quarta-feira, janeiro 31, 2007

16 Marketing: Se eu mandasse no Beira Rio

Aproveitando o excelente topico do Rafael sobre Marketing no Inter, aí vai as recomendaçoes do Blog Vermelho ao Inter. Se eu mandasse por lá eu faria o seguinte.

- Numeraçao Fixa o ANO todo, independente de competiçao. Tal jogador uso o mesmo numero no Gauchao, na Libertadores e no Brasileirao, tanto faz. mesmo com um plantel de 40. Esse Time B devia ta tudo usand numer acima do 20. O Inter perde muito dinheiro com a falta de identificaçao de jogador com o numero. Até ja fizeram isso algumas vezes mas nao pode ser temporario tem que ser pra valer.

- Vende a camisa personalizada de cada jogador importante com nome e numero.

- Abre a loja do Inter no FIM de jogos. Incrivelmente, a loja do Inter está fechada quando torcedores estao indo embora d Estadio apos um jogo. Isso é uma barbaridade! Um absurdo. Mais dinheiro jogado fora.

- Apos cada partida pre-seleciona uns 3 jogadores para que torcedores com ingressos especiais possam conhecer o jogador e receber um autografo dele. Isso e' feito aqui e faz muito sucesso. Normalmente é feito apos a partida num salao especial do estadio.

- Blog de jogadores no Site do Inter. Seria um atrativo especial no Site do Inter.

- Cards (tipo os Cards do Blog Vermelho) do elenco do Inter. Todos os anos teria uma coleçao novo. Uma ideia simples e facil de fazer, mas tem que ser bem feito, com boas fotos e informaçoes e material bom, nao coisa de baixa qualidade.



- Um pouco mais complicado mas legal seria os "Bobble Heads" do jogadores mais importantes. Tem companias que fazem essas coisas, entram em contato com elas! Tipo dessa foto do beckham:


- Preços mais sensatos para o Brasil. R$150 , $R200 por uma camisa é preço que se paga por camisa nos USA e Europa isso nao é preço para o Brasil! Aqui nos USA se paga R$50 Reais por um Bife...mas isso é aqui....porque combram com preço de USA?

- Dia dos Veteranos. Um dia Por ano, no Beira Rio, antes de um Jogo Oficial façam desse dia para homenagear os herois do Passado. Convida uns 20-25 por ano para ir ao Beira Rio Naquele dia onde cada um sera chamado pelo sistema de som para entrar no gramado vestindo a camisa do Inter, o jogador mais importante sempre entrando por ultimo (no nosso caso seria o Falcao). Aproveita e vende nesse dia camisas oficias desses craques do passado e tambem Posters, fotos etc... Os ainda nao tao velhos podem ate baterem uma bola na Preliminar.

Bom essas sao apenas algumas ideias, com certeza tem outras tambem.

PS:

Mais uma. O Japao é um mercado enorme. Em yokohama 95% dos torcedores no estadio torciam para o barcelona...depois ficaram de boca aberta. Sairam querendo comprar camisas do Inter mas tinham acabado....O Inter como Campeao Mundial tinha que fazer algo lá para "Cash in" na situaçao! Nesse momento tem MILHARES de Japonees que querem saber mais do Inter, que querem comprar produtos oficiais do Inter....bom como falei é dinheiro perdido.

Se eu fosse o Inter tentava arrumar uma viagem ao Japao para fazer amistosos em varias cidades como Campeao do Mundo. Quando? Nao sei talvez depois da Libertadores se nao ganharmos denovo, mas acho que seria interessante para ganhar fas lá. Voces sabian que em Kawasaki a minutos de Tokyo tem um time Profisional que usa uma Replica do uniforme do Gremio? E' o Japoneses sao faceis de conquistar é so tentar.

16 Comentários:

Rafael C Rodrigues disse...

Excelente Louis. Tu completastes o post abaixo apresentando várias idéias sobre assuntos não abordados, e com certeza outros colorados também tem muitas idéias.

Este é um assunto muito palpitantee fundamental para o clube ganhar dinheiro. Um planejamento de marketing bem executado pode gerar muitos fundos para o clube, vide exemplos nos USA, e grandes times da Europa. Esse ano o Inter ainda está em alta, é o momento para aproveitar e lavar a égua ganhando dinheiro.

E se quiserem poderiam investir este dinheiro no time, porque tá precisando.

Rafael C Rodrigues disse...

Louis, aproveitando que o card do Fernandão tá aí, coloca nos Melhores do BV os posts com os cards anteriores pra galera mais nova que não viu ainda.

Anônimo disse...

Concordo com o que foi colocado até agora e gostaria de dar a minha.
Acho que a Imagem do Clube deveria ser melhor trabalhada. Tipo a propaganda do Barcelona que passa na ESPN ou SPORTV (não lembro qual). Acho que deveria ser valorizado o trabalho social do clube pois isto cria simpatia pelo Clube.
Outra coisa: como é que, após todo este tempo ainda não temos o letreiro no Beira-Rio?
Certamente o co-irmão tem mais competência em vender seu peixe (faz até DVD daquele título...). O título Mundial foi e está sendo MUITO MAL explorado...
Deveriam contratar uma empresa PROFISSIONAL para desenvolver todo o marketing! Meu padrinho tem um álbum de figurinhas lançado quando da inauguração do Beira-Rio!!! Por que não se pode ter algo do tipo de novo?
Buenas, tenho certeza que se nos reuníssemos em torno de uma mesa de bar juntaríamos um monte de idéias. Algumas sem chance de se tornar realidade mas um monte exequível.
Nota p/ o Marquétchin do Inter: 4 (vai fazer recuperação)
Abraço e amanhã todos no Beira-Rio

Anônimo disse...

Apoio os comentários sobre o marketing COLORADO. O Rafael, Louis e o Luiz deram boas dicas. Já pensaram em fazer tipo um relatório ou melhor um dossie dessas idéias todas?
Trocando de assunto, eu tenho uma dúvida: Por acaso, nas semifinais da Libertadores se der gaymio numa chave e mais um brasileiro na outra eles devem se matar. Certo? E se der gaymio numa chave e um argentino na outra? Também deveriam ir para um mata-mata. Não é? Alias o clube gaymio é da onde mesmo????

Tio Atlas (postando de vitória)

Anônimo disse...

pois é, todas as idéias são muito boas, mas se alguém do marketing aparecesse por aqui, ia nos deixar com vontade de chorar por causa de todas as burocracias e tranqueiras que tem que resolver pra lançar uma bala com o símbolo do inter....
com certeza não é desculpa, mas... qual o clube do brasil que tem algo parecido (ou mesmo 10%) do que nós estamos sugerindo? To falando em coisa licenciada, e não pirataria da rua da praia.
Tá certo que não se tem a mesma mentalidade, mas aposto que lá dentro, muita merda burocrática deve deixar eles putos. O melhor seria um deles aparecer em algum veículo e esclarecer as coisas.
Atenção: Estou me referindo apenas a estas idéias novas que surgiram aqui. A historia do DVD, do letreiro e das camisas não serem vendidas logo depois do mundial é rateada pura mesmo. Daí, não tem desculpa. É procurar outro patrocinador qdo acabar o contrato com a RBK (quase RBS...).
O DVD e o letreiro nao tem a ver com a RBK, eu sei, mas é rateada do mesmo jeito do mkt do inter.
Quanto a loja aberta após o jogo: mais uma vez, entra no quesito burocracia. Tem que pagar hora extra pro funcionario, adicional noturno, trabalho domingo, essas coisas todas.... fora a insalubridade (é tão seguro ali de noite né?).
Além disso, a loja fica praticamente invisível no final do jogo, pq quem passa a cinco passos dela, ja não ve nada pq é escuro, e pq tem uma galera entre tu e a loja indo pra casa. O ideal seria forçar o pessoal sair por vários corredores, que teriam vários acessos a uma mega - ou várias - lojas. Que nem é aqui. Tu sai do estádio de hockey, e não interessa por que portão, tu dá de cara com
- loja do time
- mesa do leilão
- bar
Tudo isso num espaço bem pequeno (mas organizado), pra o cara poder notar, olhar, e quem sabe comprar de tudo. Mas aí, só construindo outro estádio.
Qto ao preço da camisa, é pura ganancia de brasileiro mesmo.
Se um comprar uma camisa de 200 pau, ja pagou TODO o gasto que se teve pra fazer e vender (na ponta final) 10 ou mais camisas. O lucro ultrapassa os 4 zeros. Isso é cultura, não tem jeito. Enquanto tiver gente comprando e pagando o preço que eles pedem, vai continuar sendo assim. É assunto que se estende, e explica pq o Brasil é assim.
Quanto as camisas com numeracao fixa, acho afude. Ja ta mais do que na hora disso pegar no brasil. Uma vez o corinthians fez, e cairam de pau neles. Veio o haroldo de souza e falou que aquilo era o fim do futebol!!!! Ve se pode!!! Coitado, ele era "obrigado" a narrar um jogo em que o goleiro tinha a camisa 37 e o atacante o numero 59.... que absurdo.... BLEARGS!!! Uma coisa é tradição, outra coisa é ser reacionário, aí é demais! O mesmo foi com o túnel novo, e a entrada dos jogadores dos dois times juntos. O que o Inter tomou pau por causa daquilo - o vasco até hoje se nega a entrar junto. Felizmente o Inter mantém isso. E tá certo. Tem que inovar. É cópia da europa? É. Descarada. Mas e daí porra? O campeão do mundo é daonde mesmo? Na bola quem é mais?
E outra, se a grana tá lá, vamos fazer eles olharem pra cá também, e gastarem os euros conosco também.
Falei demais.
Como sempre.

Anônimo disse...

o marketing do inter eh uma merda. eu sempre mando emails e os caras nao respondem. descaso total com o torcedor que quer ajudar o clube.

Tiago Vaz disse...

Eu to trabalhando numa idéia para tentar colocar o Colorado em peso no Marketing on-line. O Site do Inter tá uma vergonha... sem colaboração, sem conteúdo, sem vendas... é só um institucional bem feito. E isso é pouco para o site do Campeão do Mundo Fifa.

Já vimos como a Internet é cada vez mais importante para gerar recursos e viabilizar a comunicação...

O site do Inter tem picos de 10 mil acessos e o Clube só gasta... é muito pouco explorado.

A Blogosphera Vermelha vai ser fundamental no apontamento das estratégias on-line do clube nos próximos anos!!!! Por isto, esta trilha de posts sobre Marketing vai ser excelente!

Abraço,
Tiago
http://essaterratemdono.blogspot.com

Anônimo disse...

bah essa historia do márquetingui eh foda... u pior eh q tem naum so u interesse de por exemplo o torcedor vinculado... tem uma sangue suga multi nacional RBk que nos faz um material de quinta catega e inda nos cobra o preço de uma camisa... Chamem a boa e velha adidas devolta! a camisa mais bem feita dos ultimos tempos do nosso colorado foi deles!... comparem uma adidas de u q... axu uns 8 anos e uma da rbk de um ano... me digam qual tah mais intera? isto eh uma coisa... a rbk que ganha na maum grande assim n dah.. uma pena q eh em todo pais issu u preço da camisa fora da realidade do brasilero... uma camisa eh quase que um salario minimo... no maximo devia ser 80 reais...
outra coisa que eu axo que poderia ser explorada mais grandiosamente são akeles caxecóis... imagina... como na europa... um caxecol baludo sc internacional e no verso CAMPEÃO DO MUNDO... agora que começa a libertadores e daki a poko jah tah friozinhu nesse rs... saum so mais algumas ideias... falei demais :p mas infelizmente eh a nossa realidade

Anônimo disse...

Predo!, sem quere decepciona , a rbk é da adidas!
Mesmo assim 160 pau numa camisa dessas porcaria da rbk e com essas estrela feia é muito dinhero!!! Um Absurdo!!!

Anônimo disse...

eu acho q tinhamos q vender nossa camisa (em euros)na espanha... imagina quantos torcedores do real madri e outros rivais iriam comprar a camisa branca p zoar dos catalãos barcelonences... hehehehehe
ms ta fraco o marketing mesmo...
o site do inter anda fraco dmais...
sem fala q eu acho q deveriam dar mais valor a as torcidas...

Anônimo disse...

Dêem uma olhada no www.g14.com, ali tem o site dos maiores clubes da europa, no 1º clique em qquer time daqueles vcs já verão q o nosso site é absolutamente amador e q o marketing colorado é muito fraco perto do potencial q eles têm para explorar. Uma dica barata e fácil: Colocar distribuído pelo pátio fotos dos jogadores em tamanho real, tipo aquela do ronaldinho gaucho vestindo o uniforme da Pepsi, para os torcedores tirarem fotos ao lado. Divulgaria os patrocinadores do uniforme e era uma bela recordação. Os jogadores poderiam aparecer junto com as taças e tal, sei lá, é uma idéia q de repente o retorno financeiro não é tão grande e imediato mas aproxima a galera do time e tal. Outra, na loja do inter existe algum pôster do Falcão? do Manga?, do Tinga? Pô, pega uma foto deles mete um photoshop, um layout com o numero da camiseta q vestiam o título q conquistaram, a assinatura e bota pra vender. Bah, podíamos fazer um brainstorm numa mesa de bar e entregar um dossiê com 100 idéias pro marketing, tudo bem q iria pra gaveta, mas faríamos nossa parte. Viram no dvd do inter a camiseta de goleiro do Schneider (será q é esse o nome?)q o Taffarel tem? Toda preta, lindona. Jura q o inter ia se dar ao trabalho de fazer uma réplica e colocar a venda, é muito fácil para os gênios do marketing. Só eu tenho umas 20 idéias...O email do Julio Emmel q trabalho no marketing colorado é jemmel@internacional.com.br. Convençam-no a aparecer aqui, já é um começo e se quiserem fazer uma lista de idéias eu mando as minhas.

Anônimo disse...

Acho que o Louis poderia fazer uma lista de tudo que foi apresentado até agora e mandar pro Inter e postar aqui tambem (título do post: Marketing Virtual do Inter).
Que tal Louis? Se quiseres, eu faço.

Anônimo disse...

O lance dos cachecóis eu escrevi pro Inter uns anos atrás, quando voltei de Portugal com um cachecol de cada time grande de lá. Eles me responderam dizendo que o cachecol já seria lançado no outro ano, o que acabou acontecendo mesmo, mas quando vi, não gostei muito. Não são muito legais não. Tenho um aqui, que inclusive na parte da frente do cachecol o símbolo tá ao contrário, com o SCI em vermelho no fundo branco...

Anônimo disse...

Estou virando entusiasta da chapa MOVIMENTO DOS BLOGS COLORADOS, ou coisa que o valha.

É imprecionante a riqueza disso aqui. É só postar uma idéia e chovem outras mil. Isso assim, sem esforço. Apenas conversando.

Patrimônio, reforma do Beira-Rio, o que fazer com os Eucaliptos, marketing, futebol, defesa da imagem desmentindo a mídia...

Pensem nisso.

Saudações.

Anônimo disse...

mateusdparaná - a rbk a uns dois anos foi comprada pela adidas.. agora me diz se a qualidade uma camisa da adidas de time eh pior que uma da rbk? a do cachekol eh uma baita ideia... tah loko imaginem.. u bera rio lotado e milhares de scritos... coisa inovadora na america... ficariamos conhecidos pelo time dos caxecóis algo lindo demais... quem jah viu pelomenos um jogo importante de champions league sabe como eh bunito ver akilo... agora... todos comparam a realidade da europa a nossa! naum ha como fazer um time para concorrer com o markeiting por exemplo do milan.. lembram-se a alguns anos.. apareceu um circo inflavel do milan com varias atividades e tal... tem como competir? obvio q naum mais temos que arrumar o nosso marketing para nossa realidade... a historia das camisas historicas eh uma baita ideia... mas parece que estamos pensando muita bestera ow estamos anos luz a frente do marketing colorado...? alguma koisa tem que ter... go go go cachecois com os dizeres.. "campeão do mundo" ao preço de 20 reais na loja do inter... pode ateh nem se da rbk.. sendo bunito com o simbolo certo e bem feitinhu?! eu seria um dos primeiros a comprar... :)

Gilson disse...

Perfeito....finalmente encontrei alguém com algumas das mesmas idéias (tão obvias) que já tenho a muito tempo. E ainda outras tão boas quanto. Parabéns.
Eu mesmo já mandei algumas idéias para a ouvidoria do Inter, mas parece que eles não "ouvem".

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]