sexta-feira, julho 13, 2012

Burro ou cara de pau?

"É treino. Temos que ganhar a partida" (by Jajá)

Imaginei um engenheiro que durante a faculdade fez projetos cheios de falhas estruturais, mas que se defendia dizendo que era "treino", "Quando for pra valer, vai ficar bom, garanto!", diria esse "engenheiro profissional". Me lembrei também dos ótimos textos recentes do BV (aqui e aqui), além dos comentários dos leitores que estão num nível interessantíssimo, e fiquei pensando na questão da "inteligência" de jogadores e "treinadores". "São estúpidos ou é apenas uma absurda cara de pau?", pensei, para logo depois concluir que devem ser as duas coisas.


Vamos lá. DORIVAL NÃO É TREINADOR. Pode ser apitador, distribuidor de coletes, escalador, etc., mas treinador ele não é. Até quando, meu deus? Sinceramente, é desesperador. O homem ganhou 1 ano de presente do Inter, com estabilidade no cargo, para produzir isso? Chegar nesta altura, sem conhecer o elenco? Sem saber escalar um time minimamente decente? Eu entendo que, quando o grupo é BEM TREINADO, nos treinos do time titular contra o reserva possa ocorrer empates e eventuais vitórias APERTADAS do time reserva. Afinal, isso seria um sinal de bom elenco e de um bom trabalho do treinador, que teria atingido o estágio em que titulares e reservas quase se equivalem, taticamente. A diferença ficaria na técnica individual.

Mas NUNCA um time TIDO como titular pelo treinador poderia perder de 4 x 0 para o reserva e ficar nisso mesmo, como se nada tivesse acontecido, como se fosse apenas "treino". Ou isso quer dizer que o time titular está treinando para perder? Pelo conjunto da obra do Dorival, deve ser isso mesmo, pois vê-se claramente que o time piora com o passar do tempo. Isso me faz pensar se não é isso que Dorival quer. Vamos ser sinceros, pessoal. Está na cara que Dorival não gosta de trabalhar no Inter. Não está e nunca esteve à vontade. Passou este ano todo elogiando outros clubes e seus jogadores, especialmente o Santos.

Dorival quer forçar uma quebra de contrato por parte do Inter, pois sabe que vai levar uma boa grana e ainda vai estar empregado em seguida. Minha sugestão: apressem isso! Falta pouco para terminar o contrato, afinal. Para o que ele está fazendo, prefiro um técnico interino. Se é pra manter Bolívar no time, se é pra escalar mal assim, vamos economizar seu salário e trazer mais 2 bons zagueiros. Um time bom em geral rende bem mesmo na mão de um mentecapto, vide o Santos com o Dorival, e estou me referindo não à pessoa, mas ao TREINADOR, que fique claro.

Ultimamente eu nem vejo mais jogos do Inter. Perdi a paciência e meu tempo já está muito curto para que o desperdice com este cara. Se ainda fosse para ir aos jogos, ainda vá lá, pois o estádio e a torcida compensam. Mas como vivo longe, nesse momento depois dos jogos confiro o resultado e entro no BV para saber como foi. Quando trocarem o técnico eu volto a conferir o trabalho.

Já começo a acreditar que a direção mantém o Dorival, acreditando que assim tiram o foco de cima dela. Sobre as contratações, vejo que a dirreção está se antecipando à perda de Damião e Oscar (no mínimo) e isso é louvável. Mas infelizmente continuam se negando a cuidar da nossa maior deficiência, o sistema defensivo. Se continuarem assim, vão ver seus esforços dar em nada.