terça-feira, novembro 27, 2007

64 CORNETAS x CEGUETAS x MURETAS

Escrito por Denilson Montenegro



Depois de alguns acontecimentos por aqui, resolvi escrever algumas conclusões.

CORNETEIRO : torcedor crítico, implacável, quase sempre forma suas convicções futebolísticas e as defende com unhas e dentes. É reconhecido pelos demais por estar sempre apontando erros e defeitos no time, ficando os elogios para o segundo plano.

CEGO: o inverso do corneteiro. É visto pelos demais como um torcedor tipo puxa-saco, que não se importa com os problemas apresentados, que apóia quase tudo que se faz no clube, sem questionar jogadores, dirigentes e treinadores. Em geral, fica feliz com o que dá certo e não reclama do que deu errado.

EM CIMA DO MURO: eu defino como o torcedor Múcio (personagem do Jô Soares, que concordava com todo mundo...). É aquele que tem opinião conveniente, dependendo com quem está debatendo. Ás vezes elogia, outras vezes critica. Na visão dos demais, é aquele que não tem convicção suficiente para sustentá-la perante outros argumentos.

À todo torcedor de futebol, em geral é atribuído um desses três adjetivos. É mais ou menos como na política, esquerda, centro ou direita. Fora desses critérios, só os alienados que não sabem nem o nome de pelo menos meia dúzia de jogadores do clube. Esses só servem pra fazer número na hora das comemorações ou pra pesquisas de shopping (dá-lhe Clemer!).
O certo é que, na verdade, somos os três tipos misturados, com percentuais diferentes de cada um.

Meu sentimento é que a maioria da torcida colorada, devido um longo período de hibernação na década de 90, acabou assimilando um comportamento mais crítico em relação ao seu clube. Nesse período, presenciou grandes fracassos do time em campo, mesmo quando parecia que naquela vez seria diferente. As frustrações foram se acumulando e tornaram o torcedor colorado alguém muito desconfiado. Que via, muitas vezes equipes de boa atuação, mas que invariavelmente não chegavam a alcançar títulos ou classificação.

Mas esse comportamento vem mudando com os mais jovens. Se nota, na maioria dos torcedores mais novos, uma paixão mais incondicional pelo clube. Mesmo antes das grandes conquistas de 2006, testemunhei atitudes da juventude colorada, onde, não importava mais se jogadores, técnicos ou dirigentes agiam corretamente. Era uma questão apenas de disposição. Se fosse demonstrado dedicação, valentia, amor pela camisa e outros clichês, já bastava para estar nas graças desses colorados. Na visão destes, a torcida deve ser propulsora do time e não apenas aplaudi-lo ou vaia-lo.

No meio de tudo isso ficaram aqueles que têm respeito pelo conhecimento e experiência dos mais velhos, mas admira essa demonstração incondicional de apoio que os novos colorados apresentam em relação ao time.
Parece ser esse o momento do Inter, novos e velhos padrões de torcedores se confrontando e se misturando, formando o colorado do futuro. Aquele que saberá levar este clube de futebol a um patamar cada vez mais alto, concorrendo com os grandes do mundo, que é o seu lugar.
Eu, sinceramente, espero que sempre esteja presente pelas bandas do Beira-rio a exigência de qualidade e a satisfação e reconhecimento das conquistas que são alcançadas.

Acho que o Inter é o que é hoje pela torcida que tem. Sempre atuante, ardorosa, espetacular!
Alguém aí vai ler isso aqui e certamente vai me enquadrar: “é um mureta!”. Mas e daí?
O que importa é que sou colorado, graças a Deus!
E pra quem não concorda com as minhas conclusões, fica o pensamento:

" Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas, defenderei até a morte o vosso direito de dizê-la ".
Voltaire


64 Comentários:

Anônimo disse...

Ae Denilson,

Acho que caberia inventar uma outra categoria de torcedor colorado que se encaixasse entre o CORNETEIRO e o CEGO. Nem 8 nem 80! Seria um torcedor que elogia o que está bom no time, vendo futuro nas coisas que estão sendo feitas, mas tbm sabe identificar e criticar o que acha que está errado.

Eu me incluiria nesse tipo de torcedor!!!

Almilano disse...

BRILHANTE Denílson!!!!

ps: João, acho que esse aí é o que o Denílson chamou de "em cima do muro"... eu me enquadro nesse teu aí, que citica quando erram e elogia quando acertam.

Almilano disse...

ps2: hehehe, e não importa a definição que vão dar pra mim, se corneteiro, cego ou "muraldino", a minha postura sempre foi essa, a de elogiar o certo e criticar o errado pra que se tenha uma evolução constante, pois o pior cego é aquele que não quer ver...

Denilson M. (POA) disse...

Pois é, como eu disse antes, na verdade somos uma mistura de todos...

Anelise disse...

Muito bom o texto, Denilson. Acho que sou um pouquinho de cada - dependendo do estado de humor. Mas neste ultimo ano preferi ficar meio cegeta mesmo, apenas comemorando o maravilhoso ano de 2006... Não consegui mais criticar o Clemer, o Indio, o Edinho, o F9, tampouco o Gabiru depois da alegria que eles me deram... Por isso só consigo xingar o Christian
(ah, ah, ah...)

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

FALTOU UM DENILSON...

O TORCEDOR DOENTE...

EU ME ENCAIXO NESSE

HUAUHAAAAHUHUHUAHUAHUAUH

Denilson M. (POA) disse...

PÕ DADINHO INHO INHO... DOENTE É GAYMISTA! COLORADO É FANÁTICO!

Fernando Moraes disse...

Aí está! Acho que o Fanático é o mesmo que o Denilson chamou de Cego. Também me enquadro mais nesse aí: aliás, os caras que criticaram o Edinho durante o ano inteiro não apareceram mais por aqui... Cadê eles??

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Mas tem um problema na tese Denilsoniana: TEM CORNETEIRO QUE É CEGO!!!! HAUHAUHAUAHUAHAUHUAAHUAHUAHUA

Bah, gostei do texto. Pra ajudar, cito um trecho de uma música do Tequila Baby:

"Nada é tão bom que alguém, em algum lugar, não vá odiar!"

Marimas disse...

ué.. não anda lendo muito por aqui fernando.. eu continuo achando que se é para botar o edinho de armador me paga "dézinho" por mês que eu jogo no meio campo do Inter... o clube ainda lucra uma grana com a venda do Edinho.. o edinho é bom na dele... ali à frente da defesa, na minha opinião...

Assim como não me engano com essa animadora reação do Inter, primeiro porque foi tarde demais e segundo porque estávamos muito mais confiantes há um ano atrás do que hj... e 2007 deu no que deu.. acho que não tá tudo errado, mas tem muito, mas muito mesmo, o que melhorar...

Marimas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denilson M. (POA) disse...

Fernando, o cego não é o mesmo que o fanático, já que existem corneteiros fanáticos tb....heheh

Rodrigo, tu tá dando razão pra minha tese, já que escrevi que no fundo TODOS somos um pouco de cada, tipo eu: 30% corneteiro, 40% mureteiro e 30% cegueta... e 100 POR CENTO FANÁTICO! HAHAHAH

Gonçalves disse...

Opa vo te de achar aquela parte em que o Marimon tenta fazer uma lançamento que sai errado e simula uma lesão no joelho hahaha...

bah eu sou uma mistura de tudo isso ae, também relevei muita coisa pelos titulos conquistados, mas ano que vem não tem arrêgo, esses caras tem de fazer de cada jogo uma final, pra depois não ficarem chorando por pontos que perderam no detalhe em algumas partidas...esse tem de ser o espirito em campeonato de pontos corridos...

Marimas disse...

ah pára Gonça.. tem que achar é meu lançamento de 800m pro alemão cabecear na trave...

ou o outro que o Dadinho fez o gol...

aquele que saiu errado foi um problema com a bola... e eu senti uma fisgada no ligamento adutor cruzado do joelho esquerdo que deslocou minha base de apoio em 10º e aí eu perdi as contas e dei uma rosca "a lá" edinho na bola.. mas fora tudo isso eu jogo bagarai... haiahiauhia

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

EU SOU 90% DOENTE OU FANÁTICO COM QUER O DENILSOM E 10% MULHERENGO!!!

AHAHUAHUHUAHUAUHA

Almilano disse...

Bah o lançamento que eu recebi do Marimon's Edinho foi foda ahuahduiashduiahduih

Dei azar de cabecear na trave, mas era caixa CERRRRTOOOOO...

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Só tem craque no BV. Impressionante...ahuahauhaua

A propósito, tenho sido chamado de ZIDANE...ahauahuahua

Dadinho é 100% PORTÃO 24!!! AHUAHUAHAUHAUA

Gonçalves disse...

Dadinho 10%..sentado na poltrona hihihi

Vinícius-BSB disse...

Eu achei a tua definição de corneteiro muito camarada. Para mim, o corneteiro "às ganha", o corneteiro de verdade, é aquele que no fundinho torce para dar errado. Lá no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, chamavam de corneteiro a turma do Pavilhão. Tem um pavilhão, atrás da entrada em campo, onde ficavam os sãopaulinos ilustres não eleitos. E aí era a quela corneta só, a turma secando para ter chance na eleição seguinte. Daí que quando chamam alguém aqui de corneteiro, mesmo os "três cavaleiros do apocalipse", eu não concordo. Nenhum deles torce contra.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Grande post Denilson (maior do que tú, eheheh):

Sou 95% corneteiro, daqueles que já viram uns 650 jogos do Inter ao vivo e ainda está em busca da perfeição, embora saiba que não existe, sendo que o Inter de 1975/1976 quase chegou lá.

Diferente do que pensam muitos sempre vibramos nos gols e vitórias do Inter, indenpendente se feitos por Gabirú, Alex ou qualquer outro (só não vibrei com os 02 gols do Edinho no Brasileirão...)

Os meus outros 05 % distribuo à cegueira e a mureta (quando se trata de jogadores meus preferidos, que são poucos, dado os meus altos parâmetros de exigência, moldados em anos de existência, pois prefiro idolatrar o coletivo ao individual, pois os jogadores passam pelo clube, os títulos permanecem.

Mas o que vejo por aqui, muito bem colocado pelo Denilson, é que a imensa maioria da torcida de jovens colorados parece acreditar que o Inter foi fundado em 2006 e o tempo parou no glorioso 17.12, elevando TODOS (menos alguns como Perdigão, Vargas e outros) a condição de `Deuses do Olimpo`, sendo que qualquer critica a eles pareça um sacrilégio...

Sou muito cético em relação às 03 últimas vitórias do Inter (Vasco muito boa atuação), Cruzeiro (sofrível) e Palmeiras (razoável / boa), pois não acredito em um Inter estabilidado com o Abel, pois ele é um CARA EMOCIONAL e decide esquemas, escalações, planejamento e substituições com emoção.
Imagina se o Louis vai prum casamento realizar suas maravilhosas fotos e ele se emociona mais que os pais da noiva e começa a soluçar....ou que ao invés de tirar foto da noiva, tira fotos dos mulherões convidadas para a festa, vira m...Ele tem que estar motivado e preparado para perceber e pegar em uma fração de segundos o sentimento das pessoas para obter bons resultados. Ele tem que agradar a quem lhe contrata...
Já o Abel, nitidamente tem seus preferidos e com eles vai até o fim, trágico ver ele lamentar que o Brasileirão era muito fácil, e se ele mesmo diz que o elenco é bom, quem fez m...?

Alguns aqui queriam elogios ao Edinho, domingo jogou muito mesmo (apesar de ter baixado o cacete, mas desta vez para beneficiar o Mengo, foi perdoado) mas assim como o Gol do Gabirú e os gols de falta do Alex, foram muitos raros em 2007. Em um time de craques se o Edinho for bem orientado será um jogador bastante útil.

Em relação ao Iarley, com exceção do jogo do Pachuca, suas atuações em 2007 são dignas de um futibas no BV, sem ofender os colegas, não consegue mais ganhar nenhuma jogada, joga de costas, erra todos os passes e gesticula (até no 1o. gol do F9, reclamou de ´não sei quem` e mesmo errando o passe a bola sobrou pro F9.

Então senhores são os profissionais do Inter é que devem ser eternamente gratos por fazerem parte dessa paixão / religão chamada Inter e não ao contrário, fecharmos os olhos em 17.12.2006 e pararmos no tempo, pois o clube vive de vitórias, o passado deve ser muito lembrado mas o amanhã se faz hoje.

col disse...

Esse post pode entrar para o hall da fama do BV.

Piffio: 99% cego.

Luiggi: parece ser 50% competente, 50% banana- suscetível à pressão interna (vide caso Clemer).

Abel: 50% confuso futebolisticamente, 40% suscetível às pressões de vestiário, 10% fanfarrão.

col disse...

Poxa gente, dei uma olhada nos posts por aqui, nadinha de pressão para alguma mudança pra 2008??

É isso aí que vocês querem mesmo?? Exatamente as mesmas caras, mesmos nomes, mesmos conceitos?? Ou vcs acham que o 8 de 2008 é algum número mágico??

Acho que por aí podemos estimar realisticamente alguns ``%`` das categorias que o Denílson colocou.


Já tinha falado isso antes. O torcedor colorado mais influente que já passou por aqui, o tal de Nolci lá da Confraria dos Tambores, prometeu que iria cobrar explicações do Píffio no final do ano. Lembram? Ele escreveu um post sobre isso.

Gostaria de saber se isso vai acontecer de fato.

cjr-sp disse...

Bem colocado Denilson.

Na linha do que disse o Nelson, quem viu o Inter da década de 70 dentro daquele contexto, nao consegue se acostumar com pouco. E o que vemos hoje(2007) é muito pouco e o pouco que é bom é dirigido emocionalmente, portanto nao acreditamos que essas vitórias sirvam de base para um Inter melhor em 2008.

O nosso sonho é grande..é ganhar do BOCA A LIBERTADORES DENTRO DA CASA DELES COM RIQUELME E MARADONA NOS CAMAROTES...só que para isso, muita coisa tem que acontecer, nao dá para ser jogando no balao e com gil e yarley sem fazer gols, hehehe,...entao quando criticamos é pq buscamos esse nível de excelencia...

Muitas coisas sao feitas certas, mas como já estão certas preferimos sempre usar o nobre espaço pra tentar passar uma visão do que continua errado, portanto soando as vezes repetitivos mas conscientes que talvez assim os dirigentes pelo menos parem para pensar e ouvir o torcedor. E se soamos repetitivos demais esse ano foram pq o Inter cansou de se repetir esse ano e todos sabemos disso.

Entretanto o Resultado disso apareceu em determinas areas da imprensa gaucha onde conceitos usados aqui nesse blog e no VVI incluindo nomes de jogadores insistentenmente colocados aqui tb surtiram efeito.

É importante notar que as nossas críticas e as vezes elogios sempre foram dirigidos a instituiçao e os empregados dela, nunca contra algum frequentador do BV. Os meus comentarios sao genericos e nao dirigidos a alguem, entretanto alguns se julgam no direito de atacarem a gente quando criticamos um idolo dessa nova geraçao, que em muitos casos sao idolos nossos tb. Ainda assim, humildemente e aqui falo por mim, tentarei ser menos corneteiro se é que é possível em 2008. Se eu nao conseguir, me expulsem, ok..ahahehauha....

Mas obviamente que a renovaçao é sempre necessaria na vida em qq campo...é a unica maneira de oxigenar as ideias. Por isso acho que qq um pode discordar de qq um e qq coisa, só nao pode partir para o confronto pessoal. Se nao concordam com determinadas críticas ao clube...que defendam-o, nao somos os donos da verdade e nem queremos ser, provavelmente os outros leitores darão a sua opiniao e se tiver que haver uma unanimidade, ela aparecerá...senao a vida segue, mas mais importante de tudo...sem stress. Stress já chega a dificuldade que é ganhar o pao de cada dia nesse país.

E para finalizar, desejamos um 2008bem melhor onde nao tenhamos que criticar o clube ou se tivermos que seja para reclamar que nao ganhamos todos os campeonatos que disputarmos ano que vem.

No mais...eu do fundo do meu coraçao desejo perder para o goias para finalizar o ano. E nao preciso explicar os motivos...E que venha o INTER DE MILAO...que outro dia vi na TV...era só passe de primeira, meio a la barça...achei embassado...hehehehe.

SDS A TODOS.
CJR.

Denilson M. (POA) disse...

Falando em reinvindicações pra 2008, o que acham daquele Danilo ex san pablo? Tá no japão esquecido... é meio lento mas inteligente, bom porte físico, altura... e chuta de fora da área!

col disse...

Denilson, prefiro ele ao Alex disparado.

Fabiano- POA-Germany disse...

CJR:
Se eu te dissesse que seríamos campeoes do mundo contra o Barcelona, com um balao do Índio, uma janelinha do Iarley no Puyol, e o gol do Gabirú, tu nao acharias mais improvável que um gol no Boca com Riquelme e Maradona assistindo???
Acho que temos muito a melhorar para 2008, mas temos uma baita base, o segredo está em comecar o ano com tudo, e acho que para isso esse ano serviu de licao. Temos Magrao, Guina, Nilmar, Fernandao, Edinho, Sorondo(que pena a lesao), Orozco, Marcao, etc. Mais uns tres bons nomes e muita garra podemos ganhar até mesmo tres títulos ano que vem. Píffero e Luigi sao que nem o Edinho, estao fora de posicao!! Pois eles também tem méritos de campeao mundial, mas para atual funcao eles nao servem. Mas uma coisa nao se pode negar, o Píffero fez muito boas contratacoes, é só olhar a lista que coloquei acima. Vamo que dá.
Saudacoes

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

OS CORNETEIROS VOLTARAM!!!

JAH TAVA COM SAUDADE DELES!!!

SEJAM BEM-VINDOS CJR, NELSON E COL_US!!!

Precisodevcakis2 disse...

Mas voltaram com tudo! Como é que arranajam tempo pra escrever tanta coisa. Não dá pra competir com os caras, eles escrevem verdadeiros tratados!
Bastou passar dois dias da vitória sobre o Parmera que já voltaram com tudo. Vai ser dura aguentar a tropa quase um mês sem futebol. Vão conseguir comprovar todas as teorias de ruindade do time, afinal ninguém vai estar jogando pra derrubar as teses deles!

Mauricio Machado disse...

O Trio Cornetinha é tão organizado que postam um seguido ao outro.
Fora as brincadeiras, é bom ter de volta as críticas bem fundamentadas do Nelson (mesmo eu discordando da maioria delas) e a consciencia (me surprendeu o mea culpa) do Cjr.
Mas por mais que eu tente fazer um esforço medonho de democracia, não consigo admitir que já se esteja criticando um ano que nem começou ainda. No meu modo de ver, podemos criticar fatos, nunca perspectivas. 2007 teve muito mais erros do que acertos. Toda a corneta feita até agora pode ter sido exagerada (como foi) mas ela até se justifica. Porém, terminar o ano dizendo que 2008 não vai dar certo por esse ou aquele motivo, é perseguição. E faz pensar que há secação por parte de quem faz isso (o que não deve ser verdade). As cobranças foram e estão sendo feitas. Se as atitudes tomadas pela direção não derem afeitos, vamos criticar novamente. Mas pré-critica é perseguição.

Caco e Su...... disse...

Nelson e CJR... Welcome Back..
Eu concordo com vocês que é difícil comparar o time do inter com o time da década de 70. Talvez os 2005 e 2006 tenhamos chegado até perto, mas 2007 foi sofrível. Eu acho, entretanto, que temos algumas boas novidades para a virada do Ano e que poderá nos permitir isso:
- Bons jogadores no meio de campo
- Bons jogadores para a zaga
- Uma boa dupla de ataque (F9 e N11)
- Peças de reposição para algumas posições
- Alguma, quase alguminha, convicção do ABEL.
- Sobreo Píffero e Luiggi, acho que 2007 lhes cobrou um preço muito caro e dá para dar um último voto de confiança para eles.

É impossível que isso não esteja visível já que mesmo sem grandes atuações do grupo, as peças acima demonstraram individualmente seus predicados.

Vocês falaram uma coisa que define muito bem a forma como vocês pensam - Tentam sempre comparar o Inter àquele, de 70. Não tem como se fazer isso.. Aquele não existe mais, já foi, o futebol é outro, a forma como os jogadores se portam é outra, a forma como a torcida se porta é outra... agora é esse, com suas restrições e virtudes. Mesmo que as restrições sejam maiores que as virtudes.

Mais do que isso, estão falando com muita gente que não viu aquele inter jogar e que tem como base de comparação o Inter das décadas de 80 e 90, como é meu caso, ou o inter da sofrida década de 90 como deve ser o caso de muitos.

Dito isso, gostaria de dizê-los que metam braza, soltem o verbo, porque mesmo sendo, algumas vezes repetitivos, cabeças duras, e enfáticos pois defendem as opiniões até o fim. Entendo que um BLOG só com uma voz não tem graça.

Esses dias acompanhei o VVI sem postar nada, e vi as pesadas discussões filosóficas/táticas/escalatórias lá, achei que faltava o contraditório.. aqui não podemos ficar assim...... NÃO SUMAM e não dem bola para alguns comentários desabonadores. hehehehehehehe

Anônimo disse...

Pois é Ricardo, tbm acho que esse negócio de ficar comparando o futebol do Inter de hoje e da década de 70 não dá. Será a mesma coisa com meus filhos e netos tentando comparar o Inter do futuro com o de 2005/2006.
Se esse tipo de comparação fosse feita na Seleção Brasileira, por exemplo, não teríamos ganho a Copa de 94 com o Dunga, pois teríamos como comparação o Dunga da década de 90. Não é mesmo?

Tbm acho que nas discussões que acontecem por aqui não deva existir unânimidade, pois senão não seriam discussões e sim monólogos de um ou outro participante.

Maurício Machado, concordo contigo em relação à corneta que já estão fazendo em relação à 2008. Pô, que é isso??? Ficar criticando algo que nem ainda aconteceu é foda de aguentar!!! Acho que temos que criticar sim, mas o que houve de errado em 2007 para que os cabeças lá do Inter não incidam nos mesmos erros. Estamos começando 2008 com uma boa base de time e com um padrão de jogo (3-5-2) que tem dado certo, coisas que nem passava perto no início de 2007.

Marimas disse...

Nesse ponto eu discordo.. acho sim que podemos condenar perspectivas... uma vez que há um ano atrás tínhamos bem mais motivos para estarmos esperançosos que hoje... e todos sabemos o que aconteceu este ano.. agora foi só ganhar as 3 partidas que, por exemplo, no finalsports saiu uma coluna "porque ganharemos tudo em 2008"... ah pára... o Luigi continua lá baixando a cabeça para os caras... o Monteiro continua procurando seu futebol, o Edinho muitas vezes é armador, não temos lateral direito, o Alex só saiu da esquerda depois de uns 4 meses de desastres sucetivos e o abel continua, menos que antes é verdade, dando jeito de encaixar seus amigos...

Acho sim que temos um ótima base... essa espinha dorsal que foi descrita aí em cima pelo Fabiano, mas não dá para achar que tá tudo uma maravilha, como já tem alguns fazendo... foi nesse oba-oba que a gente sentou na graxa esse ano... acho sim que 2008 tem tudo para ser melhor, que com concentração e vontade poderemos superar os erros ora cometidos... mas não dá para subir no salto.. já sabemos que o tombo é grande...

Não acho que eu faça parte do grupo da corneta.. posso dizer que sou um mureta, e muito embora às vezes a repetição 15 vezes por dia dos mesmos conceitos me irrite, uma coisa não se pode negar, só existem críticas porque existem problemas.. ou alguém acha que as cagadas de 2007 foram culpa dos críticos?! Quem deixou o Pato no banco na L.A. não foram eles, nem foram eles quem botaram o Alex na esquerda e o Edinho de armador...

Sou de 82, e assim como o Ricardo, meu parâmetro de comparação é aquela sofrível década de 90... mas, mas, mesmo que tivesse vivido a época do rolo compressor, não o usaria como parêmetro... assim como não choro as pitangas por perdigões, vargas e chiquinhos da vida e não o faço com os títulos de 2006.. tem que olhar pra frente, ter perspectiva e planejamento... e principalmente humildade.. essa é minha receita para "ganharmos tudo em 2008", time (quase) tem...

Vinícius-BSB disse...

Ressalte-se que eu eximi o 'trio parada dura' da acusação de cornetagem, já que as manifestações deles não se enquadram no que é, para mim o requisito fundamental: torcer contra.

O cara que critica sempre é de uma categoria diferente. Muitas vezes ele não quer sofrer com surpresas desagradáveis e "forra o estômago" dizendo que tudo é ruim para ficar deliciado quando vem algo bom. Talvez seja o caso. Quem tem pelo menos a minha idade (se o e-mail do Nelson tem a mesma lógica dos meus, ele é uns 12 anos mais velho) sofreu muitas decepçoes em 80 e 90. Depois da década maravilhosa de 70, ficamos mal acostumados e parecia que nunca mais nada iria dar certo.

Eu acabei sendo um pessimista exagerado nesses mesmos 20 dias entre agora e 17 de dezembro no ano passado. Disse para todo mundo que já estava satisfeito por ter chegado à Yokohama, que provavelmente perderíamos para o Barça e tentei não por muita fé naquele jogo. O resultado é que quase tive um troço, no melhor dia da minha vida, junto com outros relativos à família, lógico. No final, foi um ano de aprendizado.

Dia 22/12 volto para o Cassino com a família, muitos churrascos, futebol com os guris, e as boas lembranças de dezembro passado.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O futuro que é incerto é planejado hoje de maneira a minimizar os erros cometidos no passado, quando os êrros são minimizados as chances de acerto são maiores. Infelizmente aprendemos mais com os êrros do que com os acertos.

Na questão do futebol o plantel, tido por todos o 2o. plantel do Brasil e dito pelo Paizão ser o Brasileirão 2007 muito fácil, quem errou ?

O time para 2008 é muito velho, vejamos Clemer, Indio, Orozco, Marcão, J Luiz, Iarley e Christian na casa dos 35 anos
Magrão, Guinazu, F9 e Monteiro na casa dos 30 anos.

Dos jovens, poucos eu vejo com boa perspectiva para 2008 em função do histórico no Inter (Granja, Alex e Jonas) ou não contam com a simpatia do técnico ( Roger e Adriano).

Renan (se o Clemer deixar), Edinho, Sidnei e Danny Morais (se cinco zagueiros se lesionarem) poderão dar boa contribuição.

O paizão é 110 % emoção e agora emocionado com as tres vitórias (assim como muito aqui), já decretou que irá jogar com 03 zagueiros em 2008, assim vamos com o EMO-ABEL, ora com 03 zagueiros, ora prá dentro delexxx com Michel e Gabirú contra os Rivers da Vida ou com Mossoró e Iarley contra o Azenha...no Gauchão 2006.

Convém notar que nas posições chaves no 3.5.2 não temos ninguém:
03 zagueiro temos
1o. volante que saiba jogar não é o Edinho.
02 alas não existem
02 meias não são o Alex nem F9 (Magrão e Guinazu não são meias, Magrão poderá ser um bom 1o. volante e Guinazu poderá ser um bom ala).

Então com o que temos o time ficaria;

Renan
Sidnei Orozco e Marcão (convém lembrar que Sorondo é da mesma posição do Marcão e no 3.5.2 não podem jogar juntos)
Ala direito Meia Direita, Magrão, Meia Esquerda e Guinazu
F9 e Nilmar

Será que o EMO-Abel irá escalar assim ?
E os amigos Iarley (ex-jogador) Alex e Uélento Monteiro, como ficam?

Apesar de acreditar bastante na capacidade de superação do ser humano, individualmente ou em grupo, gostaria que os ´Caçadores de Corneteiros me explicassem como eles conseguem visualizar uma nova e promissora perspectiva para 2008 com quase a totalidade das peças serem as mesmas de 2007, e nos cargos mais importantes e que tem poder de decisão, quer na Direção, Treinador e Liderança dos jogadores ?

Sempre digo que se estamos vivos é porque ainda temos a capacidade de aprender, se acharmos que já sabemos tudo, só nos resta o fim...

Então estamos aqui no BV para torcar idéias, mas queremos aprender alguma coisa....

Anônimo disse...

Nelson, comentei sobre o esquema de jogo 3-5-2 definido, porém não o apoio. Sou mais do tradicional 4-4-2 sem invencionices tbm.

Acredito que as maiores carências que temos hoje sejam dois laterais (esquerdo e direito) e um meia de ligação com muito bom passe. Só assim veremos a bola chegar em boas condições para F9 ou N11 finalizarem.

Denilson M. (POA) disse...

Primeiro saúdo a volta do trunvirato cornetivo (heheh)...
Eu devo dizer que concordo em muitas coisa com o Nelson, mas discordo de outras várias...
Tem razão quando olha para as mesmas peças e acha que tomarão as mesmas atitudes de 2007 e inevitavelmente, fracassarão... porém, essas mesmas peças tomaram atitudes corretas em 2006... e ganharam tudo! Não adianta dizer que foi o FC que fez tudo sozinho...
Muitas dessas peças não são as que sonhávamos, mas estão se encaixando, não estão perfeitas, mas estão se encaixando, sim!
Posso estar errado, mas o Nelson tambem pode estar...
Eu tenho notado em campo mudanças visíveis, ele não... são pontos de vista!
Talvez a diferença de torcedor seja a seguinte: se o Abel errar eu vou xingar, vou ficar pdc e o Nelson vai dizer: eu já sabia! Mas se o Abelão acertar, eu vou ficar feliz e ter minhas expectativaqs iniciais alcançadas, enquanto o Nelson dirá que o responsável foi o acaso ou algum jogador que desequilibrou e talicoisa... acredito que vai comemorar tambem, mas o constrangimento de ter suas convicções superadas por outras será inevitável!
O que eu recomendo aos criticos implacáveis é: reconheçam quando algo for acertado, mesmo que não coincida com suas convicções! Se o resultado for positivo, a vitória será de todos!

Fabiano- POA-Germany disse...

Nélson:
Sinceramente, tu vai dizer para nós que o Abel nao simpatiza com o Adriano????????? O Cara bate o carro na madruga pouco mais de 24h antes do jogo, o Abel ainda coloca o cara para jogar, e tu diz que o Abel nao simpatiza com o cara? Juro que nao entendo.
Saudacoes

cjr-sp disse...

Tenho que admitir..o Nelson é foda...hehehee. O CARA MANJA...

Enfim...respondendo ao R. Aragones e demais colegas...eu nem quero um INTER DE 75/76...aquele nao volta mais, foi unico.

...To contente com algo parecido com aquele da libertadores/06...pois com aquele fui ao morumbi e depois beira-rio tendo a certeza e confiança da vitória.

Quero garra, passes, triangulaçoes, jogadas ensaiadas, faltas e escanteios bem batidos e F9 perto da area...chega de baloes...2007 foi o ano do balão.

E quero um ABEL racional, sem carteiraços, valorizando a prata da casa...e é nessa parte que o bixo pega...é aí que mora o perigo...hehehe.

E a direçao tem que fazer a parte dela que é trazer os que faltam...sao 3 os que faltam...é meio que consenso geral e começar a comandar de verdade...e valorizar o patrimonio da casa.

Aí poderemos confiar...por enquanto nao passa de perspectiva, seja boa ou ruim.
E de perspectiva...é como disse o MARIMOM...já vimos o que dá...

sds.

cjr-sp disse...

Para reflexao...achei interessante...

Abaixo copiei o texto com as palavras dele, Tiago Schaeffer que escreve sempre lá no VVI...e as vezes escreve aqui tb.


___________________________________

QUANTO AO INTER EM 2007 FALTOU SABER PQ GANHOU ,PARA NÃO PERDER TUDO TÃO RÁPIDO!

Um titulo deve durar para os profissionais nao mais do que 48 horas, que é o tempo de comemorar, tomar um bando e começar de novo a a caminhada.

ESSE FOI O PRINCIPAL ERRO NA MINHA OPINIÃO CONTINUAR COMEMORANDO!!!
___________________________________


SDS COLORADAS. FUI POR HOJE.

Denilson M. (POA) disse...

ATENÇÃO!

ESTÃO FALANDO NA GUAÍBA QUE O INTER PODE ESTAR FECHANDO COM O CURINTIA DE TRAZER O COELHO E O GUSTAVO NERY, JUNTOS!

POUTZ... VAI FICAR UM SUPER TIME!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao Fabiano Alemão:

Não tenho a estatística mas o Adriano jogou mais de meia dúzia de partidas completas no Brasileirão, sempre entrando aos 35, 40 min do 2o. tempo e fazendo gols (08 no total), isso enquanto o F9 esteve lesionado, em contraponto o Iarley jogou uns 25 jogos completos e marcou 04/ 05 gols e perdeu QUINHENTOS, inclusive em jogo na La2007 aqui no BR contra o Velez.

Os jovens Roger, Sidnei, D Morais, Adriano e até o Jonas só jogam se os amigos Granja, Monteiro, Alex e Indio, al´´em de Marcão, sorondo, Orozco e Magrão estiverem ´fora de comnbate` caso contrário nem banquinho pra eles...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao Denilson:

Só convém lembrar que os melhores de 2006 saíram do Clube e com exceção do F9 só ficaram os nabas, este foi o MAIS SOBERBO ÊRRO de todos em acreditar que os NABAS DE 2006 agora CAMPEÕES MUNDIAIS SERIAM OS CRAQUES DE 2007.

O Grupo foi bem reforçado em 2007 (Orozco, Sorondo, Magrão, Guinazu e Nilmar) só que os Nabas de 2007 / 2006 continuarão em 2008 e ainda acreditados pela Direção, Treinador e Grande parte da torcida serem Craques, o que nunca foram e não o serão, agravados com o peso da Idade (Clemer, Indio e Iarley) e os problemas cronicos (Alex e Granja) e o problema bola (Edinho ´ainda tem chance no 4.4.2` e
Monteiro ´já era`

Abs

Marimas disse...

tá.. eu sou chato, admito... tô há horas falando que precisa de um lateral esquerdo e agora venho com essa... mas eu tenho nojo, ódio desse Gustavo Nery... acho que daquela corja toda do MSI 2005 o cara que eu menos gostava era esse Nery... é nojento... fanfarrão, e mau caráter.. nunca esqueci daquela piscadinha que ele deu num jogo contra o São Caetano nas últimas rodadas...

E além de tudo não vejo muito futibas nele...

Já o Coelho, não jogou lhufas na época de MSI, mas ESSE ANO no Galo eu acho que tá se saindo legal... segundo as estatísticas que vejo por aí é o segundo melhor e mais eficiente lateral direito do brasileirão, só perde pro Léo Moura do Flamengo que tá jogando muita bola...

Marimas disse...

e pra não deixar passar...


ADEUS MANO....

o que já se sabia extra oficialmente foi agora à pouco confimado...

quero ver acharem outro para tirar leite de pedra...

Fabiano- POA-Germany disse...

Agora que o Nélson e o CJR ficam tudo ouricado, com o Mano dando sopa por aí!! Hehehehe!! Acho que é uma boa opcao para o futuro, se nao se der bem no próximo trabalho dele.
Direto dos gazelas para cá também nao dá né!!!
Saudacoes

Schroder-EUA disse...

Concordo com o Marimo..nao esqueço 2005 e a pisacdinha do Mau carater Nery...

Anônimo disse...

Gustavo Nery não dá pra querer... É mau caráter e debochado... Serviria se fosse pra jogar na Azenha, pois é bem o estilinho de jogadores que atuam por lá.

Denilson M. (POA) disse...

bom... eu tb preferia um lat esquerdo mais jovem mesmo...

E pro meio -campo esse Renato ex-fla? Tão falando muito tb... já tá com 29...

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

"E o CONCA?" (retirado da comuna do Inter no Orkut...ahauhauhauhaua)

Acho que o Coelho seria uma boa contratação sim. Teríamos dois batedores de falta, um de cada pé. Só isso já me serve, pq muitos jogos são ganhos assim, em cobranças de falta. CHEGA de Monteiro improvisado e batendo faltas...

Precisodevcakis2 disse...

Se a direção conseguir colocar no grupo dois laterais e um meia. Não sei se seriam esses, mas acho que Coelho, Gustavo Nery e Renato poderiam dar certo (apesar de não gostar do Nery pelo caráter tb), seriam um início de ano promissor.
Não vamos ser cegos e achar que a direção, comissão técnica e jogadores não aprenderam com 2007. Duvidar disso é não olhar pro passado e acreditar que o acaso nos levou a libertadores e ao mundial. O que nos levou a essas conquistas foi um planejamento sério e dedicado, um grupo diferenciado tanto em futebol como em cabeça e estarmos iluminados.
Que Deus ilumine a cabeça da direção e do Abel e que eu possa vir aqui no ano que vem várias vezes detonar os cornetas e comemorar junto com eles as vitórias do INTER!

col disse...

Nelson, vou largar tudo de vez. Temos o time que a maioria da torcida merece.

Eles acham que o "8" de 2008 eh um numero magico. Vao manter nomes e conceitos mas tudo vai ser melhor pois "definimos o esquema (torto) e estamos adquirindo um padrao de jogo".

A gente jah discutiu isso aqui a um bom tempo atras, e tu colocou oportunamente no post: 3-5-2 soh com jogadores bons, fortes e inteligentes em posicoes bem especificas.

Nao temos alas fortes.

Nosso centromedio nao tem poder para organizar o jogo (tem acertado os passes ultimamente, mas um centromedio no 352 tem que ser no minimo tipo o Mineiro ex-bambi).Zero meias.
Abel paizao, confuso, emoticon.

Mas tem gente que acredita em numerologia...

NAO TEM COMO NAO CORNETEAR...EH F...

col disse...

E o F9 nao aguenta 6 jogos seguidos correndo como um louco nesse esquema.

E precisamos de um zagueiro rapido se a lei universal for a do 352 mesmo.

O zagueiro estah dentro do BR, chama-se Dmoraes, bruxo do Cjr. Depois daquela estreia dele ele nunca deveria ter saido do time.

Fabiano- POA-Germany disse...

Col
Acho que tu nao le o que os outros escrevem, só sai repetindo a mesma história de sempre.
A maioria aqui falou que é necessário contratar para tres posicoes, as laterais e mais um meia. Todos concordam que estamos bem servidos de zagueiros e atacantes. Nao entendo o que tu consegue ver de tao mal ainda?? Aliás, nao podemos escalar o time, isso o Abel quem faz, portanto nao adianta tu xingar o pessoal aqui ditzendo que vai ficar tudo na mesma porque o máximo que alguém pode fazer é vaiar em algum jogo. Já citei aqui motivos para ter esperanca em um bom ano e o numero mágico nao estava entre eles, ou achas que as contratacoes de Nilmar, Orozco, Sorondo, Magrao, Guinazu e Marcao nenhuma serviu?? Acho que está sendo um pouco sem critério.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Só cego mesmo não ve que o grupo que vai começar 2008 é muito diferente daquele desfalcado que começou 2007. Desfalcado em todos os sentidos, tanto pelos jogadores que sairam como pelo desfalque da cabeça dos dirigentes.
Para a zaga temos os seguintes jogadores que não iniciaram 2007: Sorondo, Orozco, Sidnei, D.Moraes e Marcão sendo que o Marcão ainda pode ser usado como ala. Para o meio de campo agora temos o Guina e o Magrão e no ataque temos o Nilmar. Não incluo nem o Jorge Luis e nem o Gil porque estes teria sido melhor não terem vindo.
Não notar que a inclusão no grupo de todos estes jogadores torna o plantel mais qualificado e com condições de jogar num bom 3 5 2 é querer não ver o óbvio. Com certeza não é uma questão de numerologia.
É evidente que dois bons alas, tanto pela direita como pela esquerda e um meia de qualidade ainda devem ser contratados.
E que a paz volte a reinar entre todos os colorados de boa vontade... mesmo com divergências profundas.

Precisodevcakis2 disse...

COL...Lamentável é o teu comportamento quando discorda do post dos outros! Eu tenho o time que mereço, compeão da libertadores e do mundo. Tu parou no tempo, na década de 70, parece o Cláudio Cabral que ficava torcendo contra no ano passado só pra ele poder se vangloriar que só ele que tinha tido a capacidade de fazer o inter vencer.
Tu fala do mineiro mais convenientemente esquece do Josué, que era primeiro volante marcador, estilo Édinho. Certamente Magrão e Guiña tb não poderiam fazer a função de volante no 3-5-2 na tua opinião.
A zaga tem feito partidas excelentes, temos 6 ótimos zagueiros mas tu consegue enxergar que falta um zagueiro rápido! Zagueiro rápido é qualidade excencial no 4-4-2, no 3-5-2 zagueiro tem de ter boa saída de bola, coisa que Marcão e Orozco tem de sobra!
Só uma pergunta, o que os cornetas pensavam do nosso time no início de 2006?
Se achavam uma porcaria, então não são parâmetro pra nada, pois não importa qual o ano, sempre serão pessimistas ao extremo e se recusarão a enxergar o mínimo de acerto nas coisas que aqueles que eles odeiam fazem.

Fabiano- POA-Germany disse...

Eu também mereco ser campeao do mundo Felipe, passei minha adolecencia fudido por causa do Felipao, Asmuz e dos Záchia, agora sou campeao da america e do mundo. Hehehe, e digo mais, voltaremos ao topo, estamos há quantos anos já ganhando sempre algum título, qual será o do ano que vem, ou melhor, quais serao????
Um abraco

Precisodevcakis2 disse...

Com certeza seremos campeões de novo o ano que vem! Eu nunca mais quero chorar derrotas como em 1989 e contra o ju na copa da Brasil de 1997. Nem ter que ver um jogo de joelhos como no Brasileirão de 1999 em que escapamos contra o Palmeiras do rebaixamento!

cjr-sp disse...

Vamos trazer o TEVEZ entao já que é para virar a filial do curintia...e quem sabe o MASCHERANO, numa boa conversa com o LUIGI nao acerta salarios? ahahehaheheaaaaaa.


SÓ SEI QUE SOU A FAVOR DE ENTERRAR O CURINTIA E PERDER PARA O GOIAS...
É UM A MENOS PARA ENCHER O SACO NO BRASILEIRAO....

Precisodevcakis2 disse...

teste

Mauricio Machado disse...

Estranha essa história de negociação com o CUrintia as vésperas da última rodada do Brasileiro onde eles podem depender do Inter para não cair. Não sei se a fonte é confiável. Se for, o que não é confiável são os motivos dessa negociação.
O Gustavo Nery é ex jogador. Sendo contratado, vai fazer parte do grupo dos amigos. Mais um intocável. Só que esse é pior que os outros pois é mau carater. Do CUrintia, só serve o Felipe. Mas de goleiro estamos bem servidos.

Almilano disse...

Olha, como falaram de novo em esquema e citaram o Nelson eu vos pergunto:

Já que o time pra jogar no 352, para alguns tem que ser um time frote fisicamente e etc., vejamos:

ZAGA: Sorondo, Marcão e Mais um (Sidney, Índio, D. Morais)

Meio: Edinho, Guinazu, Magrão

Pô, se esses SEIS jogadores não possuem força física eu não sei o que precisa.

Botem dois alas de qualidade, eu disse aqui há um bom tempo que um ala direita que me serve é o Vitor do Goiás.

Ou se quiserem dá pra alternar ainda pro 442, colocando o Marcão na Lat. Esquerda e aí teríamos assim o time:

Renan, Lat. Direito, Sorondo, Índio e Marcão; Edinho, Guinazu, Magrão e F9; Nilmar e Iarley.

Com 3 caras que correm e marcam no meio o F9 acho que pode fazer a ligação pro Nilmar e cia.

Sei lá, veremos em 2008...

Mas repito, se for 352, o time TEM FORÇA FÍSICA NA ZAGA E NO MEIO DE CAMPO.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Concordo com todos que temos bons meio-campo, mas no 3.5.2 o Magrão e o Guinazu não PODEM SER MEIAS, pois tem quem chegar na área, chutar de longe, etc...eles são condutores de bola, para eles o meio-campo tem que ser congestionado de colorados, sem assim for o F9 irá buscar a bola quadrada lá no Edinho e que irá fazer os gols Iarley (quaquá) dái é só marcar o Nilmar que não fazemos gols em ninguém...

col disse...

Ta bom, pessoal, to pegando pesado demais. Foi mal. Todos aqui mereceram ser campeoes e merecem muitos titulos em 2008. O Felipe Oliveira tambem merece!!! sacanagem...

Sim, algumas contratacoes em 2007 foram muito importantes, apesar de terem chegado tarde.

Mas vc's se esquecem de alguns detalhes. Por exemplo, alguem tem que tirar o Alex do time. Podem contratar o meia que quiser...se o Alex estiver disponivel no grupo ele joga.

Indio nao eh jogador pra ser titular. Quero ver tirar o Indio. O mesmo se aplica ao Iarley.


Fabiano, nao se esqueca que o Nilmar nao dura muito no Inter.

col disse...

Felipe,

Eu acho que o Josue tem muito mais bola no peh que o Edinho. O Edinho vem jogando bem as ultimas partidas. Mas DADO o 352, estah longe de ser um bom jogador para centromedio. Eu concordo contigo, Magrao cairia bem nessa posicao...mas...vai botar o Edinho no banco??? E o Magrao deu de estrelinha dizendo que nao quer jogar de centromedio.

Sairam umas noticias hoje dizendo que a direcao PODE estar vendendo algumas figurinhas carimbadas...vamos ver...espero que o Alex e Iarley estejam nesse grupinho.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]