domingo, abril 29, 2007

20 Mata Mata # 7

MM6 acabou 10 x 3 em favor do Bloguista #11 e agora estamos chegando perto do Fim da primeira fase. So mais uma rodada apos essa!

Se você é um dos Bloguistas 2, 4, 6, 8, 9 ou 11 por favor mande sua proxima coluna para a proxima fase da competição. Vai ser interesante ver o que vai ser escrito apos todos os comentarios deixados pelos leitores. Vamos lá então:

BLOGUISTA # 13

Mostremos Valor: Constância

Pouco tempo após a vitória de Yokohama, um dos meus grandes amigos, gremista doente -redundância, diga-se -, filho de ex-diretor de futebol da Azenha,relatou-me seu testemunho sobre uma reunião de cúpula que ocorreu na sua própria residência. Presentes estavam todos os importantes e, tirantes as opiniões meramente emotivas e secadoras, um consenso tomou conta do recinto: ""eles" - no caso, nós, os colorados -não vão agüentar essa pressão".

E me disse mais, esse meu amigo. Disse-me que um ex-dirigente lá, um que eu conheço especialmente por ser parente da minha namorada, falou que "em até três anos eles estarão na segundona", e que, "de lá, não sairão tão cedo".

Evidente que mandei esse meu amigo pra onde ele merecia. Onde já se viu? Segundona já passou perto, mas faz tempo."Nunca vamos cair!" A direção melhorou, "seremos bi da América, "tu vai ver só!", falei pra ele. Mas, por dentro, me assustei. E, na primeira oportunidade, fui falar com o tal ex-dirigente.

E ele, por sua vez, disse-me o seguinte: "eu já passei por isso". O maior adversário passa a ser a "soberba, a acomodação". "E vai remotivar jogador de futebol campeão..." - adicionou.

Quando as coisas estavam dando errado, só pensava nas palavras desse cara. Um outro dia nos encontramos novamente. "Eu te avisei", disse-me ele. E eu: "pois é...".

Ainda ontem estava vendo um programa do 70, a ESPN Brasil, que poderia se chamar ESPN São Paulo, pois passa até "Jogos Abertos do Interior", e os comentaristas são totalmente bairristas, tirando o PVC, que acho que entende de alguma coisa, mas isso não vem ao caso. Pois bem. No tal do programa, chamado "Rapidinho", um dos tópicos era o nosso time, o "Internacional de Porto Alegre", pois, para eles, falar somente "Internacional" pode dar confusão, pois há a "Inter de Limeira". Bah!

Mas, o programa! Bom, o apresentador perguntou à mesa de comentaristas: "o que houve com o Internacional de Porto Alegre, o grande campeão do mundo?" E um cara disse, com a maior naturalidade: "nada, voltou ao normal".

"Voltou ao normal". "Ao normal", pois "não é time para manter hegemonia por um longo tempo".

Bah, isso me fez pensar. Isso e as palavras do ex-dirigente do Grêmio.

E foi isso que me fez lembrar daquele trecho do hino-riograndense no título desta coluna: "mostremos valor constância...".

Constância. Constância que, segundo o sr. Houaiss, é "qualidade, característica do que é constante", "qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever", "persistência, insistência, obstinação", " prosseguimento, continuidade, manutenção, imutabilidade", "fidelidade, lealdade, estabilidade de sentimentos".

Constância é o que falta no espírito do Internacional, e que já já faltou no espírito do Grêmio e que, portanto, não é defeito desconhecido nos campos do Rio Grande do Sul.

O Internacional só voltará a mostrar seu valor "constância" quando revisitar os princípios daquilo que deu certo para ele: mobilização, humildade, preparação, concentração, suor, esforço e força de vontade.

Não podemos cometer o erro que "eles", os gremistas, cometeram. Não nos tornemos o que não somos por termos chegado ao topo do mundo.

Somos o "clube do povo", a "chinelagem", daquele que acorda às 5h da manhã para pegar três "condução" e chegar no trabalho às sete e meia. Daquele que mata um leão por dia.

Somos assim e só voltaremos a vencer de um jeito. O nosso jeito.

Constância. Constância é o que falta ao Internacional.


BLOGUISTA # 14

Valeu Muricy!


Toda essa especulação sobre a saída de Abel Braga do Inter, me fez lembrar meu último ídolo sentado no banco de reservas. Turrão, mal-encarado, burro (todos os técnicos são, não adianta), mas com uma invejável capacidade de virar um placar adverso. Muricy Ramalho foi o homem que resgatou o orgulho de ser colorado, dentro das quatro linhas.


Logo no primeiro gre-nal sob seu comando, uma vitória, coisa que já não ocorria há não sei quanto tempo. Um 2x1 de virada, como todo bom gre-nal pede, na casa do adversário. Gols de Daniel Carvalho e Vinícius. Depois disso, o Inter iniciou uma sucessão de bons resultados, chegando sempre entre as cabeças dos campeonatos disputados. Campeonato Brasileiro, Sul-americana e o Gauchão (quem precisa de batalha dos aflitos, com três gols em um minuto e meio?).


Após três temporadas como treinador, eu já tinha o Muricy como alguém de casa. O xingava com autoridade, reclamava da sua insistência em escalar três zagueiros (Sangaletti como líbero, socorroooo!) e não conseguia me conformar quando ele dava entrevistas querendo ir embora. Como pode alguém querer ir embora de Porto Alegre e treinar outro clube que não seja o colorado??


Faz parte de nossa natureza, ir contra as mudanças, resistir. Quando eu lembrava do Muricy no banco, pensava nisso. Eu estava acomodado, satisfeito em ganhar o gauchão, ganhar gre-nais, gritar “Ão ão ão, segunda divisão” e QUASE ser campeão do Brasileirão, quase ser campeão da Sul-americana. A mudança nos trouxe o Abel… e o Michel. Coisas boas e ruins, como toda mudança. Bem ou mal, Abel Braga foi o representante de todos os colorados no topo do mundo. O Michel representou sua burrice dentro das quatro linhas.


Alguém ainda duvida que o ciclo de Abel no Inter acabou? Depois das eliminações recentes, não necessidade de mantê-lo no comando do time. As apostas do passado , Fabiano Eller, Bolívar na zaga, não servem como parâmetros para o presente, ou alguém acha o Rafael Santos bom jogador? O Inter precisa de sangue novo no comando do time. Alguém que seja cobrado por novos resultados e que também sinta-se na obrigação de superar o antigo técnico em conquistas e títulos. É difícil? Com certeza, mas para muitos – e eu me enquadrava neste grupo – Muricy Ramalho era a cara do Inter. Hoje, procuro alguém menos turrão, mais competente e que não leve 4 ou 5 do São Caetano na hora decisiva. Valeu Muricy!

20 Comentários:

CORONEL - AUSTRALIA disse...

GOSTEI DO TEXTO #13 POR ME PARECER REALISTA,TANTO NA HORA DE MANDAR O TAL "AMIGO" (NAO SEI COMO PODE-SE TER AMIGOS GAYMISTA)NAQUELE LUGAR, QUANTO NO MOMENTO EM QUE FALOU EM CONSTANCIA.

SAUDACOES COLORADAS!

Davi disse...

Gostei muito do blogger #13.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Muito bom! Fico com o Blogger #13

cjr-sp disse...

é 13 na cabeça..

Gostei pelo fato de que é um certo aviso, pois as coisas ainda nao estão totalmente resolvidas no Beira-Rio. Cade as contrataçoes? Cade as dispensas? Cade a remotivaçao de um grupo? Com ceterza nao é desse jeito que estão fazendo lá hoje...Luigi disse que agora é com ele, mas continua muito fraco, na verdade nao é do ramo...e o tempo tá passando...e o clemer já é amigo do galo, tremenda mau prenuncio, tao pensando no lento e ex-jogador giovani, ou seja, refazer o que é errado, trazendo novos bruxos, a coisa não tá boa, tá devagar, o lugi decerto só anda de onibus, pois o cara é devagar quase parando. Era para ele ter entragado um time já livre das laranjas podres para o tecnico nao ter que se desgastar...mas nao.. lá vai o galo ter que testar michel, gabiru, e outras tantas porcarias só para manter o vestiario unido...afinal quem conhece minimamente um vestiario sabe que um tecnico nao pode chegar e desprezar de imediato alguem do grupo sob pena de se perder o controle do grupo. Entao galo vai perder um tempo ainda retestando mediocres jogadores que já eram para estar treinando em separado ate para sacudir o grupo mesmo...mas nao...mudou o treinador mas incapacitados para jogarem no Inter continuam lá...o que esta direçao está esperando??? Parece que nao gostam de trabalhar e se assim for mesmo e a soberba continuar, o aviso do texto do bloguista 13 é real. E pelo jeito que está a coisa...eles acham que só a troca do treinador vai fazer as coisas mudarem num passe de magica...nao entenderam ainda o que está se passando, coisa que o bloguista 13 ou o amigo dele, colocou bem o que pode acontecer. A torcida do Inter continua passiva, nao é capaz de se mobilizar e pedir uma reorganizaçao total. Do jeito que está sendo feito, é ladeira abaixo. Há varios exemplos dentro do proprio brasil, chegar no topo, se chega, dificil é permanecer lá...Para isso tem que reoxigenar o grupo, tem que aposentar peças(clemer),...
Enfim espero estar errado, e de repente a direçao semana que vem anuncia um lista de dispensas, busca uns 3 reforços de qualidade, reabilita o chiquinho, aposenta o clemer, gallo vem e arma o time no 4-4-2 com 4 jogadores de meio de campo que saibam marcar e que pelo menos 2 deles saibam armar, fernandao vai para o ataque com o pato, yarley para a reserva, rosinei ou o tinga é trazido de volta...será que to sonhando????...
Nao acordei agora e me deparo com o texto profundo e realista do #13, o que me remete a pensar imediatamente a pensar o que estao fazendo para mudar o quadro???? Resposta..até agora muito pouco, pois só o Galo nao vai remobilizar esse grupo já abalado.

SDS.
CJR.

astein disse...

voto no #13

e hoje é meu aniversário
hehe

saudações coloradas

Guilherme L. disse...

voto no #13

sobre o comentário do cjr... tudo bem que o renan vai ser o novo taffarel (senao até mais), mas oq o clemer vem fazendo errado ultimamente? ele tá sendo um baita goleiro no seu ultimo ano de carreira (já disseram que ele se aposenta no final do ano) que nao chega nem perto de largar o time em confrontos decisivos. E além de tudo ele é um líder dentro do grupo (principalmente pela idade).

cjr-sp disse...

Outro dia o Nelson B. falou que no rival, descobriram que o schiavi nao serve, já foi para o banco. O proximo passo é dispensá-lo no fim do ano. No Sao Paulo, lembro que testaram varios atacantes, alex dias, tiago, nao deram certo, liberaram...é assim que se faz...trouxeram o reasco da seleçao equatoriana de copa do mundo, bom jogador, e aonde está ele? é o quinto reserva da lateral e nem se fala nele...dias atras liberaram o zagueiro alex para o botsfogo, ou seja dá-um tempo, ve-se que o cara nao serve, já libera para evitar gastos, para evitar desgastes com a torcida, e para deixa o jogador seguir sua vida e ser feliz noutro lugar. Só que no inter os caras ficam eternizados, é demais.
E aqui a gente continua com com o nosso listão que todos nós já conhecemos, a famosa folha paralela...

Samuel Ramos disse...

BLOGUISTA # 13

Zagallo também aprova.

Abraço!

cjr-sp disse...

Sobre o clemer, nao o acho lider, pois nao é capaz de ajudar a arrumar o posicionamento da defesa, alem de sair muito mal do gol. Fora isso, nao tem mais forças para repor a bola e de vez em quando ainda toma um frango. Alias já deu 30 provas de nao saber liderar sequer a defesa em campo. Segue provas: Os jogos contra o barcelona pela sulamerica em que o time se desasjutava a defesa em 5 minutos. Contra o nacional no Uruguai esse ano, contra o Velez lá...faz tempo que o inter cansa de tomar gols no apagar das luzes, coisa de amador mesmo...é onde entra o goleiro e diz..vcs dois(zagueiros)aqui...fiquem e nao saiam...mas nao, saíram todo mundo e o contra-ataque veio e tomamos muitos gols no finalzinho por nao saber segurar o resultado. E segurar o resultado tem a ver com o posicionamento da defesa, da orientaçao do goleiro nos momentos finais, da segurança que ele passa. O Clemer inclusive só é respeitado como goleiro no RS, por colorados, pois para o restante da cronica esportiva do país, ninguem entende como ele é titular do Inter. Até acho que nesse dois ultimos jogos ele foi bem para fazer justiça..mas um time que precisa de jogadas rápidas, contra ataques para servir um PATO, tem que ter reposiçao rapida e o Renan é especialista nisso e nao obstante isso, é goleiro de superioridade e agilidade na flor da pele, é de seleçao mesmo. Nada contra a pessoa do Clemer, que acho um cara fantastico, se diz gaucho e tudo mais, tenho o maior respeito pela pessoa dele e pelo carater dele. Mas o INTER NAO É INSTITUIÇAO DE CARIDADE, TEM QUE JOGAR OS MELHORES. SÓ ISSO. O clemer foi importante nas finais dos titulos conquistados ano passado, merece todas as honrarias que um clube deve dar a um jogador, mas nao pode-se barrar a ascensão de um jogador de seleçao.

SDS.

Schroder-EUA disse...

Não sei nao. Esse negocicio de Tenta Motivar jogador Campeao pra mim é desculpa.

No Esporte quantos times e atletas foram campeaoes ano apos ano? O mesmo Inter em 75 e 76...depois 79...O Chicago Bulls de Michael Jordan Ganhou varios repetidos...o Inter foi Octa Gaucho...e muitos outros exemplos de Atletas campeoes que voltam no ano seguinte para ganhar de novo.

Eu simplemente acho que no Inter nao faltou motivaçao...faltou TIME ou pedaços de time. Vendemos VARIOS jogadores e nao substituimos eles a altura...eis ai a formula para o Fracasso...os jogadores em Campo me pareciam bem motivados. Mesmo assim gostei do Texto.

Guilherme L. disse...

o que faltou foi o grupo... olhe ano passado, tinhamos reservas que não deviam em nada aos titulares (leia-se índio, w. monteiro, iarley, rentería), que hoje, ou foram embora, ou são os titulares. e hoje os reservas não chegam nem perto dos titulares (r. santos, christian)

Guilherme Mallet disse...

O #13 seria um ótimo espião dentro das altas cúpulas gremistas... e daí? Ora, se é tão certo que é difícil manter jogador campeão jogando (como 2 + 2 é 4), então o que dizer de vários times que foram bi-campeões, tri-campeões, etc.? O próprio Grêmio que venceu em 83 e foi vice em 84... Argumento totalmente furado. Não se pode dar crédito para aquilo que eles querem que aconteça. Não é preciso um alto dirigente dizer, eu conheço muito gremista que eu chamo de complexo de mãe Diná. Que confundem aquilo para o que eles torcem, com as possibilidades. E quando seu palpite dá certo, ficão com aquele ar soberbo e triunfante falando o famoso, "eu não disse!"...

VOTO NO #14.

Falou muito bem sobre a questão dos técnicos.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

#13 Muito bom !

O Inter parece uma Empresa pública quem está lá não sai...indenpendente da produção atual...

Fernando Moraes disse...

Apesar de não concordar com muita coisa dita pelo #13, achei o texto legal e também é um alerta interessante. Voto nele.

Tiago Finkler disse...

VOTO NO BLOGUISTA #14

PS: Só para constar, concordo com o que foi dito aí em cima de que não falou motivação ao grupo esse ano, os desmanches do time que foram o problema. Mas gostei dos dois textos e não foi por isso que decidi o meu voto.

jcosta disse...

VOTO NO #14

Texto mais eloquente e de acordo com a realidade.

Como disse o Louis, não faltou motivação, apenas a dirigência Pífia que ainda não se deu conta que falta TIME.

Saudações coloradas!

Unknown disse...

Qual o número de bloguistas concorrentes?

Rafael C Rodrigues disse...

Bloguista 13.

diana oliveira disse...

voto no #14. os dois são bons pq provocaram a vontade de emitir opinião sobre o assunto, q é justamente o necessário pra escrever com freqüência no blog. prefiro o 14 pq penso isso com relação aos técnicos e quanto a questão de ser subestimado pelo "voltou ao normal" é algo q eu até gosto, qdo perdemos de 4x2 pro goiás deixei os gremistas caírem na minha cabeça e sempre repetindo, vamos ganhar o mundial. tinha certeza q aquela derrota faria o grupo se mobilizar mais. fez chegar no sapatinho. o barcelona chegou amassando como era de se esperar. pegamos eles na surpresa. a derrota não me abala pq não tenho problemas com ser subestimada.

Anônimo disse...

#13

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]