domingo, dezembro 23, 2007

12 HELVETICA x ARIAL: O Grenal das fontes

EDIT:



Acabo de assistir o grande video do pessoal que fez a festa do BV FOOTBALL Bar-B-Q (adaptação Americana do nome) e realmente é emocionante ver o pessoal reunido. Legal conhecer alguns agora alem de um nome. Varios eu já reconheço facil e outros agora apareceram pela primeira vez na telinha. Agradeço pelo video e por ter recebido meu Pai tão bem na festa, ele me ligou depois da festa e disse que se divertiu muito. Eu espero poder ir ao proximo, mas aqui é sempre complicado "escapar" da America pra ir ao Brasil, sempre algum compromisso ou alguma complicação, mas estou fazendo o possivel para poder ir ao Brasil talvez em Fevereiro ou Março, só vou saber melhor daqui um mês. E vamos ter a estreia do BV WiffleBall que é uma versão Lite de baseball, isso sim eu quero ver!! Então vão estudando o Wiffleball!

Quanto ao futebol, não se enganam com minha idade. Na identidade diz 40 mas não passo de 29 na aparencia hehehehe e comigo é 3 gols certos por partida! Mas já vou avisando, jogo estilo Romario lá na frente esperando a bola pra faze uma tabelinha legal! Ah e agora ao menos a Diana não tem que aguentar esses caras todos sozinha já que a Anelise tambem foi! Bom muito legal o video, novamente agradeço e espero estar ai para a terceira edição.
____________________________________________________




Até anteontem nunca prestei muita atenção em Fontes usadas em livro, textos, propagandas etc...Isso até eu ver um documentario chamado HELVETICA. Sim, imagina um documentario sobre uma Fonte! Uma Fonte é algo que tá na nossa frente todos os dias mas como agua que sai da torneira raramente pensamos de onde veio, simplesmente usamos e fim.

Mas o documentario é muito bom, bem filmado e abre os meus olhos um pouco para esse mundo que existe mas nunca prestei atenção. Mas porque um documentário sobre Helvetica? Simples, porque Helvetica é a fonte mais usada do mundo e varias das empresas mais ricas do mundo usam a fonte Helvetica no seu nome ou logotipo. Por exemplo:


So coloco essas três aqui porque seriua impossivel colocar as dezenas de companias que usam Helvetica como sua Fonte. Mas porque Helvetica? Porque quando Helvetica foi criada em 1957 sua simplicidade e facilidade de leitura foi revolucionário. Vai no Metro de quase todas as cidades do mundo e a fonte usada é Helvetica, nas placas nas estradas: Helvetica, no Aeroporto: Helvetica, Kappa, Lufthansa, Kawasaki, Harley Davidson: Helvetica. Até os Beatles usavam Helvetica em alguns de seus discos! Você tem um iPod? Sim? Helvetica! A lista não acaba! O mundo é dominado por Helvetica e nem sabíamos! Muitos designers odeiam o Helvetica por isso, achando simples demais, tedioso enquanto outros só usam Helvetica.

Aí em 1982, a Microsoft (que usa Helvetica no seu Logo) decidiu que não queria pagar a taxa para colocar Helvetica no seu novo Windows e pagaram dois designers para criarem uma fonte extremamente parecida com Helvetica mas differente o suficiente para cumprir a lei. Assim foi criado a fonte Arial, que qualquer pessoa com Windows em casa tem no seu PC. Mas notem que em Windows Helvetica está ausente. Mesmo assim Helvetica que aparece em destaque no MAC continua dominando. Muito acham o Arial uma copia barata, mas para o leigo é quase impossivel notar a diferença entre um e o outro.

Mas o que isso tem a ver com o Inter? Absolutamente nada! Ou quase. Essa rivalidade entre Arial e Helvetica me lembra de rivalidades como a do Inter e Grêmio, Pepsi e Coca, McDonalds e Burger King, Microsoft e Apple etc... Aí lembrei da camisa do Inter e o Banrisul escrito na frente. Não seria Helvetica?

O antigo design do Banrisul era assim:


Isso com certeza não é Helvetica. Mas agora olhem o novo design do Banrisul:
Parece que o Banrisul aprendeu algo que centenas de multinacionais já sabiam. Helvetica! ou não? Arial? Nem eu sei. É parecido demais com os dois, praticamente identico, mas o ponto no "i" (redondo) o elimina de ser um dos dois pois o ponto no Helvetica e no Arial é quadrado e não redondo. Então fica aí o misterio do dia, Que fonte é essa na camisa do Inter?

PS: É .... Quanto tempo falta mesmo para o futebol voltar?

12 Comentários:

Gonçalves disse...

Ontem fui numa festa do time de veteras que jogo (não bebi nada porque já tinha tomado trinta e várias lá no jogo) e os caras deram pros três principais mentores uma camiseta presonalizada...com os posts abaixo se referindo as camisetas do Inter e esse da Helvetica e ao passear pelo bourbon hoje na parte da tarde,, acho que é a hora da gente bolar uma camiseta personalizada com endereço do blog e tudo mais, alguém ae sabe de um bom contato pra fabricação de camisetas, lembro que tinha um site que o cara podia bolar um modelo...acho que seria legal para encontros como esses de ontem, nos jogos do Inter e até mesmo para passeio contribuindo com a divulgação do blog...a idéia tá ae, mas não tenho a minima idéia de como fazer hehehe

P.S.: À propósito hoje la no bourbon tinha a camiseta de numero 7 com o nome do Nilmar, será que tá surtindo algum resultado, nossas reinvindicações :)

Unknown disse...

Myriad Pro

frederick disse...

para quem estuda sobre isso...

a helvética se tornou uma família de letras...

ou seja muitas letras que não possuem serifa, são da família das helvéticas

fonte como a as futuras, frankfurts, arial, impact e outras fazem parte da famílias das helvéticas.

a Times, por exemplo é uma letra que tem SERIFA... e tb tem família

mas aí a gente ia ficar a noite inteira aqui discutindo isso...kkkk

o IMPORTANTE É QUE O INTER É CAMPEÃO DO MUNDO!!

E PARA DE METER PAU NO INTER LOUIS...HEHE

TU É UM GRANDE COLORADO E O EMBAIXADOR DO NOSSO INTER NO EXTERIOR..

Denilson M. (POA) disse...

Peraí que já descubro isso aqui!

Denilson M. (POA) disse...

O banrisul utiliza na sua logomarca a familia de fontes Avenir.

Caco e Su...... disse...

Gonca... realmente estava massa o jogo e o pedaço do churras que eu participei. Infelizmente eu tinha chegado no dia anterior em SP de madrugada e tinha algumas coisas para fazer com a família e tive de sair antes da carne ficar pronta. Apesar de ter me contundido fiquei de assistente do Eber no churras no começo...No próximo, que deverá contar com a participação do Louis,pelo jeito, estaremos todos lá.

Abraços e valeu pelo convite.....

Gonçalves disse...

Pois é Ricardo, depois vendo o video tu tens uma passagem rápida ali sem os devidos créditos de quem você era...mas eu também sinto não ter conversado tanto quanto queria com todos, pois era muita gente pra conversar ao mesmo tempo, depois me ative à fazer a salada que perdi o tempo pra conversar com os que tinham de se mandar rápido que nem tu , o Ticiano e João também acho que foi cedo, mas com certeza não faltarão novas oportunidades, neste blog e evento proporcionado através dele que cresce cada vez mais à cada ocasião...deixo aqui meu Feliz Natal à todos e grande sucesso à todos e ao colorado no ano de 2008...se bem que ainda temos uma semana pra ficar esperando mainda uma novidade para este ano.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Fantástico o vídeo!

Louis = LUÍS!!!!
ahauahuahauhauahuahua
Mega fronhola!!!
ahauhauahuahauhua

Gonça: não faltou um cara aí te pagar?? hehehe

Gonçalves disse...

Na verdade acho que faltou mais um ou dois , pelo meus papéis, mas tudo bem é Natal hehehe...tão perdoado kkkk...

Claudio / movimento internet BV disse...

É ,tão perdoados todo mundo pelo natal e fim de ano ,inclusive o ataque e defesa de asma rsrsrs ;-), mas sobre o post , bem que a direção do colorado poderia usar helvética , arial ou qualquer outro tipo de letreiro pro CAMPEÃO DO MUNDO , mas ... FELIZ NATAL PRA TODOS ;-)

gumz disse...

interessante comparação.

mas a fonte apresentada é a FF DIN, desenhada em 1995 por Albert-Jan Pool, e baseada na família da fonte DIN 1451, criada em 1923.

http://en.wikipedia.org/wiki/FF_DIN

Anônimo disse...

Obrigado colorado pelo post.

Sou funcionário do Banrisul e achei que a fonte fosse a mesma do Bradesco...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]