domingo, novembro 11, 2007

60 10 PERGUNTAS PARA GUSTAVO SPOLIDORO

60
O Blog Vermelho apresenta a terceira edição de "10 Perguntas Para...". Dessa vez com o Director do Filme Oficial do Inter "GIGANTE", o Gustavo Spolidoro. O Filme está em cartaz essa semana em Porto Alegre e no dia 20 será tambem lançado em DVD.

10 PERGUNTAS PARA GUSTAVO SPOLIDORO

LS - Primeiro nos conta um pouquinho do seu "background" como Diretor e como foi receber o convite de dirigir o Filme oficial da conquista do Mundial pelo seu clube de coração?

GS - Comecei a fazer cinema em 98. Fiz cerca de 14 curtas, do vídeo, passando pelo super-8, TV e chegando ao 35mm. Lancei em outubro, no Festival do Rio, meu primeiro longa, AINDA ORANGOTANGOS, baseado no livro homônimo, do gaúcho PAULO SCOTT. Nos cinemas o filme deve estrear em Março. Também é um filme colorado. Ele foi filmado uma semana antes do título, mas alguns personagens já falavam que eramos os melhores do mundo. A GENTE JÁ SABIA!!! Daí o filme se passa logo depois da conquista, então tem várias citações a ela no filme. Claro, é uma história sobre personagens de Porto Alegre, em situações limite. A questão INTER é um dos diversos elementos dentro do filme.

LS - Quantas pessoas foram envolvidas na produção do GIGANTE e quanto tempo vocês tinha pra completar tudo?

GS- As filmagens contavam com 6 pessoas. Mais produção, roteiro e montagem, deve ter envolvido umas 14 pessoas ao total. Se contarmos com as colaborações de torcedores, aí pula para centenas, visto que usamos imagens e depoimentos de muitos torcedores. Fomos convidados pra fazer o filme em janeiro, mas até o Produtor, Gustavo Ioschpe, conseguir todas as liberações e direitos necessários, foram mais alguns meses. Em agosto começamos a trabalhar nas gravações. Em outubro o filme estava pronto. E em novembro nos cinemas. De certa forma é quase um recorde!

LS- Como foi que dessa vez vocês decidiram usar depoimentos de torcedores no filme?

GS- Bom, da outra vez não fomos nós que fizemos o filme. Então só posso te dizer que optamos por ouvir torcedores pois o Inter é o CLUBE DO POVO, como eu disse antes e como sabemos. Foi um caminho natural.

LS- Nos conta um pouquinho dos aspectos tecnicos do filme, tipo equipamento usado e tal.

GS- O filme mistura muitas imagens. A base das entrevistas foi uma câmera HD. A melhor do mercado, rodando a 24 quadros. Ou seja: a imagem dá a impressão de película. As imagens do jogo possivelmente foram captadas pela TV japonesa com câmeras HDTV (High Definition Television). Já as das câmeras dos torcedores e jogadores foram feitas em mini-dv, cameras fotográficas e celulares. Além disso usamos fotos de jornais para lembrar de conquistas dos anos 70, do jogo com o Olímpia em 89 e de momentos recentes. E tivemos imagens da ESPN. Ou seja, um material muito rico!


LS- Como foi determinado o estilo visual e narrativa do documentario? Vocês já tinha uma ideia desde o inicio ou só mais tarde durante a edição?

GS- O Luís Augusto Fischer, roteirista, eu, o Giba Assis Brasil, montador e o Ramiro Azevedo, meu assistente, conversamos muito sobre o roteiro, entrevistas, e caminhos a serem seguidos. Além de nós, o Produtor, mais o pessoal da TGD (produtora de POA), também acompanharam e participaram das conversas. A escolha sobre entrevistar os jogadores e craques do passado no Beira-Rio foi minha e do pessoal do Inter (Newton Drumond - Chumbinho e Marion Charlau).

Além deles, tivemos todas as portas do Beira-rio abertas, com a colaboração do Jorge Avancini e do Gildo Sibemberg, também dois dois inventores desse filme. Além do Piffero, claro.
Também optamos por não usar pessoas famosas, pois sabemos que o inter é o CLUBE DO POVO e queriamos que a história fosse narrada por aqueles que participaram dela diretamente (jogadores, direção, funcionários e comissão técnica) e por aqueles que fazem o Inter ser o gigante que é: OS TORCEDORES!

A idéia da cena onde o Fernandão compara os jogadores do presente aos do passado, foi dada pelo irmão do Fischer, o PREGO (que faleceu este ano) e foi aprimorada pelo Fischer. É uma das cenas mais emocionantes do filme, com certeza. E é uma cena que deixa clara a nossa intenção desde o começo do projeto: só fomos campeões porque existiram 97 anos de glórias, de times, de direções, de comissões técnicas e de torcedores que fizeram com que tivessemos uma história capaz de nos levar aonde chegamos. Parafraseando o Fernandão, na preleção antes do jogo com o Barcelona (que também está no filme, e arrepia): "Ninguém chegou aqui por acaso! Ninguém ganhou sorteio pra estar aqui!" Ou seja, o INTER foi campeão porque mereceu e estava pronto pra isso.

LS- Nos conta algo interesante ou engraçado que aconteceu durante as gravações que a gente não vê no filme.

GS- Na verdade, tem muita coisa interessante e engraçada e emocionante nos extras do filme, que estarão no DVD duplo. Uma dessas histórias é a explicação do Perdigão sobre o motivo de se debater em campo, na chegada ao Beira-rio. Ele disse que rolou pelo gramado e tinha algum produto quimico ali, que fez com que abelhas fossem atraídas e atacassem ele. Por isso ele se debatia!!! Que figura!

Durante as filmagens pudemos ver como é saudável a intimidade e amizade entre os jogadores. Era normal um estar dando entrevistas e os demais ficarem na volta tirando um sarro e fazendo piadas.
Aconteceu algo quase trágico: eu propus ao Clemer fazermos uma cena específica, onde ele estaria tendo um pesadelo com o Ronaldinho. O cara ficou muito brabo comigo e se negou, com razão a fazer a cena. Ficou um clima meio chato, mas mesmo assim o depoimento dele é muito divertido.


LS- Dos jogadores entrevistados qual deles parece ser um craque perante as cameras?

GS- Interessante também foi ver os caras falando mais do que as frases clichês de saída de campo, sobre o desempenho do time. O Alex se revelou um ótimo frasista. O Iarley uma figura com ótimas histórias. O Fernandão um palestrante nato e emocionado. O Renan fala muito bem também. É um cara muito inteligente. O Perdigão dispensa comentários. É aquela figura que já conheciamos.

LS- Mesmo sendo filmado quase 1 ano depois da conquista voce sente que a emoção dos entrevistados ainda está presente?

Eu constatei que essa emoção vai estar pra sempre em qualquer um. Sempre que a gente assistir ao filme ou lembrar desses momentos a emoção virá a tona, com certeza. Imagino qualquer colorado, daqui há 50 anos, contando pros seus netos e bisnetos da conquista, cheio de lágrimas nos olhos. O Fernando Carvalho foi quem mais se emocionou e chorou. Depois dele, foi bonito de ver o massagista JUAREZ, chorando desde o início da entrevista.

LS- Você acha que o resto do Brasil vai assistir o filme ou ao menos a imprensa esportiva do eixo? O Filme vai chegar até lá ou apenas em DVD?

GS- Uma coisa é importante dizer: ESSE É UM FILME FEITO POR COLORADOS E PARA COLORADOS. Pensamos em nós, COLORADOS, quando fizemos o filme. Não pensamos em intelectuais, em cineastas ou em torcedores de outros times. Claro que eles verão o filme e com certeza se emocionarão, como alguns já se emocionaram em sessões para equipe. O filme deve chegar ao centro do país em dezembro. Mas não posso afirmar onde e quando, pois isso é uma negociação dos Produtores do filme.

LS- Qual parte do filme que você mais antecipava na fase de edição e porque? E você tem uma cena favorita?

GS- A parte que mais antecipávamos é que o filme teria UM GOL, que é o GOL MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DO INTER. Ou seja: A GENTE JÁ SABIA! Esse é um filme onde todos sabemos o final! É um final feliz, muito feliz! A minha imagem favorita é uma de câmera de torcedor. Aparece na cena em que o ALEX comenta que o beira-rio foi inchando durante a Libertadores, foi virando um caldeirão, e entrou em erupção no final. Daí aparece uma linda imagem da poupular, pulando, com fogos de artifício e papel picado voando pra tudo quanto é lado!!! Aquilo é o INTER, é a torcida do INTER, é o nosso FILME!!!

Abraços, Gustavo


Gustavo e esposa Patrícia.

Obrigado pela participação e pelo filme Gustavo!
__________________________________

PS:

MENSAGEM DOS TAMBORES DE YOKOHAMA

10 CONVITES PARA VER FILME DOS TAMBORES.

Amanhã, terça-feira, dia 13 de novembro, 19:30h, no Teatro Hebraica (Rua João Telles, 508 - Porto Alegre), estaremos realizando o lançamento do dvd TAMBORES DE YOKOHAMA, a paixão que atravessou o mundo.
Após a exibição do filme haverá um coquetel. Não será cobrado nada, apenas a doação de 1 Kg de arroz + 1 Kg de feijão para doação na campanha NATAL SEM FOME.
INGRESSOS SOMENTE COM A CONFRARIA
Teremos a presença de diversos Diretores do Internacional, alguns jogadores haviam prometido presença porém com a questão das férias, nenhum deverá aparecer, teremos representantes da torcida POPULAR, Camisa 12, e outras, de diversos Consulados, da CONFRAINTER de Bento Gonçalves (galera nota 10) e da grande maioria dos TAMBORES DE YOKOHAMA, juntamente com familiares e amigos. Seremos mais de 260 pessoas.
Os 10 primeiros que enviarem um email para mim (nolcipbs@terra.com.br) e dizer EU QUERO VER O DVD DOS TAMBORES DE YOKOHAMA levarão o ingresso.