quinta-feira, dezembro 06, 2007

7 Salve a comunicação!

Escrito por Diana Oliveira

Eu ocupo, nesse blog, o lugar do Luís Felipe dos Santos, que abandonou o concurso de colunista BV, em virtude do convite para escrever no Final Sports. Dessa maneira acabei herdando a vaga que lhe pertencia. Além de apreciar os ótimos textos do ex-futuro colunista BV, gostaria de divulgar aqui uma revista eletrônica em que o Luís Felipe atua. Trata-se do http://www.reporteresportivo.com, que tem enfoque especial para o futebol sul-americano. Convido-os, leitores do Blog Vermelho, a apreciarem o texto do Luís Felipe sobre a hegemonia econômica dos clubes europeus, em contraponto aos seus fracassos em confrontos diretos com equipes latinas.

O site traz também uma série de entrevistas. A correria me permitiu ler apenas uma, com Ricardo Gabito Acevedo, jornalista do La Republica, onde explica as razões da crise no futebol uruguaio e no Peñarol. Uma prévia de seu testemunho lhes apresento: “Enquanto depender de migalhas, o futebol uruguaio não tem futuro”.

Vale à pena a leitura. Recomendo por dois motivos, um deles é o próprio Luís Felipe, que escreve com virtude. O outro é o tema. A iniciativa de explorar o histórico e mazelas do futebol latino é louvável. E sobre isso hoje quero lhes falar, pois o Brasileirão terminou e cada um com seus problemas. Quem caiu, caiu. Quem ficou, tá aí. Quem teme a saída do Fernandão ou cultiva ansiedade pelo possível retorno de Daniel Carvalho nada mais pode fazer que não seja esperar. Então vamos falar de outro assunto, né.

O Mercado Comum Europeu foi a salvação da Europa. Não moro lá pra saber as minúcias dessa transformação, talvez de perto encontremos quem não tenha se beneficiado, mas o certo é que de maneira geral a unificação econômica fortaleceu e muito o continente. Seguindo a idéia de que “UNIÃO FAZ A FORÇA” (além de açúcar), os países da América Latina criaram o Mercosul, na tentativa de atingir um crescimento unificado de nossas nações. Todos os países integrantes buscam fortalecimento para si e conseqüentemente para o todo. Porém, na prática estamos aquém do necessário para conquistar tal desenvolvimento e o principal motivo é que ainda não compreendemos o pilar central do Mercosul, integração.

A interatividade pressupõe troca: de recursos, produtos, câmbio, turismo, cultura, esportes e lazer. A proposta de países latinos trabalharem juntos no rumo do desenvolvimento só pode funcionar à medida que estes mesmos mirem seus interesses para seus vizinhos com mais intensidade que para a Europa e Estados Unidos. Isto se aplica em todos os âmbitos, comercial, econômico, cultural e esportivo.

Os programas de TV apresentam com maior cobertura o campeonato europeu que o argentino, por exemplo. Isto porque o interesse do público é maior e assim criou-se um ciclo, vendido e vicioso. Quanto mais sucesso faz o futebol no velho mundo, abastecido de craques produzidos aqui; mais pobre tornam-se os campeonatos latinos, salvando ainda a Copa Libertadores da América, com repercussão no além mar.

Por isso vejo com extrema importância a iniciativa da revista eletrônica Repórter Esportivo.
Parabéns aos criadores do espaço, por tão nobre atitude.

7 Comentários:

Anônimo disse...

o vidarte tb faz parte ou nao?

baita valcatrua esse vidarte. publicou uma mentira de que um jogador milanes e idolo no beira rio queria ser socio do gremio.

evidente que uma mentira desses ninguem conseguiria sustentar. entao pra que publicar?

Gonçalves disse...

Sim a gente deve comentar também esses lances, mas sem muito alarde hehehe...esperar realmente acontecer, mesmo controlando a ansiedade de noticias que nos tragam a esperança de um ano melhor...

Moçada juntamente com o pessoal do tambores vâmos reforçar esse dia com destaque no site do Inter...

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=6109

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

BOA GONÇA!!

PRA MIM, TODO DIA É DIA DE VERMELHO!

ABRAÇOS.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Interessante esse site, Diana.

Eu costumo acompanhar o futebol argentino de perto. Foi LINDO (ui) ver o Estudiantes ganhar do Boca ano passado, no jogo extra. O problema é que o SporTV nunca dá o destaque que o campeonato merece. Já outros campeonatos latinos, nem tô! ahauhauauahuha

Fabiano- POA-Germany disse...

Diana. Será que esse crescimento fortificado através integracao é possível no mercosul, digo por que em muitos aspectos os países aqui exploram produtos/tecnologias semelhantes e até mesmo concorrentes. Aí acho que complica essa idéia de crescimento conjunto. Infelizmente culturalmente estamos centenas de anos atrás. Acho que é o que mais atrapalha nosso desenvolvimento (fora a falta de seriedade dos nossos governantes).

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Postei no blog do juca Kfouri de novo.

Eles aceitaram as postagens.

Ontem postei o texto do louis

E hj uma opinião minha.

m.rodrigo.oliveira disse...

Andou sumida maninha!! Ou sou eu que ando passando pouco por aqui? Vou dar uma olhada nessa revista eletrônica.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]