segunda-feira, novembro 26, 2007

30 COPA TOYOTA 83

Quem aqui teve o azar de estar vivo em Dezembro de 1983 quando os de Pijama ganharam a Copa Toyota de 83 (se achando campeao do Mundo)?

Eu morava em Porto Alegre e tinha meus 16 anos, Colorado Doente, cheio de vizinhos Gremistas. Assisti o jogo ao Vivo no meio da Madruga e o Hamburgo ainda fez um gol no fim pra empatar...nome do autor do Gol...Schroder...mesmo nome meu. Que felicidade!

Pena que o Hamburgo não sabia marcar a Renata Gaucha e perderam na prorogação.

Quem mas teve essa infelicidade de viver aquele momento? Mas ao menos hoje a gente sabe que aquilo era tudo armação e não era Campeonato Mundial coisa nenhuma! A comemoração então nem se compara.

Ainda bem que so morei mais 2 anos no Brasil, não posso imaginar viver 23 anos escutando Azenhenses enchendo o saco sobre aquele Torneio...peraí nem torneio era, era um jogo só.

VIVA 2006!

30 Comentários:

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Pois é,

Sabe o que aconteceu comigo?

Eu disse que iria tomar a cerveja do gremista do meu vizinho se o pijama ganhasse.

Resultado: Bebi todas.Ouvi todas as bobagens possíveis e imagináveis.

Fiquei de cabeça inchada o dia inteiro. Mas ganhamos o Gauchão deles. (a história se repete não?!?!?) E daí veio a gana dos Colorados. Depois eles caíram pra segundona e parei de me preocupar com essa ralé que desonra o Rio Grande.

Bah Louis, tu não estava em POA na época do camisa de Vênus, Paralamas, Ultraje, e das bandas gaúchas: Os Eles, Taranatiriça, Replicantes,...sorry my friend... Mas essa época era do Caralho! ! !

Os pijamas? Ah, isso nem contava, ganhávamos gauchões e gre-NAIS, até porque eles não sabem o que é ser Colorado....Que é um estilo de vida!

Tinha calça Deandê e as guria ficavam umas gatas, o fio dental, e nós de Tênis Maraton da Addidas, Casacos feitos de cobertor xadrez muito coloridos, hehehe.... Que fase, que época...

Mas é isso, o cara da entrega do troféu era da Toyota, a copa chama Intercontinental, e a chegada deles é um peido comparado com a nossa.

Me lembro do meio fio pintado... Mas logo apagaram...

83...24 anos atrás, que vida!!!

Ah, em 84 a seleção da olimpíada foi mais longe nesta competição eo time base era o INTERNACIONAL ! !

Sabia que tinha uma nossa dessa época.

Schroder-EUA disse...

Fabio

Peguei sim a epoca do Rock Brasil....

Engraçado tu fala no camisa e Ultraje...quando vim pra ca em Julhoo de 85 tinha 18 anos e tive que parar no RIO uns dias pra acertar Green card e tal....ai sai no centro do Rio a procurar DISCOS de Rock Brasileiro (coleciono) e coprei novinho o disco do Camisa Batalhoies de Estranho e o Disco do Ultraje Nos vamos invadir...ambos sairam aquela semana...

mas sim Engenheiros so apareceu em 86..mas eu colecionava tudo do Rock Brasil e tenho de tudo daquela epoca...realmente eram bons tempos no Brasil...

Schroder-EUA disse...

PS:

Sim a seleçao olimpica de 84..vi todos os jogos, como eu queria o Ouro..mas nao deu pois a França atrapalou...tinhamos no Lugar do R Paz um Carioca do Flamengo..Gilmar acho..era bonzinho mas nao era o Paz...e tinha um do Gremio tambem..o TONHO que antes era do Inter..mas 95% era Inter.

Marimas disse...

falando em rock antigo descobri um som esses dias... rockzinho desse tempo que eu era piá, hehe, mas que eu gost hj em dia... "violetas de outuno".. nunca tinha uvido falar, só descobri aqui em SP, muito bom...

e falando no colorado e na seleção (pré_) olímpica o Renan foi convocado, se é que precisa de mais algum incentivo tá aqui o que faltava... esse cara vai entrar voando ano que vem...

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=64605&u=0\

Vinícius-BSB disse...

Pois eu foi ao contrário, Louis. Eu morava aí (em Nebraska) e voltei em 83, bem a tempo de ver aquilo. Pior foi a Libertadores, eles ganharam num lance absolutamente casual. O Renato deu 2 ou 3 peneiradas na lateral, quase no meio de campo e deu um balão para qualquer lugar. A bola caiu dentro da pequena área e o centroavante deles, que não lembro quem era, fez o gol.

E na época não tinha como eu saber, lá de Nebraska, só depois que o meu pai ligou - só uma vez por mês, telefone também era uma fortuna - e me disse. Mas em dezembro estava aqui e vi a festa. Que até não foi muita, que eu lembre. Na época, estou teorizando, se tinha a noção mais real de que aquilo era um torneio de emprea, um amistoso. Depois é que começou esta papagaiada de dizer que foi mundial. Ainda bem que o nosso é sem asterisco.

Schroder-EUA disse...

Sim Violeta De Autono, tenho seus disco a um tempao..realmente muito bom, especialmente o Disco capa Azul como roxo e um cover do Beatles....aquele disco é um dos melhores do Rock Brasil.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Bom, se alguém pegou os "almondegas" realmente conhece a essência da música popular gaúcha.

Aí:

Tem um site de escudos, quem fez isso ou é muito feio, ou não tem noção do tempo. Imagino o trabalho que deu pra fazer tudo isso. O mundo inteiro está aqui. Tem até o Tamoio de Viamão.

Chamou a atenção o logo do Inter na cor Roxa.

Vale a pena dar uma olhada.


http://topgol.com.br/escudos/escudos_ind_geral.htm

Samuel Ramos disse...

Sem falar que tiveram que jogar dopados prá ganhar no novo hamburguer mc donalds com griffe, que nem banco de reservas tinham, tiveram que chamar os gandulas prá completar a súmula.

Vou te contar...

Anônimo disse...

Ae Fábio, tu é dautônico ou teu monitor tá estragado??? O símbolo do Inter tá em vermelho, tá certo que é um vermelho um pouco mais escuro, mas pra mim é vermelho!

Quanto à Copa Toyota que as gazelas da Azenha ganharam, eu morava em Porto Alegre na época, porém tinha 7 anos somente e não me lembro direito. Na verdade nem acompanhava muito futebol na época, mas o uniforme completo do Inter eu tinha, pois minha vó tinha me dado de aniversário. Lembro que eu colocava o uniforme todo e saía jogando bola dentro de casa e na rua dizendo que eu era o Rubem Paz!!!

Bons tempos aqueles...

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Eu morava em Caxias e tinha 6 anos. Nem lembro direito dessa época. Foi apagada do HD, sem volta. ahuahauhaua

Raul Pons disse...

Bah, na época eu ainda perdia tempo vendo jogos do Porto-Alegrense.

Foi uma madrugada terrível, só de antever a zoação dos gremistas no dia seguite. Eu morava em Rosário, no interior gaúcho, mas a rivalidade na escola era muito grande.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Bom João, nem um , nem outro.

Antes de escrever preste a atenção!

Existe um time de Ivoti chamado Ivoti e que usa o síbolo do Colorado só que na cor roxa.

Fabiano- POA-Germany disse...

Fábio, eu joguei várias vezes contra os veteranos de Ivoti, falam tudo em alemao e sao brigao pra cacete, mas be gente boa. No estádio deles está em azul o símbolo.
Um abraco

San Tell d'Euskadi disse...

De novo?! Nada do que aconteceu até 2004 valeu?! A Copa de 1930 não valeu porque só jogaram americanos e europeus; e as vagas foram definidas por convite?!

Façamos um pacto. Fica assim, vocês acham que só vocês tem e a gente acha que ganhou primeiro. E o resto é conversa de bêbado em bar. Afinal, ninguém lembra, mesmo que vocês ganharam um jogo pro forma do Al Ahly...

Schroder-EUA disse...

San Tell a Copa de 30 foi feita pela FIFA....FIFA....a de 83 foi organizado por quem?? TOYOTA..TOYOTA...

San Tell d'Euskadi disse...

O torneio nasceu em 1960. Foi idealizado por Santiago Bernabeu, quando ele era o presidente do Real Madrid. Ele tinha o melhor clube da Europa, mas não podia se dizer melhor do Mundo. Ele, então, contatou a UEFA.

A América do Sul tinha o campeonato entre seleções mais antigo do mundo [ainda tem], mas não tinha de clubes. A UEFA solicitou que se organizasse um torneio similar à Copa dos Campeões e o campeão enfrentaria o melhor europeu pelo título mundial. Assim, em 1960, nasceu tanto a Libertadores quanto a Copa Intercontinental Européia-Sul-Americana (nome oficial até 2004).

[O Brasil vivia uma situação similar. Não existia um campeonato nacional de clubes para indicar representantes para o torneio. O campeonato brasileiro de futebol era disputado por seleções. Foi assim que surgiu a Taça Brasil. Logo, o responsável pela existência do Cameponato Brasileiro é Santiago Bernabeu.]

A final da década de 1970, os europeus não aceitavam mais a fórmula de jogos em ida-e-volta. Muitos campeões se recusaram a disputar a Taça e, por dois anos, sequer houve a disputa. A competição estava à beira da extinção, quando a Toyota resolveu PATROCINÁ-LA. A decisão, a partir de 1980, passou a ser em jogo único, em campo neutro, no Japão. Além de prestígio, havia dinheiro e segurança. Os europeus aceitaram e a competição voltou a ter destaque.

Em 2000, a FIFA tenta tomar as rédeas da situação e cria um torneio paralelo organizado por ela. O resultado foi um rotundo fracasso e teve apenas uma edição. Na queda-de-braço entre a FIFA e suas subsdiárias UEFA e Conmebol, Europa e América venceram. Tendo sido derrotada, a FIFA fez o que podia, mas não o que queria, e encampou a competição já existente. Manteve o local de disputa e o patrocinador, mas trocou o nome da competição (deixou de ser Intercontinental) e convidou as outras subsidárias para participar. Aos europeus e sul-americanos, restou ingressar na semifinal e nunca um contra o outro.

Assim, o que o Inter ganhou em 2006foi uma competição continuação da anterior; não, uma nova. Típico caso de sucessão. Pura e simplesmente.

Um abraço.

Vinícius-BSB disse...

Caro San Tell d'Euskadi,

como dizia Pirandello, Così è, se vi pare. Ou seja, assim é, se lhe parece.

San Tell d'Euskadi disse...

Não, Vinícius. Não sou relativista. Não me parece; é.

Só relatei fatos. E fatos sempre serão fatos.

Vinícius-BSB disse...

Amigo Basco, sem stress. O fato, como tu mesmo disseste, é que o campeonato que os gremistas ganharam e que eu até gostaria de ter ganho, foi a Copa Intercontinental Européia-Sul-Americana. A FIFA assumiu, de novo segundo o teu bem montado dossiê, em 2000, e a própria Fédération Internationale de Football Association confirma em seu site que o que foi disputado antes do ano 2000 não foi Mundial, opinião corroborada por todos os times que já ganharam este torneio, exceto os brasileiros.

Assim, adiskide, o que o Cacalo tentou como jogada de mestre, usar o campeonato de 83 para proclamar aos 4 ventos que Inter e Grêmio não "pertencem à mesma classe" no futebol, o que eu e tantos outros colorados ouvimos várias vezes ele dizer, acabou sendo um tiro pela culatra. Hoje o Inter ganhou um título efetivamente Mundial, e os gremistas têm que correr atrás para tentar equiparar o seu.

Agora, me parece que este é um tema que será sempre assunto para bate-papo em bar. Se és mesmo gremista, parabéns a ti por entrar aqui e parabéns ao blog por te respeitar. Fico até orgulhoso deste nosso exemplo de civilização. Se não és gremista, valeu pelo bom papo e pela pesquisa histórica. Agur t’erdi.

Vinícius-BSB disse...

Caro San Tell, fiquei curioso, fui pesquisar e descobri teu blog Mundo Esportivo - Clássicos - GRENAL, que já até adicionei aos meus favoritos. Parabéns, está muito bom. Fui também no outro blog e vi o vídeo da Rua Ourinhos, onde não está acontecendo absolutamente nada. Sensacional. Gosto de conversar com gente inteligente. Aparece.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Eu, naquele dia 10.12.83 saí da casa da minha ´noiva` gremista (naquele tempo tinha noivado), muito feliz pois o X-Burguer havia empatado no final dos 90 min, e fui assistir a prorrogação em casa, já viram ? Dormi pt da vida.

Mas não tive tempo para frustação, pois na semana seguinte 17.12.1983 casei com aquela gremista (estou casado até hoje) e a lua-de-mel abafou qualquer sentimento inferior.

Mas o mundo dá voltas e depois de 17.12.2006 nunca mais esqueço meu aniversário de casamento .........huaauauauaaa

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Eu continuo achando uma bobagem essa discussão de FIFA/Intercontinental. Mas é extremamente ENGRAÇADO ver o esforço sobre-humano pra "elas" tentarem justificar que o título é o mesmo e blablablabla...ahauahuahuahuahauhauahauhauahuahauhua

Anônimo disse...

Fabio Ourique, me desculpe... Realmente não vi que tinha outro time usando um escudo muito semelhante ao do Inter, porém naquela cor roxa!!!
Pelo menos o do Inter SM é na mesma cor vermelha, aí não ficou tão esquisito!

San Tell d'Euskadi disse...

O Sport Club Ivoti ficou, por um acordo entre os fundadores, com o azul do Grêmio e o escudo do Internacional.

---

Não é esforço sobre-humano, Rodrigo. Eu mesmo o disse em quatro linhas: "... Fica assim, vocês acham que só vocês tem e a gente acha que ganhou primeiro. E o resto é conversa de bêbado em bar. Afinal, ninguém lembra, mesmo que vocês ganharam um jogo pro forma do Al Ahly...". Foi o Louis que, indiretamente, solicitou-me uma maior fundamentação. Como sou chato, já larguei todas as bases do raciocínio num comentário só.

Um abraço.

Pedro Alencastro disse...

fica assim então, o mundial do inter é o "mundial gabiru" e o do grêmio é o "mundial pelé"... o que importa é a fórmula, e não quem organizou... quanta babaquice!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

San Tell, tu pode não estar fazendo esforço sobre-humano pra justificar, defender, comparar e etc, mas a ESMAGADORA maioria da torcida de vcs SIM! Até inventaram uma foto do jogo de 83 em que aparecia um "FIFA" perdido lá no meio das placas de publicidade, sem falar na denúncia à FIFA do letreiro do Inter, numa clara demonstração de dor de cotovelo.

Além disso, tu só resolveu se manifestar aqui novamente pq se sentiu ferido, certamente, pelo título "COPA TOYOTA 83", e pelos posts da coloradagem, o que demonstra que, mesmo que tu fale que nem dá bola, que é papo de bar, no fundo se sente na obrigação de usar argumentos a teu favor pra defender uma idéia de comparação entre as competições e justificar a igualdade de nível entre os títulos conquistados.

E eu aqui fico só rindo...ahauhauhauahua

San Tell d'Euskadi disse...

Rodrigo,

Eu falo porque me diverto. Qual a graça de vocês tirarem sarro e nenhum gremista aparecer?! Estou aqui, cumprindo uma "função social".

Que eu bem me lembre, vocês nunca precisaram ser campeões mundiais para dizer que o Grêmio era campeão da Toyota e só da Toyota. Nada mudou, pois. O Grêmio É campeão do mundo, e vocês não admitem...

Um abraço.

luís felipe disse...

O Grêmio ganhou a Copa Intercontinental Européia-SulAmericana, cujo nome fantasia era Mundial. Era um nome fantasia que não era adotado por todos os participantes, visto que alguns clubes não adotam a alcunha campeão do mundo, mas sim campeão intercontinental. O torneio não era mundial por que só tinha representantes dos dois continentes citados no nome.

Depois, foi inventado um torneio efetivamente mundial que não precisou de nenhum nome fantasia. Um é mundial, o outro não. Sem relativismos.

E não pensem que a discussão sobre "campeão do mundo" vai se encerrar tão cedo. Agora mesmo estão dizendo lá em Buenos Aires que o BOCA é o PRIMEIRO ARGENTINO A JOGAR O MUNDIAL DE CLUBES. Se ganhar, vai se declarar como primeiro campeão do mundo.

E assim sucessivamente, até o Mundial de fato tornar-se corriqueiro, tradicional, e sepultar o torneio anterior, que usava a palavra mundial apenas e tão somente como nome fantasia.

San Tell d'Euskadi disse...

O Boca se deu um tiro no próprio pé. Anota aí...

Pedro Alencastro disse...

esse torneio organizado pela fifa não vai durar 10 anos... aliás, tentaram organizar o do curinthians antes, que ficou uma droga, e tiveram que remodelar... agora inventaram que um time japones vai entrar de furão... uma palhaçada sem fim.. o mesmo estão fazendo com a copa do mundo, que daqui a pouco vai ter time do pólo sul

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]