Tinha uma epoca antes de eu e provavelmente você nascer que o Brasil estava no seu maior reinado no Futebol, era Campeão do Mundo no basquete e que tambem estava no topo da Musica mundial. O Brasil começava a explodir na cena Mundial nos esportes e nas artes. O futuro era promissor!
Sobre futebol, todo Brasileiro já sabe. Sobre basquete boa parte dos Brasileiros sabem. Mas sobre musica eu temo que boa parte da população não sabe exatamente a dimensão que a coisa tomou naquela epoca. E isso é uma grande pena.
A ano era 1962. Os Beatles ainda não tinha feito impacto algum. Elvis já não era mais novidade. Blues ainda era undergound. E foi aí que um novo estilo de musica Brasileira chegou as praias Americanas e virou febre mundial. Bossa Nova. E por varios anos.
Em 1961 um trio de Jazz Americano liderado pelo Guitarrista Charlie Byrd passou uma temporada no Brasil fazendo shows. Sua viagem foi patrocinada pelo governo Americano. Com o passar do tempo Bryd e sua banda conheceram musicos Brasileiros e em especial conheceram o novo som no Brasil criado por em parte João Gilberto e Tom Jobim. A Bossa Nova, que era um "Samba-Lite", bem mais contido, melódico e tambem com influências do Jazz Americano.
Os musicos Americanos se apaixonaram com o som e voltaram aos EUA com muitos discos Brasileiros e tambem com o Know-how depois de tocarem juntos com Brasileiros em varias occasiões.
Byrd decidiu que queria gravar um disco com esse novo som e lançar nos EUA. Até então, virtualmente ninguem conhecia Bossa Nova nos EUA. Apenas um DJ de uma radio de Washington que tinha conseguido discos Brasileiros ainda nos anos 50 insistentemente tocava Bossa Nova no seu programa de Jazz. Mas o impacto era quase zero.
Em Fevereiro de 62 durante o inverno frigido de Washington, Byrd alugou o salão dentro de uma igreja da cidade por $50. A igreja que hoje ainda está lá foi esconhida por sua acustica e tambem porque ele a frequentava.
Byrd montou sua banda com os 2 musicos que foram ao Brasil com ele o Baixista Keter Betts e o batera Buddy Deppenschmidt. Mas ele precisava algo a mais para gravar essas musicas instrumentais e esse a mais foi o Saxofonista Stan Getz.
Getz já tinha tido bastante sucesso em Jazz mas não conhecia ainda a Bossa Nova. Quando Bryd tocou os discos pra ele Getz immediatamente soube que ele poderia tocar nesse estilo musical.
Estava combinado. Dia 13 de Fevereiro de 62 o quarteto mais 2 musicos de apoio iriam se encontrar em Washington pra gravar 6 musicas de autoria de Brasileiros (Jobim incluido) e mais uma Bossa Nova de autoria do proprio Byrd.
Em menos de 3 horas as 7 musicas foram gravadas...sem ensaio...Getz havia chegado de New York City...gravação começou ao meio dia (temperaturas 10 abaixo de zero fora da igreja) e antes do jantar Getz já havia voltado a NYC. O Disco "Jazz Samba Getz/Byrd" estava gravado.
Eles não tinham a minima ideia do que iria aconteceria.
Bossa Nova era tão novo nos States que eles nem ousaram usar o termo "Bossa Nova" ainda. Chamaram o disco do mais explicativo "Jazz Samba". A musica de trabalho do disco era "Desafinado". O Disco foi lançado em Abril de 62 e logo pegou fogou. Em pouco tempo vendeu 500 Mil copias e fez o impossivel. Foi o primeiro e unico disco de "Jazz" a ser #1 na Lista Pop da Billboard.
A partir desse momento...todo mundo queria gravar Bossa Nova. Elvis gravou "Bossa Nova Baby", Eydie Gormé gravou "Blame it on the Bossa Nova" e dezenas de outros artistas fizeram o mesmo. A musica parecia caber direitinho no momento.
Artistas Brasileiros em especial João Gilberto e Tom Jobim praticamente ganharam uma loteria da noite pro dia. A imagem que a bossa nova passava do Brasil aos Gringos era uma de sofisticação e qualidade, o disco Jazz Samba por exemplo na sua coleção era tido como estampa de bom gosto.
Mas a febre da Musica Brasileira estava apenas começando. O saxofonista Stan Getz não ficou satisfeito apenas em fazer Jazz Samba. Ele queria continuar gravando Bossa Nova e de preferência com os homem mesmo...João Gilberto e Tom Jobim. Ainda em 62 ele gravou o disco "Big Band Bossa Nova" ainda sem muita mão Brasileira. Em 63 gravou "Jazz Samba Encore" dessa vez com o Brasileiro Luiz Bonfá.
Mas foi dois meses depois de gravar Jazz Samba Encore em 63 que Stan Getz gravou o que seria sua obra prima e que daria um outro enorme impulso para a musica Brasileira no Mundo: O Disco "Getz/Gilberto". O Disco tinha a direta participação do João Gilberto no Violão e vocais e do Tom Jobim no piano. Uma musica no disco viria a ser a segunda mais regravada musica de todos os tempos atras apenas de Yesterday dos Beatles: "The Girl from Ipanema" com a mulher e novata Astrud Gilberto cantando em Inglês. Se Bossa Nova já era grande na epoca essa musica fez da Bossa Nova uma mania. O Disco Getz/Gilberto ganhou Grammy de melhor disco do ano (unica vez para um disco de "Jazz" até recentemente), vendeu milhOes de copias e só não foi #1 na Billboard por causa dos Beatles (chegou a #2). Eu conheci esse disco em 92 quando trabalhava numa loja de discos e sempre foi meu favorito disco de "Jazz". Só agora estou indo mais fundo nos outros discos mencionados.
Confere ai Getz com a Astrud num programa de TV tocando o hit.
Mas talvez a cereja do bolo na Bossa Nova aconteceu em 1967 quando Frank Sinatra gravou um disco de igual pra igual com Tom Jobim. O Classico "Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim". Sinatra cantando e Jobim tocando. Todas as musicas no disco de autoria do Jobim.O disco foi um sucesso e foi nominado a Grammy de melhor disco do ano. Perdeu para Sgt. Peppers dos Beatles.
Esse clip abaixo mostra o quanto Sinatra respeitava Jobim. E ao ponto que a musica Brasileira chegou. Esse clip é "Anos 60 Cool" ao maximo.
Infelizmente a musica Brasileira hoje tomou outro rumo. Assim como o futebol. Infelizmente hoje eu acho que existe do proprio Brasileiro um certo desprezo por Bossa Nova, se não desprezo, um desinteresse. Talvez não seja "povão" suficiente. Sofisticado demais. Musica pra cocktail talvez acham.
O fato é que Bossa Nova teve impacto enorme no Brasil e fora. Na musica, no cinema, na moda. E continua tendo até hoje. Aos fãs do Rock...já notaram que as primeiras notas musicas, na primeira canção do primeiro disco do The Doors é o ritimo Bossa Nova. É...a abertura de 'Break on through' é nada menos que uma batida Bossa Nova.
Mas eu não moro ai no Brasil..vocês moram. Estou certo em pensar que esse tipo de musica hoje não tem o conhecimento/respeito que merece. O povo Brasileiro sabe o quanto essa musica exportou o Brasil ao mundo na decada de 60? Recomendo esses discos mencionados pra quem conseguir achar.
PS:
Vamo Inter. Ainda dá pra chegar a libertadores. Apesar dos pesares!
PPS:
Pra que quer se aprofundar mais no assunto aqui tem um novo documentario sobre a Invasão da Musica Brasileira nos EUA e Mundo. Fala sobre todos os assuntos mencionados acima.
http://vimeo.com/95835648
PPS:
-Jazz Samba Getz/Byrd (1962) na integra:
https://www.youtube.com/watch?v=kO1oB9fgpFc
-Big Band Bossa Nova Getz/McFarland (1962):
https://www.youtube.com/watch?v=_qDygpOQ66Y
-Jazz Samba Encore Getz/Bonfá (1963):
https://www.youtube.com/watch?v=XMtBLeg4Ip0
-GETZ/GILBERTO (1963) na integra:
https://www.youtube.com/watch?v=9KpIV57PSeo
- SINATRA/JOBIM (1967) na integra:
https://www.youtube.com/watch?v=v8wos17MICY