terça-feira, julho 31, 2012

Obras do Beira-Rio VI


José Pinheiro Borda e a maquete do Gigante, década de 50.


Estádio da "Bóia-Cativa"


Não poderia falar sobre as obras do Beira-Rio sem falar sobre José Pinheiro Borda, o senhor que aparece aí na foto, que apesar de ter sido cidadão português, era um grande colorado e inimigo declarado do rival da Azenha. Foi o responsável pela construção do Gigante, sempre lutando por recursos e mobilizando os colorados a contribuir com dinheiro ou material de construção (tilojos, sacos de cimento, ferros, madeiras, etc). 


Jamais entrou no Olímpico, nem mesmo na época em que o Inter teve que jogar lá (quando o Eucaliptos ficou pequeno). Assistia aos jogos forçando a vista no alto do morro que fica ao lado daquele estádio (quando ainda não tinham a arquibanda superior). Aliás, Borda não mencionava a palavra "Gremio", dando a referência ao rival como "eles". Era um colorado fanático.

Na verdade,era um colorado conformado, teve que suportar as derrotas do Inter para o Grêmio naquela época, década de 50. Foi a partir daí que Borda começava a alimentar forças para realizar seu maior sonho: construir um estádio maior que o do rival. Mas, dizem que era complicado convencê-lo a comandar a Comissão de Obras, o que só aceitou depois de muita insistência. Aliás, ele nunca aceitou ser presidente do Sport Club Internacional, uma coisa que eu gostaria tanto de saber por qual motivo ! Se alguém souber me responder, eu agradeço.

Ele também foi um dos fundadores do Hipódromo do Cristal e nas eleições de 1961 foi derrotado quando tentou ser eleito presidente do Jockey Club pela segunda vez. Com isso, ganhou mais força para que  resolvesse deslanchar de vez a construção do Beira-Rio.

Em 1963,ele descerra a pedra fundamental do local onde os gremistas (na época) batizaram ironicamente de "Estádio da Bóia-Cativa" (apelido que deram porque não acreditavam que seria possível construir um estádio num aterro). O projeto de construção do Gigante da Beira-Rio era motivo de piada entre "eles". Gracejavam, riam, debochavam, soltavam flautas, enfim tudo que a gente conhece da velha e bendita rivalidade Gre-Nal. 


Quando já estava em plena construção, o terreno ainda tinha muita água e quando chovia, era mais água. Não era uma tarefa nada fácil para os engenheiros responsáveis pelo projeto do BR. Enquanto isso, o Inter começou a anunciar a venda de cadeiras-cativas, muito antes da conclusão do estádio. Mais piadas e gracejos vindos do co-irmão. Os títulos, para "eles", eram bóias. Bóias-cativas. 


E pra piorar, as flautas eram ainda mais constantes quando as obras não engrenavam. Uma vez por causa das chuvas e por conta disso da inundação (houve momentos que a água do Guaíba invadiu o interior do estádio, literalmente). E outras vezes, por falta de verbas. Não era fácil ser colorado. 


O Beira-Rio levou muitos anos para ser concluído. Ninguém mais aguentava esperar para inaugurar, logo. Houve até pressão para que inaugurassem o estádio com apenas um anel de arquibancada (como era no Olímpico), com capacidade para 25 mil torcedores. Mas, Borda disse não ! Queria fazer o estádio como estava projetado ou mais próximo do desenho da maquete. 


O velho era birrento. Talvez tivesse uma certa "raiva" dos gremistas, ele queria dar o troco. 


As piadinhas e os deboches "deles" diminuíam cada vez mais, com o passar dos anos e com o BR tomando forma, mesmo que vagamente e por algumas vezes interrompido pelos problemas que eu relatei anteriormente.


Naquela época, o Gremio empilhava títulos e mais títulos estaduais às custas do Inter, que estava completamente focado nas obras do BR. Os colorados, nesta época, eram torcedores de obras e de pedreiros !


Borda andava pelo Estado inteiro em busca de ajuda, verbas e mais recursos. Lançou a campanha da doação dos tijolos. Era carismático e conseguia mobilizar os colorados, com facilidade. A força dos colorados, realmente foi impressionante. É de fato, um clube do povo. 


O velho português foi um herói. Acho muito justo, justíssimo, que o nome de "batismo" do BR tenha o nome de José Pinheiro Borda. Não poderia ser outro nome ! 


O "Bóia-cativa", enfim, foi erguido. Para a felicidade plena de todos os colorados, depois de anos e anos na espera, no sofrimento e na angústia. E também, é claro: para CALAR a boca dos tricoletes. 


Sim, um belo tapa de luvas, com chave de ouro. Imagino que os colorados "assistiam" a cena triste dos amargos, de camarote. Agora as risadas e os gracejos eram nossos ! 

Uma frase eterna: "Nunca duvide de um povo que já ergueu um Gigante sobre as águas".


INFELIZMENTE, Borda não viu seu sonho virar realidade. Faleceu três anos antes da inauguração, vítima de um infarte. Esta é uma parte triste nesta história toda. Pelo menos, seu nome permanece perpetuado: no próprio nome do estádio, com um busto de bronze no pátio do Gigante e é claro, na memória de todos os colorados. Daquela, dessa e de futuras gerações. 



Os avanços

As obras estão começando a engrenar de vez, pelo menos os trabalhos estão sendo mais visíveis ao público. Além do primeiro quadrante da nova arquibancada inferior estar pronta (Q1), já partiram para a colocação dos pré-moldados no Q4, também já estão retirando a marquise em ritmo bastante acelerado e as torres de circulação (escadas de acesso) estão tomando forma ao redor do estádio (no momento são 12 fundações para as torres em obras).

Enfim, é isso. Deixo aqui algumas fotos (as mais importantes) que tirei no último jogo, no sábado (28/07/2012), contra o Vasco. Cliquem nas fotos, para ampliar e observem as mudanças:

- Quadrante 1finalmente já terminou a montagem da nova arquibancada no primeiro quadrante: 



- Quadrante 4 - já começou a colocação dos pré-moldados:






- Marquise - já foram "cortadas" nove gomas da cobertura antiga, ali onde serão os futuros Sky Boxes:






- Torres de circulação - já foram iniciadas as obras das 12 futuras escadas de acesso ao estádio:





Quem foi ao BR no sábado, viu que houve grande mudança de panorama. Nosso estádio está se transformando aos poucos. Tudo vai ficar muito bonito, moderno, confortável e seguro. Teremos um baita estádio à altura ! Se alguém duvida disso, vai precisar ler (no mínimo 3 vezes) a história que escrevi no subtítulo anterior.  rsrsrs

É isso aí. E dá-lhe Bóia-Cativa ! 


Abraços, até a próxima !

Fernando Schroder
@f_schroder

Grupo no Facebook: ttps://www.facebook.com/groups/147062488724032/




segunda-feira, julho 30, 2012

ABSURDO

É simplesmente um ABSURDO a CBF convocar mais uma vez o Damião para uma partida da seleção logo depois das Olimpiadas. Isso não é certo. Damião já vai perder 8 rodadas nas olimpiadas onde ele vai provavelmente sentar no banco 90% do tempo e depois disso vai ter que se apresentar pra Seleção novamente para um amistoso. Enquanto isso nosso clube é prejudicada rodada a rodada.

Isso beira o ridiculo. É assalto a mão armada. É um abuso dessa entidade provada de ser CORRUPTA.

Faço um apelo aos dirigientes, advogados e torcedores Colorados a protestar isso e protestar muito. É questão de honra. Basta. Chega. Damião vai perder 25% do campeonato por estar em mais de uma seleção. Completa e total palhaçada. E se o Inter aceitar isso quietinho, pior ainda.  




Verdadeiro Amontoado

Em 13 rodadas o Inter usou 30 jogadores diferentes nas suas escalações. TRINTA. Seja qual for a razão ou seja lá de quem for a culpa isso é simplesmente inaceitável para um time de futebol. Não que A B ou C seja culpado, pois tivemos lesões, cartões e convocações mas trinta em 13 é um absurdo. É por isso que a gente vê esse apático futebol rodada apos rodada. Como jogar futebol bonito se toda rodada é um time diferente em campo? Impossivel.

Como arrumar isso? Não sei. Tem como dizer pro Dale e outros não se machucarem? Tem como dizer ao Dale e outros pra não levarem cartões? Tem como não ter jogador convocado? Bom esse tem...vende os convocados (isso sabemos fazer bem).

É o que venho escrevendo aqui a uns dois anos...quando foi a ultima vez que jogamos 2 ou 3 vezes seguidos com a mesma escalação? Dificil saber. Um time precisa ser UM time e não 2, 3 ou 4 times.

Não sei qual a solução pra esse problema. Se alguem souber, por favor comente.

PS: D'Alessandro pior investimento do ano...e talvez dos proximos 3 anos. Volta Dátolo!

PPS: Técnico deve gostar de ser demitido no Brasil. Dorival Jr já tá no Flamengo e agora recebe salarios de 2 times. Se ele conseguir ser demitido do Flamengo logo estará num outro clube com 3 salários a receber! Acho que vou ir estudar pra ser técnico com o Fernandão. Não existe esquema melhor pra fazer dinheiro que esse! 




sábado, julho 28, 2012

INTER x Vasco

Pós-Jogo

"Derrotinha" é assim que o BV vai reconhecer Empates em casa a partir de agora.Hoje tivemos mais uma derrotinha de 0 a 0 em casa.  Porque Derrotinha? Pq lá se foi 2 pontos, que não é pouco.

Inter é o time do cobertor curto. Quando alguem joga bem, outro se machuca..ou até o proprio como Dagoberto. Volta alguem, sai outro. Duvido...duvido muito que jogaremos 1 vez com o time titular. Inclusive duvido que tenhamos jogado mais de 2 ou 3 com o time completo esse ano. Assim não dá.

Quanto ao Forlan, não dava pra esperar muito hoje. Os destaques do time foram Fabricio e Guinazu. Fred começou bem mas desapareceu. Jajá foi ridiculo. Dale, pior investimento do ano disparado. Brincado com iphone no banco durante o jogo. Dedicados esses caras não....

Em resumo. É chato de ver um Inter diferente a cada rodada. Sempre desfalcado...o eterno "melhor elenco" que nunca joga.

Pré-Jogo

Dia de estreia do Forlan. Sem dúvida o grande destaque do dia. Vamos ver o que o Inter faz contra um time grande em casa. Algo que no ultimo ano na era Dorival só dava empate e derrota. Espero que essa fase tenha acabado com a chegada do Fernandão que sempre esteve acustumado a vencer no Beira Rio. Outra pergunta do dia: Será que mais um ex-Inter, Alecsandro, faz gol na gente? F9 já alertou a defesa.

Até agora a unica coisa lamentável que Fernandão fez foi garantir Bolivar de titular. Bolivar e Indio juntos é uma bomba relógio. Quero ver o que vai acontecer quando Juan estiver pronto. Nossa zaga deveria ser Juan Moledo...mas o que Fernandão fará. Vai peitar os medalhões amigos? Veremos. Até lá é torcer que a zaga Mazêmbica não entregue o Ouro.

Recuperando as estatisticas dos ultimos 3 jogos.

Atletico-MG 3 x 1 Inter 
Fred (Fabrício)

Inter 4 x 1 Atletico-GO
Elton (Dagoberto)
Dagoberto (Fabrício)
Jajá (Fred)
Fred (Otavio)

Figueirense 0 x 1 Inter
Dagoberto (Fred)

Os destaques desses ultimos jogos foram sem duvida Dagoberto e Fred. Fred pulou pra 7 pontos (tinha 1) e Dagoberto passou o Oscar chegando aos 24 pontos empatando com Dátolo. Pr0 nosso azar agora está lesionado e perderá todo ritmo que ganhou.

LONDRES
Sobre as olympiadas...sempre gostei...mas em alguns esportes como ginastica..natação...até tenis...os caras tem que ser escravinhos do esporte desde pequeno. As ginastas então não tem vida social nadinha...so treinam 10 horas por dia 365 dias por ano desde 3 anos de idade até os 20. No tenis se alguem leu o livro do Agassi, vai saber que ele odeia tenis, especialmente quando jovem. Era forçado a jogar. Era um robozinho. Então eu nem fico maravilhado muitas vezes com a habilidades dos atletas...claro tu tem que ter um certo porte e jeito pra certo esporte...mas no fim medalha se resume a quato escravo ao esporte tu é. Não em todos os casos, mas em muitos. Comecei a pensar assim quando vi atleta apos atleta (especialmente em natação, ginastica etc..) dizer que tem obsessão em ganhar medalha desde os 4 anos de idade. E que não tem amigos e não namoram, não vão a festa, so treinam. Isso não é normal. Sei lá ficaria mais maravilhado com alguem que ganha medalha sem ter sido escravinho do esporte (diga-se escravos dos Pais ou treinadores adultos) desde pesqueno.

ENQUETES ENCERRADAS
Eu Aprovo Fernandão como tecnico:
SIM 194 (38%)
NÃO 123 (24%)
ESTOU DIVIDIDO 188 (37%)

Eu Leitor do BV sou:
Advogado      45 (7%)
 
Estudante
 78 (13%)
Arquiteto
  7 (1%)
Banqueiro
  8 (1%)
Medico
  30 (5%)
Jornalista/Escritor
  10 (1%)
Comerciante
  8 (1%)
Professor
  28 (4%)
Engenheiro
  60 (10%)
Informatica
  62 (10%)
Contador
  15 (2%)
Dentista
  9 (1%)
Office Boy
  2 (0%)
Artista
  9 (1%)
Mecânico
  5 (0%)
Publicitário
  17 (2%)
Empresário
  33 (5%)
Desempregado
  18 (3%)
Outro
  131 (22%)




Caiu o ultimo

Demorou 12 rodadas mas finalmente caiu o ultimo Invicto, o Fluminense. Viva o Inter de 1979, por mais um ano o unico campeão invicto do Brasileirão. Isso é claro se a BF não inventar novos campeões lá dos ano 30 ou alguma coisa assim.

Na verdade a CBF deu um titulo a um time não sei nem qual lá nos anos 60 como campeão onde só disputaram 4 partidas e acho que não perderam, mas é um absurdo considerar aquilo Campeão Brasileiro Invicto. O Inter disputou 23 partidas em 79, Fluminense chegou a 12. Ironicamente foi o Grêmio que bateu o Flu.

Todos levantem suas taças, cevas...tim tim...Viva o Inter 79!




sexta-feira, julho 27, 2012

Mapa da mina, parte 1

Tenho a impressão que neste momento é possível termos um horizonte mais claro em relação ao momento e ao futuro do time. Então vou dar aqui o que considero o "mapa da mina", em minha opinião, para que o Inter tenha alguma chance de disputar o título, SE esse bom início do F9 não for apenas fogo de palha.


A questão mais importante a ser resolvida é a da gerência do elenco, que se aproxima de um momento em que todas as peças estarão disponíveis, no que tange à titularidade. De modo geral, tudo continuando bem, temos a tão sonhada situação de ter reservas que não fazem o desempenho do time despencar. Então, temos que ter alguns princípios para nortear a definição do time, que para mim são: (1) O time ideal tem que ser sempre uma meta, mas; (2) Quem vier numa sequência boa e não estiver cansado, começa jogando; (3) Os que estão voltando de lesão ou precisando de ritmo, devem entrar dos 20 do segundo tempo para frente, em situações normais e, eventualmente, um deles pode entrar logo no intervalo; (4) Se quem estiver entrando melhorar visivelmente a performance do time em 2 ou 3 jogos seguidos, terá a chance de começar jogando a partida seguinte.

São três princípios gerais para gerenciar o elenco, sem ferir o ego de ninguém, pois todos saberão a regra. Obviamente, que há eventualidades (expulsão, contusão, etc.) que podem acelerar algumas mudanças. Mas não podemos fazer regras para exceções, até por quê as regras gerais podem igualmente ser aplicadas nestes casos, somando aí o sempre necessário jogo de cintura. Dito isso, meu time "titular" atual seria (depois explico): Muriel, Edson, Bolívar, Índio, Fabrício, Ygor, Elton, Dale, Fred, Dagoberto, Mauríades. Eu colocaria Jajá no banco, menos pela sua performance (que para mim está abaixo do que deve) e mais pela posição que deve ser do especialista, até para que ele ganhe confiança e entrosamento.

Como se vê, é bem semelhante à do F9, pois estou seguindo os princípios acima. Porém, este não é o time ideal para mim, dado que os jogadores rendam o que podem. Portanto, definido o time atual, o próximo passo em direção "à mina", seria preparar o time ideal, que também precisa estar definido na cabeça do treinador. O meu time ideal seria: Muriel, Nei (ainda acho que pode render mais que o Edson), Moledo, Juan, Cleber (uma pena, mas Fabrício é mesmo pior), Ygor, Guina, Fred, Dale, Forlán, Damião. Para chegar a este time, o que eu faria: primeiro, treinaria o time "reserva" (equanto o time atual segura o rojão) com Renan, Nei (o Edson teria que mostrar mais para tomar a posição), Moledo, Juan, Cleber, Josimar, Guina/Bolatti, Dátolo, Jajá/JP, Dago e Mauríades. Com isso, a zaga ideal já iria ganhando entrosamento e os demais iriam se acostumando com os papéis a desempenhar, na eventualidade de entrar nos jogos. Vejam que, em relação ao time atual, basta apenas trocar a zaga e o centro-avante. Assim, quando chegássemos ao time ideal, teríamos um time reserva espetacular, quando comparado aos times reservas de outras equipes.

Para finalizar esta primeira parte do mapa, algumas considerações: não estou contando com Ganso, enquanto isso não for realidade. Gosto muito do Dátolo e ele vinha muito bem, mas diante do que ele jogou e do que Fred mostrou até aqui (mas isso pode mudar), prefiro Fred e ele como um ótimo reserva imediato. Acho que JP pode render mais, mas ele precisa mostrar isso. Se ele jogar o que pode, prefiro ele ao Jajá, como reserva para o Dale. Jajá, para mim, é o tipo de talento disperdiçado, por preguiça e lerdeza. Se esse cara se esforçasse por diminuir o peso e ganhar força e agilidade, ficaria próximo a um Rivaldo da vida. Mas, acho difícil. Bolatti, neste esquema do F9, teria mais tranquilidade para jogar melhor, pois não seria nunca o primeiro volante. Se ele melhorar mais a marcação, poderia ser titular no lugar do Guina e do Elton, pela altura e desenvoltura no ataque. Mas terá que trabalhar muito pra isso.

Taí, agora vamos discutir. :-)

ps.: Esqueci de levar em consideração o limite de estrangeiros. Isso dificulta as coisas mesmo. O ideal seria conseguir a naturalização do Guina. Ainda assim, teríamos alguma dificuldade, mas nada que seja insolúvel.



quinta-feira, julho 26, 2012

ERROS E ACERTOS

Dagoberto guardou de cabeça

Sou suspeito para falar do Fernandão, seja como treinador, seja como gerente, seja como atleta. Antes de qualquer coisa ele é um ídolo, não só meu mas de toda a torcida COLORADA. Mas analisando o mais friamente possível o seu trabalho até aqui, já é possível fazer algumas considerações.

A primeira é que a direção demorou demais para fazer o óbvio que era demitir o Dorival, o time, em poucos dias, mostrou melhoras significativas, seja no estado anímico seja na plano de jogo. Ontem o Fernandão teve a segunda vitória seguida, caso a gente vença em casa no sábado será a terceira vitória consecutiva, ou seja, o Fernandão poderá já na terceira partida igualar a maior série de vitórias do Dorival (santa cruz, stronguest e ju esse ano). Esse fato por si só já diz muita coisa.

Há muita coisa que precisa melhorar, o Jajá esta provando que é um craque no youtube (e só lá) o Fabrício fez uma partida horrorosa e tem de voltar para o banco, Marcos "anão" Aurério manteve a cativa posição de primeiro reserva a entrar.

Se a base o INTER não é capaz de formar um lateral melhor que esse Ratinho algo está muito errado na formação de atletas, ou ainda, nossa defesa continua com enorme dificuldade nas bolas altas e a dupla de zaga é fraca e lenta. 

Ao mesmo tempo também é inegável que o menino Fred mostrou personalidade, o Ygor deu segurança a defesa, o D´Ale não reclamou da arbitragem nem das faltas e jogou com vontade e o Dagoberto parece que finalmente estreiou jogando aquilo que esperamos dele e ai já da para ver o dedo do técnico Fernandão.

Outra coisa que chama a atenção é o grave problema na preparação física, não é de hoje que o time "morre" no segundo tempo, basta lembrar o jogo com o flu ou santos pela Libertadores. Pelo que sei não há um novo preparador físico, mas é URGENTE que se contrate um profissional de ponta. 

Sei que ainda não completou uma semana que o Fernandão é treinador, que muita coisa ainda precisa ser corrigida, mas ao mesmo tempo sei que o INTER vem mostrando melhoras significativas. Se o Fernandão é o técnico ideal eu ainda não sei, se o trabalho dele vai dar certo, eu também não sei, mas o que tenho certeza é que o Dorival tinha que ter saído a mais tempo e que o nosso INTER pode muito mais no Brasileirão. 

Sábado será uma grande partida contra o vasco, é estréia do Forlan, será o primeiro time grande que o Fernandão vai enfrentar como treinador, ai teremos uma noção melhor do seu trabalho, farei um vídeo e conto para vocês o que vi da arquibancada. 

To pensando em fazer um vídeo especial sobre as obras e sobre a nova loja, o que acham?? Se acharem interessante coloquem ali nos comentários, conforme o interesse eu faço as imagens. 

André Flores
@ojogodointer

ps.: Aos que vão no jogo não esqueçam de fazer check-in pois são 31 mil sócios com direito a acesso a estádio e apenas 21 mil lugares.



quarta-feira, julho 25, 2012

Figueirense x Inter

Pós-jogo:

Boa vitória. O Inter cumpriu nestas duas partidas sua obrigação, o que não fazia há anos, diga-se de passagem: venceu times na lanterna, dentro e fora de casa. Hoje poderia ter sido 3 ou 4 gols, pelas chances que tivemos. O time está se acertando e com dois jogos já vejo algumas virtudes e deficiências claras:

- Igor: pra mim o grande responsável pela segurança na defesa. Joga para o time, faz o simples, quase não erra passe e não faz faltas idiotas. Ótimo jogador.
- Fred: vale ouro. Vai ser um dos destaques do time, tem personalidade, inteligência e técnica. Chuta, sabe tocar no ponto futuro e marca bem.
- Dale: voltou a fazer uma boa partida. Não foi genial, mas foi sim o 10 que precisamos, jogando com inteligência, calma, participação ativa. Bom vê-lo assim.
- Elton: vem crescendo de produção, para mim é titular hoje.
- Ratinho: dois jogos ruins, mas eu esperaria ainda um pouco mais, antes de fazer um juízo final.
- Fabrício/Jajá: não mais que reservas. Tiveram sua sequência e mostraram que não tem cacife pra titularidade. Ao Fabrício falta inteligência, ao Jajá concentração e seriedade.
- Bolívar/Índio: com o meio-campo organizado, eles estão jogando na boa e não comprometem. Mas isso não justifica Moledo na reserva. Ainda acredito que a zaga titular deverá ser Moledo/Juan.
- Dagoberto: não é genial, mas está fazendo seu papel minimamente. Mas com a volta de Damião e a entrada de Forlán, não sei, acho que será banco.
- Marcos Aurélio: infelizmente, não é para um time como o Inter. Não dá nem pra pedir sequência pra ele, pois tem muita gente melhor que ele no elenco.
- F9: tem feito o time jogar com vontade, o que me traz um prazer que há muito não sentia vendo jogos do Inter. Falta, claro, mais cadência ao time, para ter mais posse de bola. Mas se não temos posse, estamos tendo eficiência e isso já é muito bom.

Pré-jogo:

Taí, pessoal. Já que o chefe tá ocupado. :-)



Oscar Vendido

Agora é Oficial Oscar foi vendido.

Fico decepcionado que venderam o jogador na vespera da estreia nas Olimpiadas. Bela maneira de tirar o prazer do Colorado de ver uma seleção Brasileira liderada por um numero 10 Colorado. Agora ele é numero 10 Azulado. Valeu Inter.

Ainda bem que sobra Damião com a 9 pra gente torcer...ou será que ele tambem já não vai no proximos dias?

E deu pra vê quanto o Oscar "quero ficar no Inter até a Copa" era verdade. Chorou feito criancinha durante a crise do São Paulo que queria sua Mamãe (o Inter) e semanas depois de todos nós perdermos muito tempo com o assunto lá se vai o Oscar.

Mais um exemplo de porque pra mim não tem mais idolo. O Unico idolo é o Escudo. Ele não fala. Não reclama. Não troca de time. E tem história.

Como tá escrito no texto de ontem, quando um jogador chega nós temo que ver ele como um homem de um metro e poucos de altura e o Clube como um Gigante. É assim que tem que ser. Mas muitos atletas chegam aqui se imaginando maior que o Clube, eles do tamanho de um estadio e o clube apenas do tamanho de um escudo. Mas é bem ao contrario.





terça-feira, julho 24, 2012

Gente grande

Passo apenas para registrar algumas coisas que li hoje e que soaram como música aos meus ouvidos. Se há algo que não aturo mais é desculpinha esfarrapada e gente querendo aparecer. Eis que Fernandão (ainda não formei opinião sobre sua atual posição no clube) e Felipe Ximenes (possível futuro diretor de futebol do Inter) deixam entrever em suas falas que estamos diante de gente grande, o que não é nada, mas é muita coisa nesse meio medíocre do futebol.

Fernandão: "O treinador tem de assumir e treinar aquilo que tem em mãos. Quem faz o elenco é o clube, e o treinador é bem pago para treinar aquilo que tem. Quando o treinador acha que não tem um grupo bom, ele pede para ir embora, diz que não quer treinar aquele grupo." e "Quero valorizar quem está entrando em vez de ficar lamentando quem eu não tenho. Gosto de trabalhar a parte mental do jogador."

Felipe Ximenes: "Se eu pudesse ressaltar uma característica minha, eu diria que é saber que a instituição está acima das pessoas. Quando nós mostramos para um jogador que ele está chegando em um clube que é muito maior do que ele, o atleta costuma mostrar melhor o potencial." e "Prefiro me mantar a margem dessa negociação. Sou um profissional de bastidor, e acho que essa exposição não é benéfica. O futebol já tem muitos protagonistas"

Se estes dois forem adeptos do "faço o que falo", já começam muito bem.





segunda-feira, julho 23, 2012

Nomes

Cuca, o treinador depressivo e rejeitado pela torcida colorada, com um histórico de bons times, nenhum título e muitas frustrações. Um ex-jogador – R49 , um atacante medíocre – – e um punhado de jogadores medianos, sem passagem marcantes em clube qualquer, tais como Marcos Rocha, Serginho, Leandro Donizete, Júnior César, Escudero e Rafael Marques, entre outros.

Pois bem, este é o time líder do Zveitão, com 9 vitórias em 11 jogos e melhor aproveitamento da história da competição de pontos corridos.

Fábio Santos, Chicão, Edenílson, Alessandro, Júlio César, Luiz Ramírez, Wallace e Weldinho. Atletas com participação na campanha continental e que garanto, não entusiasmam ninguém. E a cereja do bolo, capitaneados pelo Pastor Tite, que não deixou saudade alguma pelo Beira-Rio.

Veja bem, estes atletas jogam e fazem parte do time atualmente campeão brasileiro e sul-americano.

João Vítor, Leandro Amaro, Márcio Araújo, Mazinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno, Betinho, Patrick… Nomes de causar questionamento, mas mesmo assim, campeões da Copa do Brasil.

Auremir, Matheus Carvalho, Carlos Alberto, Douglas, Pipico, William Barbio, Chaparro… Preciosidades do vice-líder do Brasileirão, 7 pontos a frente do colorado.

O Cruzeiro, especialmente, é um amontoado de volantes e refugos de outras equipes, e mesmo assim está a nossa frente na tabela.

Por fim, pra contextualizar, Michel, Ediglê, Léo, Marcelo Boeck, Hidalgo, Perdigão e Wellington Monteiro foram campeões mundiais e, cá entre nós, não são nenhum primor de jogador, não é?

Exemplos não faltam, mas vou me deter por aqui. O que quero dizer é que para além da máxima que se trata de um esporte coletivo, acima de tudo futebol se faz com idéias e não com nomes.

Sou contra a demissão de um treinador em meio a um campeonato, mas a saída de Dorival Jr tornou-se imperativa. Independente dos desfalques, não havia estrutura tática, ou seja, não havia uma idéia de futebol.

Com Dorival, o desempenho sempre esteve associado exclusivamente às individualidades, que quando não resolviam, o time como um todo naufragava.

Em contrapartida, quando um treinador encontra uma forma de jogar, preferencialmente adaptado as características que tem no plantel (e não o contrário), e reforça essa idéia através de treinos táticos e de repetição exaustiva, há um ganho em todos os aspectos.

Em um time bem ajustado, ou encaixado como diriam uns, independente de nomes, as peças funcionam e a engrenagem gira… O ruim fica médio, o médio vira bom, e o bom vira craque. Por fim, as individualidades brilham, uma vez que não cai às suas costas o desempenho da equipe como um todo.

Cada jogador escalado na sua posição, sem improvisações, e realizando um papel tático e técnico de forma satisfatória, ciente de suas responsabilidades, sem sobrecarregar um determinado jogador e/ou setor e sempre em função do time.

É apenas isso que exijo de nosso novo treinador.

Que ele seja bem sucedido em suas aspirações, abandone a idéia de jogar com três volantes e simplifique. 

Muito mais do que nomes e reforços vultuosos, o Inter necessita de um bom conceito de futebol e uma boa aplicação em prática destes conceitos.


"Agora Vai"

Pois é o que que escrevi no meu Post do Jogo? Que uma vitória e muita gente ia viajar na Maionesse achando que "AGORA VAI". Desculpa, mas já vi esse filme umas ...250 vezes. Chega treinador novo e o atletas se esforçam por uma rodada ou duas e depois voltam a ser os mesmos peladeiros de sempre.

E não estou falando mal do F9. O problema continua a ser o plantel. Veja bem, Fernandão disse que teve re-motivar os jogadores, para que eles joguem com prazer. Serio? Os caras ganham 100, 200 mil por mês...alguns muito mais e o Fernandão tem que lembrá-los a ter prazer enquanto jogam? Eles não deveriam estar motivados suficientemente sem isso?

É como já digo a tempo, nem Guardiola arruma ESSE ELENCO..ESSA ZAGA especialemente. Esses pactos e efeito-técnico-novo tem tempo limitado. Fernandão é a novidade mas logo vira parte da rotina do boleiro e lá se vai aquela motivação extra. E onde não tem futebol não adianta ter só prazer.

Os problemas do Inter a 2 anos são multiplos. Tecnico era (ou é, veremos) apenas 1. O Maior problema continua sendo alguns medalhões velhos e mazêmbicos. Até arrumarem isso, nada mudará de verdade.Do meio pra frente temos varios jogadores interesantes. Esse não é o problema...já nossa zaga...estamos em 2012...seis anos depois da primeira Libertadores e Bolivar e Indio são titulares (será que Juan vai ser titular?)....quem não acha isso um problema tem que se internar.

Em resumo, muita gente acha que basta trocar técnico e "Agora Vai". Matemáticamente eu diria que apenas a troca do Dorival por Fernandão aumenta nossas chances de começar a bater todo mundo e ser campeão em no máximo 5% ou com boa vontade 10% ... o que não é o suficiente. Precisamos aumentar isso para cerca de 50% ou mais. Se F9 vale 10% de aumento em nossas chances ainda falta 40% para realmente sermos candidatos. Até dou de graça mais 20% logo adiante quando Forlan, Juan, Damião, Oscar, Datolo, Dale etc...tudo estiverem jogando juntos. Mas faltará ainda 20% que só virá se finalmente afastarmos os Mazêmbicos do Beira Rio...em especial Bolivar.



domingo, julho 22, 2012

TREINADOR FERNANDÃO


Sei que o atlético -go é fraco, é lanterna da competição e tudo mais, mas o INTER de Fernandão fez o que tinha que fazer, venceu, com boa margem de gols e isso é o que importa, não podemos mais perder pontos em casa. 

Em apenas 2 dias como treinador, Fernandão operou milgres, fez o Elton jogar bem, o Dagoberto se interessar pelos jogo e outras mudanças que puderam ser sentidas na partida. Não tenho dúvida que tirar o Dorival foi um acerto, penso até que deveria ter sido feito bem antes, mas enfim, pelo menos ele saiu antes que fosse tarde demais.

Fernandão ainda precisa provar muito como treinador, ainda tem que fazer algumas mudanças no time, melhorar nosso padrão de jogo (que não existia com o Dorival) mas o que é inegável é que foi uma bela estréia, uma viória que pode ser promissora.

André Flores
@ojogodointer





INTER x Atlético-GO

PRÉ-JOGO

- Fernandão já começa mal. Tá valorizando Bolivar que é um aposentado a no minimo 2 anos. Bolivar vai ser titular e capitão enquanto o Moledo de 24 anos será reserva. Bolivar pode enganar em um ou dois jogos mas é apenas isso: engano. E Fernandão amigo de Bolivar o coloca como titular. Ridiculo! Seria ridiculo em 2011...imagina em 2012. Esse ato do Fernandão, seu primeiro ato como técnico eu vejo como uma declaração de guerra contra os Colorados sensatos que pedem a cabeça do Bolivar a muito tempo. A partir de agora o Fernandão já se tornou um sério candidato a Lista Jihad do BV. A Zaga mazêmbica está de volta. Absurdo e triste. Pessímo começo Fernandão.

- Torcedor tem memória curta. Então deixa eu já avisar. Vitória hoje contra o Fake Galo não significa bulhufas. Mas sei que tem gente aí que vai achar que uma vitória vai significar que tá tudo otimo! Assim como a vitória em GreNal no fim do Gaúchão sempre engana. Eu não me engano desde 2010. E sei que muitos de vocês lendo tambem não são bobos. Enquanto a base Mazembica seguir no elenco (os 5 originais estao no Inter..4 titulares mais Renan no banco) esse time não vai a lugar nenhum...nem com Ênio Andrade ressucitado.

- Curiosidade: Alecsandro (aka Cone) é goleador do Brasileirão. kkkkkkk

- O Galo vai ser Campeão depois de 41 anos. O primeiro campeão Brasileiro finalmente vai ser Bi. A torcida do Galo merece pois já foram roubados no passado como em 1980 contra o Flamengo. Já sofreram demais.

- Hoje pra mim é dia especial. Vou receber 12 amigos do Brasil aqui em casa para um BBQ estilo Americano. Primeiro pensei "opa Churrasco" mas ai pensei..que churrasco, Brasileiro não vem aos EUA pra comer Churrasco...então vai um tradicionalisimo BarBQue American com Hot Dogs e Cheeseburgers e outras coisas mais. Meu amigo Sergio o meu Brother from another Mother (BV Free Girias em Inglês #57), coloradaço e gerente de um dos maiores shoppings de POA junto com sua esposa e filha estarão aqui. Estudei com os dois aí no Brasil no 2 grau e somos amigos até hoje. O Sergio é o cara mais engraçado que conheci na minha vida. Deveria ser Stand Up e não gerente de Shopping! E como disse Colorado doente! Vem tambem uns outros queridos amigos mas nesse caso tem uns Gremistas enrustidos e sofridos e mais uns outros Colorados...então tem GreNal aqui em casa hoje! Em resumo vai ser meio complicado acompanhar o jogo então conto com vocês para o Play by Play.

- Boa sorte ao Fernandão na estreia, mas pra não virar 'Fernandão Patetão' ele tem que largar Bolivar de mão. Tá avisado.



sexta-feira, julho 20, 2012

Se eu pudesse...

... sentar com Dalessandro e dizer pra ele "Meu rapaz, vamos deixar de bater a cabeça contra a parede? Ela não vai sair de lá, nem vai ficar mole, pode estar certo. Juiz brasileiro é uma merda, mas é ele quem manda em campo. Marcam qualquer coisa e não gostam de jogadores argentinos faladores como você. Então, cala a boca, joga seu futebol, responde em campo. Deixa isso para outro jogador do time. Outra coisa: twitter e facebook não pra gente jogador como você, meu caro. Deixa isso pro seu acessor de imprensa. E deixe de se magoar fácil, cara. Você já pediu desculpa por xingar juiz? Não, né, pois é. Nem a torcida tem que ficar puxando teu saco. Agora me diga: você realmente acredita que está merecendo o que ganha ao tomar cartões assim e deixar o time tantas vezes na mão? Ótimo, eu também não. Quantos às vaias, em quantos jogos o Inter apresentou um bom futebol, de verdade? Quantos jogos contra times grandes o Inter venceu e convenceu? Não lembra de cabeça? Pois é, nem 20%. Desde que Dorival assumiu, nem isso. É por isso que a torcida vaia e ela tem direito, pois é o único canal de protesto, pois eles não podem (e não devem mesmo) ir à sua casa ou na do presidente do clube. Então, deixa de ser chorão, pois você ganha muito bem para ter sim que lidar com isso. O time está devendo e vai continuar sendo cobrado até responder à altura."

... sentar com Luiggi e dizer "Luiggi, o que está acontecendo? Você não vê o declínio do time ou não quer ver? Você não vê que infelizmente você não entende de futebol? Que sempre que você cuidou desse assunto no clube foi um desastre? E, veja, não tem problema você não entender. Você pode ser um ótimo presidente mesmo sem essa qualidade. Basta você colocar alguém que entenda pra cuidar disso. O problema é você não saber que não entende nada ou saber e ainda assim interferir. Uma das maiores virtudes de uma pessoa é saber seus qualidades e limitações. Essa consciência nos leva longe, Luiggi. Então, por favor, tira seu time de campo e deixa alguém capacitado conduzir os assuntos do futebol no Inter."

... sentar com o Dorival e dizer "Dorival, antes de tudo, desculpa. Eu várias vezes disse que você não é treinador, o que é um exagero e uma injustiça. Mas, perdoe minha sinceridade, é justo dizer que você ainda não está no nível que o Inter precisa. Um técnico para o Inter precisa ser capaz de lidar com medalhões, pois um clube desse porte sempre vai ter alguns. É preciso ter força e moral para baixar a bola desses caras quando precisar. Precisa também saber lidar com a falta de sequência de uma mesma formação, pois num clube desse porte, além das lesões que são fruto da quantidade de jogos, vai haver eventualmente convocações para seleções nacionais. Esse é o Inter, Dorival. Não adianta ir na imprensa chorar por falta de sequência. Não percebe que isso é um absurdo, visto que a falta de sequência vai ocorrer sempre? Você não está num clube da segunda divisão, Dorival. Tem que haver planejamento para que jogadores reservas estejam prontos para substituir lesionados e convocados (ou vendidos). Isso é previsível, Dorival. Você sabe com antecedência as datas dos amistosos, as datas do eventos e das convocações para os mesmos, sabe também que sempre tem janela de transferência em julho e janeiro. Então tem que se preparar, Dorival. Tem que trabalhar com esse cenário. Além de sempre haver risco de lesão. Um treinador de um time como o Inter não pode ter dúvida sobre quem entra no lugar de quem. Tem que ter conhecimento profundo do elenco e certeza e convicção nas substituições. Uma última coisa, Dorival: treinador de um clube como o Inter tem sempre que falar melhor do seu clube e dos seus jogadores, colocando-os sempre acima ou no mesmo nível dos demais, pois é pra isso que o clube investe muito, Dorival. No Brasil, o Inter é um dos topos de carreira para qualquer treinador. Há alguns outros topos, como MSI e São Paulo, mas não há clube mais importante e com mais estrutura que o Inter. Um técnico que chega aqui tem que ter consciência da envergadura dessa posição. Infelizmente, Dorival, você ainda não atende a quase nenhum destes quesitos, sinto muito.

---

Por fim, queria também sentar num boteco e rir muito com alguns colorados que comentam aqui no blog. Li cada pérola nestes últimos dias, que valem até um papo fictício:

Pablo - Caramba, Dorival não é treinador! Que time mais bagunçado, pô!
Cjr ElDiez - Dorival deu um padrão de jogo sim, que podemos chamar de "balão mágico do Dorival", rsrsrsrsrs.
Henze Saci - Além disso, Dorival prima pelo "futebol ofensivo do Inter: ofende mesmo"! hahahahahaha
Glen Santos - Hahaha, boa Henze! Caramba, viu, lembrei até do "slogan da Pirelli: 'potência não é nada sem controle'". Dorival não tem controle nenhum desse elenco, gente!
Jonatamm - Olha, mas temos que concordar que o Bolívar jogou bem a última partida.
(Todos olham com cara de interrogação para o Jonatammm)
Cjr ElDiez - Mas fiquem tranquilos, pessoal, vou dar a última pra vocês aqui: "Dunga contratado", é isso aí, deixo para o anais do boteco.
Pablo - Um brinde ao Dunga, então!





quinta-feira, julho 19, 2012

TEM QUE MUDAR


TCHAU DORIVAL


O Resultado de ontem não foi de inteira responsabilidade do Dorival Jr, sei que o D´Ale foi infantil na expulsão e prejudicou muito o time. Reclamar com o juiz, ainda mais quando não se tem razão, NUNCA ajuda e muitas vezes, como ontem, atrapalha.

Dito isso, quero lembrar que até a expulsão o INTER foi mais do mesmo, simplificando nos chutões, sem mecânica de jogo, com ligação direta para o ataque e dependendo de lampejos individuais para tentar alguma oportunidade. É muito pouco para um time que quer vencer o BRASILEIRÃO.

Esse ano não há competições paralelas, nosso técnico já esta há um ano inteiro no comando da equipe e mesmo assim não notamos evolução tática e técnica, sendo que não houve grandes mudanças no grupo de jogadores além de ocasionais convocações para seleções e transações de jogadores menos importantes. Penso que está na hora de mudar de treinador, não apenas pelo jogo de ontem, mas também pelo jogo de ontem,  e as razões são muitas.

Lembrem que quando o Dorival chegou ele exigiu que o clube também contratasse o preparador físico de sua confiança, o que fez o INTER dispensar o Fábio Mahseredjian (que foi para o corinthians) de lá para cá nunca tivemos tantas lesões musculares, já o que aconteceu no time paulista todos sabem e não gosto nem de lembrar.

Lembrem também que o Dorival exigiu que seu filho (Lucas Silvestre)  fosse contratado pelo INTER recebendo um polpudo salário, ainda mais para um inexperiente jovem de 23 anos. Com uma comissão técnica deficiente o INTER tem apresentados dificuldades que não são de hoje.Não há mecânica de jogo, são rotineiras as falhas de posicionamento da defesa, são corriqueiros os gols sofridos após jogadas de bola parada, depois de um ano era de se esperar muito mais desse grupo de jogadores.

Em 1 ano com Dorival Jr. só  uma vez tivemos uma sequência de 3 vitórias seguidas (Santa Cruz, gauchão, Stronguest, LA em casa e juventude, gauchão), ou seja, nosso time não consegue sequer "embalar" nas competições pois não se acostuma a vencer. Falta brio, falta um vestiário mobilizado, e isso já sabemos que o Dorival não tem condições de dar ao time.

Em um ano no comando do time, Dorival não mostrou sua marca, se é que ela existe. Um time treinado pelo Muricy fará muitos gols de bola parada, e terá uma mecânica de jogo que permita neutralizar o adversário na maior parte do tempo. Um time treinado pelo Tite buscará a posse de bola e intensa troca de passes perto da área adversária, valorizando sempre o coletivo, as vezes em detrimento do individual. Um time treinado pelo Felipão fará da força e da garra sua maior virtude, se entregando para a partida, abusando do enfrentamento físico e das trombadas na área e suas imediações. Qual a característica dos times treinados pelo Dorival?

Toda essa situação fica mais grave e torna mais gritante a incompetência do Dorival, quando olhamos para a tabela e o INTER está atrás de times fracos como o botafogo (treinado pelo Oswaldo Oliveira, e recheado de atletas dispensados pelo INTER) e do cruzeiro (e a República do Volantes, instalada pelo Celso Roth). Não há justificativa para o INTER estar atrás de times e clubes tão fracos.

Eu não sei quem deve ser o novo treinador (no INTER há profissionais muitíssimo bem remunerados para garimpar o mercado), embora tenha simpatia pelo Dunga, também não sei se o novo treinador conseguirá o TETRA CAMPEONATO BRASILEIRO tão sonhado pela torcida, mas tenho certeza absoluta que com o Dorival não seremos campeões, e isso é motivo suficiente para demiti-lo.


André Flores
@ojogodointer






Os Mesmos Erros

Está tudo, ou quase tudo pra ser justo, errado no Inter. E isso não é mistério porque aqui no BV a gente vem explicando isso a 2 anos. Mas vamos lá nós mais uma vez! Só no Beira Rio eles não aprendem ou não querem aprender ou não podem por motivos extra-campo. Quem vai saber?

Infelizmente pra nós torcedores estamos no lado de fora, sem força. Na verdade temos força quando unidos, mas a torcida colorada é muito Burguês, não tem tempo ou vontade...na verdade retiro o que acabo de escrever...tem tempo e vontade sim, tanto que 2000 foram receber Forlan no Aeroporto. Se 1000 fosse no Beira Rio protestar todo dia quem sabia a direção não começava a agir?

OS ERROS (TÃO OBVIOS QUE UMA CRIANÇA VÊ) QUE A DIREÇÃO IGNORA:

- O Elenco não presta desde depois da Libertadores 2010. Já era sofrivel naquela campanha e depois só piorou. Passamo vergonha em Abu Dhabi e a base Mazembica continua lá até hoje. Especialmente na Zaga. Não faz 1 semana que a Zaga inteira mazembica menos Renan entrou em campo (com Renan no banco!). O Elenco tem esse podre e nunca irá pra frente com esses Mazembicos.

- O Tecnico já completou as 5 fases de um tecnico e NÃO PASSOU. Procurem a palavra "Desânimo" no dicionário e vocês vão achar uma foto do Dorival Jr. Ele só abre a boca pra ser depressivo e falar bobagens. Ganha 350 Mil por mês...é pior que assaltar 5 bancos por mês. O Inter está sendo assaltado por Dorival Jr. É uma farça, assim como a maioria dos "professores" do futebol Brasileiro.

- Planejamento ao avesso. Outro problema mencionei no outro post. Montamos e desmontamos times em Julho e Agosto, no meio do Brasileirão. Isso tem que acabar. Hora de desmontar e montar é Dezembro a Fevereiro. O resto do ano deveria ser sagrado, com foco total em conquistar titulos.

- IDADE. A media atual de idade do Inter é 29 anos. Com boa parte dos titulares com mais de 31, 33 anos. Até 37! Os dois novos reforços tem 33 anos (Juan e Forlan). Na melhor das hipoteses metade do time tem data de validade até o fim de 2013 e olhe lá pois as coisas já não vao bem desde 2010. O Inter corre serios riscos no futuro proximo se ficar todo ano renovando com essa velharada! Os caras renovam com esses cara para agradarem "os herois do passado" e ficamos com uma folha gorda e repleta de idodos ricos já pensando na aposentadoria. Pior ficamos vendendo os jovens. Perigo gente, muito perigo adiante. Vocês sabem do que falo, nem preciso escrever certo?

- Uma Diretoria que não enxerga essas obviedades que enxergamos aqui desde 2010!

Não aguento mais ver 95% dos jogos do Inter ser um parto. Todo empate é um horror. Até vitórias são dificeis de ver. Derrotas melancólicas como sempre. É um grupo que raramente vira jogo...mas toma viradas. Um grupo que toma gols de bolas paradas mas raramente faz assim. É um grupo velho, rico, acomodado "Campeão de Tudo".

Elenco Mazêmbico, Idosos, Planejamento ao avesso e têcnico. Quatro coisinhas simples de resolver que se fossem arrumadas faria nossa vida de torcedor mais tranquila. Mas continuamos insistindo mês apos mês. Ano apos ano, nos mesmos erros.

Isso é entretenimento ou tortura?




quarta-feira, julho 18, 2012

Galo x Inter

FORA DORIVAL!!!!

PS: DALE DEVOLVA PARTE DE TEU SALÁRIO!

PPS: Não pude ver o jogo, mas qual o problema do D'Alessandro? Ou tá machucado ou fora por cartões. O Cara tem 31 anos e parece uma criança em campo. Deveria ter ido a China mesmo. Só prejudicou o Inter em 2012.


3 em 1

Alguns dos mais novinhos talvez não entendam o joguete do título, MAS, de qualquer forma, não estou me referindo aos revolucionários aparelhos dos anos 80 que tinham rádio, toca-fitas e toca-discos (LP) no mesmo aparelho. Até porque o último disco de vinil que eu comprei na vida foi este já quase como peça de museu pelo ano de 1996. 

Um dos significados do título é que o INTER precisa ter foco em fazer os três pontos possíveis a cada jogo... EM TODOS OS JOGOS. Não tem outra possibilidade para ser campeão. Sem desculpas.

"Até a Dona Izadora já sabe seu Dorival:
NÃO DESPERDICE PONTOS!"

Imagem gentilmente cedida pela minha
caixa de correio e doada a reciclagem
Três empates equivalem a duas derrotas. Os números são frios. Assim, empate é bom resultado pra quem não briga por nada e só pretende cumprir tabela pra ficar com seu lugar cativo entre a quinta e a sétima posição.


Se os caras são "espertos" podem começar a demonstrar isso e parar de achar que torcedor ainda são todos ingênuos, trabalhar sério nos treinos e correr atrás dos resultados de verdade (3 em 1). Se eles não são mais os apaixonados que jogavam na época nostálgica do futebol (pra mim isso nunca existiu), não podem ser tão despreparados e achar que podem enganar com velhos clichês.

Hoje em dia com acesso a informação e tudo o mais, tem torcedor muito mais habilitado a ser técnico ou comentarista do que alguns que se declaram profissionais e vivem de enganar aqui e ali... comentando o óbvio e não fazendo o que é devido pelo simples fato de que não tem recursos para isso. Tem casos que é o mesmo que eu ficar brabo com meu cachorro por ele não saber cozinhar. Falando nisso vem dele a última dica para a direção: "não importa o tamanho do desafio e sim a bravura que tu busca teus objetivos que te trazem os resultados de verdade"... me dizia ele, um lhasa-apso, aos pulos seduzindo uma chow-chow.


Hoje é Vitória ou morte...

BORA INTER!!!




Política de Venda

Falem o que querem, que "temos contas a pagar"...."tem que fazer a vontade do jogador"..."que não tem como resistir ao Europa FC"..."Calendário Europeu" ....bla bla bla. Fala tudo isso mas a verdade é a seguinte:

Clube Grande com intenções de colecionar titulos tem que vender jogador de peso SÓ NO FIM DO ANO! Não no meio do ano em meio a um campeonato em que não ganhamos a 33 anos!!

O Inter tinha que ter essa politica de venda "Quer fulano de tal? Manda um Fax em Dezembro ou Janeiro que conversamos". FIM DE PAPO. END OF STORY! O Futebol em campo e titulos deveria ser a PRIMEIRA PRIORIDADE! Vende a vontade em Janeiro, fazem o que querem, mas não podiam vender no meio do ano..NUNCA! Isso é fato.O Clube vai fechar se a gente vender 4 ou 5 meses depois de Agosto? Fala serio!

Eu até tava OK com a venda do Oscar, mas agora tão falando que Damião vai tambem. Se for verdade é o fim. É um soco na cara dos Colorados da qual a direção fica pedindo que a gente se associe. 100 Mil socios pra que? Pra vender peças importantes no meio do ano?

Acho que vou me dedicar a NBA ou voltar a curtir o Baseball onde a prioridade de clubes grandes é ganhar Titulos e manter os astros e não vende-los. 

PS: Lendo os comentarios desse post dá pra vê que boa parte de vocês estão CONDICIONADOS a pensar no bem estar dos clubes Europeus antes do Inter. A maioria escreveu immediatamente:

"Mas a temporada começa agora na Europa e eles tão reforçando agora!".

Mas e eu com isso? Porra vocês tem que começar a pensar PRIMEIRO no Inter!! E para o INTER vender astros no meio do Brasileirão NUNCA será algo bom. NUNCA!



terça-feira, julho 17, 2012

EUROS ou LIBRAS

Continuo lendo nos jornais Britânicos que Oscar sai por 25 Milhões de LIBRAS. Os jornais Brasileiros e o proprio Inter falam em EUROS.

Algo não está batendo. Acho que a imprensa Londrina tem experiência suficiente pra diferenciar as moedas. A diferença é uns 15 Milhões de reais entre os dois valores.

Espero que isso seja explicado porque se mesmo depois da venda do Oscar eles continuarem publicando LIBRAS e nós EUROS...aí algo está estranhamente errado.

Não fico muito triste com a saída do Oscar. Não acho ele tudo isso que os jornais Britânicos tão escrevendo (novo Kaka, tipico camisa 10 da Seleção) mas obrigado por nos dar essa grana! Só fico triste que não vamos poder curtir ele nas Olimpiadas sabendo que é jogador Colorado. Ao menos o Damião será.

PS: Que papo é esse que Forlan so vai estreiar em AGOSTO! Talvez só dia 8!! (Fonte ZH). 1 mês inteiro de treino??



Obras do Beira-Rio V


Evolução da arquibancada mês a mês, clique na foto para melhor visualização. 


A nova arquibancada 

Calma, amigos. Se estão achando que pintaram a nova arquibancada com cores "estranhas" como podemos ver aí na foto acima, podem ficar tranquilos. É apenas uma simulação feita no photoshop. A arquibancada NÃO está "colorida". (Deusolivre !) rsrs.

É apenas um quadro de evolução mensal da montagem dos pré-moldados da futura arquibancada inferior, feita de forma minuciosa, que um colorado lá de Santa Catarina fez, o Renan Varela, que também é meu "colega" no grupo Gigante para Sempre do Facebook (criado por colorados, exclusivamente para acompanhar as obras de modernização do BR).  Baita trabalho, parabéns ao amigo Renan ! 

Nessa foto (tirada em 15/07, antes da partida sonolenta contra o Santos), com a simulação que ele fez demonstra de forma clara que desde o ano passado, quando se iniciou a sua construção, o ritmo de montagem da arquibancada é bastante diferente em cada mês.


No meu post anterior, eu tinha relatado aqui a minha "frustação" por ver que ainda não haviam terminado a montagem no quadrante 1 e que ainda faltavam 7 fileiras pra acabar. Mas, na semana passada deu uma acelerada e no momento restam 4 fileiras. Falta pouco. 


Claro que as obras estão por toda a parte, mas o que está sendo construído de "algo novo" de fato é a arquibancada nova. Vejam que desde abril (praticamente) quando foi retomada a sua montagem, ela ainda não ficou pronta. Sabe-se que montar uma arquibancada com os pré-moldados é um processo rápido de fazer. Mas, aqui temos os poréns !


- Observem que o mês de MAIO teve a sua pior produção. Mas, por outro lado foi o mês de grandes trabalhos burocráticos das obras e o que mais se viu foram diversas demolições. Tanto na parte interna (no 2º pavimento), quando do restante da antiga Social (quadrante 4), além das cabines de imprensa, também do vestiário visitante, da "bolha" do próprio vestiário do Inter. Houve aquele intenso trabalho de remoção das terras e dos entulhos da Social demolida. Também houve a construção das cabines provisórias de imprensa (que ficam bem próximos ao campo), além do tunel provisório para os times entrarem ao campo. E ainda a retirada das cadeiras da Superior (trabalho realizado desde Abril). 


- No mês de JUNHO teve um avanço significativo. Foi um mês parcialmente dividido, ainda com os trabalhos críticos do mês anterior, mas já com grandes avanços.  Não foi tão intenso como antes, mas os trabalhos continuaram por vários pontos até a parte externa (fachada). E de fato, houve maior concentração de forças para montar a nova arquibancada, observe que foram construídas praticamente 7 fileiras, incluindo um tunel e escada de acesso. Grande avanço, tomara que se repita nos meses seguintes ou melhore se for possível.




Aqui está a foto da arquibancada sem o photoshop, vejam o tamanho dela. Reparem o carrinho de pedreiro em um degrau, só pra ter uma ideia:


Nova arquibancada no quadrante 1 em processo de finalização. (Data da foto: 15/07/2012)




Demolição da marquise


Quando estava tirando as fotos do BR, antes da partida de domingo, reparei que haviam duas grandes estruturas de aço no pátio em frente ao Portão 7 e ao lado do museu. Não tinha ideia do que era aquilo. 


A princípio pensei que fosse algo relacionado a fachada do estádio. Alguns no grupo GPS no Facebook tinham falado em elevador, escada, andaime, etc. 


Muitos perguntavam: "Tchê, mas que estruturas estranhas são essas ???"

Estruturas metálicas no pátio, em frente ao Portão 7. (Data da foto: 15/07/2012)


Após diversas discussões em nosso grupo, até que surgiu uma foto e um vídeo novo realizados ontem, dia 16/07, por um cara que estava lá. 


Logo descobrimos que elas servirão para "carregar" os pedaços da marquise quando será demolida por módulos. Conseguimos também perceber como foi feito o mesmo trabalho nas marquises do Maracanã. É fantástico !


A foto de uma das estruturas sendo içada para o alto:

Guindaste iça o material para a marquise. (Foto de Eduardo Freire Ghiggi, 16/07/2012)


Agora, isso aqui é sensacional, meus parabéns pro cara que fez isso ! Tirou todas as dúvidas do pessoal, vejam o vídeo: 

Mistério desvendado ! - (por Eduardo Freire Ghiggi, 16/07/2012)



Tá aí: em breve a marquise do BR também irá abaixo para dar início à instalação da nova cobertura metálica em todo o anel do estádio. Vai ficar show !!!

 Agora devo confessar que isso me preocupa um pouco. 

Não podemos esquecer que o MP tá de olho (de palhaçada, na verdade) e que aquele promotor, o Fábio Sbardelotto, já disse que iria recorrer da decisão da desembargadora de ter liberado o BR para as partidas. 

A realidade é essa: estamos em uma situação de fragilidade ideológica ! Porque eu não vejo perigo nenhum, durante as partidas, com as obras paradas, as máquinas desligadas e com vistoria geral da BM + Corpo de Bombeiros. Fui em quase todos os jogos com o BR em obras e nunca me senti inseguro. Enfim, não vou entrar novamente nesta questão, já falei o que tinha que falar nos meus posts anteriores.

Só espero que a construtora e o clube saibam conduzir essa obra de demolição da marquise, sem prejudicar a ninguém. E também espero que MP tenha bom senso e que trabalhe como deveria, com questões muito mais importantes. 

Bom, preciso fazer aqui um elogio. 

Sim, um elogio para toda a galera do grupo GPS no Facebook, que cada dia demonstram seu interesse em ajudar, debater, trazer informações, postar fotos, vídeos (como esses acima). Até brincamos que formamos uma rede de jornalismo investigativo e que sem querer estamos fazendo um curso de Engenharia Civil à distância, hahaha. Pessoal tá de parabéns ! Espero que continuem assim. 




Pergunta que deixo aqui: 
a demolição da marquise pode gerar uma nova interdição do estádio ? 


Até a próxima, boa semana a todos !

Fernando Schroder
@f_schroder


P.S.: só pra constar, FORA DORIVAL !!!