terça-feira, setembro 02, 2008

18 Sul-Americana

Há exatas três semanas, escrevi aqui no Blog Vermelho o Plano B. O Plano B consistia, basicamente, em deixar meio de lado o Brasileirão e concentrar minhas forças, ou melhor dizendo, minhas esperanças de torcedor, na Copa Sul-Americana.

Naquela oportunidade, eu dizia que a Sul-Americana era uma competição de baixo nível técnico, mas que, por se tratar de um torneio continental, deveríamos conferir a ela um valor especial. Hoje, faço algumas reconsiderações.

Independentemente das circunstâncias, enfrentamos nosso maior rival na primeira fase e isso, por si só, já valoriza um pouco a classificação às oitavas de final. Nosso próximo adversário, ao que tudo indica, será a Universidad Católica do Chile, equipe que está constantemente disputando também a Libertadores da América. Seguindo adiante, teremos, muito provavelmente, aquele adversário que dispensa maiores apresentações: Boca Juniors.

Em síntese, embora se trate de uma competição em relação à qual ainda não é dada muita importância, trata-se de um torneio de grandes desafios. Além disso, é um título internacional, continental, inédito para times brasileiros e que, com alguma sorte, pode até mesmo render uma vaguinha para a Libertadores 2009.

Lembro-me bem das edições de 2004 e de 2005 da Sul-Americana. Lembro-me da euforia que tomava conta da nossa torcida e das enormes caravanas que foram a Buenos Aires, uma das quais integrei. Eis que estamos de novo no mesmo caminho e não tenho dúvidas, passada mais uma etapa, a mesma euforia contagiará toda a massa colorada.

Sei que o momento é de baixa auto-estima e não poderia ser diferente. Não é só o nosso time e seu desempenho pífio (sem nenhum trocadilho surrado aqui). A tabela de classificação geral do Brasileirão também colabora para essa fase difícil. Contudo, penso que não devemos jamais nos esquecer de um outro fator que também denota a grandeza de seu clube: o orgulho da sua torcida.

Queríamos e queremos o Brasileirão. Queríamos e queremos uma vaga para a Libertadores. Está difícil, cada vez mais. Mas temos uma Sul-Americana nas mãos. Não vai ser fácil, mas é possível, pois, ao contrário do campeonato nacional, ainda só depende de nós. Então, ainda está viva a chama do orgulho colorado, uma chama que não pode se apagar jamais e cuja vigília compete a cada torcedor.

Pois deixo aqui a minha mensagem à nossa torcida: mantenhamos sempre a nossa cabeça erguida, nosso clube tem uma história brilhante e nosso time tem as maiores conquistas que um clube gaúcho já conseguiu. Nossos rivais sabem bem disso e isso é, também, o que lhes move, embora não admitam. Sejamos grandes, sejamos vibrantes, sejamos, verdadeiramente, gigantes. Afinal, essa peleia jamais terminará.

Baita abraço a todos!


18 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O post é interessante Daniel...e deveria ser prioridade do Inter ganhar também a SA, o problema é que NÃO ECZISTE UM PLANO A, B, C ou D...

Pegando o comentário do CJR no post anterior, o que adianta ficar com o Nilmar até o final do ano e vendê-lo depois ? É RISCO SIM...

E 2009 como é que fica, OK, NÃO VAMOS À LA 2009, QUEM SABE PLANEJAMOS GANHAR TUDO EM 2010 e começamos a DESENHAR O TIME...

PRIMEIRO PONTO:
Alinhavar com o treinador para o ano que vem e deixar um interino trabalhando neste objetivo (Tite óbviamente fora, AGORA, prá que ficar mais ?)

SEGUNDO PONTO:
FAXINA GERAL NO VESTIÁRIO...SÓ FICAM OS JOGADORES QUE POSSAM AJUDAR O TIME NOS PRÓXIMOS 02 / 03 ANOS, O RESTO RUAAAA...

Ao invés de pagar 14 mi hoje pro Nilmar não seria mais conveniente contratar AGORA PRO ANO QUE VEM.

Ex: Palmeiras VENDEU O VALDÍVIA, resolveu a questão interna, arrumou o time com o D Souza em sua verdadeira posição e CONTRATOU O MARQUINHOS DO VITÓRIA...ISTO É PLANEJAR.

O que faz o Inter ? Enche as ´burras` de dinheiro e NUNCA FAZ TIME.

Vão esperar PARA MONTAR O TIME EM JANEIRO / FEVEREIRO ?

Lembrei de um PORÉM, NO FINAL DO ANO TEM ELEIÇÃO, SERÁ QUE OS ATUAIS DIRIGENTES CONTAM COM EVENTUAL DERROTA ?

Caso negativo (mais provável) já deveriam começar o planejamento.

Caso positivo (a derrota) o que fazer com o dinheiro ? E as obras ? E as campanhas de associação ?

Porra! O clube não pode parar.....

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

V T N C

Fernando Carvalho: “O trabalho do Tite vem sendo convincente”
02/09/2008 - 12:54:02 - por Fernando Soares / Final Sports

Após a reunião desta manhã desta terça-feira no estádio Beira-Rio, o assessor de futebol do Internacional, Fernando Carvalho, em entrevista à rádio Gaúcha, comentou sobre as cobranças feitas ao técnico Tite. Segundo o dirigente, isso ocorre semanalmente, mas devido a situação do clube no Brasileiro a notícia se torna mais evidente. Além disso, ele voltou a declarar que o trabalho do treinador continua prestigiado.



“É um momento de cobrança permanente. Sempre fazemos isso, assim como a torcida cobra os dirigentes O trabalho do Tite vem sendo convincente. Temos resultados que não foram bons, mas isso aconteceu devido a situação do grupo. Ele (Tite) pegou um grupo com vários jogadores saindo e outros entrando”, disse Fernando Carvalho.

Cleber_Tapes/RS disse...

Interativa agora ao meio dia no Toque de Bola da BAND

O Inter acertou em ter mantido o Nilmar no BR?

Sim = 19%

Não = 81%

realmente foi um percentual muito alto
acho que muito da entrevista dele
dizendo que queria ter saido


agora é contigo guri

Julio.Colorado em Sampa disse...

Salvo engano meu, varias pessoas que agora criticam a provavel permanencia do Nilmar até o final do ano, comemoraram bastante a contratação do DC por empréstimo de 6 meses.
Só para lembrar, o Palmeiras está usando o dinheiro da venda do Valdivia para pagar parte de suas dívidas. A Traffic é que está contratando o Marquinhos. Provavelmente fará com o Marquinhos o mesmo que fez com o Henrique, vendê-lo após três meses de vitrine.

Concordo sim com a imediata saída do Tite. Jamais imaginei que ele pudesse ser pior que o Abel.

col disse...

Olha Daniel, a concepcao da ideia de priorizar o SA eh boa, dada a situacao atual.

Concordo com o ponto do Nelson acima. Temos que comecar a implantar o planejamento de 2009 agora.

Sobre os negocios do Inter, os meus adjetivos sao:

* Emprestimo de 6 meses pelo DC gordo: estupidez, fanfaronice. (Se estivesse em forma o adjetivo seria bem diferente).

* Recusa de venda do Nilmar para futura venda em dezembro: estrategia arriscada, mas pelo menos mantemos o melhor atacante do grupo atual(quer queiram ou nao).

Fabiano- POA-Germany disse...

Porra, concordo com todo mundo, mas discordo um pouco também, hehehe!!! A questao é, o que é certo, a direcao abrir as pernas para os gringos que vem encher a cabeca dos jogadores?? Ou a direcao bancar como no caso do Nilmar??? Minha concordancia maior neste post vai pro Dani, que falou tudo, temos que resgatar o espírito de time, a humildade que tínhamos quando enfrentamos o Boca na SA, a gana de ganhar dos torcedores, que iam a todos os jogos babando por vitória. FORA TITE já, e antes do Nilmar ser vendido temos que ter um atacante no grupo já, e dos bons.

Anônimo disse...

Ae Daniel, engraçado ler esse post logo agora. Acabo de voltar do almoço com alguns colorados aqui do trabalho e eu comentei exatamente isso!

Pra mim o Brasileiro já era, tanto a nível de título, como em relação à vaga na LA09.

Portanto, pq não tentarmos somente fugir do rebaixamento e pegar uma SA09 e focar o resto do ano na Sulamericana desse ano?

É um título a nível continental e por isso não deveria ser tratado como lixo segundo muitos... Vai ver se o Boca não valoriza ganhar essa competição... É claro que assim como nós e todos os outros times tbm preferem ganhar a LA, porém na atual situação do Inter esse título poderia salvar um ano ruim que tivemos, assim como fizemos ao ganhar a Recopa ano passado!!!

Joceli disse...

A idéia de priorizar a sulamericana é válida, mas sejamos realistas pessoal.
Com Clemer, WM, R. Lopes, Marcão, Edinho, Adriano, Andrezinho, só para citar as nabas que ainda entram em campo, alguém aqui em sã consciência acredita que vamos longe na Sulamericana?
Não temos goleiro confiável, não temos laterais, zaga é uma peneira, meio-campo com Edinho (quebrador de bola) e no ataque só o Nilmar ( o único que faz gols neste time, sem contar os que perde, hehe). O preparo físico do Inter é de time de várzea.
Não sou pessimista e sim realista, 2008=2007 (Pífio e Luigi os responsáveis).
Só nos resta terminar o brasileiro de forma digna se isto é possível com a campanha Pífia que estamos fazendo.
FALTA COMANDO NO CLUBE.

Fabiano- POA-Germany disse...

O Joao deu a real. A SA 2009 é importantíssima, visto que provavelmente dará vaga a LA 2010. Temos que ficar entre os 10, nao podemos largar de mao tanto o brasileiro.

Unknown disse...

E que ano que vem se pense desde o começo no título do Brasileirão isso sim.
Agora já se entra no campeonato pensando em vaga na libertadores....

Fernando Gonçalves disse...

Agora tem uma coisa : se já estão reclamando que um jogo no meio da semana e uma viagem para Recife em seguida foi desgatante para os jogadores e prejudicou o time, imagina uma viagem a Santiago do Chile então ?

Anônimo disse...

É verdade Maurício, nos últimos anos tem sido assim: entrar no Brasileiro pra buscar tão somente a vaga na Libertadores.

Isso é o mesmo que ir pras Olimpíadas e não disputar nem a medalha de bronze, uma vez que o último colocado na LA é o qarto colocado do Brasileiro!!!

Anônimo disse...

Será que viajar pra Recife tem mudança de fuso horário pra desgastar tanto assim???

Duvido que viajem de classe econômica e fiquem em hotel com menos de 4 estrelas. Como vão se desgastar assim? Alguém sabe explicar uma besteira dessas?

Só concordo pelo fato de ter jogado o Gre-Nal da SA na quinta a noite e ter que viajar pra Recife às 7 da manhã da sexta-feira. Aí até se entende!

col disse...

Para contrastar com o ultimo paragrafo do Daniel....


____________________________________
10 fatos que o torcedor colorado gostaria de esquecer:
__________________________________


* Goleiro: vamos pular essa parte hoje.

* Zaga: nao temos alas/laterais confiaveis no grupo. Bolivar fora de posicao e/ou desaprendeu. Marcao sem condicoes. Melhor zagueiro vive no DM.

* Meio: Edinho(sem palavras), Alex("o enganador do Gauchao", "com Alex em campo seria diferente" etc)...

* Ataque: Alex & Nilmar = ataque de riso; meio-ataque. Adrinao em fase terrivel. Luiz Carlos jogou 10 minutos. Walter sem receber chance. Guris soh entram na fogueira(Portuguesa?).

* Esquema tatico torto: 352 sem alas decentes; queijo suico pois tem muito furo para tapar e poucos tapadores de furos.

* Tecnico fraco.

* Preparacao fisica deprimente.

* Atuais opcoes incluem: Andrezinho, Maicon, Ramon etc.

* "Clube" mais rico do pais, mas estamos mais perto da zona do rebaixamento do que do G4.

* Atual fase do rival.

Schroder-EUA disse...

Otimo Daniel e concordo.

Mas há um problema.

Porque pensamos que podemos ganhar a SulAmericana ainda mais em cima do Boca quando mal passamos pelo time B do Gremio? Quando estamos "tanking" (uma giria em Ingles que significa caindo) no Brasileirão. Quando fomos eliminado na "Sulamerica B" (A Copa do Brasil).

O mais certo é que faremos fiasco na SulAmericana tambem. E se ganharmos A Sulamericana tambem vamos nos recuperar no Brasileirao. Acho que os dois vao de mao em mao.

Lúcia Bastos disse...

Bom...
Este ano realmente só nos resta Sudamericana e, REZAR pra permanecer na primeira divisão...

Bater UCA talvez não seja fácil, porém como serão apenas dois jogos, quem sabe nossos atletas se motivam !

Boca está focado no apertura !!!
Entretando, em competições com mata-mata, sempre cresce...
Porém, Boca cresce mesmo é nas finais...Quem sabe não cai antes ???


Garantir esse título em 2008 é tb garantir jogar RECOPA em 2009...
Que, convenhamos, será barbada !!!
LDU ...tststststs

No mais, concordo que não podemos desanimar !!!
Entretanto torcer pelo SPORT CLUB INTERNACIONAL não significa "abençoar" as cagadas dessa diretoria que hoje nos gerencia...

Cleber_Tapes/RS disse...

se ganharmos a SA

ja vai ser um feito de glória

Joao disse...

Daniel, como você ainda pode acreditar que vamos ganhar alguma coisa este ano?
Fora de casa não ganhamos de ninguém, até o coitado do Ipatinga e a Portuguesa fazem a gente passar vergonha.
Temos que ser realistas. O negócio é pensar em arrumar um time pro ano que vem, para não fazermos mais um ano vexatório.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]