sábado, fevereiro 06, 2010

O Livro do Fernando Carvalho

Estou lendo o Livro do FC "De Belem a Yokohama". Estou na pagina 157 e estou gostando muito do livro. Eu havia lido comentarios sobre o livro de que não trazia novidades e era nada demais. Cheguei a pensar em nem comprar por causa desses reviews, mas agora lendo mais de metade do Livro (até o ano de 2004) tenho que discordar com aqueles que falaram que era um livro mais ou menos.

Eu estou achando otimo. Cada pagina ao menos pra mim tras novidades. Historias de lá dentro que nunca alguem de fora saberia, especialmente que pouco se fala dessas coisas na midia. Historias sobre problemas financeiros do clube na epoca, contratações, problemas com jogadores (por exemplo Fernando Baiano aparecendo bebado dias antes do jogo em Belem). Há muita coisa interesante no livro. E como disse ainda estou em 2004.

Acho que uma das minhas poucas reclamações será que o livro poderia ter facilmente 400 paginas em vez de 260. Nem chegamos ao Brasileirão de 2005 e falta só 100 paginas. Acho que a obra deveria ter sido maior, pra lá de 400 paginas. Material é que não falta. Zveiter, Libertadores, Mundial etc.. O tom do livro é quase em estilo de conversa muito bem convertido para livro pelo co-autor Luis Augusto Fischer.

É assustador como a situação financeira do clube era precaria até 2002...2003. Antes disso o FC conta que até empresitimo de 1 Milhão de Dollars de um torcedor colorado foi feito e pago com altos juros. Em 2002 salarioas estavam atrasados em 3 meses.

Ainda tenho 100 paginas pra ler mas queria deixar essa mensagem aqui de que se você não comprou o livro eu acho que vale a pena pois há muitos detalhes interesantes que vem direto de alguem lá dentro. Coisas que não haveria como um torcedor saber. Depois de ler o resto completarei o review.

Você leu o Livro? O que achou? Gostou como eu to gostando?