Cada ano, eram lançados Cards novos de cada jogador e cada time da Liga. O Valor do card dependia do jogador e de sua raridade. Card de jogador novato (seu primeiro ano) que anos depois viria a ser idolo de repente ganhava um valor astronomico. Um Gabiru provavelmente teria pouco valor. Provavelmente nos primeiros 10 anos de carreira do Gabiru os Cards deles trocariam de mão rapidamente já que poucos levariam fé no seu sucesso no futuro. Mas com aqueles 15 minutos em Yokohama o valor de todos os Cards do Gabiru iriam subir muito. Mas isso se existissem cards de futebol no Brasil.
Nos anos 80 até tentaram. Por 2 ou 3 anos fizeram Cards identicos aos Cards daqui dos EUA. Eram tão parecidos (e ate tinham chicle no pacote) que acho que era da mesma compania. Mas por alguma razão, como outras coisas boas no futebol (lembra do Canal 100 que tambem se foi?) elas desapareceram do mercado nos anos 80.
Aqui nos EUA fazem cards dese 1890, isso mesmo, desde o seculo 19! E continuam fazendo. O Card mais caro da historia foi vendido recentemente por $2.3 Milhões de Dollar. isso mesmo, um card de 90 anos atras, em perfeitas condições foi comprado em leilão por esse preço. O Card é tão raro que é proibido toca-lo sem luvas, isso se te deixarem chegar perto!
30 anos depois ainda tenho todos esses cards numa caixa. Tenho varios craques da epoca, mas meu pecado foi não ter cuidado melhor dos Cards que ficaram em boas mas não perfeitas condições, o que faria o seu valor mais alto. Em alguma casa nos EUA deve ter uma caixa num porão cheio de Cards de decadas atras que valem muita grana. Tomara que quem ache elas saibam do seu valor. Muitas crianças colocavam cards nos rodas de suas bicletas para da um barulinho "de motor" cada vez que tu ganhava velocidade...esses cards eram destruidas em segundos. Cards que um dia poderia valer o preço de um carro novo!
Então com essa paixão antiga que tenho por cards, combinado com a tecnologia de hoje que permite a gente fazer essas coisas, mais o material que tenho do Mundial no Japão comecei a fazer cards do Mundial (com a ajuda do Professor Mark no design). Fiz um teste e amanha deve ta chegando aqui em casa o resultado do teste, parece Natal, mal posso esperar o carteiro para ver como ficou o primeiro card que fiz.
Ah sim, e o FC... como é normal numerar os Cards pensei, qual deveria ser o CARD #1? Aí logo pensei, só pode ser o card do Fernando Carvalho, ele é o numero um. E adivinha qual card será o #16?
Aí está alguns dos Cards que já comecei a fazer. Cada um tem na frente uma foto feita no Japão e atras detalhes sobre a foto. Agora quantos Michel será que vale um Gabiru? E será que um Gabiru vale mais que um Fernandão?
