quinta-feira, fevereiro 28, 2013

CAXIAS?

Forlan comemora com estádio vazio ao fundo

Ano passado o COLORADO resolveu acelerar as obras de reforma do BEIRA-RIO,  nosso clube teria pedido para a AG alterar o cronograma das obras de reforma (estou preparando um post com todas as mentiras que a AG contou para nós desde o início da reforma).

Como consequência desta alteração do cronograma o BEIRA-RIO teve de ser fechado e tivemos de escolher um novo local para mandar nossos jogos. Aqui cabe lembrar que foi inicialmente informado que o estádio seria fechado até setembro, e agora já se fala que ficará fechado até dezembro, ou seja só reinaugura para jogos oficiais ano que vem.

Pois bem, com a velocidade tradicional de sua gestão o Presidente Luigi optou por mandar jogos em Caxias,eu achava melhor jogar em Novo Hamburgo ou Canoas (pela proximidade com Porto Alegre e pela quantidade de sócios e torcedores). A direção defendia o uso do centenário, falando do enorme número de sócios da região e da capacidade de mobilização da torcida na serra.

O greNAL teve míseros 10.023 pagantes, sendo que destes algo como 2.000 eram do rival, ou seja, pouco mais de 9 mil COLORADOS foram ver o clássico em Caxias. Só isso já é prova cabal do erro grotesco que foi escolher o centenário para mandar nossos jogos.

Além disso muitos poderão dizer que o adversário estava com reservas, que os ingressos eram muito caros, ou que o gauchão tem tido públicos medíocres (veja AQUI reportagem sobre média de público do GAUCHÃO), tudo isso pode ser levado em conta, mas não é desculpa suficiente para tamanho desinteresse pelo clássico.

Lembro que essa foi  ESTRÉIA DO INTER COMO MANDANTE no estádio Centenário, ou seja, nem mesmo o fato de ser estréia e de ser um clássico empolgou os torcedores da serra, tornando ainda mais claro o erro que foi ter escolhido Caxias para mandar nossos jogos durante todo o ano.

Houveram problemas, no clássico do domingo passado o check-in não informava coisas básicas como por exemplo em que portão entraria o sócio que tem cadeira e que portão entra o sócio que tem as chamadas "carteiras vermlhas", mesmo após meses planejando essa mudança para Caxias coisas simples não foram pensadas gerando transtorno.

Vejo em alguns portais de notícia que o INTER está fazendo parcerias com empresas de ônibus para facilitar a ida de torcedores a CAXIAS, e isso é uma bela iniciativa, mas sera insuficiente que o INTER não mover esforços para mobilizar COLORADOS da região.

Ao invés de promover jantares para promove os Consules o INTER deveria mandar seus principais dirigentes e jogadores convocar os torcedores em participações especiais nas rádios e jornais da região, isso sim pode ajudar.

Deve haver campanha específicas para os torcedores da serra, para que apoiem o INTER nesse ano, pois isso sim pode fazer a diferença. Se nada for feito e continuarmos mandando jogos em Caxias, qual será o público contra adversários do nível do criciúma, numa quarta, mes de julho, as 22 hs e frio de 2ºC?? Ou contra o nautico sábado chuvoso de agosto as 21 hs?? Isso me preocupa desde logo, pois basta ver o que aconteceu com Cruzeiro e Atlético-MG quando tiveram que jogar em Sete  Lagoas para ficar com medo.

Espero que a direção repense a decisão de jogar em Caxias, que venha mais para perto de Porto Alegre (em Canoas ou NovoHamburgo) ou que convença o Zequinha a trocar a grama sintética por grama natural, ainda da tempo, e algo precisa ser feito.

André Flores
@ojogodointer

ps.: em 05/07/80 João Paulo II rezou uma missa ao lado do estádio olímpico, em 30/07/80 o INTER empatou com o Nacional-URU, no Beira-Rio, na final da Libertadores em 06/08/80 perdemos a final para os Uruguaios. No mesmo ano Falcão foi vendido para o Roma.

Em 81 nosso rival venceu o brasileiro pela primeira vez, em 83 ganhou libertadores e mundial. Nos anos seguintes nosso único título expressivo foi a Copa do Brasil, enquanto o rival ganhou algumas Copa do Brasil, outro Brasileiro e outra Libertadores.

Em abril de 2005 morre João Paulo II, neste ano o INTER tem seu título roubado pelos jogos anulados. Entre 2006 e 2013, durante o Papado de Bento XVI o INTER vence 7 títulos internacionais (competições oficiais) ganha respeito  e admiração em todo o mundo.

Sei que tudo isso é coincidência, mas vi essa teoria do Papa em um filme chamado "ainda orangotangos", e quis compartilhar com vocês, ainda mais que hoje é o dia que Bento XVI se despede do seu Papado.






E agora Conmebol?

É bem simples. Quando 1 Colorado em 2005 entrou na justiça por causa do roubo escancarado do sr zveiter as ameaças contra o Inter vieram Não só da Cbf como tambem da Conmebol que ameaçou tirar o Inter da Libertadores 2006. O Inter teve que implorar ao torcedor que ele desistisse do processo. O torcedor acabou acatando.

E agora 6 torcedores do Corinthians fizeram o mesmo. 4 foram e entraram num jogo que era proíbido ter torcedor. O que que a conmenol vai fazer? Nem pergunto sobre a cbf porque obvio que a cbf não faria nada ao "timão".

O que mais que a entidade corinthians atraves de sua torcida pode fazer pra conmebol. Ja mataram um torcedor. Ja desobedeceram a multa. Vamos ver do que são feitos.

Ahhhh o futebol Brasileiro.





quarta-feira, fevereiro 27, 2013

30 Dias

Hoje passaram-se exatos 31 dias desde a tragédia em Santa Maria. O triste dia 27 de janeiro de 2013 foi a última noite de muitos jovens naquela festa e o primeiro dia de dor para seus amigos e familiares.

Nas casas que perderam um ou mais de seus habitantes tem-se no lugar daquelas vidas levadas embora tão cedo e de forma dura um silêncio ensurdecedor. O silêncio dos sorrisos e da voz que se emudeceram, dos planos que não saíram das idéias, enfim, todas as vidas que não foram construídas. O silêncio da ausência.

O Fabrício Capinejar escreveu muito bem quando disse: todos nós de alguma forma morremos um pouco naquela desesperadora madrugada, 27 de janeiro, na rua dos Andradas 1925 em Santa Maria. 

Quem nunca pensou que tudo poderia ser um sonho ruim, apenas um pesadelo? Que pai, mãe, irmão ou amor não desejou acordar e ver que tudo não passou de uma peça pregada pela imaginação?

Diz-se, e acredito, ser o tempo o melhor remédio para as dores da alma. Mas nenhum tem pó é capaz de apagar a cicatriz de uma alma que perde um ser querido de forma tão violenta. Ele apenas apasigua a dor para que a vida siga em frente. 


Bom seria que aquela noite ao invés dos jovens que perderam suas vidas a fumaça levasse embora todo o descaso e falta de comprometimento de quem deveria ser o primeiro a zelar pelo bom andamento das coisas para que todos pudessem sair de casa e voltar para seus lares são e salvos.







terça-feira, fevereiro 26, 2013

Passo pra trás

Em mais um momento "Como é que é?", estava assistindo o Globo Esporte quando anunciaram que em reunião de 19 clubes da Serie A, por um voto de 11x8 foi decidido que os Classico da ultima rodada do Campeonato Brasileiro será extinto.

Inacreditável!

Algo que foi uma ótima ideia 2 anos atrás de repente não é mais? Quais foram os 11 que votaram a favor da mudança? Parece que o pedido veio de clubes em cidades com mais de 2 clubes pois se achavam prejudicados por terem que jogar no mesmo dia com uns jogando em praças menores.

E pelo amor de Deus eu espero que o Inter tenha sido um dos 8 que votaram contra, pois o Inter foi diretamente prejudicado em 2009 quando o Grêmio e Corinthians (lembra 'Docê Derrota") entregaram discaradamente 2 partidas na reta final contra o Flamengo que acabou com o titulo e o Inter com o Vice. Em 2010 o esqueca foi repetido.

Será que estavam com saudades dos velhos dias de manipulação e por isso decidiram que voltariam pra trás? Será que os clubes acreditam que aprenderam a lição e agora são tudo confiáveis e por isso a volta do velho esquema?

Que baita passo pra trás e uma vergonha.Quero ver no fim do ano quando alguem não for campeão porque seu rival entregou seu jogo. O Futebol Brasileiro em geral está conseguindo aos poucos fazer as pessoas ficarem cada vez menos interessados com essa roubalheira.




segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Observações

  • O time cumpriu sua obrigação. Venceu, eliminou o rival e se credencia a vencer o primeiro turno, assim garantindo lugar na decisão do regional.
  • O Centenário teve um bom público, mas jamais irá lotar ou ter um grande público enquanto o preço do ingresso de arquibancada mais barato for R$ 70,00. É no mínimo uma demasia em relação ao produto que se oferta.
  • A tão propalada velocidade que Dunga pretendia implantar ainda não é uma realidade. A transição ofensiva ainda é lenta e em algum momentos a dificuldade em articular é clara.
  • Juan e Moledo podem formar uma ótima dupla de zaga, contanto que o primeiro consiga uma sequência de jogos e não volte a se lesionar com frequência.
  • O grupo é ainda muito carente de qualidade. Time que tem como reposição imediata Gilberto, João Paulo, Élton e Josimar não pode aspirar à título nacional. É necessário qualificar o grupo.
  • Damião precisa de um trabalho específico para recuperar a confiança. É nítido o mau momento. Ontem em dois contra-ataques 4 contra 2 ele acabou por simplesmente passar a bola para o único jogador marcado. Estes gols podem fazer falta em partidas mais equilibradas.
  • É salutar que os dois meias, Fred e D´Ale acompanhem os laterais adversários, mas recuar em demasia e a todo momento apenas atrai o adversário para o próprio campo e acaba com a articulação do time. É preferível compactar o time, adiantando os laterais. Dunga tem muito trabalho para frente.
  • Gabriel não tem empolgado, jogando um futebol burocrático, um simples feijão com arroz. Mesmo assim é incrível a melhora em relação ao antecessor. A "avenida Nei" no lado direito já não é mais um problema crônico.
  • Forlán melhorou em relação ao ano passado, e ainda tem potêncial para muito mais. Seus escanteios são sempre perigosos, o que há muito tempo não se via no Beira-Rio.
  • É obvio que todo jogo tem empurra-empurra na grande área que passa despercebido, mas é de uma infantilidade absurda empurrar um jogador em lance inócuo. Com uma imbecilidade dessas, o que era para ser um jogo tranquilo tornou-se complicado. Josimar foi extremamente burro, e se há um defeito que jogador tem que evitar é a estupidez. Puxão de orelha a vista.
  • Perguntar não ofende: será que Rafael Moura e Caio jogam ainda antes do segundo semestre? E será que serão capazes de uma boa atuação ainda este ano?
Sds coloradas
@Davi_Inter_BV



domingo, fevereiro 24, 2013

0.67%

Se você assistiu a vitória Colorada hoje você acaba de assistir 0.67%, um pouco menos de 1%, de todas as vitórias do Inter na história contra o Grêmio.

Pensa bem, foram históricamente desde mais de 100 anos atras, 149 vitórias do Inter. Bem mais que o Grêmio com 125, mas mesmo assim é um numero relativamente pequeno (Até os Empates (122) estão prestes a ganhar do Grêmio).Uma pessoa com boa memória ou conhecimento da história poderia até descrever os 149 jogos...não é um numero astronômico (quantas você conseguiria descrever?).

São apenas 149 dias. 149 momentos de extrema felicidade que só nós Colorados conhecemos. Hoje com essa simples vitória contra o rival, vai mais uma fatia (exatos 0.67%) de alegria nesse bolo de Vitórias. Eu acredito que eu devo ter presenciado cerca 10 vitórias em pessoa (6.7% de todo uma história). Não duvido que muitos lendo isso devem ter presenciado en loco talvez 25%-40% de todas essas vitórias. Se tu for bem velhinho e guerreiro, quem sabe 70%? Qual o seu numero?

Só escrevo sobre isso pra lembrar que cada vitória em GreNal é muito precioso, independente da disputa. 





sábado, fevereiro 23, 2013

INTER x Grêmio

POS-JOGO

Mais uma vitória no histórico do GreNal. É o que mais importa. A diferença deve tá em 24 ou 25 vitorias agora. No campo, uma vitoria apertada demais contra os reservas do Grêmio. A segunda vitoria em Grenal, contra reservas por 2 a 1. Vitória é vitória mas isso não empolga para o Brasileirão quando a competição será bem mais complicado.

Inter 2 x 1 Grêmio
Forlan (penalti nele mesmo) Forlan passa Damião na produção ofensiva e é lider com 9.
Rodrigo Moledo (Forlan de escanteio) Moledo faz seus primeiros 2 pontos pelo gol.

PRÉ-JOGO 

O Fim de semana começou pra mim com uma certa empolgação de ver um GreNal, valido pelas Quartas de Final da primeira fase do Gauchão. Depois de vários jogos contra times do Interior eu quero ver o Dunga e seu time testado, finalmente.

Mas aí me veio aquela pergunta que infelizmente parece ser mais e mais comum no futebol durante a primeira metade do ano "Vão de reservas?". Inclusive em clássicos. Me parece que nos últimos tempos metade dos GreNais tem reservas ou time misto de no minimo um dos times. Foi assim no primeiro GreNal do ano e o Grêmio cogita essa possibilidade para o GreNal de amanhã. Mais um sinal do pessimo e mal organizado calendário do futebol Brasileiro.  

É pedir demais querer um GreNal de verdade? Sem desculpas? Sem reservas? Espero que o Grêmio só esteja fazendo mistério pois quero ver além de um GreNal de verdade, quero ver o time de Dunga enfrentar um adversário de verdade.

Se for jogo de titulares, vamos finalmente ter uma prévia de como será o resto de nosso ano. Mentiria se não falasse que estou preocupado com nosso time. Acho que as mudanças foram poucas e insuficientes. Saiu Guina, saiu Nei...entrou Willians e Gabriel...o resto do time titular é o mesmo de 2012. Com claro um técnico diferente.

Torço para que o Grêmio entre com os titulares pois precisamos testar logo nosso time.

PS:

4 dias depois da guerra do Iraq começar teve a cerimonia do Oscar 2003 em Los Angeles. 1 and e meio depois de 11 de 9. Quando apresentado o Oscar pra melhor documentario "Bowling For Columbine", Michael Moore foi ao palco e teve a coragem de criticar um Presidente na primeira semana de uma guerra (pra vocês ai no Brasil que não estão acostumados com Guerra, não é bem visto criticar o líder da nação em tempos de Guerra).

Moore foi vaiado pela maioria dos artistas que estavam ali. Logo a musiquinha do Oscar começou a tocar pra abafar suas palavras. Pessoas pelo País inteiro ficaram revoltados com ele. Até eu admito que na epoca achei que ele passou dos limites (minha opinião mudaria em questão de dias). E olha que atores costumam ser anti-guerra. Hoje se alguem desse esse discurso seria aplaudido de pé. Mas 10 anos atras, no inicio da Guerra, só mesmo uma cara com uma visão do Moore pra falar aquilo e saber que estava certo. Não foi a primeira vez. A maioria dos seus filmes anteciparam crises e problemas bem antes do assunto virar polemica.

Bom, assista o discurso do Michael Moore no Oscar 2003. As pessoas que vaiaram ele lá naquele dia hoje devem ter vergonha. Um que da pra vê que aplaude é o diretor Martin Scorsese.

   




sexta-feira, fevereiro 22, 2013

HOMICÍDIO

Jovem de 14 assassinado por torcedores do corinthians

O futebol sulamericano parece consternado com a morte de um torcedor boliviano assassinado por torcedores corintianos que atiraram um projétil (sinalizador naval) a esmo contra os torcedores do São José de Oruro. O Técnico Tite, sempre muito afeito a gestos dramáticos disse que trocaria o título mundial pela possibilidade de impedir a perda daquela vida. (lei mais AQUI e AQUI)

Vejo que a CONMEBOL decidiu punir o corinthians preventivamente, que não terá torcedores em nenhuma partida, até mesmo como mandante (veja AQUI).O Presidente do time paulista deu uma desastrada entrevista hoje a tarde, disse que o assassinato foi uma fatalidade, tentando eximir seu clube e torcida de qualquer responsabilidade pelo homicídio do jovem boliviano.

Infelizmente esse tipo de postura não é novidade, ainda mais aqui no Rio Grande do Sul, onde marginais contam com o apoio do dirigentes e complacência das autoridades, que por sua falta de atitude passam o recado de que a impunidade impera nos estádios de futebol.

Há pouco mais de 10 anos, um torcedor do INTER chamado Anderson Liv foi assassinado dentro do Alfredo Jaconi, vitimado por uma bomba jogada por um torcedor do Juventude. Passado 10 anos nenhum torcedor foi julgado, o Jaconi não ficou um dia sequer interditado por causa dessa morte (lembre o caso lendo AQUI).

Bombeiros sendo apedrjados enquanto tentam combater o fogo

Quem de nós não lembra do ex-presidente Odone e outros dirigentes do gfpa defendendo "os meninos da geral" por terem ateado fogo em banheiros químicos do Beira-Rio. Aquela ação criminosa não teve até hoje qualquer torcedor julgado pelo judiciário. Nenhum promotor criminal conseguiu condenar um torcedor sequer e segue até hoje a impunidade dos criminosos que destruiriam o patrimônio do INTER, apedrejaram bombeiros que tentavam apagar o fogo entre outros crimes.


Recentemente no último greNAL do Brasileirão de 2012 um torcedor do gfpa jogou (das socias, portanto sócio do time da azenha) uma bomba, issso mesmo uma bomba foi jogada das sociais e foi a causa da hospitalização imediata de um membro da comissão técnica do INTER.

Nosso funcionário Flávio Soares teve perda parcial da audição, saiu do estádio de ambulância, e o torcedor foi identificado  ainda na partida. Tanto o Promotor quanto o Juiz no JECRIM ententederam que a melhor punição eram míseros R$ 300,00.

Segundo a ótica do Ministério Público e do Judiciário esse torcedor pode continuar frquentanto estádio (note que ele não foi punido com afastamento do estádio) não teve seu nome revelado e a imprensa deixou por isso mesmo, afinal mexer nisso poderia gerar uma dura punição ao gfpa.

Casos como estes, poderia citar muitos outros que restaram impunes, mostram que clubes e principalmente as autoridades (Polícia, Ministério Público e Judiciário) por sua falta de ação passam a sensação de impunidade e como qualquer um sabe a impunidade é o combustível dos marginais.

Não precisamos de novas leis para punir culpados e evitar tragédias, precisamos que as autoridades comecem a agir e façam  valer as leis existentes, pois como disse certa feita Cesare Beccaria "Não é a dureza da pena que evita o crime, e sim a certeza da punição"

André Flores
@ojogodointer




quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Futebol não é Guerra

Cada dia que passa e eu fico mais convencido que o Ser Humano, supostamente o ser mais inteligente da Terra, mesmo tendo um enorme cerebro que já consegiu atingir muitas coisas como ir a Lua, curar doenças, transmitir imagens pra todos os cantos do mundo em segundos, continua sendo em boa parte um animal burro e ignorante.

Não faz 1 Mês vimos um idiota usar fogos dentro de uma boate causando a morte de 238 pessoas e agora outros marginais decidiram jogar um sinalizador em meio a torcida e causa a morte de um menino de 14 anos. Esses caras tem que ter merda na cabeça e não digo isso por serem Corinthianos. Todas as torcidas tem esses imbecis que acham que um estádio de futebol é um palco de guerra. Esses merdas não sabem o que é guerra. Tão assistindo uma partida de futebol...homens ricos correndo atras de uma bola... e eles na arquibancada se achando guerreiros.

Como sempre só agora que alguem morreu é que vão pensar em banir de vez sinalizadores nos estádios. Tomara que esses torcedores que causaram a morte do menino não consigam sair da Bolivia....tem que apodrecer numa cela Boliviana pra pensar na merda que fizeram. Agora só resta ver se a justiça Boliviana é seria ou se é uma píada como a justiça Brasileira. E o Corinthians deveria ser eliminado da competição, afinal o clube é responsável pelas ações de seus torcedores dentro de estádios. A morte de uma pessoa não é pouca coisa. Não é coisa de perder mando de campo por uma ou duas partidas. A multa tem que ser muito maior. Só assim para os clubes aprenderem que eles os clubes é que tem que acabar com esse negocio de fogos e guerra em estádio. Os clubes nesses casos são tão responsáveis quanto os donos da boate em Santa Maria pois basicamente estão fazendo o mesmo papel.

PS: E acho incrivel alguns blogs de jornalistas do centro do País (Birner e Paulinho no minimo) analisando o jogo do Corinthians e apenas mencionando de leve a morte do guri. O que aconteceu dentro de campo interessa?




quarta-feira, fevereiro 20, 2013

TacticalPad

Crianças grandes e seus brinquedos novos acabam aprontando alguma coisa. Sempre! No meu caso mais recente tentei montar com um brinquedinho novo (aplicativo TacticalPad para iOS) uma idéia de porque paramos de ver defeitos táticos do time e passamos a ver claramente quem serve ou não. Nem falamos em mal trabalho do treinador. Desde que comecei a acompanhar o BV não tinha visto isso ainda. Não cheguei a nenhuma grande conclusão, fora o que vou mostrar abaixo. Apenas que o time é melhor montado e vem sendo preparado. A qualidade de como é executado em campo já é outra conversa.

Nenhuma saudade dos tempos de raiva com os inaptos e enganadores da profissão que passaram pelo INTER. Só algum nome que pipoque no cérebro já provoca desconforto. É bom ter o time conduzido dentro de campo, a comissão técnica, por profissionais, gente que sabe o que está fazendo. Mesmo que cometam erros é fazendo seu trabalho com a idéia de chegar a um patamar de alto despenho e eficiência. Sem essa de desculpinhas esfarrapadas e o mesmo papo furado de sempre. So três palavras: trabalho, comprometimento e resultado.

Na imagem pode-se ver o time montado em linhas gerais num movimento de transição da defesa para o ataque. A defesa e o ataque são postados em dois blocos (como um falso 4-4-2). Todo o jogo atuam assim, com o DUNGA berrando pra boleirada acertar posicionamento. O toque a mais é feito pela liberdade na articulação entre os blocos e na centralização das jogadas agudas no DAMIGOOOL (a lá 4-2-3-1). Trazendo o Damião para atuar na zona do campo que o consagrou: entre a intermediária e a pequena área adversária, lugar esse de onde saíram a maioria de seus gols e melhores jogadas. Centro-avante clássico.

Pra cima deles!!!




terça-feira, fevereiro 19, 2013

Obras


 Cada vez mais vai se tomando forma o novo Beira Rio, nessas fotos do Fabio Schmitz postado no FB do grupo GPS se vê que as coisas estão avançando. Um detalhe interessante é que a base da antiga cobertura continuará ali. Ele servirá de base para os novos skyboxes como se vê nessa imagem. Até as paredes dos skybox já tem base. Otimo uso de algo que já está ali.

Tambem notei que no lado da Social teremos mais saídas do que no lado da Padre Cacique. Dá pra se vê tambem o estacionamento tomando forma na foto superior. Vai ser interessante ver as obras avançarem.

E pra comparar como era. Olha a diferença no numero de saída na inferior em um lado. Era 3 comparado com umas 10 agora.

PS: Recebi agora essa foto do colorado Eduardo Hoffman que pelo jeito acaba de sobrevoar o Beira Rio etirou  foto com o celular.




segunda-feira, fevereiro 18, 2013

QUE VENHA O RIVAL!



Ontem fui ao primeiro jogo do INTER no ano de 2013, ainda não tinha tido a oportunidade de ver o nosso COLORADO in loco. Sob um sol escaldante me dirigi até a ULBRA para ver um time misto e confesso que não gostei do que vi.

Sei que o time estava desfalcado, que titulares importantes não puderam jogar, mas mesmo assim tinhamos obrigação de vencer. Todos os reservas do INTER tem obrigação de jogar mais que os titulares do Cruzeirinho,não apenas pelo salário, estrutura e condição esportiva que cada equipe desfruta, mas pela própria exigência esportiva.

Sai do estádio com a impressão de que nosso INTER tem um bom time titular mas tem um grupo capenga, com reservas muito abaixo dos titulares. O resultado de tudo isso é que o INTER apenas empatou e agora, já no próximo domingo, tem um greNAL.

Será  o primeiro grande desafio da era Dunga, um clássico valendo de verdade,  e nessa hora que nossos melhores jogadores (principalmente o D´Ale) cresce, é nisto que eu confio, com força máxima o COLORADO vá para cima e vença, jogando como deve jogar um time campeão.

Como houverem poucos bons lances, fiz o vídeo apenas com comentários, e obtive a ajuda da musa do INTER Jéssica Amaral, e de uma das líderes da Força Feminina Colorada a simpática Andria, mostrando que a mulherada, além de acompanhar o nosso COLORADO entende muito de futebol, espero que gostem.

André Flores
@ojogodointer





domingo, fevereiro 17, 2013

Inter x Cruzeiro-RS

POS-JOGO 

SO vi os lances do jogo agora, 2 coisas:

1- Mais uma assistencia do Fabricio, Kleber Who?
2- Mais um gol tomado de bola parada (e no fim do jogo). Os caras nem os tecnicos aprendem que tem que puxar a linha de jogadores mais pra fora da area nessas faltas. Os otarios ficam na entrada da area e os atacantes do outro time começam a invadir a area e a zaga vai atras mesmo antes da bola ser batida. Ja escrvi sobre isso uma vez. É muita vagabundagem no futebol pra deixar isso acontecer e nunca mudar a estrategia.

Inter 1 x 1 Cruzeiro-RS
Damião (Fabricio)

Pre-Jogo 

Mais uma partida valida pelo Gauchao. Comentem.

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Sai pra lá, azedume!

Continuarei indo na contramão da "síndrome de Afonso" da qual falei semana passada. Sim, eu também penso que estaduais são perniciosos para os times da primeira divisão, que se expõem a riscos significativos sobre seu investimento, sem que o retorno (com premiação, receita de público, transmissão ou publicidade) seja equivalente. MAS, não adianta bater a cabeça contra a parede ou, no caso, contra essa realidade atual que se apresenta não como uma parede, mas como uma verdadeira montanha. Estaduais são e continuarão a ser uma realidade por muitos e muitos anos, ponto final.

Diante disso, me volto para os aspectos positivos desses quase cinco meses de estadual: a possibilidade de preparar fisicamente, entrosar e testar bem o elenco. Dunga et al tem feito isso à perfeição. Vimos no último jogo como o preparo físico melhorou enormemente. Além disso, mesmo não sendo possível jogar futebol de verdade, vencemos por dois a zero contra o Caxias que, dos times do estadual, é um dos mais fortes. Garantimos a classificação antecipada e agora podemos ser ainda mais cuidadosos com o elenco, o que espero que ocorra. Os jogadores tem que seguir jogando, mas acredito que a estratégia de duas partidas jogadas seguidas de uma rodada de descanso (para os titulares) está de muito bom tamanho.

Aliás, isso é algo que eu defendo há muito tempo. É preciso que todos joguem (titulares e reservas). Algumas vezes pode ser feito um mistão, mas o rodízio é fundamental para que os caras aguentem a temporada inteira. Os caras no futebol europeu não costumam jogar duas vezes por semana, como aqui. Ocorre, claro, mas não sempre. E quando ocorre eles em geral recorrem aos reservas, ao rodízio. Portanto, estou muito satisfeito com o trabalho até aqui e torço para que continue assim. É muito bom ver Dale jogando bem, feliz e correndo o jogo todo. Tenho certeza que o Damião recupera a forma e ainda quero crer que o RMoura vai corresponder bem.

Eu acredito no trabalho bem feito e que é possível tirar de jogadores medianos e comuns muito mais do que se espera. Quanto aos craques, então, nem se fala.

Basta trabalhar direito.



Reformas

Aos poucos o Beira Rio novo vai tomando forma. A inferior está quase completo. Já dá pra perceber que a distância ao gramado é bem menor do que antes. Só espero que o Inter tenha aprendido com os erros do Grêmio. Só inaugura, se possível, quando estiver todo pronto, não só na arquibancada mas por dentro do estádio e ao redor tambem.


O novo gramado promete. Mas uma coisa que sempre faltou no Beira Rio era illuminação de primeira. Acho que esse problema será resolvido pelas demandas da Fifa.





quinta-feira, fevereiro 14, 2013

WaterGate

POS-EDIT:
O Grêmio perdeu para um time desconhecido que usa um escudo copiado do time da NFL o Pittsburg Steelers. Aparentemente as duas cidades são produtores de ferro e o Huachipato realmente pegou emprestado o escudo. Hoje tava sentido que ia dar um sindrome Mazembe onde todo mundo despreza o adversário por não reconhecer o nome. Mas nada melhor se o Grêmio não sair de fase. Otimo.



2 acontecimentos mundiais ontem envolvendo agua. Primeiro a do Ronaldinho Gaúcho e o Galo na Libertadores contra o San Pablo. Jogadinha ensaiada possivelmente? Se não foi deveria ter sido porque foi genial e o San Pablito, experiente como quase ninguem na Liberta caiu direitinho.



Já em outra parte do Mundo o Obama fazia seu discurso anual em frente ao congresso no State of The Union. Obama falou por 1 hora sem parar...sem tomar um golezinho de agua. Nada demais até para um politico experiente. Mas depois do discurso do Presidente como de custume a oposição, nesse caso o Partido Republicano, tem direito a resposta. A resposta não é diante do congresso mas é transmitida ao vivo para o País inteiro. Normalmente eles colocam alguem "com futuro" no partido para fazer a resposta, mas ultimamente isso tem dado errado. Os Republicanos mais conhecidos como o Partido do "Homem Branco" está começando a tentar diversificar um pouco pra tentar ganhar votos de mulheres, minorias, negros, latinos etc. Uns anos atras usaram o Governador de um estado do Sul um Americano de origem da India, Bobby Gindal. Foi um desastre. O cara parecia nervoso, estranho até.

Aí dois ano atras, no auge do Tea Party (sub partido radical dos Republicanos) usaram uma mulher a Michelle Backmann, uma mulher da extrema direita (que no Brasil de tão extremo duvido que exista) conhecida por falar coisas irracionais ela tambem passou vergonha por estranhamente fazer o discurso enquanto olhavameio  pro lado o tempo todo. A midia e comediantes não perdoaram.

E aí ontem tivemos o Americano de familia de origem Cubana o Marco Rubio.

Não sei se é só aqui nos EUA, mas aqui não se passa 1 semana, as vezes não se passa 1 dia sem ter algum politico falando algo incrivelmente ridiculo que tu fica pensando "como que esse cara veio a ser Senador?" ou até Presidente no caso do #43 Bush que vivia falando merda. Talvez seja a cobertura extensiva de politicos aqui e o fato que vivem falando com a imprensa. Não sei se no Brasil eles tem a chance de se expor tanto quanto aqui. Ano passado durante as eleições um representante Republicano do congresso em entrevista tentando defender a visão de Republicanos de que Aborto não deveria ser permitido nem em caso de estupro falou a seguinte perola: "Mulheres quando estupradas tem um certo dispositivo no corpo pra não permitir gravidez". Como que alguem consegue ser representante no Congresso pensando uma coisa dessas. Esse infeliz pior ainda era representante na Commissão de Ciências do Congresso!!  Em Novembro depois desse fiasco, ele perdeu a reeleição ao congresso. Tomara que seja esquecido pra sempre.

Dias depois outro Republicano no Congresso inventou de dar seu pitaco sobre Mulheres, Estupro e Abortos num debate para as eleições de Novembro. Quando perguntado ele falou que "Até em caso de estupro eu acredito que a criança é um presente de Deus...mesmo sendo uma má situação Deus queria que isso acontecesse". Mais um estereotipico Republicano que parece estar vivendo nos anos 50 mostra sua ignorância. Outros republicanos começaram a implorar para que parassem de dar opiniões sobre esses assuntos. Esse cara tambem perdeu sua reeleição.

O que nos traz de volta a ontem e a resposta de Marco Rubio ao Obama. Rubio é um cara jovem, 41 anos, bastante conhecido na Florida seu Estado. Muitos dizendo que ele é o futuro dos Republicanos. Sendo de origem Latino, melhor ainda na mente do Partido, ele pode ser o que eles precisam pra ganhar votos de latinos já que todas as minorias já abandonaram esse partido. Até já cogitaram Rubio para Candidato a Prêsidência em 2016. Muita pressão no cara.

Ele não falou nenhuma loucura como esses outros cara, alem das costumeiras distorções do que o Obama falou e quer, até aí tudo bem. Mas temos que lembrar que essa missão de dar discurso resposta ao Presidente tem dado muito azar nos últmos anos.

Eu assistia ao vivo a resposta de Rubio. Eu já irritado com o que ele falava começei a notar que ele ficava tocando seu rosto. Depois começava a tocar sua boca. Ele parecia estar com Cotton Mouth (boca de algodão?). Boca seca. Estava suando e a lingua grudando nos labios. Dava pra perceber que cada minuto que passava piorava. Chegeui a pensar "Po toma um gole d'agua". Mas ai pensei, "Como? Ele tá no meio de um discurso ao vivo, não dá pra interromper...vai ficar obvio". Assim que pensei isso lá vai Rubio em meio ao discurso tentar pegar uma garrafa de agua pra beber. Ao mesmo tempo ele não queria tirar os olhos da tela....ri demais! Ninguem perdoou, nem no twitter, nem nos talks show. A melhor parodia foi essa feita no programa do Stephen Colbert (que nesse programa faz o o papel com ironia de um jornalista da direita). No video ele mostra o que aconteceu e ai leva alem....muito bom! hahahaha.








quarta-feira, fevereiro 13, 2013

A Solução Para Nosso Povo...

Passa ano, sai ano... troca administração... morrem e nascem novos torcedores e o problema, todo santo ano, continua sendo o mesmo: calendário.

Por exemplo, antes da era dos pontos corridos a maior atração de cada campeonato brasileiro era a fórmula de disputa.

Até quando teremos de aguentar campeonatos medíocres, desculpas esfarrapadas e mentiras descaradas para ter campeonatos longos, cansativos e com baixa qualidade.

Os dirigentes das confederações parecem querer repetir com os campeonatos regionais a história do Rock Balboa e descobrir algum grande campeão no meio da várzea? Não, acho que a maior motivação são os "cruzero" que pingam todo ano na conta das confederações estaduais para realizar campeonatos com a fina flor do esporte bretão.

Chega a ser ridículo imaginar algum "alienígena" olhar a escalação dos dois times, quanto custa cada um, o que pode ser dedicado exclusivamente ao esporte de ALTO rendimento e dizer: querem que eles compitam em pé de igualdade e ainda que o menor tenha chances de ser campeão.

Esse extra-terrestre diria: enquanto um joga pra não se machucar e outro joga a partida da vida? Amadores!

Enquanto não houver investimento em outros esportes como alternativa de entretenimento (basquete, volei, Tênis, etc.) e profissionalização em todos os níveis, sem dar chance mais para profissionais engana-bobo. Teremos que nos contentar com o suco e o bagaço no mesmo copo... E isso tem sido tão amargo esse tempo todo.



Ultima Tentativa

Depois de 7 anos no BV e muito trabalho e milhares de horas perdidas aqui estou chegando ao ponto de que não vale a pena mais perder meu tempo. Se já não bastasse o tempo que tenho que dedicar para manter o Blog, ficar me encomodando com "comentaristas" não é como quero passar meu tempo. Por 7 anos abri esse espaço para debatermos tudo sobre o Inter. Um espaço democratico, onde já convidei algumas dezenas de pessoas a contribuitr semanalmente. Sempre sem moderação, só sempre pedindo que todo mundo se respeitasse.

Isso funcionou quase em totalidade por varios anos, com apenas alguns pequenos incidentes no passado. Mas cada vez mais o ambiente está poluído (não com os Colunistas mas com os Comentaristas) e agressivo na parte de comentarios do Blog. Com isso para que o BV continue a existir ao ponto que eu tenha paciência para mantê-lo as coisas vão ter que mudar. Ou eu mudo algumas coisas no Blog ou fecho ele, porque do jeito que tá eu não aturo mais.

Primeiramente 90% das pessoas que passam por aqui nem comentam então isso não vai afetar essas pessoas. Mas a partir de agora os comentarios serão moderados. Qualquer ofensa a qualquer pessoa não será publicado. Simples assim. Nada dificil de entender. Os debtaes vão ser com respeito seja sobre o Inter ou qualquer outro topico que esteja rolando. Mas a brincadeira chegou ao ponto que tudo é piada e insulto e depois de 7 anos não posso tolerar mais isso. Acabou. O Blog Vermelho não é CHAT. Se qyerem Chat vão pro MSN ou Skype ou Facebook. Vou tentar adicionar uns moderadores para que eles possam aprovar comentários, para que os comentários possam ir ao ar o mais rapido possivel. Se alguem quizer se candidatar me avisa. Infelizmente só fazendo isso para eu conseguir seguir o 'trabalho' aqui.

PS: O Disqus tem algo chamado de "list branca" onde usuarios podem ser colocados nessa lista e assim não vão ser moderados, seus comentários entram direto, vou com tempo incluindo nessa lista usuarios que sabem respeitar outros. E que fique claro, isso não significa que você não possa discordar com opiniões escritas aqui...podem sim. Só que você tem que apresentar suas respostas/comentários com respeito. Só isso.



Caxias x Inter

Mais uma rodada das muitas no Campeonato "Faz de conta que alguem alem da Dupla tem chances de ser campeão"  ou como eu gosto de chama-lo de Campeonato "Desgasta e Desfalca meu time para o Brasileirão".

Todos esses jogos são insignificantes (especialmente se vencermos) até começarmos a jogar contra adversários de qualidade. Vitória significa nada. Empate e derrota só mostra fragilidade. E o cara do PFC abre com "Temos uma partidaça hoje!". Hahaha fala sério.

Desculpem mas essa é a verdade. O calendário do futebol Brasileiro é uma píada de mau gosto. Simplesmente, o Brasil não aprendeu ainda a organizar espetaculo.

PS: E pra quem fala que "O Interior quer ver a dupla por isso Gaúchão é importante" pergunto, porque que o estadio em Caxias tá metade vazio?

PPS: Jogadores alinhados a 5 minutos esperando Hino tocar. E nada. Nem isso conseguem fazer direito e estamos no ano 2013. 13 anos depois de carros voadores!

PPPS: E que Gramado.

PPPPS: Não sei se podiamos ter um melhor exemplo de jogo de porque Gaúchão já está ultrapassado com seus campos varzeanos e adversarios semi-amadores.





terça-feira, fevereiro 12, 2013

Regional de Merda

A simples verdade é que estou sem ânimo algum pra escrever sobre o Inter. Mal tenho vontade de assistir os jogos. Assisti só metade das duas últimas partidas.

O Calendário ridiculo mais os 2 ultimos anos de futebol mediocre do nosso time simplemente acabou com meu ânimo de sentar em frente a uma TV ou computador pra assistir nosso time. Jogo apos jogo é tudo a mesma coisa (acho que nem preciso explicar o que isso significa). Ganhar de 3 do Pelotas, pouco importa.

Estou basicamente esperando para ao menos tentar me animar com o Brasileirão, quando nosso time jogará com adversários de ao menos um nivel superior ao Regional. Sinceramente esse Gaúchão não dá mais. Eu to cagando e andando pra vê esssas peladas contra Pelotas ou Novo Hamburgo ou Zequinha. É um absurdo.

Ainda mais que ano ápos ano o Inter se submete a esse campeonato varzeano e perde metade do ano (a metade mais importante!) nessa disputa. Até chegar o fim dele contamos com uma lista longa de lesionados. Foi assim ano passado quando Dale (só pra mencionar a estrela do time) se lesionou no Gaúchão e basicamente perdeu o ano. Esse ano está sendo assim novamente, Datolo se machucou, agora Willians se machucou e pode ter certeza que teremos outros.

Chega Maio quando o Brasileirão começa e o time está desgastado e desfalcado. Tudo porque disputamos um campeonato ridiculo para que clubes ridiculos consigam sobreviver com suas vidas ridiculas de clubecos do interior. Quem é o imbecil que faz nossos clubes disputar campeonato estadual até o quinto mês do ano?! E ainda tem aquele outro aspecto quem nem mencionei de muitos (coitados torcedores) ficarem se animando com algumas raras performances boas no regional achando que "agora vai". Aí chega Maio e não conseguimos ganhar de Atletico Goianense ou Sport em casa. Sério, vitórias no Regional não me dizem nada, é dever deles bater nesses clubinhos.

Talvez eu esteja acustumados a NBAs, NFLs, MLBs onde campeonatos são superorganizados, onde times disputam só uma taça por ano, onde não existe essa de jogador contra clube amador. Onde Clubeco e clube grande não mistura. Onde o cara não tem que torcer pra ser eliminado de um campeonato (como na Copa do Brasil) pra poder jogar em outro (como na Sulamericana).

Essa é a verdade. Como vou me animar com isso quando futebol mesmo sem libertadores começa apenas em Maio? Escrever o que mais sobre isso? Sim os jornais vão continuar escrevendo sobre Gauchão, as noticias do dia, a radio vai continuar debatendo, os blogs profissionais vão continuar postando...mas eles tem que fazer isso pra receber um chequezinho todo mês. Essa é a motivação deles. Pra eles Gaúchão é bom, gera emprego. Mas eu não preciso mentir como eles. Esse regionais são uma bosta! Futebol mesmo, começando só em Maio é uma bosta maior ainda. Estamos em 2012 e o Brasileiro ainda não aprendeu a organizar aquilo pelo qual ele é mais conhecido: O futebol.

Soma-se a tudo isso a corrupção, a falta de transparência, os overpaid boleiros e o sistema está conseguindo me derrotar.





segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Espera e holofote

Em compasso de espera.

Assim estamos.

Sem poder tirar maiores conclusões - muito menos definitivas - acerca da melhora do time porque sabe-se que o gauchão não é parâmetro.

Sem rivais de melhor qualidade a curto prazo, porque o coirmão está com a cabeça na competição continental, e porque a Copa do Brasil tornou-se uma competição enfadonha, onde a competição só começa realmente nas quartas de final.

E assim vamos vendo o time cumprir sua obrigação no campeonato regional…

Esperando que a repetição mecanize a forma e o estilo de o time jogar, que o preparo físico continue a ser melhorado – para compensar o deficit físico de 2012 – e que o histórico de lesões decorrentes nos jogadores fique no passado.

Vale ressaltar que esta condição é um reflexo único de nosso péssimo ano passado. Não há ninguém a culpar senão nós mesmos.

Só nos resta aproveitar essa longa pré-temporada para dar padrão de jogo ao time, definir titulares, fazer avaliações definitivas do plantel, e é claro, ainda há dispensas e contratações a serem feitas.

Por fim, no campo das contratações, por mais que nos seja doído, tivemos um excepcional exemplo de competência por parte do coirmão.

Através de seu novo diretor de futebol, Rui Costa - por muitos considerado um noviço sem experiência - tivemos esta semana uma demonstração do que eu ao menos espero de alguém responsável pelo setor mais importante de um clube de futebol…

Eficiência, eficácia e competência. Sem alarde, sem demagogia e politicagem, simplesmente na surdina e longe dos holofotes, em uma semana contratou Barcos e André Santos, jogadores de altíssima qualidade, ao nível de seleção.

Somado a isso, trouxe os promissores Adriano e Wellinton, e não podemos esquecer de Vargas, Cris e a dispensa de nabas como André Lima, Marquinhos, Marco Antônio entre outros.

O que realmente me impressiona, repito, foi a forma como os negócios foram conduzidos.

Negociações rápidas, envolvendo jogadores de qualidade, mas principalmente, feitas de maneira eficiente e discreta.

Enfim, pouca conversa e muita ação. Exatamente o contrário de Luciano Davi e outros exemplos recentes.

Por fim, a ausência de nosso clube dos holofotes, da lista dos favoritos e dos grandes elencos, pode ser muito benéfica, como a própria história recente do clube nos demonstra.

Ainda não sabemos lidar com a expectativa de favoritismo, mas quem sabe assim, com muito trabalho, e pouca propaganda, podemos voltar ao cenário de conquistas nacionais, haja visto que provavelmente não disputaremos a Sulamericana este ano.

Que a espera valha a pena.


Entrevista



Como já tinha escrito aqui semana passada, eu acabo de terminar de ler o (Ótimo) livro, Killer Show, lançado em Setembro de 2012 sobre o incêndio de Rhode Island nos EUA em 2003, que vai completar 10 anos agora dia 20. 100 pessoas morreram quando a banda Great White inventou de usar fogos no seu show num barzinho relativamente pequeno.

Entrei em contato com o autor do livro, John Barrylick, que alem de contar essa história muito bem no livro, tambem foi um dos advogados encarregados em ajudar as vitimas a receber indenizações dos culpados (Leia esse post meu pra entender melhor quem eram os culpados). 

Barrylick concordou em responder algumas perguntas para o BV. Segue a minhas perguntas com a resposta dele em Inglês e minha tradução. Barrylick é advogado desde 1977 (e se criou em New Jersey mesmo estado do Blog Vermelho) e começou a receber ligações de vitimas e suas familias alguns dias depois do incêndio. A partir dali ele conta que começou seu envolvimento de 7 anos no caso mais complexo de sua carreira.

1-  BV- Lendo seu livro vi muitas semelhanças entre o caso Rhode Island e Santa Maria. Cada boate tinha 2 donos, uma banda com fogos, espuma inflamável, seguranças complicando a saída das boates, irregularidades, fogo e fumaça que espalhou rapidamente etc etc etc. Imagino que o mercado Brasileiro talvez tenha interesse em ler seu livro. Vai haver uma versão em Portugues?

A: There are preliminary discussions with my publisher, University Press of New England, to partner with a Brazilian publisher for a Portuguese version of KILLER SHOW.  I personally would love to share the very similar story of the Station Nightclub Fire with a Brazilian audience.

 / Há conversas preliminares para isso acontecer. Eu gostaria muito de compartilhar a história bastante semelhante do Station Nightclub com o publico Brasileiro.

2- BV- Como você ficou sabendo sobre o Incêndio em Santa Maria?

A: I first heard about the Santa Maria fire by a phone message from a friend who tends to rise very early and listen to the news.  I immediately jumped on the internet and was struck by the parallels to the Station.

 / Um amigo me mandou uma mensagem via celular. Eu immediatamente fui conferir e fiquei chocado com as semelhanças com The Station.

3-BV- Em Santa Maria só tinha uma saída, em Rhode Island tinha 4. Mesmo assim morreram 100 pessoas. É uma falsa segurança achar que apenas ter mais saídas soluciona o problema. E as capacidades permitidas em boates, será que já não são altas demais?

A:  Official capacity limits are only as good as the individual doing the calculation.  In the case of the Station, the fire marshal had increased the capacity over the years to the point where the entire building was designated "standing room."  That meant that over 400 persons were permitted in an area the size of half a basketball court!  With one of the four exits well hidden off the club's kitchen, and another at which bouncers denied egress to persons if they weren't "with the band", that left the main doors and a bar exit.  Unfortunately, most patrons headed to the main doors, and when people fell down, and others tried to get over them, a pileup in the entrance corridor occurred, blocking that main exit for anyone behind them in the crowd.

/ Capacidades oficiais só são tão bons quanto a pessoa fazendo os calculos. No caso de Rhode island o inspetor de bombeiros ficava aumentando a capacidade do local quase todos anos ao ponto de permitir 400 pessoas no local, que é como botar 400 pessoas em meia cancha de basquete! Das quatro saídas uma era escondida na cozinha, outra os seguranças inicialmente só permitiram a banda usar e sobrou só duas, a principal e uma no bar que poucos usaram. A maioria infelizmente tentou sair por onde entraram e ali pessoas cairam e se criou um amontoado de pessoas com as pessoas atras imposibilitadas de sair.

4- BV- Algumas fontes no Brasil estipularam que a boate Kiss tinha 1500 pessoas. Com cerca de 400 pessoas entre mortos e feridos isso significa que 1100 teriam saídos ilesos. Você acha possivel 1100 pessoas saírem ilesos de uma boate que tem uma saída so com fumaça e fogo tomando conta em 2 minutos?

A:  Looking at the reconstruction of Club Kiss done by a Brazilian television station, it appears unlikely that 1100 could have escaped from the front doors, particularly given the "pinch point" of a single-person width created by a metal fence before those doors, inside the club.  The layout of the club, with its different rooms, was similar to the Station.  I can certainly see where escape would be difficult once smoke started building up.

  / Olhando a reprodução da Boate Kiss feito por uma emisora brasileira me parece dificil 1100 pessoas terem escapados dali, especialmente com o design da boate que em certos pontos só uma pessoa podia passar de cada vez. A Kiss em design com ambientes diferentes era bem parecido com o Station. Eu posso ver como ficaria complicado escapar quando a fumaça tomou conta.

5- BV- No seu livro tu explica que foi uma sucessão de erros durante varios anos até chegar chegar ao erro fatal da noite do show do Great White. Onde caíria a maior parte da culpa, no inicio dessa seuquência de erros onde inspetores não notaram a espuma sendo illegalmente usada para abafar som ou mais pro fim quando o manager da banda decidiu usar fogos den tro da boate?

 
A:  I think there's plenty of blame to go around, all up and down the chain of causation.  Clearly, the use of illegal pyrotechnics, the application of flammable foam to the walls and overcrowding were the major contributors to the tragedy.  Some of these took place before the concert and some that night.  Some were simply the customary way of doing business at the club.  Personally, I believe that the fire marshal (who failed to cite the presence of flammable foam), the leader of Great White (the band who set off the pyro) and the club owners (who overcrowded the club and put the foam on the walls) should bear most of the blame. 

/ Culpa tem aos monte pra dividir entre varios. Claramente o uso de fogos e o uso da espuma são os maiores contribuidores ao desastre. Esses erros ocorreram na noite do show mas tambem anos antes. Outros erros era parte da rotina da boate. Pessoalmente eu acho que o Inspetor de bombeiros, o lider da banda Jack Rusell e os donos da boate são os maiores culpados (desses só um dos donos passou algum tempo na cadeia).


6- BV-  O grupo de advogados da qual tu fez parte representou 90% das vitimas. Como ficaram os outros 10%? Eles não receberam parte dos 176 Milhões de dollars que vocês conseguiram em retribuição?

A:  Actually, all victims of the fire who filed lawsuits, even if not represented by the Plaintiffs' Steering Committee who did the work on the case, received their proportionate part of the settlement.  No one was excluded, even if their attorney did not contribute meaningfully to the legal work.

/ Na verdade todas as vitimas acabaram fazendo parte e recebendo uma parcela, mesmo que os advogados deles não contribuiram muito no caso. Ninguem foi excluído.

7- BV- Como são estabelecidos as leis para proteger as pessoas de desastres assim?

A:  In the United States, fire codes are set by each state, and may be slightly different in each state.  They are enforced at the local level, and that's where the real differences may occur.  Some localities may vigorously enforce their states' fire codes, while some may not.  This is why attention must be paid on all governmental levels.

 / Nos EUA cada Estado vai ter leis um pouco diferentes de outros. E essas leis ainda são interpretadas em nivel de municipio...alguns com mais vigor que outros. É por isso que attenção deve ser prestado em todos os niveis de governo.

8- Eu fiquei surpreso que LIN TV a empresa do cameraman que filmou o incêndio acabou sendo a empresa que pagou a maior indenização de todas (30 Milhões US), inclusive mais que e empresa que fabricou a espuma. Porque eles concordaram em pagar tanto quando é questionável se o cameraman atrapalhou ou não a saída do prédio?

A:  LIN TV was the first to contribute to the global settlement fund, and, yes, their contribution was $30 million.  I can't speak for that defendant, but every defendant assesses the litigation risk to themselves.  LIN TV looked at the video shot by its cameraman and made an assessment of whether a jury might conclude that its cameraman interfered with some patrons' exit.  Their contribution to the settlement fund probably reflected a concern that the total damages in the case, for 100 deaths, and hundreds of injuries, would be in the hundreds off million dollars; hence, their agreement to contribute $30 million toward settlement.

 / Eles foram os primeiros a contribuir ao fundo. Eles devem ter estudado as opções e o risco de levar isso as cortes e o que um juri poderia decidir. Com 100 mortes e centenas de machucados eles podem ter realizado que os danos seriam em centenas de milhões e decidiram contribuir 30 sem ter que levar o caso adiante. 

9- BV- As vitimas já receberam suas parcelas?

A:  The victims received their shares of the funds approximately seven years after the fire.  That litigation is now settled in its entirety. / Sim. Mais ou menos 7 anos depois do incêndio. O caso já está completamente resolvido. (EDIT: Segundo os jornais o grupo de advogados que era mais de 50, receberam 59 Milhões dos 176 milhões do fundo).

10- BV- Porque um dono foi preso por 2 anos e o outro só teve que fazer 500 horas de serviço comunitário?

A:  The plea bargain that the club owners struck with the Court, whereby they would plead no contest to 100 counts of manslaughter and one brother, Michael, would serve prison time but the other brother, Jeffrey, would not, was a negotiated settlement.  I was not privy to those negotiations, but I can only assume the arrangement was insisted upon by the brothers.  Clearly, some of the victims were dissatisfied that the brother who was actually present at the club on the night of the fire served no prison time. 

 / Foi o acordo que foi feito. Para os irmãos não contestar a culpa e não ter que levar o caso a corte e juri. Eu não estava envolvido nesse aspecto do caso, mas imagino que os irmãos insistiram nesse ponto. Obviamente as vitimas não gostaram ainda mais que o irmão que estava presente na boate é o que não passou um dia na cadeia.

11- BV- Em 1 palavra como tu resume o porque desses desastres?

A:  The answer would be greed.  When club owners, bands, promoters and regulators place commerce and profit above safety, these tragedies will happen.  It's up to the public to insist that public safety be first priority in all nightclubs, whether those clubs are in Rhode Island or in Brazil.

/ A resposta seria Ganância. Quando donos das boates, bandas, inspetores, promotores colocam comércio acima de segurança essas tragédias vão acontecer. É de interesse do publico em insistir que segurança publica seja prioridade seja em boates em Rhode Island ou no Brasil.

PS:

Na foto no inicio do Post você vê muitas histórias em uma imagem. O fogo recem tinha começado. O homem com o cigarro é o segurança que depois seria acusado por muitos de barrar pessoas na saída do lado do palco por ser "só para a banda". Essa atitude acabou em morte para varias pessoas. Na mesma foto tu vê a mão de uma mulher apontando para essa mesma porta de saída que estava bem ali ao lado do palco. A maioria dos clientes tentaram sair no lado oposto pela porta principal. No fundo tu vê uma guitarra. A guitarra do Ty Longely que seria o unico da banda a morrer. Ele por alguma razão não saiu por essa porta dos fundos. Olhando o fogo em roupa dourada é o Baterista que acabará de escapar o inferno ao redor de sua bateria. Uma caixa claramente marcado "Perigo Explosivos" que continha os fogos usados no inicio do show. E por fim o homem de boca aberta, Dan Biechele o Manager da banda encarregado de preparar e detonar os fogos no inicio do show. O que ele deve estar pensando nesse instante?

O livro do Barrylick é repleto de detalhes de momentos assim em todas as partes da boate. É uma leitura fascinante.

PS:



Outra incrivel foto é essa. A ultima feita de dentro da boate. 2 amigos estavam no show. Um gravando audio numa fita DAT e outro com uma camera (provavelmente) amadora para tirar fotos. Quando o fogo começou o guri com o DAT falou ao amigo com a camera "Tira uma foto do palco!". Ele então tirou essa foto. A essa altura todo mundo já tava se mandando, em questão de segundos o bar estaria tomado de fumaça. Incrivelmente nessa foto se vê uma cara (não é nenhum dos 2 amigos) com cerveja e cigarro em mão, jaqueta e com uma cara que não parece estar muito preocupado olhando em direção a saída principal onde a maioria tinha ido (ele talvez estivesse procurando sua namorada). Ele não escaparia. O rapaz que tirou a foto consegiu sair por pouco por uma janela. O amigo dele gravando com a fita DAT morreria no bar tentando sair pela porta principal. A fita DAT foi recuperado e estava gravando desde o inicio do show até o desespero das pessoas que não conseguiram escapar. 





sábado, fevereiro 09, 2013

INTER x Pelotas


Depois não me venham com papinho de "vento minuano" aí no inverninho de vocês no RS!

Inter 3 x 0 Pelotas

Baita vitória, otima partida do Forlan e mais uma do Fabricio (Kleber Who?). Mas não podemos esquecer...é o Pelotas. Mas tudo bem, vamos levar fé...

Forlan (Fabricio)
Fred (Willians)
Forlan (Fabricio)





sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Afonso "somos nós"

Era assim todo santo dia. Afonso saía de casa para o trabalho e já saía chateado. Odiava acordar cedo, desde pequeno. Assim, já de mau humor, saía para o trabalho lamentando o trânsito que ia pegar, reclamando do carro que já estava velho e ele não tinha grana pra trocar. Todos os dias ele repetia seu mantra, que incluía xingar em sequência desde o presidente da república, passando pelo governador, prefeito e chegando, claro, ao seu chefe. Nada estava bom para Afonso, tudo era péssimo e era em meio a essa frustração que ele seguia sua vida.


Vida que não mudava, claro, pois Afonso não era capaz de aceitar a realidade, sua e da sociedade. Afonso faz parte daqueles que esperam por uma intervenção divina, que mude tudo do dia para a noite. Ele acredita em milagres e sofre justamente porque eles nunca chegam em sua vida. Amigos já lhe disseram inúmeras vezes para ele relaxar, pra deixar de ser ranzinza, mas não adiantava. Afonso até começava a se sentir diferente após sentar com os amigos e tomar alguns goles de cerveja.

Era estranho. Ele não entendia bem aquele estado de espírito que lhe invadia, diminuindo seus batimentos cardíacos, relaxando sua musculatura sempre tensa. Ele até parava de balançar nervosamente suas pernas, como fazia o tempo todo. Então, nessas horas, Afonso se assustava com o vazio que lhe invadia. De repente todo aquele pessimismo parecia se desvanecer, levando com ele aquela angústia de pensar em tudo de ruim que existia. Mas no vazio que se criava emergia agora a angústia de não pensar em nada. Afonso era incapaz de aceitar esse estado manso de espírito, tão habituado estava ao outro.

E, nessa altura do campeonato, que até nem era tão alta, pois normalmente ele ainda estava no segundo ou terceiro copo, Afonso se levantava, dizia aos amigos que tinha que voltar logo pra casa, pois mais que o trânsito ele odiava ouvir qualquer encheção de saco da mulher. Mas, a verdade, é que Afonso queria voltar logo para seu pessimismo habitual. Ali ele se sentia em casa, ali estava a sua verdade. Mas ele queria ser feliz: "algum dia, há de acontecer um milagre e esse mundo vai se tornar algo decente", pensava e aguardava.

---

Esse texto é para nós aqui do blog, pessoal. O Afonso "somos nós". Eu poderia argumentar com vocês em defesa da necessidade de calma e tempo para que Dunga et al corrijam tudo que precisa ser corrigido e identifiquem com exatidão as peças do time que precisam ser substituídas. Mas tenho certeza que todos vocês, assim como eu, compreendem isso razoavelmente bem. O problema é que estamos habituados demais a reclamar (não sem razão, é claro), dada a longa fase de má gestão que passamos. Mas agora é diferente. Temos uma comissão técnica na qual podemos confiar. Repito: podemos confiar nessa comissão técnica. Portanto, vamos parar de reclamar e vamos analisar friamente a evolução do time e do trabalho do Dunga. A realidade do time é essa aí, com problemas sérios mesmo. Não adianta a gente se negar a ver ou, pior, ver, mas gritar por um milagre que resolva tudo em um passe de mágica.

Calma, calma e calma.




quinta-feira, fevereiro 07, 2013

MUDANÇAS

Dunga ainda tem muito trabalho pela frente

Cheguei a pensar em fazer minha coluna de hoje falando do jogo de ontem. Falar que o time foi mal, que as peças de reposição são insuficientes. Tudo isso parou de fazer sentido quando li AQUI que o Josimar, volante de qualidade mediana, disse "que o time está de parbéns pelo que fez" e que trocaria o INTER por um time que vai jogar a série B "de olho fechado" e mesmo após essas declarações não foi dispensado ou punido. (lembrando que o Josimar foi o capitão do time na noite de ontem)

Esse é o resumo do futebol COLORADO, em especial o reservas e sub-23. Jogadores que não são comprometidos com o clube. Jogar em um clube como o INTER é auge da carreira de um Josimar qualquer, mesmo assim ele desdenha. Assim como Vitor "balada" Jr. que é um leão no twitter e um inofensivo gatinho na meia cancha.

Enfim, esse grupo inchado de come-dorme, que não tem compromisso com resultados e com o clube, já deveria ter sido extinto. Mas como essa é uma discussão redundante e essas mudanças não estão no horizonte próximo, resolvi falar sobre outras mudanças, algumas delas perceptíveis no site do INTER.

CEO

Quando da sua primeira eleição o presidente Luigi prometeu avançar na modernização administrativa, para isso disse que contrataria um CEO, uma figura que existe nas principais corporações do mundo. Em um primeiro momento chamou Aod Cunha.

Aod foi ao Conselho Deliberativo, fez um discurso cheio de termos técnicos e disse, em outras palavras, que o INTER precisava fazer a parceria com a AG para terminar a reforma do estádio. Assim que ficou definida a parceria com a AG (antes mesmo da elaboração do contrato), sem muita explicação, o primeiro CEO da era Luigi deixou o INTER, alguns poucos meses depois de ter entrado. Ficamos cerca de 1 ano sem CEO. e ainda no ano passado outro profissional foi contratado para esta função.

O Novo CEO era o Sr. Gabriel Levrini, que seria o responsável pela administração das diversas áreas do clube, com exceção do futebol. Sem muitos resultados expressivos, e sem ter conseguido se notabilizar para a função, vinha até aqui fazendo uma participação opaca na gestão.

Pois ontem fui colhido de surpresa pela notícia da sua saída do clube (um amigo me encaminhou o e-mail que ele mandou aos funcionários se despedindo). A imprensa não comentou nada, não falou sobre a saída, talvez por desinformação, talvez por não querer dar a notícia. Fui no site do INTER e o nome de Levrini não está mais lá.

Pelo que me disse um amigo (informalmente) o atual CEO teria sido demitido para que fosse colocado no seu lugar alguém com ligações políticas, mais militantes, seguindo a fórmula de "profissionalização" implantada no Marketing (ex-conselheiro Avancini) e na Comunicação Social (ex-conselheiro Lilico). 

Não sei se é verdade que o novo CEO será alguém com ligações políticas, o nome ainda não foi sequer anunciado, ou se isso é apenas um boato, eu não duvido de nenhum dessas hipóteses. Espero, sinceramente, que o Presidente Luigi ao contratar leve em conta apenas critérios técnicos, isso vale para o CEO, para os Gerentes, para reserva do D´Alessandro e para todos os setores do INTER.

Enfim, o INTER demitiu o CEO, não se sabe por qual razão, não se sabe se vai colocar alguém no lugar e a imprensa esportiva não publicou uma linha sobre isso, talvez por todos os repórteres dos principais meios de comunicação estarem no aeroporto esperando a nova contratação do rival, o lateral Uruguaio Enrico Cabrito.


CARVALHO

Fernando Carvalho não é mais diretor de futebol do INTER, ele não está mais no site (olha AQUI neste link). Desde que saiu da presidência, após aquele inesquecível jogo contra o Barcelona, Fernando Carvalho esteve participando do futebol COLORADO.

Foi diretor de futebol, depois Vice-Presidente de Futebol, depois diretor novamente. Em todas as conquistas que tivemos nesse período de grandes conquistas,  Fernando Carvalho esteve muito próximo do vestiário. 

Não sei as razões de sua saída, fiquei sabendo por casualidade ao olhar o site. Não sei se  saiu por questões pessoais , questões políticas, se foi por falta de tempo, se foi a pedido do próprio Carvalho, não sei as razões, mas é curioso  que ele tenha saído sem que houvesse qualquer repercussão.

Achei estranha sua saída assim sem nenhum anúncio, não vi nenhum comentário na imprensa, nenhum comentário dos dirigentes, nada. Um ex-dirigente da importância e com o histórico do Fernando Carvalho, um dos mais vencedores da da história do nosso clube, sair do Departamento de Futebol é algo que merece virar notícia, por isso minha estranheza.

2012 x 2013

Terminamos 2012 com a certeza de que era necessária uma mudança de rumos, até agora mudamos o treinador, o Vice de Futebol, saiu o Carvalho e o CEO, mas ainda temos jogadores que não tem nosso COLORADO como principal meta de suas vidas, questões nebulosas na parte administrativa e o Presidente Luigi cada vez mais isolado, infelizmente o INTER de 2013 está com muitas coisas parecidas com o INTER de 2012. 

Decisões duvidosas, com pouca transparência na administração e um time recheado de estrelas com reservas sofríveis, são mais algumas coincidências entre 2012 e esse início de 2013. Espero que o Dunga consiga dar uma cara e um espírito competitivo, não apenas para os titulares, mas também para os reservas, ainda da tempo de fazer as correções necessárias, e eu não perco a esperança, embora as vezes os fatos contrariem meu desejo.


André Flores
Conselheiro do Sport Club Internacional
@ojogodointer