quinta-feira, fevereiro 04, 2010

A Verdade 12 anos depois

São poucas as vezes que misterios do Futebol são resolvidos. O Exemplo abaixo é um que depois de 12 anos a verdade finalmente foi contada.

Em 1990 a Seleção Americana de Futebol voltou a Copa depois de 40 anos sem participar. Um time quase amador e muito jovem consegiu se classificar pra Copa e até não fez muito feio, por exemplo perdendo pra poderosa Italia por apenas 1 a 0. Mas foram eliminados como esperado na primeira fase.

Em 94 como sede entraram direto na Copa e já com um time mais experiente e organizado conseguiram chegar a Segunda fase inclusive ganhando de uma das favoritas, Colombia, por 2 a 1 na primeira fase. A Colombia foi eliminada e um de seus jogadores mortos ao retornar ao seu País. Contra a Suiça no primeiro jogo de uma Copa num estadio Coberto o atacante Eric Wynalda fez um golaço de falta. A partida terminaria 1 a 1. Os EUA então enfrentou o Brasil na Segunda Fase na frente de 100 Mil torcedores no Dia da Independencia Americana. O Brasil ganhou apertado com gol de Bebeto. Os EUA saiu de campo derrotado mais ao mesmo tempo satisfeito com o avanço do Futebol Americano em apenas 4 anos.

1998 prometia.

Primeiro eles tinham que provar que iriam se classificar novamente e fizeram isso sem muita dificuldade. Os EUA aos poucos se tornava a maior força futebolistica na Concacaf junto com o Mexico. Países como Honduras, Costa Rica começavam a ficar bem pra tras.

Durante essa decada um jogador em particular levou o futebol dos EUA a Europa. Era o meio campista John Harkes que jogou boa parte dos anos 90 na Inglaterra. Na Seleção Americana ele era o Capitão. Ele estava lá com o jovem time de 90 e novamente em 94.

1998 prometia ser o ano em que os EUA ia provar definitivamente que o Futebol havia chegado aos States pra valer. Em 1997 o tecnico da Seleção Steve Sampson em entrevista falou do Harkes "John Harkes é o capitão eterno desse time!" Querendo dizer que o Harkes seria Capitão do time até quando quisesse.

Mas 2 meses antes da Copa o tecnico Sampson inexplicavelmente não só tirou Harkes da posição de Capitão do time como cortou ele do elenco que iria pra Copa de 98. Lembro que na epoca eu não conseguia entender o porque disso? Como é que tu corta o Capitão, lider e mais experiente jogador do time com apenas 31 anos em perfeitas condições fisicas?

A explicação do Sampson era que o Harkes não estava querendo obedecer suas instruções de jogar um pouco mais defensivamente. Harkes por sinal já era um meio campista defensivo. O tecnico tambem falou que havia falta de liderança na parte do Harkes. Ninguem entendeu. Nem os jogadores, nem a midia, nem a torcida.

Os EUA chegou na França em 98 em crise e sem Harkes. Havia rumores de muitos problemas internos entre os jogadores e o tecnico, especialmente pelo corte do Harkes. De cara enfrentaram a Alemanha e tomaram 2 a 0. Na segunda partida um confronto complicado pelos aspectos politicos...Irã. Numa partida que esperavam vencer, perderam de 2 a 1. Já eliminados perderam a ultima pra Yugoslavia por 1 a 0. Os EUA terminou a Copa em 32 lugar. O pior time da Copa.

O tecnico foi demitido logo apos a Copa e Bruce Arena entrou no seu lugar. Em 2002 os EUA se recuperaram e não só passaram da 1 fase como eliminaram o Rival Mexico na 2 fase e na 3 fase contra a Alemanha foram praticamentes roubados e eliminados por 1 a 0 depois de dominar a Alemanha no 2 tempo e pior, um Zagueiro Alemão tirar a bola de dentro do gol com sua mão...e nada marcado. 2006 mais uma recaída e agora mais uma chance em 2010.

Mas essa semana a verdade sobre o porque do corte do Harkes na seleção de 98 finalmente ficou conhecido.

Harkes estava comendo a mulher do atacante e estrela do time o Eric Wynalda, seu companheiro de seleção desde o inicio da decada!

A verdade finalmente virou noticia porque algo parecido está acontecendo na Seleção Inglesa entre John Terry e a mulher de um dos companheiros de seleção dele. O ex-Tecnico da Seleção admitiu que essa era a razão principal pelo corte do Harkes.

Isso só mostra que nós torcedores, longe dos bastidores não sabemos de nada do que realmente acontece lá dentro. A gente ouvi rumores, mas realmente não sabemos o que acontece de verdade dentro do clube, vestiario ou fora de campo. Quantas vezes já ouvimos falar de brigas em vestiario e coisas assim....só podemos imaginar as coisas que realmente acontecem.

Agora, será que um dia realmente sai a verdade do que aconteceu com Ronaldo nessa mesma Copa?

Em 2003 Wynalda se separou de sua Mulher. Harkes lançou sua Auto-Biografia em 1999 entitulado com Ironia "Captain for Life & other Temporary assignments". No livro Harkes não revela esse "pequeno" detalhe. De que serve uma Biografia se você não vai ser honesto?

Harkes (E) e Wynalda (D) comemoram um Gol.
Hoje os dois trabalham como comentaristas. O Wynalda na Fox e Harkes na ESPN.


Wynalda Faz Golaço na Copa de 94