Evolução
No meu post anterior, eu havia dito que o primeiro quadrante (na foto) já estaria praticamente acabado ou que faltaria pouco para a sua finalização.
Porém, ao chegar no estádio para a partida contra o Cruzeiro no último sábado tive uma leve decepção. O quadrante ainda está longe de estar pronto, faltando 7 fileiras da nova arquibancada, incluindo um novo túnel de acesso. O que ainda deve levar mais duas semanas ou mais !
Logo de cara, pensei comigo: "Mas, não é possível. Desde março sendo construído, já estamos em julho e esse quadrante ainda não terminou ! Que lerdeza !".
Seria, eu, um "corneta" de obras ?
Seria, eu, um "corneta" de obras ?
Tudo bem, as obras estão em vários lugares do Gigante, são trabalhos de demolições, manutenção e adequação da estrutura elétrica, hidráulica, construção de fundações no outro quadrante para receber os pré-moldados da nova arquibancada, ainda tem obras no pátio, onde já começaram as escavações em um dos campos suplementares para o início da construção do edifício-garagem. Há várias frentes. Ok.
Mas, acho que o primeiro quadrante já deveria estar pronto, antes de entrarmos no mês de julho ! Ou estou sendo exigente demais ou ignorante (sem saber direito como funciona essa obra) ?
Outras fotos, que eu mesmo tirei (antes do jogo), em ângulos diferentes:
Quadrante 1, ainda faltam sete fileiras para a finalização.
Perfil do Quadrante 1, observem a escada de acesso ao túnel, sob a arquibancada.
Bom, o importante é que está andando, aos poucos, tomando forma e está ficando bonito. Também temos uma informação que quando estarem prontos os alojamentos (no antigo campo suplementar) a evolução das obras terá uma significativa melhora, ganhando mais força e mais operários virão para os trabalhos da remodelação do estádio.
Alguns detalhes da nova arquibancada: serão 27 degraus, sendo que cada degrau medirá 90 cm, com um bom espaço para a circulação dos torcedores e as futuras cadeiras (ainda com o modelo indefinido) serão retráteis (aquelas de abrir e fechar).
Vejam a imagem abaixo, para ter uma noção de como será a sua profundidade:
Foto e reprodução, retirados no site oficial do Inter.
Forlán no Gigante
Olha, eu não sei se alguém teve o mesmo sentimento (bobo) que o meu.
Mas, particularmente como torcedor do Internacional, frequentador assíduo do Beira-Rio e admirador de Diego Forlán, fiquei um pouco "envergonhado" com o estado em que o nosso estádio se encontra, passando por reformas.
No gramado pisava aquele que foi eleito o MELHOR jogador da Copa do Mundo FIFA de 2010 diante da sua seleção uruguaia, ídolo no Uruguai, jogador consagrado e um dos maiores craques do futebol mundial !
O Beira-Rio está com uma aparência "estranha" para quem está recém conhecendo. Há boa parte da arquibancada inferior demolida, uma nova arquibancada inacabada (!!!) e um quadrante ainda com a antiga arquibancada de pé, mas sem torcida por causa da interdição da Inferior.
E pra piorar, haviam poucos torcedores por causa do frio. Só pra ter uma ideia, o público total foi um pouco mais de 10 mil (vergonhoso!).
Será que o Forlán sabe que o nosso estádio está se preparando para ser sede da Copa de 2014 ? Será que ele sabe que a Inferior (vazia) está interditada ?
Seria ideal se o BR já estivesse todo remodelado, com a sua cobertura instalada ou que pelo menos tenha metade das obras já concluída. E é claro, juntando todo esse cenário com o estádio todo lotado, um caldeirão como costumamos ver nos jogos pela Sul-Americana e pela Libertadores. Assim dando uma aparência de imponência e correspondendo o significado da vinda desse grande jogador! Forlán + Beira-Rio reformado a nível de estádio europeu = sensacional !
A título de curiosidade, pesquisei no Youtube pra ver se haviam feito alguma filmagem com o Forlán assistindo a partida.
O máximo que eu consegui encontrar foi este. Não sei quem filmou, só sei que seria mais ou menos a visão do jogador no camarote, com o cenário das obras ao fundo. É interessante, vejam:
Vídeo da chegada do Forlán, com o cenário do BR em reforma.
Obs.: alguém já leu o post do Louis sobre o Forlán, no final do texto sobre as lonas de "enfeite" ? O objetivo é exatamente cobrir (tapar) os pontos do estádio que estão passando pelo transtorno das obras, causando aspecto de várzea, feiura e desorganização. É interessante a ideia. Acho que tem que ser algo bem simples e que seja viável, também. Leiam ao final do post sobre esta questão: AQUI.
O que vocês acham ? Alguém tem outras ideias para resolver esse problema ?
Um abraço, até a próxima !
Fernando Schroder
Twitter: @f_schroder