sexta-feira, setembro 05, 2008

10 É Questão de Tempo

10
Os Petro Dollars e Euros agora estão rolando não só na compra de Jogadores mas como tambem na compra de Clubes. Na Inglaterra o Manchester City a poucos dias foi comprado por um Bilionario de Abu-Dhabi (que sem perder tempo comprou o Robinho do Real Madrid). O Chelsea que nunca ganhava nada derepente virou clube competitivo quando um Russo comprou o Clube. O Manchester United tem como dono um Americano que tambem comprou o clube a poucos anos. E por aí vai o futebol. Só tá faltando o Brasil entrar nessa roda.

Recentemente havia uma conversa de que o Red Bulls ia comprar o Juventude ou entrar em parceria, mas o Red Bulls tá mais interesado em vender refrigerante do que ter time bom. O Red Bull já tem 2 times que levam seu nome na Austria e nos EUA e ambos os times são mediocres. Então não esperem muito vindo do Red Bull, se bem que tão construindo (em parceria)um estadio novo para o Red Bull New York, mas isso é outra história.

Mas esses donos Russos, Petroleiros e outros Bilionarios tem investido grana no futebol MESMO e acredito que é questão de tempo até um deles se tocar que o Brasil pode ser um lugar que seu Euro pode ir bem longe e que eles podem estar um passo na frente dos concorrentes. Veja bem, jogadores Brasileiros já são cobiçados a muito tempo e por muito dinheiro (especialmente depois de ir para um clube na Europa) porque então não vir ao Brasil, comprar um clube baratinho e aí comprar o que tem de melhor no Brasil formando um Super Time? Depois eles podem revender os jogadores para a Europa (ou até transferir para um clube da qual eles já são donos lá fora).

É obvio que comprar clubes como o Inter, Flamengo, São Paulo e os outros grandes é praticamente impossivel mas alguem acha que uma oferta Milionaria a um clubizinho pequeno tipo São Caetano, America do Rio ou Bangu da vida não seria tentadora? Afinal o America por exemplo está destinado a viver na miseria e na memoria de um titulo de 50 anos atras, o que eles teriam a perder?

Já sabemos que se o dinheiro tá lá o jogador vai. Então isso tambem não seria problema. Se ninguem hoje quer jogar no Bangu, a coisa seria bem differente se um Principe com 100 Bilhões no banco fosse o dono. Montariam uma seleção no Bangu facilmente.

Agora se até clubes como o America criarem problemas por causa de estatutos e não sei mais o que, aí a solução seria comprar um clube empresa tipo o Brasiliense ou até um clube tipo aquele do Zico o CFZ. Será que o Zico não balança com 50 milhões na mesa? Acho que até por 10 vai!

E aí fica a pergunta. O que aconteceria com o futebol Brasileiro se isso realmente acontecesse? Como um clube como o nosso e outros iriam competir? Seria bom para o futebol Brasileiro? Sim, não... porque?