segunda-feira, fevereiro 01, 2010

12 Free Way

Pouco terei condições de argumentar sobre a desenvoltura da equipe colorada no grenal, pois acompanhei pelo rádio, diretamente do percurso litoral-capital. Mais bela que o gol da vitória, foi a sinfonia de estações sintonizadas pelos diversos veículos que faziam a rota. Não mais nem menos interessados na cidade do interior do Estado, que pelo segundo ano consecutivo concentra todas as atenções dos pampas: Erechim, capital da alegria (descobri ontem que é este o slogan da comunidade local e nós colorados é que não temos motivos para contrariar).

Pela Free Way, ou Estrada do Mar, ouvia-se o duelo de transmissões, protagonizado por locutores, comentaristas e repórteres das distintas emissoras. Apreciei o peculiar concerto cada vez que, claustrofóbica e com olhos secos do ar condicionado, abri a janela do carro pra sentir o vento quente do abafado verão gaúcho. Não há solução para o meu caso, que não tolero por muito tempo ambientes herméticos, tampouco suporto ar gelado e que, azar, preciso de vento, mesmo que seja quente. Então aquele calor escaldante vindo do asfalto invade o carro, provoca efeito sorvete no sol e, lá vamos nós outra vez, fechar os vidros e ligar o ar condicionado.

Foi nesse ritual que mais parece tratamento de lesão: quente & frio, que acompanhei o clássico. Para uma cuia de chimarrão, um gole de água gelada. Entre a Banca do Pelé e Maquiné, biscoito de polvilho ou rapadura, churrasco ou peixe na grelha; o final de semana que tem mar de água escura do sul começa quente, chove, ferve e termina em noite de verão, com gol de Alecsandro.

Semi-parafraseando o ex craque tricolor, se é que esta expressão existe (e se não, acabei de inventar), adicionando um termo complementar, sem deixar morrer o sentido e de qualquer maneira irreverente, esmurrando a língua portuguesa:

Verão é verão, grenal é grenal;
E vice(s) versa(s)!


EDIT
Comentário de meu estimado irmão, analisando o efeito psíquico da climatização artificial sobre a minha pessoa:

Diana

Esse teu problema com ar-condicionado deve ter a ver com aquelas viagens POA-Curitiba que nós fazíamos de Caravan, na qual só não entrava a saudosa Pantera (cachorrinha da família).

Ou quando íamos praticamente com toda a casa dentro do carro pra casa em Atlântida Sul passar o verão (nessas a Pantera ia junto).

Nos dois casos, é óbvio, o carro era sem ar-condicionado, o espaço que sobrava pros quatro irmãos sentarem era mínimo (pois sempre tinha uma tia ou um primo pra ir junto), mas as janelas ficavam todas abertas. Não tinha penteado que suportasse.

Hehehe


12 Comentários:

m.rodrigo.oliveira disse...

Diana

Esse teu problema com ar-condicionado deve ter a ver com aquelas viagens POA-Curitiba que nós fazíamos de Caravan, na qual só não entrava a saudosa Pantera (cachorrinha da família).

Ou quando íamos praticamente com toda a casa dentro do carro pra casa em Atlântida Sul passar o verão (nessas a Pantera ia junto).

Nos dois casos, é óbvio, o carro era sem ar-condicionado, o espaço que sobrava pros quatro irmãos sentarem era mínimo (pois sempre tinha uma tia ou um primo pra ir junto), mas as janelas ficavam todas abertas. Não tinha penteado que suportasse.

Hehehe

Polaco na Serra disse...

Aos defensores...

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?section=Esportes&newsID=a2795897.xml

Com duas vitórias, duas derrotas e um empate bailou o peão...

Marco disse...

Rodrigo

Sobre o seu comentário no post anterior:

Taison se perdeu quando virou, por decreto de Don King Gabiru, o T7.

Ali, vingou o produto e minguou a bolinha. Aliás, ele nunca me convenceu, sempre falei que ele tinha que comer mais feijão para virar gente grande.

Hoje, sou mais cético ainda: não serve para um time da envergadura do Inter, nem para a reserva.

m.rodrigo.oliveira disse...

Mudando um pouco de assunto, essa é para aqueles que sonham com Leandro Machado treinando no Inter.

http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=93554

Mais uma vez ele não vai terminar um campeonato no time pelo qual começou a competição.

Schroder-EUA disse...

Bah a Lady Di está de volta com força total. Otimo esses textos leves, soltos como uma brisa do Mar!

Ike disse...

Vou aproveitar o momento mais light da coluna da Diana pra colocar uma impressão minha que vem se reforçando nas ultimas semanas: Fossati trouxe de volta a humildade ao Beira Rio.

Há muito tempo tem me incomodado (e a varios outros leitores/escritores do blog) a postura arrogante que diversos setores do Inter tem adotado depois de 2006, e com certeza essa soberba prejudicou e muito o desempenho do futebol nas temporadas passadas.

Pois agora com Fossati parece que as coisas caminham em outro rumo, talvez essa seja, das qualidades que identifico no uruguaio nestas poucas semanas de INTER, a que mais me agrada. Se Fc e cia continuam com o discurso de melhor plantel e ganhar tudo (se autorizando novamente a patrulhar a torcida), dentro do vestiário está um cara ponderado, que sabe o tamanho do clube que treina, mas não menospreza os adversários, mesmo depois de vence-los, como aconteceu no domingo.

Deixemos a pirotecnia pros lados do RJ e SP, que eles se coloquem como favoritos a LA, que se achem superiores, de preferencia infinitamente superiores ao Inter. No futebol de hoje, dentro de campo ganha o time que estiver com mais gana de ganhar, e isso não se compra em boutique nem se traz da europa (especialmente em se tratando de LA).

Fossati é um cara humilde, não "se acha" e não vai deixar o INTER "se achar", toma o seu mate, fuma o seu cigarro, não fica se fazendo pra imprensa e trabalha bem com os boleiros, pra mim são os primeiros passos no rumo certo...

Marco disse...

Carlos

Concordo que Fossati tenha um discurso mais ponderado, mas não vejo no "eixo RJ-SP" esta arrogância que você apregoa.


Veja isto:

"Mano Menezes coloca Timão abaixo de São Paulo e Internacional na Libertadores" (GloboEsporte.com)


Na verdade, além do SP, só tenho visto Inter arrotando esta arrogância idiota. O resto, está quietinho, trabalhando na surdina.

Veja o Fla, campeão brasileiro, que amargou a zona de rebaixamento e, quando começaram a arrancada, não vieram com "Agora sim, voltamos a ser favoritos".

No máximo, falaram que a meta era ir à LA-2010, mas levaram o caneco.

cjr-sp disse...

Bom que o Inter reativou o FUTSAL...só entre 8 e 13 anos senao me engano...que é para formar craques para passarem para o CAMPO depois.

Ideia minha já colocada aqui repetidamente nos ultimos 4 anos.

O UNICO PROBLEMA É QUE NO INTER ELES DEMORAM MUITO PARA INVESTIR NAS MINHAS IDEIAS. MAS UMA HORA FAZEM....HEHEHEHE.

cjr-sp disse...

Diogo Olivier esses dias disse que na alta cupula colorada o craque que tá sendo lapidado para esse ano é MARQUINHOS.

É OBVIO QUE O MARQUINHOS É UM MEIA ATACANTE PENSANTE E O CERTO SERIA FORMAR O ATAQUE COM O KP E COM O DAMIAO ENTRANDO NO SEGUNDO TEMPO NO LUGAR DO KP.

NO 3-6-1 OU 3-4-2-1 COMO O CARVALHO GOSTA DE DIZER... O MEIO PARA FRENTE DEVERIA SER ESSE:

sandro, guina
giulano, dale,
KP, marquinhos.

DAMIAO fica de alternativa para a hora que o KP nao aguentar mais, que deve ser lá pelos 20/25 do segundo tempo.

Mas como temos que vender o ALECNABA e o TAISON...é bem capaz do Marquinhos e do KP nao jogarem...

**********************

Tiago humberto tb poderia fazer a do Marquinhos tb, sendo o seu reserva de luxo no ataque.

Ike disse...

Marco a pirotecnia vem da imprensa de lá, a mídia só quer saber de adriano, love, roberto carlos, nazário, robinho etc...

Graças a deus com esse farol todos esqueceram um pouco do colorado e a nossa diretoria não pode se pavonear como fez no primeiro semestre do ano passado.

Não me lembro de nenhum time do Inter campeão quando larga como favorito, isso só nos atrapalha.

Quanto a declaração do Mano, o cara faz o mesmo perfil do nosso treinador (na mesma linha vai o andrade), mas se voce ouvir andre sanchez ou qualquer dirigente do marketing corintiano o discurso é outro.

col disse...

Verdade, o Cjr defende a ideia do futsal pra gurizada faz tempo. Ronalinho gaucho veio do futsal.

Jonatammm disse...

Entre Taison, Marquinhos, Walter e Damião, pelo menos um tem que estourar.

Ainda aposto no Taison, que a meu ver foi bem no Grenal. Nenhum craque acerta todas jogadas. E ele acertou várias e incomodou a defesa adversária bem mais que o Edu nuca-de-ouro.

O Marquinhos também me parece bem promissor, provavelmente mais que o Taison.

Walter e Damião ainda tem que jogar contra gente grande para serem canditados reais a craque.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]