Os bons ventos da vitória
E aí, amigos.
O que uma vitória no futebol não traz para todos, além do sossego e paz ?
Vimos no domingo que o nosso time venceu e parece que está tudo bem.
A torcida esquece (literalmente) que há uma semana atrás o Inter perdia para um time candidato ao rebaixamento no 1º tempo e que levou sufoco para empatar na etapa complementar.
Houve reclamação por tudo que é lado, contra o time (que perdeu ou empatou), contra as chuvas, contra o estádio, contra as obras, contra a direção. Nada escapou, tudo virou o alvo.
Nas redes sociais, a torcida já pedia o fechamento do Beira-Rio e colocar o time pra jogar em outro lugar, em outro estádio.
A imprensa reclamou das suas condições de trabalho, da suas novas cabines provisórias, houve comentaristas até gravando matérias, mostrando o "perigo" do molhado com a eletricidade em que se encontravam. Também os jornalistas reforçaram a ideia de que o BR estava apático por causa das obras e que a torcida não era mais a mesma.
Foi uma semana inteira falando sobre isso. Enfim, houve de tudo.
Mas, no domingo passado tudo foi diferente. O time reencontrou a vitória, fez a alegria dos colorados. Animou a todos. Tudo estava na Santa Paz.
Não se falou em fechar o estádio e jogar em outro lugar, não se falou em "torcida apática", não houve jornalista reclamando do ambiente de seu trabalho, nada. Não houve nada. Estava tudo bem.
Basta uma vitória, o cenário e os ânimos mudam tudo. Isso é normal !
Pare só pra pensar... isso chega a ser engraçado. Não ?!
Os avanços das obras
Estive algumas semanas ausente aqui no BV, pois não tive tempo e assuntos suficiente para escrever. Resolvi deixar, estrategicamente, passar umas semanas para poder acumular alguns tópicos e então postar aqui.
Vamos aos pontos* que foram destacados por nós (no grupo GPS, pra quem não conhece, convido-os a participar).
Pudemos observar, durante a partida contra o Bahia, que houve os seguintes avanços (acompanhe as fotos destacadas nos links entre os parênteses):
- Foi retirada quase toda a terra que ainda restava na parte inferior dos camarotes (foto A);
- Foi retirada quase toda a marquise, faltando agora um pequeno pedaço sobre a Tribuna de Honra (foto B);
- Estão fazendo as fundações das arquibancadas no Quadrante 2 e Quadrante 3 ( Q2 - foto C e Q3 - foto D) ;
- Uma grande parte da superior está em recuperação (foto D) ;
- Não foram colocadas novos pré-moldados no Quadrante 4. Talvez seja alguma mudança estratégica, de fazer primeiro todas as fundações para depois se concentar apenas nos pré-moldados. (foto E) ;
- Iniciado o acabamento das junções dos degraus da nova arquibancada no Quadrante 1 (foto F) ;
Há outras fotos para quem quiser acompanhar a evolução: AQUI.
*(Colaboração de Emílio Fialho, do grupo GPS - Facebook)
Reunião no CD
Há duas semanas atrás, fui convidado para assistir a palestra sobre o projeto Gigante para Sempre no Conselho Deliberativo do clube. Quem deu a palestra foi o Marcelo Flores, presidente da BRio S/A (a SPE - Holding que irá administrar o estádio por 20 anos) e o gerente de obras do Inter, Hélio Giaretta.
Infelizmente, não poderei relatar muitos detalhes porque foi solicitado para que não fossem divulgadas as informações.
Mas, algumas observações que vi e que não teria problemas em publicar aqui:
- O edifício garagem terá 3 andares, sendo que no terraço haverá uma pista para eventos e utilização pública de toda a cidade. É um ponto favorável para o turismo.
- O edifício garagem não irá obstruir a imagem do novo Beira-Rio com a nova cobertura, para quem está na avenida Beira-Rio, pois ao lado da avenida o plano é baixo (talvez uns 2 ou 3 metros de profundidade) e o próprio edifício será baixo. Foi demonstrado no vídeo de apresentação uma simulação de como vai ficar e pude ver que não irá "tapar" a vista do BR, tanto para quem está fora ou dentro do estádio (como alguns imaginavam).
- A nova cobertura terá o mesmo material do Allianz Arena. Aliás, será bastante inspirado ao estádio alemão, com iluminação externa.
- Haverá membranas "transparentes" entre as folhas da cobertura, o que permite a penetração do sol para revitalizar o gramado.
- O antigo boné (já extinto) terá um centro de comando operacional, para iluminação, som, controle, etc.
- Haverá 3 novas vias ao redor do Complexo Beira-Rio: duas (separadas) em sentido à zona sul, onde estão os depósitos das escolas de samba e uma maior com sentido duplo atrás do Centro de Eventos Arthur Dallegrave, onde fica o estacionamento da EPTC.
- A ideia da SPE (a BRio S/A) é fazer com que o torcedor ou público em geral frequente o estádio antes, durante os jogos e que permaneça após as partidas. Para isso, será tocado o projeto do shopping.
- Importante: a Andrade Gutierrez é apenas a construtora das reformas. Ela não apitará nada na parceria. Quem comandará por 20 anos é a SPE, a BRio S/A. Mas, quem dá o aval final e quem tem direito a veto é o clube, o Sport Club Internacional.
É isso. Não vou me estender porque senão acabo falando demais e deixando escapar alguma informação que não devia.
Gostaria de encerrar meu post com uma pergunta a todos:
Com o novo Beira-Rio, todo remodelado e coberto, você vai ir com mais frequência ao estádio em dias de jogos ? O que acha disso ? Dê sua opinião.
Um abraço e até a próxima !
Fernando Schroder
@f_schroder