quinta-feira, dezembro 10, 2009

40 Estrutura Vencedora de Futebol

EDIT DAS 20:00HS

CLUBE RICO É OUTRA COISA.
Ao invés de tentar um Tinga, compram UM RESERVA por U$ 2,5 milhões....e só para bater 03 faltas por ano ! Pós-jogo Barueri ninguém queria ouvir falar dele, mas o que não faz um golzinho de m... ! Que tristeza... começamos 2010 muuuito mal ! Aviso de utilidade pública:
- Não é em cima de mim que devem cornetear, pois é nossa grana sendo ´moida`...


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Penso que uma Estrutura Vencedora de futebol pode ser assim:

1 - Dirigente DIRIGE e manda nos abaixos !

2 - Manager GERENCIA os abaixos e obedece os de cima !
O ideal seria um Manager (ex-jogador do clube ou não...) contratado pelo Clube, bom salário, permanente, também remunerado por indicação de jogadores / treinadores e por produção (entenda-se títulos).
Este Manager ficaria acima do Treinador que quando vem chega com uma lista de indicações que em sua maioria não dão certo, como consequencia sai o treinador e o Clube fica com o ônus de vários jogadores não aprovados.
As indicações / contratações seriam de sua responsabilidade e aval (Manager).
Também seria de sua responsabilidade ´zelar` pelo ´profissionalismo` dos jogadores pelas relações jogadores/jogadores e jogadores/treinador.

3 - Treinador TREINA os abaixos e obedece os de cima !
O treinador somente TREINA, e jamais PEITAR / BATER DE FRENTE com seus subordinados quem deve fazer isto são os de cima, primeiro o Manager, caso necessário, a Direção.

3 - Jogador JOGA e obedece os de cima !
Jogador profissional (no sentido exato da palavra) tem que estar pronto para exercer sua profissão e PRONTO ! Ser reserva / titular é consequencia de trabalho sério, beicinho é com a Diretoria, paternalismo não funciona nem lá em casa, errou, pagou, simples assim !

O problema mais específico do Inter neste ano foi NÃO PERCEBER A HORA E QUE O TITE PERDEU A MANIVELA, e muito mais grave, JAMAIS SE DÁ A MANIVELA PRO ENCARREGADO DE REPOR CARVÃO...talvez não estivessem atentos como deviam, ao percurso da locomotiva !

Depois disso o vagão ficou por conta dos passageiros...é o que parece estar acontecendo pós-2006, até que conseguimos bons resultados por conta da boa condição da locomotiva, mas se não cuidar / manter ela vira uma RFFSA !

Esperamos que o J.Fossati (se confirmar...) possa desenvolver um grande trabalho no Inter, pois experiencia tem de sobra, e CHEGA DE MESMICE !

Sds
Nelson

40 Comentários:

cjr-sp disse...

PERFEITO NELSON....

O item 3 é o X da questão.

Um bom Manager sabe ver o problema vindo...de longe, mas age antes de estourar a bomba, chamando o tecnico e alertando que nao dá para por o maior salario do time aos 43 minutos do segundo tempo como vimos TTKA fazer isso esse ano com o DALE.

É por aí...

Falta um MANAGER no INTER. Alguem que tenha entendimento de futebol e experiencia para ver e antever os problemas de vestiário antes de eles estourarem. Premiaçoes, reservas insatisfeitos, tecnico sem jeito para lidar com o pepino, etc, etc,...

Basicamente o manager faz o trabalho de blindar o tecnico e a direçao
dos problemas do dia a dia e manter o grupo coeso e focado nos objetivos.


é simples...diminui em muito a fadiga dos metais entre um grupo, um tecnico e os diretores.

Fabiano- POA-Germany disse...

E o tal do investodor, Nélson. Essas condições ideais aí não funcionam na realidade. Pois se por um lado os investidores ajudaram, pelo outro nos ferraram. De qualquer forma, se fosse possível acontecer isso na realidade, seria perfeito. Mas, o futebol é podre...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

É complicado mesmo Fabiano !

Mas os bambis tem esta estrutura...mesmo com investidores já vão prá

SÉTIMA LA C O N S E C U T I V A !

Time de futebol tem que disputar e ganhar o máximo de títulos possíveis !

Alguém comemorou o saldo em caixa do Inter neste ano ?

É f....

Marco disse...

Nelson

Publiquei, em coment, algo parecido há 18 meses atrás, pouco antes de FC voltar ao Inter.

Naquela época já era nítida a necessidade deste gerente das coisas do futebol.

Com Fossati e seu estilo "Mike Tyson", vai ter muito beicinho no vestiário, principalmente de gente que não gosta de suar a camisa.

Já vi ele puxar nervosamente um jogador, pelo braço, para fora da campo, em substituição.

geoband disse...

Excelente o post.
Talvez um bom nome p/ ocupar o cargo de manager, numa improvável possibilidade, fosse FALCÃO. Mas acho isso difícil de acontecer sob a tutela mafiosa atual.

Falcão foi boleiro, tem experiência internacional, e principalmente é bem articulado, do tipo diplomático. Seria o cara! Talvez viesse a se tonar o maior nome da categoria.

___________________

Agora, caso se confirme a vinda do Fossati, alguém tem que chegar p/ ele e dizer:

FOSSATI, MEIO CAMPO MOEDOR E RÁPIDO. MARCAÇÃO NO CAMPO DO ADVERSÁRIO SEMPRE.

MEIO CAMPO MOEDOR E RÁPIDO!
MEIO CAMPO MOEDOR E RÁPIDO!
MEIO CAMPO MOEDOR E RÁPIDO!
MEIO CAMPO MOEDOR E RÁPIDO!
MEIO CAMPO MOEDOR E RÁPIDO!
MEIO CAMPO MOEDOR E RÁPIDO!

Bora Fossati, que a coloradagem garante o bafo.

Sds. geocoloradas.

PS.: bah, como teremos um meio campo assim com dezinho????????

Ike disse...

Me agrada muito a idéia do ver o Inter jogando "à uruguaia", principalmente no quesito empenho em campo, acho que antes de tudo precisamos dar tempo pro uruguaio mostrar serviço, Fossati tem o meu voto de confiança.

Um bom manager de futebol anda sendo profissional valorizado nos dias de hoje, o gremio perdeu 2 em menos de 1 ano (rodrigo caetano pro vasco e M galvao pro vitória), Clemer talvez?

(bons) boatos dão conta da compra de Vítor, LD do Goiás, tomara que estejam certos! disputar a LA sem contratar nenhum lateral direito seria o maior atestado de incompetencia que eu já vi na história

Marco disse...

Geoband

Este meio-campo moedor e rápido é o que pedimos há anos, aqui.

O problema é que, para este tipo de marcação, você tem que adiantar a zaga, compactando o meio-campo.

Ou seja, precisa de zagueiros rápidos e inteligentes, o avesso do avesso de Índio e Bolivar. Senão, é bola nas costas o tempo todo.

E um goleiro esperto, ligadão no jogo, que jogue um pouco adiantado, para cobrir a zaga em uma eventual bola enfiada.

É o Lauro este goleiro?

Marco disse...

Gostaria de ver o Inter jogando da seguinte forma:

BOLA COM ADVERSÁRIO:

1) Marcação forte no meio-campo, com os 10 jogadores de linha concentrados uma faixa imaginária de cerca de 40% do campo;

2) A zaga se postaria uns 10 metros adiante da grande área, dependendo do tamanho do campo;

3) Os atacantes voltam até próximo da linha divisória, marcando a saída de bola adversária;

4) Bola roubada deve sair rapidamente para o ataque, lançada sempre nas pontas (lembrem-se do gol do Jorge Henrique, de cabeça, na final de CdB 2009).


BOLA CONOSCO:

0) Nunca se dá chutão para a frente, em hipótese alguma;

1) Saída de bola sempre pelas laterais, com estes se postando bem abertos, quase sobre a linha lateral. Isto aumenta o campo de jogo e dificulta a marcação adversária;

2) O zagueiro do lado que a bola sair dá opção de jogo ao lateral, junto com o volante e o meia daquele lado (este time jogaria sempre com 2 volantes e 2 meias ofensivos);

3) Lateral e zagueiro do lado oposto ficam na sobra, para matar a jogada em caso de perda de bola;

4) No ataque, movimentação intensa, com atacantes trocando de lado e meias ofensivos infiltrando sem a bola;

5) Os laterais sempre apoiam, alternadamente. Um sai, o outro fica. Se virar o jogo de lado, um volta e outro avança;

6) O time deve sempre se movimentar em bloco, como se uma força gravitacional mantivesse um jogador perto do outro.

Não gosto de dizer fulano monta seu time assim, ou time tal joga desta forma.

Quando escrevi isto, há um tempo atrás, citei o Boca, por jogar parecido. Aí eles perderam, e parece que a culpa é do esquema, não da contingência do jogo.

Para isto funcionar, é preciso muito treino, muito preparo físico, além de dedicação e assimilação dos jogadores à forma de jogar.

Temos muitos jogadores inteligentes no grupo, mas tem outros que, se mudar a cor do pasto, ele morre de fome.

geoband disse...

Sim Marco, eu sei... hehhehe...

E destaco a seguinte observação:

"6) O time deve sempre se movimentar em bloco, como se uma força gravitacional mantivesse um jogador perto do outro."

Isso aí é roquenrou.

Muito preparo físico e um ano de treinamento p/ adquirir harmonia. Foi por isso que perdemos a CdB, por exemplo, onde enfrentamos um time com essas características que jogava com 3 ATACANTES!!!!!! Sendo que um deles não marcava ninguém...

GILSON - PR disse...

Ei Marco,
gostei do teu sistema de jogo,no lugar dos dirigentes do Inter irem para Montevideu trazer um treinador, poderiam ir para Maringa te contratar. Se esse sistema funcionar você garantiria 500 mil por mês, dava para pagar toda a turma de corneteiros do blog para te assessorar. hehehehehe

geoband disse...

Huhauhahauhauha

Renan Santos disse...

Gosto do sistemas de "trios", que o Barcelona multicampeão de 2009 adotou.

TODO jogador sempre possui pelo menos DOIS companheiros muito próximos pra tabelar.

Não deve haver UMA faixa de campo em que um ou dois jogadores fiquem isolados.

Dar OPÇÃO pra jogada.


Era assim que o Barcelona fazia gols de futsal, tocando a bola de pé em pé até entrar no gol vazio.

Corinthians do 1o semestre tb tava jogando parecido.


Claro, é fundamental ter PREPARO FÍSICO (coisa que acho deficiente no Inter... esse Fábio MAjsiajsoh só tem nome) e INTELIGÊNCIA, e aí precisa contratar ou fazer lobotomia nos jogadores do Inter.

Renan Santos disse...

O problema que vejo hoje é que 99% dos treinos de futebol são todos corridinhas e peladinhas, coisa que a gente faz no colégio, quando os caras deviam é treinar triangulações, tabelamentos, precisão de passe, inversões, etc.

Por isso que o futebol hj é pura correria. Quando surge um ou outro time tocando a bola decentemente, ganha tudo.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Marco !

Isto o Inter fazia nos anos 75/76 era um carrossel holandes, NINGUÉM ACHAVA O INTER !

No BR1976 quem chegasse aos 20 min do primeiro tempo já veria o jogo decidido a nosso favor...era uma loucura !

Eu vivi isto, e é possível repetir, mas com o crescente equilibrio na preparação física, há que se ter pessoal inteligente (dentro e fora de campo) para saber dosar a máquina de moer !

J. disse...

Gilson....

E se o esquema do Marco e a "equipe tecnica" dos cornetas nao funcionar, q se preparem... para as cornetas!
hhehe

cjr-sp disse...

Acho que hoje em dia tem que dar duas pressoes de 15 minutos e toca a bola por 15, por tempo.

Mas isso que o NELSON falou é a mais pura verdade...o nosso time em 76 faziam a blitz e decidia tudo rapido...SAUDOSO GILBERTO TIM na preparaçao física.

Hoje temos que aguentar o MASSERIDJIAN que nao consegue botar um time para correr. É DOSE PARA LEÃO.

Eu quero ver a pre temporada como vai ser??? tem que ser uns 20 dias minimo e tirar o coro da rapaziada. Os caras tem que entrar na LA voando baixo.

Pq senao...entrar contra dois adversarios na altitude, podemos bailar feio.

E na altitude o LAURO nao consegue ver a bola cruzando por sua cabeça...ele fica tonto...kkkk.

Bah...e no EQUADOR onde teremos dois adversarios o MASSERIDIJIAN perdeu todas as partidas que ele disputou na vida lá. É um perdedor NATO.

É BRABO...

To de olho nessa pre temporada pois nao quero ver desculpas que a pre temporada nao teve tempo suficente...pelo Masseridjian.

GILSON - PR disse...

hahahahaha

corneta neles!!!!!!

Marco disse...

Gilson

Por 500 mil mensais, eu ia treinar de biquini rosa e chapéu "salada de frutas" da Carmen Miranda!

Com treino aberto prá todos tirarem onda na minha cara!

Marco disse...

Nelson e CJR

"Isto o Inter fazia nos anos 75/76 era um carrossel holandes, NINGUÉM ACHAVA O INTER !".

É verdade, Tim na preparação física e Minelli montando a máquina e fazendo-a continuar funcionando.

Só não ganhamos a Libertadores 1976 porque deu apagão na saída de bola, contra o Cruzeiro no Mineirão.

Tomamos dois gols perdendo a saída de bola, aí complicou.

E o Cruzeiro era outro timaço, batia neste Barça de hoje com tapa de mão aberta, igual se bate em mulher de malandro.

O Cruzeiro, campeão da LA-1976, só não venceu o poderoso Bayern Munique porque jogaram debaixo de neve, literalmente.

Renan Santos disse...

Rubens Minelli MÍTICO.


Se liguem no aproveitamento que ele teve em TRÊS ANOS de Inter:

1974- 66J 41V 17E 8D 115Gf 42GF S 73+

1975- 82J 58B 18E 6D 178GF 43GF S 135+

1976 -68J 61V 9E 8D 159GF 39GC S 130+

Total -216J 150V 44E 22D 452Gf 124GC S 328+


Se considerarmos 3 pontos por vitoria (que não era o caso da época) ele teve o espetacular aproveitamento de 76.23% .

Retirado da comunidade orkutiana da História do Internacional.

Marco disse...

Renan

A grande diferença é que, nesta época, não havia brasileiro jogando no exterior. Só o Pelé.

Os grandes craques estavam todos aqui dentro, no Brasil, a Seleção era só de jogadores de clubes brasileiros, por isto havia tanta identificação da torcida com a Seleção.

Imaginem um Campeonato Brasileiro onde jogariam Kaká, Pato, Ronaldinho Gaucho, Nilmar, Daniel Alves, Lucio, Juan, Julio Cesar, enfim, todos da Seleção e outros que brilham lá fora mas não são convocados.

Aí você pega um time e vê ele fazer esta campanha maravilhosa!

E olhem que, além do Cruzeiro, haviam outros super-times, a "máquina tricolor" (Flu), o Fla estava começando a se formar, o Atlético-MG, o Botafogo tinha um bom time, o Palmeiras... o SP nesta época não existia...

Até Coritiba e Santa Cruz tinham bons times, que faziam frente.

Estas perebas que jogaram o Brasileirão-2009 pelos maiores clubes, sem o êxodo atual, no máximo seriam reservas dos grandes, ou estariam jogando a série B.

E, mesmo com todas estas feras no Brasil, o Inter se impôs, ganhou 3 Brasileirões com campanhas memoráveis, e o de 1976 acabou ainda como o "Time da Década de 1970", em votação de mais de 5000 jornalistas do Brasil todo.

Por isto somos tão cricas e exigentes.

É duro ter visto um time tão bom, com a camisa vermelha, e ver hoje um cara errar passe de 3 metros.

Renan Santos disse...

Sim, os anos 70 foram a "época de ouro" do futebol brasileiro, grandes craques jogando aqui, grandes equipes, amor à camiseta, etc.

Até as torcidas eram mais bonitas. Tem um vídeo da final de 76 que mostra o Beira-Rio lindo, repleto de bandeiras, memorável.

Invejo muito os amigos que puderam vivenciar tudo isso.

GILSON - PR disse...

QUando o futebol cresceu na Europa inflacionou o brasileiro, os times pequenos como guarani, santa cruz, coritiba etc não conseguiram mais manter jogadores bons com salários baixos.

O Inter sofreu com isso também, mudou nesse século, méritos a atual direção. Fizeram muita coisa, só que a dinãmica do futebol exige que vão sempre além.

Celso disse...

já ocorreram expriências com manager e não deu certo. Vide Gremio. palmeiras também se não me engano. E se o manager resposavel errar o que acontece ? ele nao recebe? ele devolve o dinheiro ? sua eficacia tambem e relativa nao acham ?

abs
celso

Unknown disse...

http://4.bp.blogspot.com/_bBbbzf22vGU/Sxuz9o5cQzI/AAAAAAAAAMw/_KY_hj2qYiw/s1600-h/11.jpg

Precisodevcakis2 disse...

Eu não vejo com saudades os anos 70. Na verdade o futebol era outro. O que o Inter fez foi revolucionar a maneira de se jogar utilizando-se do preparo físico. Hoje todos se preparam fisicamente e times com aquele diferencial que tínhamos não podem mais ser formados.

Cleber_Tapes/RS disse...

Bom texto

mas uma pena que é uma Utopia, pois como ja foi falado isso não acontece mais, pois todos sabemos que o que manda hoje é o dim dim e só ele.

Concordo também que o São Paulo se classifica todos os anos pra jogar a LA, mas pra um time que joga todas as libertadores ele não ganha muito.

Eu to loco pra ver os apelidos do Fossati ..... hahahahaha

aqui no BV o pessoal é bem criativo pra apelidar

Klaus disse...

Primeiro: os que defendem os anos setenta, merecem respeito. Viram um baita time jogar.

Mas esse time não saiu do Brasil... Nem da América... Quem dirá o mundo.

Mas essa nostalgia, é a mesma que a geração de 80/90 terá daqui a uns 30 anos, relembrando essa década.

Dirão: "O Inter ganhou tudo! Só não ganhou brasileiro porque roubaram um e por detalhe nos outros..."

Assim como detalhes fizeram com que não tivéssemos vencido a LA nos anos 70.

SIMPLES.

Unknown disse...

o maior ano da historia do inter foi com apenas um homem mandando. Contra fatos não existem argumentos

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Klaus, nem precisava sair do Brasil...naquela época se fazia dos times do Brasileirão umas seis selaçõesw brasileiras, que se disputam uma copa do mundo seriam os seis primeiros lugares !

Naquela época as Seleções do Mundo ERAM MUITO PIORES DO QUE HOJE ! Os times tinham raros craques...

Cássio disse...

Não gostei dessa crítica ao Andrezinho. Eles é um dos poucos jogadores que ainda dão emoção nos jogos do inter. Os GOLAÇOS do Andrezinho são um show a parte, já que no inter não existe jogada de bola parada (nem escanteio sabem cobrar). ele é um jogador diferenciado, sempre entra bem, consegue correr, marcar, atacar.É um jogador que DEVE ficar no inter, é um dos melhores do nosso plantel.
ANDRÉSHOW, A ESPERANÇA COLORADA!

cjr-sp disse...

NELSON e DEMAIS...

Os 2,5 milhoes de doletas é SÓ POR 50% dos direitos do jogador.

OU SEJA..já tá custando o preço de um extraclasse sendo uma NABA.

Isso é um abuso com os sócios.

Afinal, o coxa colada bateu 3 faltas no ano...e siginificativas mesmo só a contra o Flamengo.

É RASGAR O DINHEIRO DEFINITIVAMENTE. É BRABO...

cjr-sp disse...

E TEM MAIS UM DETALHE...

COM O RETORNO DO RAMON(eu gosto do futebol dele), NAO É O KLBER E NEM UMA BRASTEMP MAS DÁ PARA POR O RAMON NA ALA E O KLEBER NA MEIA.


OU SEJA, TEMOS 4 MEIAS PARA JOGAREM ANTES DE POR O DEZINHO EM CAMPO.

PELA ORDEM:

DALE, GIULANO, KLEBER E TIAGO HUMBERTO.

Sem falar na gurizada...

Jamais o DEZINHO poderia vestir a camisa colorada. É um absurdo isso. É uma afronta aos sócios pagarem essa fortuna para uma pessoa INAPTA PARA O FUTEBOL. (CORPO SEM APITIDAO PARA O ESPORTE EM QUESTÃO).

cjr-sp disse...

Como eu nunca releio os meus comentarios antes de enviar, as vezes sai uns erros grosseiros de portugues que é por causa do teclado...e rapidez com o que eu escrevo normalmente,
MAS "APITIDÃO" FOI BRABO...kkkk.

Unknown disse...

Hehe, Andrezinho, a versao negra de Alex! Volto pra apavorar com os cornetas!! kkkkkkkkk

Cleber_Tapes/RS disse...

Concordo que Andrezinho não é solução pra nenhum time

mas

Quem defende o Inútil e muito caro Dalefrango...
que em 2009 só ganhou muitos milhões e não jogo nada

não merece consideração....

pra mim nenhum dos dois serve

Cleber_Tapes/RS disse...

e mais

Pra mim quem serviria é o Alex, multi campeão no Inter
o cara tem títulos que jamais essas duas nabas Dale e Andrezinho vão ter
nem que joguem até os 50 anos

hahahaha

col disse...

Perfeita a comparacao com a locomotiva.

US$800 mil por falta batida eh muito dinheiro. Se ele custasse mais barato, o tecnico entendesse que ele deve jogar 20% das partidas E nos ultimos minutos, assim sim seria o caso de contratar o cara.

col disse...

O problema com o Andrezinho piorou: como o Inter comprou parte do passe, ele vai jogar bastante para poder vende-lo no futuro.

Lúcia Bastos disse...

Só uns pitacos...

Marco, MS andou treinando Lauro a jogar na linha, quem sabe ele continue praticando, podendo ser esse goleiro que vc espera. Particularmente acho que ele peca muito na reposição de bola! Via de regra arma contra-ataque adversário.

DEZINHHO = CLEMER!
Ambos jogaram alguma coisa em algum momento, fizeram o marketing com a torcida, por quem são IDOLATRADOS, direção tem gratidão e, nós pagamos salarios de ambos.

A proposito da citação do Clemer para manager...NÃO! NÃO! NÃO! NÃO! NÃO! NÃO! NÃO!
"Paneleiro" como já sabemos que ele é, seria afundar de vez vestiário colorado, o mesmo que dar a raposa a chave do galinheiro!

Antes do piti, via em Fernandão esse perfil para manager, hoje não mais!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]