segunda-feira, janeiro 08, 2007

13 2007 o ano da consolidação

Escrito por Ricardo Aragonés

E daí Galera... Primeiro gostaria de desejar a todos, atrasado, um 2007 cheio de realizações pessoais, profissionais e clubísticas para todos. Estive fora do ar por 15 dias, desde o dia 22 de dezembro, e somente hoje consegui voltar a postar aqui no Blog, no VVI e no meu, o CSP.
Nestes últimos 15 dias, acompanhei muito por cima os acontecimentos de nosso amado clube, pois estava isolado no meio de Goiás. Assim não farei um post sobre os acontecimentos diários, e sim sobre minhas expectativas sobre 2007.

É dífícil prever um ano melhor que 2006, por mais que muitos de nós, e eu me incluo nesse grupo, pensem que faltou o Brasileirão, não teríamos conseguido o Mundial se não tivéssemos, em certo momento aberto mão da competição. Qual jogador colocaria o pé em uma disputa de bola para se machucar e não jogar no Japão. O caso do Índio e do Rentería foram um sinal. Mas mesmo assim eu quero um 2007 melhor, e temos muito o que exigir. O gauchão, apesar dos mais conservadores poderem ficar de nariz torto, não é preferencial pra mim, ainda mais que vamos de time B e temos o Time A na libertadores e início de Brasileirão. Estes dois campeonatos e a Recopa é o que me interessam. Espero não ter de escolher, mais adiante entre Brasileirão e Libertadores/Mundial, como ocorreu este ano, porém como a libertadores, por causa da copa América acabará mais cedo, antes do ano passado, teremos mais tempo para uma boa campanha no Brasileirão, e também para uma ótima preparação para o Mundial, que como disse ano passado, YOKOHAMA PODE ESPERAR, ANO QUE VEM (2007) A GENTE VAI VOLTAR.

Nas questões extra-campo, espero que 2007 seja o ano que consolidaremos o COLORADO como o clube com o modelo de negócio melhor estruturado no Brasil. O novo modelo de associação, com certeza vai elevar o número de associados a um número que vai dar sustentabilidade ao Clube.

Nos meus comentários, sempre trato de números ligados a grana, então daí vai.... os novos 2.600 associados, que se inscreveram depois do lançamento do programa de associação já vão dar ao Clube uma receita anual de mais 600 mil reais. Eu estimo que com os jogos ocorrendo o clube deve elevar este número para mais uns 15 mil colorados, ao final do ano, o que elevaria este valor para receitas de R$ 3,6 milhões. Adicione à isso o que os atuais sócios já pagam, e temos por ano uma receita da torcida de 27,36 milhões de reais. Junte à isso as outras receitas, e teremos um clube com capacidade de investimento, contratações, manutenção dos jogadores, reformas no estádio e também investimentos em novas fontes de receita.

Eu sempre tive a opinião que o Inter deve ter como uma importante fonte de receita os torcedores, por mais que olhemos os modelos americanos de clubes da NFL ou NBA, para o futebol Europeu, com seus patrocínios milionários e cotas de televisionamento astronômicas, nosso modelo tem de ser um adaptado à nossa realidade, e acho que estamos achando este caminho. Falta agora, termos um departamento de Marketing mais agressivo para chamarmos à massa para perto do colorado, são, aproximadamente 5 milhões de consumidores que gastam com o time ganhando. Estive na loja do Inter em Porto Alegre, fiquei impressionado pela pobreza de opções de produtos e também pela falta de produtos na gôndola, sem falar é claro o preço das coisas, tudo bem, era final de ano, depois do Mundial, mas mesmo assim.
Sobre a nova diretoria, fiquei até certo ponto decepcionado em ver que o Diretor de MKT do Inter é um médico, sem nenhuma experiência na área. Isto ficou menos traumatizante com as informações do Píffero que ele ia contratar empresas especializadas em licenciamento de marca e produtos esportivos....

PS: Louis, vais fazer mais CARDS pra nós???

Bom vou terminar aqui meu comentário.... desejando à todos, mais uma vez, um ano novo de muita alegria e torcida na Rua e Goethe lotada..

13 Comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

A volta do cara dos números, e aí Ricardo tudo tri! Concordo com o Celso, temos que ficar de olhos bem abertos, sempre existe alguém que tem cola nas mãos.

Quanto a falta de produtos é verdade Ricardo, ontem fui na InterSport no Praia de Belas comprar uma sunga para o Henrique e não existe, apenas para crianças com menos de 1 ano, tomara que este ano seja melhor. Um exemplo recente é o DVD Oficial que esperamos tanto, não sei se concordam, mas não gostei, prefiro o SLPTA. O DVD do Inter só ganha daquele da Placar! Acho que deveriam existir depoimentos de torcedores comuns como nós no DVD e não só artistas.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Notaram que YouTube já era!

Schroder-EUA disse...

Oh Ricardo Welcome Back!

Ok vou fazer mais um card essa semana...quem sera?

Caco e Su...... disse...

Louis, valeu... Desculpe-me ter saído e não ter avisado que não postaria, foram duas semanas fora do ar.. Rodrigo, hehehehe é verdade o cara dos números. É impressioinante como eu fico pensando em números, em MKT e receita, rsssss se for para discutir história do Inter, jogos etc sou uma negação. Sobre o DVD do Inter, ter colocado a Deise Nunes para falar foi de matar. Acho que eles podiam explorar mais a emoção. Pelo que o Gonçalves falou uma vez ou o Denilson, eles estavam com problemas de direito de imagem, essa pode ser uma das razões, somente puderam colocar pessoas que aceitaram ceder imagem, senão, processo em cima.. rss O SLPTA do Louis, somente poderá ser ultrapassado na emoção pelo video do mundial, dele próprio.

Anônimo disse...

vamos lotar a caixa de email do inter com pedidos de melhorias no marketing e com ideias para melhorarmos as receitas do clube...eu jah fiz a minha parte...aqui tah a copia do email que eu mandei:


para melhorar as receitas do inter poderiamos fazer algumas coisas, como:
1- ÁLBUM DE FIGURINHAS DOS MELHORES TIMES DO INTER
2- BONECOS MINIATURA DOS CAMPEÕES DO MUNDIAL 2006 E DE ÍDOLOS DO CLUBE(FALCÃO, FIGEROA...)
3- REPLICAS DAS TAÇAS DA LIBERTADORES E MUNDIAL
4- LEILÃO DA REDE USADA NA FINAL DA LIBERTADORES
5- LEILÃO DE ARTIGOS USADOS POR JOGADORES E ASSINADOS POR ELES EM JOGOS IMPORTANTES(ISOLADO EM MATERIAL DE ACRILICO E DEVIDAMENTE IDENTIFICADO)
6- LEILÃO DE BOLAS USADAS EM JOGOS IMPORTANTES(ISOLADO EM MATERIAL DE ACRILICO E DEVIDAMENTE IDENTIFICADO)

PARA VER COMO AS IDEIAS SÃO ACATADAS PELOS TORCEDORES E PARA VER O QUANTO DARIA CERTO ESSAS MEDIDAS OLHEM NO ORKUT NESSE TÓPICO: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2508804667378311716&na=4

Gonçalves disse...

E ae Ricardo , tava em Goiás, tava jogando lá com o Fernandão é?...bem vindo a ativa novamente...

Cara afora esse lance de direito de imagem realmente achei muito fraco e feito meio nas coxa esse da Libertadores, pareceu que eles tavam no limite pra liberar antes do Mundial e ...ah tá assim, vai assim mesmo...concordo com o Rodrigo ganha do da placar, mas não ganha do SLPTA....

ô Rodrigo...como assim youtube já era?

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Já era, a Cicarelli detonou véio, aqui no Brasil "necas de catibiriba". No post acima coloquei um link que mostra como contornar isto.

Anônimo disse...

O DVD da placar vale pelo registro dos gols e imagens. Agora, a narracao do jogo da final, feita por aqueles babacas, eh a coisa mais horrivel que jah vi. Aquilo eh uma ofensa aos colorados. Tah na cara que foi uma narracao gravada semanas depois do jogo, pois nao tem emocao autentica nenhuma. Eh tudo muito forcado. Deu vergonha, e raiva. Um desrespeito... Mas tambem, esperar o que de fora do RS, neh?
Infelizmente pelo que tao dizendo, o DVD do Inter tambem nao ficou lah essas coisas. Aihda nao vi, mas creditaria a baixa qualidade no curto tempo que tiveram pra fazer, aliado aos problemas burocraticos que todo mundo relatou aqui, e principalmente a falta de experiencia das duas partes (Inter e empresa produtora) em um produto deste tipo. Isso eh novidade no futebol brasileiro, assim, nao tem empresas especializadas nisso, e muito menos os clubes sabem o que querem...
Pra mim eh isso. Falta uma experiencia "hollywoodiana" nesse meio, coisa que o Louis, por talento natural, e obviamente por morar nos Estados Unidos tem de sobra.

Anônimo disse...

o louis fez um video muito melhor e e muito menos tempo

Schroder-EUA disse...

En nao vi ainda o da Placar ou a do Inter na Libertadores entao nao posso comentar. Mas realmente deve ser dificil quando nao se tem direito para as imagens...

Mas Thiago o que tu falou e' verdade...putz realmente...o SLPTA tava pronto dia 3 de Setembro de 2006...o seja so 2 semanas depois da Final...eu realmente devia ta inspirado!

Caco e Su...... disse...

Louis, tenho os dois. O da Placar chega a ser ridículo, nem vou comentar. O do Inter, teve um enredo interessante, emociona como todos os vídeos que nós olhamos no Youtube, porém poderia ser melhor. Ter mais coisas sobre o vestiário, com os torcedores, ter mais cenas de dentro do estádio. o Thiago do Canadá, disse uma coisa muito certa, foi o primeiro. Acho que o Inter não se deu conta do retorno que isso pode ter. Não sei os números de vendas do DVD ainda, mas com certeza não sabiam qual seria o consumo e qual investimento poderiam fazer prevendo este consumo..

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

O problema é que estes produtos não são feitos por colorados.

Denilson M. (POA) disse...

O marketing esportivo no Brasil é uma negação... a globo e suas afiliadas são as maiores fontes de divulgação... o problema que elas só se interessam em difundir meia duzia de clubes pauriocas...
Se os clubes aprenderem a serem criativos e não depender da mídia oficial, vão ganhar muito , mas muuuito mais dinheiro...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]