Escrito por Ricardo Aragonés
E daí Galera... Primeiro gostaria de desejar a todos, atrasado, um 2007 cheio de realizações pessoais, profissionais e clubísticas para todos. Estive fora do ar por 15 dias, desde o dia 22 de dezembro, e somente hoje consegui voltar a postar aqui no Blog, no VVI e no meu, o CSP.
Nestes últimos 15 dias, acompanhei muito por cima os acontecimentos de nosso amado clube, pois estava isolado no meio de Goiás. Assim não farei um post sobre os acontecimentos diários, e sim sobre minhas expectativas sobre 2007.
É dífícil prever um ano melhor que 2006, por mais que muitos de nós, e eu me incluo nesse grupo, pensem que faltou o Brasileirão, não teríamos conseguido o Mundial se não tivéssemos, em certo momento aberto mão da competição. Qual jogador colocaria o pé em uma disputa de bola para se machucar e não jogar no Japão. O caso do Índio e do Rentería foram um sinal. Mas mesmo assim eu quero um 2007 melhor, e temos muito o que exigir. O gauchão, apesar dos mais conservadores poderem ficar de nariz torto, não é preferencial pra mim, ainda mais que vamos de time B e temos o Time A na libertadores e início de Brasileirão. Estes dois campeonatos e a Recopa é o que me interessam. Espero não ter de escolher, mais adiante entre Brasileirão e Libertadores/Mundial, como ocorreu este ano, porém como a libertadores, por causa da copa América acabará mais cedo, antes do ano passado, teremos mais tempo para uma boa campanha no Brasileirão, e também para uma ótima preparação para o Mundial, que como disse ano passado, YOKOHAMA PODE ESPERAR, ANO QUE VEM (2007) A GENTE VAI VOLTAR.
Nas questões extra-campo, espero que 2007 seja o ano que consolidaremos o COLORADO como o clube com o modelo de negócio melhor estruturado no Brasil. O novo modelo de associação, com certeza vai elevar o número de associados a um número que vai dar sustentabilidade ao Clube.
Nos meus comentários, sempre trato de números ligados a grana, então daí vai.... os novos 2.600 associados, que se inscreveram depois do lançamento do programa de associação já vão dar ao Clube uma receita anual de mais 600 mil reais. Eu estimo que com os jogos ocorrendo o clube deve elevar este número para mais uns 15 mil colorados, ao final do ano, o que elevaria este valor para receitas de R$ 3,6 milhões. Adicione à isso o que os atuais sócios já pagam, e temos por ano uma receita da torcida de 27,36 milhões de reais. Junte à isso as outras receitas, e teremos um clube com capacidade de investimento, contratações, manutenção dos jogadores, reformas no estádio e também investimentos em novas fontes de receita.
Eu sempre tive a opinião que o Inter deve ter como uma importante fonte de receita os torcedores, por mais que olhemos os modelos americanos de clubes da NFL ou NBA, para o futebol Europeu, com seus patrocínios milionários e cotas de televisionamento astronômicas, nosso modelo tem de ser um adaptado à nossa realidade, e acho que estamos achando este caminho. Falta agora, termos um departamento de Marketing mais agressivo para chamarmos à massa para perto do colorado, são, aproximadamente 5 milhões de consumidores que gastam com o time ganhando. Estive na loja do Inter em Porto Alegre, fiquei impressionado pela pobreza de opções de produtos e também pela falta de produtos na gôndola, sem falar é claro o preço das coisas, tudo bem, era final de ano, depois do Mundial, mas mesmo assim.
Sobre a nova diretoria, fiquei até certo ponto decepcionado em ver que o Diretor de MKT do Inter é um médico, sem nenhuma experiência na área. Isto ficou menos traumatizante com as informações do Píffero que ele ia contratar empresas especializadas em licenciamento de marca e produtos esportivos....
PS: Louis, vais fazer mais CARDS pra nós???
Bom vou terminar aqui meu comentário.... desejando à todos, mais uma vez, um ano novo de muita alegria e torcida na Rua e Goethe lotada..