terça-feira, julho 03, 2012

Obras do Beira-Rio III

.

Imagem aérea do Beira-Rio em 29/06/2012, RBSCop.


100 dias

Devem estar estranhando ver o Beira-Rio aí na foto sem as cadeiras, todo "pelado" e com impressão de estar mutilado. 

O fato é que na sexta-feira passada, dia 30 de junho, se completaram 100 dias de trabalhos pela construtora e as obras seguem a pleno vapor.

Na verdade a foto, de poucos dias atrás, já está desatualizada. Porque já deve estar praticamente fechada (concluída) a nova arquibancada no primeiro quadrante, senão ainda falta pouco. Mas, mesmo assim é possível perceber que ela está tomando forma e cada vez mais nos impressiona. 

Sim, pois com o acompanhamento diário da sua montagem chegamos a uma conclusão: a cada dois dias, no mínimo uma nova coluna de degraus fica pronta (isso se não tiver um túnel no meio).  

No momento, esta é a principal atração nesses 100 dias de retomada das obras. 

A ansiedade de ver tudo pronto é grande. Toma a conta de muitos torcedores e sócios que  no futuro (tenho certeza disso) se orgulharão de estar num estádio novo e moderno. E melhor ainda, sem apagar seu passado de grandes histórias destruindo-o completamente. O Gigante  ainda terá a sua alma !


Montagem da nova arquibancada na quinta-feira passada  - Foto de Cassiano Vergara



E agora, estamos na expectativa de um momento histórico: a demolição da marquise, para o início da instalação da estrutura metálica da nova cobertura. O que deve ocorrer em breve. Tô curioso pra ver como será feito esse trabalho !   


O promotor e a polêmica 

Houve nos bastidores, uma certa desconfiança na torcida do Inter, de que exista algo estranho diante desse fato da interdição do BR. 

Primeiro, porque ainda não se sabe como o relatório de consultoria de uma empresa contratada pelo próprio clube foi parar nas mãos do MP.

Segundo, porque é público e notório que um dos promotores do setor, Luciano Brasil, é gremista. Inclusive é presidente de um movimento político, chamado Gremio Novo. Mas, esse se deu por impedido de assinar a ação, justamente por pertencer ao exército azul. 

Terceiro, que o promotor Fábio Sbardelotto (foi quem assinou o pedido de interdição) usou o seguinte argumento para criticar os laudos da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros: "Nos causa supresa a postura de algumas autoridades. E a segurança ? A que custo ? É a mesma segurança dos banheiros químicos ? É a mesma do Hierro ? 

Ora, meu caro promotor. Eu pergunto: será que não é a mesma segurança que permite as  perigosas e violentas "avalanches" no estádio Olímpico ?

É a mesma segurança que causou a morte de um jovem torcedor, na ocasião, em uma partida pela Libertadores em 2007, quando caiu em um fosso que separa a arquibancada do gramado, logo após a prática da avalanche. A mesma avalanche do ano passado, quando acontece o mesmo acidente e um torcedor cai em uma altura de 3 metros e sai do Olímpico inconsciente em uma ambulância.


 Então, promotor ! Por que o senhor não tomou as devidas providências ???


Será que o promotor realmente está preocupado com a segurança dos torcedores nos estádios ? Se estivesse não permitiria a avalanche na minha opinião ! Não fez nada, cometendo uma grave negligência, o que culminou em tragédia !


 O senhor deveria prestar mais atenção aos precários postos de saúde que não tem as mínimas condições sanitárias para atender os pacientes. Deveria olhar com atenção para o Presídio Central, que pelo que sei é um dois piores e mais críticos sistemas penitenciários deste país ! Deveria se preocupar com a Avenida Ipiranga, porque é um absurdo que a prefeitura da Capital não tome uma atitude após inúmeras quedas de veículos no Dilúvio. Até que  um dia tomem vergonha e façam alguma coisa só depois de aparecer a primeira vítima fatal !!!


Está aí, uma grande oportunidade para que o promotor "preocupado com a integridade física dos torcedores de futebol" faça um serviço que honre um cargo público de grande importância que ocupa e se destacar como queira, prestando um favor para a população. 

Mas, o que mais chamou atenção foi uma declaração de um leitor na coluna de Wianey Carlet, descoberta por alguém que eu nem sei quem é. Mas, gostaria de dar os parabéns para essa pessoa, que com sua capacidade investigativa conseguiu aumentar mais ainda a suspeita.


O leitor, com o mesmo nome do referido promotor, expôs sua indignação quando Wianey reconhece erro de arbitragem que expulsou o Kleber, lateral do Inter (naquele pisão no pé do jogador do Bandfield, na Argentina). Isso foi  em abril de 2010, em uma partida pela Libertadores.


E ainda reclamou que quando o seu time sofre com a injustiça do apito, o colunista não dá a devida reparação:

Comentário suspeito: reprodução do post na coluna de Wianey, em 29 de abril de 2010.

O próprio Wianey Carlet também estranhou. Na Zero Hora impressa de domingo, em sua coluna na pág. 43, escreveu a seguinte nota: 

 INTERDIÇÃO 

"Seria inaceitável demonstração de irresponsabilidade defender a liberação de um estádio que oferecesse sérios riscos para os seus frequentadores. Tampouco é razoável que sejam desconsiderados laudos da BM e do Corpo de Bombeiros que identificam segurança no estádio Beira-Rio, ora em obras. São duas corporações dignas de máxima credibilidade cujas decisões foram desmoralizadas pelo MP e segmento do Judiciário. Dizem que a discussão está grenalizada. Não opino sobre o tema mas recomendo que leiam o que escreveu em meu blog, no dia 29 de abril de 2010, o promotor Fábio Sbardelotto, que solicitou a interdição do BR. Leiam e concluam sobre a isenção deste cidadão neste tema.

Wianey Carlet, ZH de domingo, 1º de julho de 2012".


Antes de mais nada, não quero apontar que este comentário foi realmente do promotor que solicitou a interdição do BR. Pode haver, coincidentemente, uma outra pessoa com o mesmo nome. Ok ! 


O que o Wianey diz, só confirma o que eu falei: onde estava o promotor quando houve as tragédias no Olímpico ? Isso deve ser levado em conta ? O promotor esteve agindo com total isenção ?  


Repito praticamente a mesma pergunta que fiz antes: será que ele realmente está preocupado com os torcedores no Beira-Rio ? 


Gigante liberado ! 

Saiu a decisão da desembargadora Mylene Michel e nossa casa está, finalmente, liberada ! O que eu já sabia que iria acontecer.

Os jogos poderão ser realizados no Gigante, com os portões abertos e a torcida só poderá ter acesso à arquibancada superior e ao setor das cadeiras. 

Excelente notícia ! É mais uma vez que o Inter vem dando um show fora das quatro linhas do campo, de competência e força.

"Nunca duvide a força de quem já ergueu um Gigante sobre as águas !" 

Mas, precisamos ficar atentos ! Espero muito que o clube esteja com os olhos bem abertos. Porque existe sim pessoas querendo prejudicar, de qualquer forma, os projetos do Inter. 


Logo que saiu a decisão da desembargadora, o promotor Fábio Sbardelotto já disse que vai recorrer ! O cara não desiste !


Para descontrair:



A charge acima, como podemos ver, foi publicada no jornal Folha da Tarde, em abril de 1969. Há poucos dias da inauguração do Gigante. Na época, era evidente que existia a atenção e os "olhos" do rival.  

Se tudo correr bem, o próximo jogo contra o Cruzeiro será na nossa casa. E como sempre, vamos registar novas imagens da evolução das obras, lá no nosso grupo Gigante para Sempre, do Facebook. 

E este é o momento: temos que ir em peso, lotar o Gigante e temos que vencer essa partida. A vitória é fundamental !

Um abraço, boa semana e até a próxima !

Obs: sigam-me no twitter: @f_schroder

Fernando Schroder