguns leitores criaram um outro blog que não consigo lembrar o nome agora.  Acho que não existe mais.

9- Raul Pons ( Historiador por convite - 2007-2011)
Entrou no BV por causa de seu conhecimento sobre a história do Inter. Seus posts eram sobre a História do Inter. Muito informativo...mas por alguma razão os leitores não apreciavam como deveriam.

10- Dudu Guimarães (Vencedor de Concurso 2007)
Venceu o concurso mas ficou pouco tempo no BV.

11- Diana Oliveira (Segundo Lugar no Concurso 2007-2012)
Terminou em segundo no concurso, posição que não dava vaga no BV. Mas no ultimo instante decidi dar vaga ao primeiro e segundo colocado. Assim ela entrou na ultima hora. Foi uma boa decisão, a galera gostou dos seus textos. Entrou no movimento politico em parte criada por membros do BV. Virou conselheira, entrou na comissão de obras pois é Arquiteta e logo virou segunda Vice Presidente do Inter nos anos Luigi. Na mesma epoca em 2012 sumiu do BV.

12- Nelson1954 (Por convite pelo aspecto Corneta 2007 Membro do Trio Corneta do BV) O primeiro Corneteiro nato do BV. Era lider do famoso Trio Corneta com CJR (ainda na ativa) e Col-USA (desaparecido). Metia pau em todo mundo. Tambem entrou na politica do clube, virou conselheiro e perdeu a corneta. Tambem sumiu do BV. De vez em quando das as caras, especialmente no twitter e Facebook. Foi otima aquisição do BV, mas quando virou conselheiro parece ter perdido o "veneno".

13- Malafa (era do blog do Inter na Globo, Não ficou muito tempo 2007-2008)
Depois que saiu da Globo alguem me indicou ele. Ele entrou mas não ficou muito tempo e teve pouco impacto.

14- Daniel Chiodelli (Co-Vencedor do Concurso Abril 2008-2012): O Cop Colorado. Grande figura. Conheci ele em 2010 em pessoa. Entrou no BV já envolvido na politica do Inter e seus textos eram bem relevantes. Virou conselheiro em 2010. Sua presença diminuiu em 2012 eventualmente e infelizmente sumindo do blog.

15- Davi (Co-Vencedor do Concurso Abril 2008- Atual): Davi empatou no final do Mata mata com Chiodelli. Ambos gamharam a vaga. Davi está com nós desde então e escreve de Angola. Em 2014 teve o que eu considero seu melhor ano no BV. Aguardo seus textos nesse 2015! Muito provavelemente é quem mais tem textos no BV alem de mim.

16- Marimon (Co-Vencedor do Concurso Abril 2008): Ganhou sua Final no concurso de 2008. Marimon era leitor do BV e se não me engano havia varias vezes declarado que não gostava de mim. Porque eu não sei. Mas entrou na competição para colunista e venceu. Assim ganhando vaga no BV. Não ficou muito tempo e acho que foi para o blog dos refugiados do BV. Ultima vez que vi ele foi no final do jogo do Mazembe. Eu sentado na arquibancada no fim do jogo e ele saindo...nos vimos, nos reconhecemos e simplesmente sacudimos a cabeça não acreditando o que havia acabado de acontecer. 

17- Guilherme Mallet (por convite Agosto 2008-2011 com foco em assunto relacionados ao Estádio)
Outra otima aquisição por convite. Era especialista em assuntos de Estádio. Uma pena que não ficou no BV durante a reforma. Outro que virou conselheiro durante sua estadia no BV em 2010. 


18- Fernando Moraes (2008-2009)
19- Jonas UK (2008)
20- Guilherme Arruda (de Campo Bom 2008-2009)

Os três acima entraram no BV se não me engano por convite. Não ficaram muito tempo.  

21- Daluco (charges Março 2010): Entrou no BV com a missão de fazer Charges. Algo que eu semore queria.  Fez isso por um bom tempo e era bem interessante mas acho que não foi alem de 2010.

22- Paulinho Dixon (Março 2010): Conhecido como Dr_Inter. Ficou pouco tempo no BV.

23- Victor Wolff (Setembro 2010-2011): Participou por um bom tempo no BV mas eventualmente saiu por não postar com a frequência necessaria.

24- Leandro Luz (Setembro 2010-2011): Ficou pouco tepo no BV.

25- Felipe Wallau (Outubro 2010-2012): Ficou bom tempo no BV mas eventualmente saiu quando sua frequência de postagens caiu.

26- Pablo Faria (Maio 2011 Vencedor de Concurso- Atual): Não havia feito um concurso há tempos. Quando fiz Pablo venceu. Está com nós até hoje. Quase desistiu em 2014 com o fraco Inter. Esperamos um ano melhor em 2015.

27- André Flores (Janeiro 2012- Atual):
Entrou por convite. Não lembro exatamente como ocorreu.Virou conselheiro durante sua estadia no BV e continua nos trazendo informações diretamente do Beira Rio. Mais uma otima contratação do BV. É amigo do novo VP de Futebol do Inter Luis Fernando Costa.André é Tri-Campeão do Prêmio BV de Melhor Colunista Contratado do BV (2012, 2013, 2014).

28- Cristian (Maio 2012-Atual): Cristian ainda procura sua formula de sucesso no BV. Conheci ele pessoalmente em 2014 quando ele passou por NYC, posso chamar ele de Amigo com certeza e sei que ele vê as coisas com um olhar differente e isso aparece nos seus textos.

29- Fernando Schroder (Junho 2012): Com a saída do Mallet notei que meu Primo tinha um interesse em assuntos relacionados ao Estádio. Mesmo correndo risco de ser chamado de Nepotismo o coloquei no BV apenas pelo talento apresentado no assunto Estádio. O fato de ser primo não tinha nada ver. Seus textos eram muito bons e numa hora importante (durante a reforma), mas seu apoio a Luigi não bateu bem com alguns leitores. Não gostando das criticas recebidas o Fernando foi o unico colunista do BV que eu lembre que anunciou sua saida do BV. O que até merece ser aplaudido....muitos dos colunistas mencionados acima simplesmente desapareceram sem nem um tchau. Mas perde o aplauso quando desde então tenta desprezar o BV o que é uma atividade fútil.

30- Tiago Canada (Novembro 2013- Atual): Tiago era o mais recem contratado até a entrada recente do henri_droque. Tiago continua a tradição começada com o Nelson com uma corneta bem afiada. Tiago tambem consegue morar num lugar mais frio que eu.

31- henri_droque (Janeiro 2015-Atual): Recem contratado. Inclusive a unica nova contratação em mais de ano. Muito ativo nos comentarios e declaradamente queria escrever no BV, duas coisas importantes. Mas alem disso outros comentaristas apoiaram sua contratação. Agora resta a gente ver o que esse rapaz que mora no Interior do RS vai trazer a mesa.

Aí está uma breve história do BV. No fim fica meu agradecimento a todos que passaram por aqui e colaboraram nesse blog verdadeiramente Colorado e que já existe a uma decada. Se esqueci algum detalhe sobre alguem...manda vê que eu coloco no texto. Ainda penso em adicionar mais um colunista para 2015, talvez eu faça uma nova competição. O que gostaria de ter mesmo eram umas pessoas de apoio nos bastidores do BV pra ajudar com pesquisas, estatisticas etc. Seria legal tambem alguem criar um applicativo como tinhamos no passado pra dar notas aos jogadores mas tentativas no passado nunca deram certo alem do original "BV Score" que saiu como o colunista que a criou. Se alguem lendo acha que pode ajudar o BV de uma maneira ou outra me manda email: BlogVermelho@gmail.com

Esse Post será atualizado com tempo tambem. Alguem sabe quantos desses são ou foram conselheiros?


 



segunda-feira, janeiro 05, 2015

Começou


To com os sogros visitando, recém voltei das montanhas após o fim do ano, to de volta ao trabalho, e acordei tão tonto de manhã, que demorei a lembrar do aniversário da esposa. Só depois de ganhar aquela olhada... Sabem aquela olhada? Pois é... aquela que dá medo, que dá frio na espinha, que tu sabe que fez merda grossa, mas não tem idéia do que seja. Tu sabe que quando tu se ligar já vai ser tarde. Mais ou menos como quando eu descobri que o Roth tinha voltado prás semis da Liberta 2010. Pois os 15 segundos que se passaram entre "a olhada", as minhas 3 perguntas de "o que foi? o que eu fiz? Me fala?" e eu finalmente me ligar do que tinha esquecido, olha.... tenho que confessar que não to muito a par do que tá acontecendo com o Inter.

Tentaremos:

Ontem ou no dia anterior até comentei por aqui, mas confesso que não sei o que está acontecendo em termos de contratações e tal. O que sei é que hoje começa o ano prá mim e pro Aguirre.
A essas alturas do dia, já deve ter rolado apresentação e tals... Deixa eu ver.

(acessando site do GE...)

Não deveria ter feito isso. Abri o GE e dou de cara com Lugano..... 2015=2014=2013=2012=2011.

(scrolling down...)

Hernane Brocador..... Bah! Só o que me falta darem a camisa 9 prá isso....

Tá difícil....

(continuo no site....)

Abro matéria sobre posse, novos reforços (???) e continua a novela sobre o De Arrastão, falam sobre um lateral do Flamengo que eu não sei, logo não tenho opinião e mais um cone do Santos....

(fecho o site)

Daí relembro que ontem mesmo (ou sábado?) li que o Abel nem conversava com os guris. O Aylon metendo pau. Olha, se o Aguirre vai ser diferente eu não sei. Tomara. Agora, a mais ou menos um mês de começar a Libertadores, eu não estou nada confiante.

Tem tempo? Ter, até tem! Mas prá montar e treinar um time, e começar a Liber mais ou menos encaixado, acho que é pouco.

Corneta 2015... ativada.





domingo, janeiro 04, 2015

FELIZ 2015


 Essa coisa de mudança de ano sempre mexe com as pessoas, há uma renovação de esperanças, uma idéia de que as coisas podem mudar, que haverá novos ares e que esses "novo tempo" é capaz de trazer novas idéias e mudanças necessárias.

No nosso COLORADO essa ideia tem mais razão de ser, uma nova direção, uma nova comissão técnica, a volta a Libertadores, uma promessa de disputar para vencer todos os títulos se somarão ao nosso grupo de jogadores (que é qualificado e deve ser reforçado), tudo isso da a sensação que coisas muito boas podem acontecer em 2015.

Então esse é o meu, o seu, o nosso desejo, que 2015 seja repleto de realizações e felicidades, inclusive no nosso COLORADO!!



AGUIRRE

Nosso boss pediu AQUI que eu perguntasse ao nosso VP de futebol se o nosso novo técnico está assistindo aos DVD´s das últimas partidas. Na verdade nem precisei perguntar pois já tinha a resposta,ele está olhando os jogos, mas não de agora, vem acompanhando desde outubro.

Para quem não sabe ou não lembra o Diego Aguirre esteve no BEIRA-RIO em outubro, acompanhou treinamentos, vinha acompanhando os jogos do nosso time. Há no clube um setor que prepara vídeos, separa estatisiticas, e informações de cada partida e jogador, e tenho certeza o Aguirre já esta de posse destas informações preparando a temporada.

Todos que conhecem o Aguirre o tem como um técnico trabalhador, seja a imprensa AQUI, seja Nimar que trabalhou com ele no Qatar, por isso tenho a confiança de que ele está se preparando e estudando jogadores, jogadas e potencialidades, se dará certo não sei, mas é um primeiro passo importante.

Um FELIZ 2015  a todos e que ele venha repleto de conquistas do nosso COLORADO!

André Flores


ps.: Vocês vira isso AQUI,  a manchete diz que o Aguirre afirmou que era a setima opção, já na entevista ele afirma que "A imprensa brasileira fala nos últimos dias que eu era a sétima opção do Inter." o que é bem diferente. Esses jornalistas mudam as palavras em busca de uma polêmica.