quarta-feira, janeiro 17, 2007

15 Abel Braga

ESCRITO POR RAFAEL RODRIGUES

Hoje a tarde o Inter receberá a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo das mãos do Presidente da República Federativa do Brasil, Sr. Luís Inácio Lula da Silva, pela conquista do Mundial Interclubes FIFA 2006. Estarão presentes autoridades, dirigentes, jogadores e o técnico Abel Braga, à quem dedico esta coluna.

No ano passado reconheço que fui muito crítico do trabalho do Abelão, principalmente depois da perda do Gauchão, e mesmo com a conquista da América não aliviei as críticas. Muitos devem estar pensando, "Esse cara é louco, o cara foi campeão da Libertadores e ele ainda critica". Na verdade eu discordava da maneira de pensar o time, da escalação de alguns jogadores, do esquema com dois volantes marcadores e poderia ficar elencando várias coisas aqui.

Mas com a conquista do título mundial eu dei a mão a palmatória. Ontem estava lendo a revista Alma Colorada, veiculada para os sócios colorados, e nela quase todos os jogadores fazem rasgados elogios ao Abel, dizendo que tiverem várias aulas de tática antes do jogo com o Barcelona, e que ele mostrou como o Inter tinha que vencer taticamente o jogo, e o resultado todos nós sabemos.

Neste ano de 2007 serei mais paciente com o Abel. Ele mostrou no ano passado que sabia o que estava fazendo, e junto com um grupo de jogadores aplicados e competentes nos deu os dois maiores títulos da história do Sport Club Internacional.

Viva o Abel Braga!

Um abraço e até a próxima.

15 Comentários:

Darlan Gustavo disse...

tambem nao gostei quando contrataram ele...pensei....vixi..la vem outro joel santana da vida....q bom que estava errado! não importa oq acontecer daki para frente...para min ele é o melhor tecnico do mundo!!!!!!!

Lestat disse...

Li agora num post abaixo que o Internacional é o primeiro time gaúcho a ser campeão mundial. Tenham dó, chapolins. O título do Grêmio não conta então? só pq não foi disputado na formula atual?
Não tenho dúvidas que atualmente o mundial é muito melhor, pq tem todos os campeões continentais na disputa, mas negar importância aos títulos antigos já é ignorância demais. Vcs chapolins já estão de salto alto. Isso aconteceu com o SPFC logo após a era Telê Santana. Ficamos todos marrentos e arrogantes. Aí o tricolor entrou na geladeira e ficou 12 anos sem ganhar um título expressivo. Aprendemos a humildade e quando conquistamos tudo em 2005 comemoramos sem arrogância. Não se esqueçam que o futebol é o mais caótico dos esportes. Tudo pode acontecer e nem sempre o melhor vence. Quando essa fase do Inter acabar (e vai acabar, acreditem), quero só ver quem vai continuar diminuindo os adversários.

Caco e Su...... disse...

Lestat, formalmente sou obrigado a concordar com as tuas observações, porém existe uma coisa chamada rivalidade local. Através deste sentimento enraigado no povo gaúcho, nada pode ser mais eficaz, neste momento do que menosprezar o título dos gremistas, a conquista da copa Toyota no japão, a long time ago, in a galaxy far far away.. Óbvio que ficaríamos felizes em ter obtido o título no formato anterior, mas estamos muito mais por o termos obtido no formato atual, de um torneio validado pela FIFA, em cima do Barcelona. Coisa que os gremistas não tem nem de perto.

Anônimo disse...

OLHA ESTOU PROCURANDO A MUITO TEMPO ALGUÉM QUE TENHA O CD OU DVD SEI LÁ SOBRE O DOCUMENTÁRIO SOI LOCO POR TI AMÉRICA DO BLOG VERMELHO. PRECISO DE UMA COPIA. JÁ TENTEI BAIXAR MAS É PESADO DEMAIS PRO MEU COMPUTADOR. POR ISSO SE ALGUEM TIVERM POR FAVOR, ENVIE UM CÓPIA PRA MIM EU PAGO OS CUSTOS.
MEU EMAIL paulosinop@bol.com.br
ALGUEM DO BLOG ME RESPONDA POR FAVOR.

Anônimo disse...

Ae gurizada. Leio o Blog há tempos mas nunca comentei nada. Aqui vai o primeiro de, infelizmente, poucos (só estou fazendo pq consegui um tempinho aqui no trab).

O Abel tem um grave problema pra mim: Não sabe ser favorito. Observem: Nos anos anteriores ao Inter, o Abelão pegou times cariocas que, apesar de serem grandes clubes, estavam com times médios/ruins e desacreditados. Aos poucos ele foi chegando nas fases finais da Copa do Brasil, até que pegou um time de segundona na final, e com isso passou a ser favorito. O resultado: Derrota nos 2 anos.

Em 2006, o Inter era o favoritaço pro gaudério, e perdeu... Mas quando enfrentou o na época campeão do mundo SPFC na final da libertadores (Abel não era favorito), venceu, assim como venceu o Barcelona, que é favorito contra qualquer um.

Não tenho a menor dúvida do conhecimento de futebol dele, tanto que ele sempre consegue chegar nas primeiras posições, seja com times bons como o Inter, ou com times médios como os cariocas. O que me desgosta é a sua falta de coragem quando o favoritismo está ao seu lado. Quando é preciso se puxar estudando taticamente um adversário, o Abel é mestre... Mas quando é preciso se aproveitar da fragilidade do adversário para massacrá-lo, o Abelão treme as pernas, não se impõe e acaba sofrendo derrotas para times inferiores, como nas finais da copa do Brasil, na final do gaudério e naquele jogo contra o Santos na Vila, quando tomamos a virada com 2 a mais em campo...

Esse ano, como campeões do mundo, seremos sempre favoritos, pra tudo! Espero que o Abel mude essa estatística e comece a se impor nessas situações. De minha parte ele tem muito crédito (apesar dessa grave deficiência), pois é o atual campeão do mundo!

Anônimo disse...

Uma curiosidade, se é que ainda me aturam, é que o Abel é sempre Bi:

87-88 - Bi pernambucano com o Santa Cruz
98 - 99 - Bi paranaense com Atlético e Coritiba
04 e 05 - Bi carioca e Bi-vice da Copa do Brasil, com Flamengo e Fluminense.

Bom indício pra 2007... Bi mundial. Azar do bi-vice no gauchão e no Brasileirão, o bi mundial mata tudo!

Anônimo disse...

Discordo da sua coluna..acho que esse ano, devemos criticar e pressionar ainda mais que o ano passado...se lembra dos 5 jogos do campeonato brasileiro pós-libertadores? foram neles que entregamos o título e tudo por causa da euforia pela conquista...

com exemplo, acho que esse ano a cobrança deve ser feita durante todo o ano, nas vitórias e derrotas, pq, nós brasileiros, querendo ou não trabalhamos melhor sob pressão..

é isso..abraços

Anônimo disse...

ALGUEM TEM UM CD OU DVD DO DOCUMENTÁRIO SOI LOCO POR TI AMÉRICA SE TIVEREM MANDEM UMA COPIA PELO AMOR DE DEUS. ENTREM EM CONTATO COMIGO
paulosinop@bol.com.br

eu pago os custo de postagem

Caco e Su...... disse...

Paulo, vou te mandar um mail pra ver como te mandar este DVD. Não sei se poderei fazer isto antes do final de semana porque o meu gravador deu pau. Mas resolvido isso te mando. Queres a versão feita pelo Rodrigo, que colocou uns índices ou só queres o filme, no formato do Louis. Se for o CD vai amanhã. abraços

Rafael C Rodrigues disse...

Caro Juliano, permito você discordar da minha coluna, mas em nenhum momento eu falei que não deveríamos cobrar ou criticar o Abel. Eu apenas referi que serei mais paciente, pois ele apresentou bons resultados mesmo com toda desconfiança da torcida.

Anônimo disse...

Ok, tudo bem..então concorco totalmente contigo...mas espero que esse ano não nos bata aquele relaxamento que deu naqueles jogos pós-libertadores....

abraçoos

Schroder-EUA disse...

E' dificil criticar o Abel...pois "The Bottom Line" e' que ele e' Campeao da America e do Mundo. Como dizem...ele tem credito.

Anônimo disse...

Não ! espera ai, a gente tem mania de criticar a escalação, mas quase nunca assistimos aos treinos. O Abel escala quem ta treinando melhor, quem não fica fazendo corpo mole.

Eu também fui muito critico do Abel, mas hoje não abro minha boca pra não morder a língua depois.

O Abel é um cara experiente, e deve ser soberano no COLORADO. Tenho certeza que é o melhor pra nós no momento.

Gonçalves disse...

Confesso não ser um grande fã do Abel também, mas o considero um bom treinador, na realidade eu acho que muito mais quem pode fazer são os próprios jogadores, prova disso foi o esquema tático que o Abel montou pro jogo da final, os jogadores não conseguiram por em práica depois tentaram e voltaram ao esquema do Abel novamente com uma aplicação maior avaliando que o esquema montado era bom...deu no que deu nós campeões...acho inegável também a própria relação com os jogadores, pois mesmos os por nós conhecidos que não tem aquela regularidade, jamais deixaram de se esforçar por ele ou vocês imaginariam um Gabirú que alguns jogos antes da ida ao mundial saia dizendo que queria ir embora, entraria num jogo final de mundial e se esforçasse ao máximo como se esforçou, fazendo ainda o gol do título, mérito da confiança passada pelo treinador, treinador não é só aquele que treina o time, mas o que agrega também os jogadores pra que dêem o seu melhor.

Caco e Su...... disse...

como no futebol a redenção da vitória redime todos os pecados existentes, VIVA O ABEL. Espero que para 2007 o Gabiru volte a ser o cara do Atlético PR, e as convicções do Abel não nos atrapalhem, como em alguns momentos ocorreu.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]