terça-feira, fevereiro 09, 2010

É Semana de Libertadores!

O Inter só volta a campo sábado, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo. Mas, ainda assim, esta será uma semana cheia para nós, colorados. É semana de Libertadores!

Já tivemos o primeiro jogo entre Newell’s e Emelec, 0 x 0 em Rosário. Não vi, mas quem viu disse que também não houve muito a ser visto. Pois é. Contudo, independentemente da qualidade (ou da falta de) no confronto que apontará o nosso primeiro adversário dentro de exatas duas semanas, no Beira-Rio, é jogo para se acompanhar atentamente. Será à meia-noite e dez minutos, de quarta para quinta-feira, em Guaiaquil.

É difícil dizer qual seria o adversário mais “desejável” para o Inter. Claro que o que realmente importa, na hora de “escolher” o adversário é a qualidade técnica. Entretanto, como já dito, nesse quesito a primeira partida já demonstrou que há empate, então, busquemos outros critérios.

Argentinos, mesmo ruins de bola, são sempre argentinos. Equatorianos, são sempre equatorianos, mas estes, não são todos iguais. Há os da altitude e há os do nível do mar. Pois o Emelec está, praticamente, ao nível do mar. Já no quesito distância, Guaiaquil é mais longe que Rosário, e essa é uma circunstância objetiva a ser considerada.

Por outro lado, apesar da distância, o que não se pode perder de vista é que o Emelec é um time bem mais conhecido da nossa Comissão Técnica, ao passo que, dos castelhanos, bem menos se sabe.

Mas, enfim, isso tudo aqui é só papo de torcedor. Aquela máxima de que time que quer ser campeão não pode escolher adversário é batida, mas verdadeira. Com quem quer que joguemos a estreia, temos que impor nosso jogo e garantir os três pontos. Assitir a Emelec x Newell’s, deverá ser, isso sim, uma oportunidade de examinar cuidadosamente as características de cada adversário em potencial.

E por falar em oportunidade de analisar adversários, já hoje, às 18h, poderemos acompanhar aos outros dois adversário já conhecidos dentro do nosso grupo: Cerro x Deportivo Quito.

Quando vi a grade de jogos da semana me surpreendi pelo fato desse jogo ocorrer ainda antes da definição do quarto integrante do grupo, mas, de fato, isso não trará nenhum prejuízo à competição. Então, antes mesmo de sabermos contra quem jogaremos na estreia, já teremos a oportunidade de observar nossos outros dois futuros oponentes.

Não espero de ambos muito mais do que já se disse de Newell’s e Emelec. Devem ser todos times de mesmo nível, mas que nem por isso devemos subestimá-los.

Além destes, de interesse mais imediato, teremos também as estreias de São Paulo e Cruzeiro nesta semana. Ambos jogarão amanhã, depois da novela. O São Paulo começa em casa contra o Monterrey, do Mexido, enquanto o Cruzeiro fará o jogo qualificado pela própria Conmebol, em seu site, como o mais interessante da semana na Libertadores, contra o Vélez, no José Amalfitani.

Então, senhoras e senhores, preparem a cerveja e os petiscos, e já avisem às “nega veia” e os “barrigudo” que, a partir de hoje, a TV de casa tem dono: é semana de Libertadores!