terça-feira, julho 17, 2012

Obras do Beira-Rio V


Evolução da arquibancada mês a mês, clique na foto para melhor visualização. 


A nova arquibancada 

Calma, amigos. Se estão achando que pintaram a nova arquibancada com cores "estranhas" como podemos ver aí na foto acima, podem ficar tranquilos. É apenas uma simulação feita no photoshop. A arquibancada NÃO está "colorida". (Deusolivre !) rsrs.

É apenas um quadro de evolução mensal da montagem dos pré-moldados da futura arquibancada inferior, feita de forma minuciosa, que um colorado lá de Santa Catarina fez, o Renan Varela, que também é meu "colega" no grupo Gigante para Sempre do Facebook (criado por colorados, exclusivamente para acompanhar as obras de modernização do BR).  Baita trabalho, parabéns ao amigo Renan ! 

Nessa foto (tirada em 15/07, antes da partida sonolenta contra o Santos), com a simulação que ele fez demonstra de forma clara que desde o ano passado, quando se iniciou a sua construção, o ritmo de montagem da arquibancada é bastante diferente em cada mês.


No meu post anterior, eu tinha relatado aqui a minha "frustação" por ver que ainda não haviam terminado a montagem no quadrante 1 e que ainda faltavam 7 fileiras pra acabar. Mas, na semana passada deu uma acelerada e no momento restam 4 fileiras. Falta pouco. 


Claro que as obras estão por toda a parte, mas o que está sendo construído de "algo novo" de fato é a arquibancada nova. Vejam que desde abril (praticamente) quando foi retomada a sua montagem, ela ainda não ficou pronta. Sabe-se que montar uma arquibancada com os pré-moldados é um processo rápido de fazer. Mas, aqui temos os poréns !


- Observem que o mês de MAIO teve a sua pior produção. Mas, por outro lado foi o mês de grandes trabalhos burocráticos das obras e o que mais se viu foram diversas demolições. Tanto na parte interna (no 2º pavimento), quando do restante da antiga Social (quadrante 4), além das cabines de imprensa, também do vestiário visitante, da "bolha" do próprio vestiário do Inter. Houve aquele intenso trabalho de remoção das terras e dos entulhos da Social demolida. Também houve a construção das cabines provisórias de imprensa (que ficam bem próximos ao campo), além do tunel provisório para os times entrarem ao campo. E ainda a retirada das cadeiras da Superior (trabalho realizado desde Abril). 


- No mês de JUNHO teve um avanço significativo. Foi um mês parcialmente dividido, ainda com os trabalhos críticos do mês anterior, mas já com grandes avanços.  Não foi tão intenso como antes, mas os trabalhos continuaram por vários pontos até a parte externa (fachada). E de fato, houve maior concentração de forças para montar a nova arquibancada, observe que foram construídas praticamente 7 fileiras, incluindo um tunel e escada de acesso. Grande avanço, tomara que se repita nos meses seguintes ou melhore se for possível.




Aqui está a foto da arquibancada sem o photoshop, vejam o tamanho dela. Reparem o carrinho de pedreiro em um degrau, só pra ter uma ideia:


Nova arquibancada no quadrante 1 em processo de finalização. (Data da foto: 15/07/2012)




Demolição da marquise


Quando estava tirando as fotos do BR, antes da partida de domingo, reparei que haviam duas grandes estruturas de aço no pátio em frente ao Portão 7 e ao lado do museu. Não tinha ideia do que era aquilo. 


A princípio pensei que fosse algo relacionado a fachada do estádio. Alguns no grupo GPS no Facebook tinham falado em elevador, escada, andaime, etc. 


Muitos perguntavam: "Tchê, mas que estruturas estranhas são essas ???"

Estruturas metálicas no pátio, em frente ao Portão 7. (Data da foto: 15/07/2012)


Após diversas discussões em nosso grupo, até que surgiu uma foto e um vídeo novo realizados ontem, dia 16/07, por um cara que estava lá. 


Logo descobrimos que elas servirão para "carregar" os pedaços da marquise quando será demolida por módulos. Conseguimos também perceber como foi feito o mesmo trabalho nas marquises do Maracanã. É fantástico !


A foto de uma das estruturas sendo içada para o alto:

Guindaste iça o material para a marquise. (Foto de Eduardo Freire Ghiggi, 16/07/2012)


Agora, isso aqui é sensacional, meus parabéns pro cara que fez isso ! Tirou todas as dúvidas do pessoal, vejam o vídeo: 

Mistério desvendado ! - (por Eduardo Freire Ghiggi, 16/07/2012)



Tá aí: em breve a marquise do BR também irá abaixo para dar início à instalação da nova cobertura metálica em todo o anel do estádio. Vai ficar show !!!

 Agora devo confessar que isso me preocupa um pouco. 

Não podemos esquecer que o MP tá de olho (de palhaçada, na verdade) e que aquele promotor, o Fábio Sbardelotto, já disse que iria recorrer da decisão da desembargadora de ter liberado o BR para as partidas. 

A realidade é essa: estamos em uma situação de fragilidade ideológica ! Porque eu não vejo perigo nenhum, durante as partidas, com as obras paradas, as máquinas desligadas e com vistoria geral da BM + Corpo de Bombeiros. Fui em quase todos os jogos com o BR em obras e nunca me senti inseguro. Enfim, não vou entrar novamente nesta questão, já falei o que tinha que falar nos meus posts anteriores.

Só espero que a construtora e o clube saibam conduzir essa obra de demolição da marquise, sem prejudicar a ninguém. E também espero que MP tenha bom senso e que trabalhe como deveria, com questões muito mais importantes. 

Bom, preciso fazer aqui um elogio. 

Sim, um elogio para toda a galera do grupo GPS no Facebook, que cada dia demonstram seu interesse em ajudar, debater, trazer informações, postar fotos, vídeos (como esses acima). Até brincamos que formamos uma rede de jornalismo investigativo e que sem querer estamos fazendo um curso de Engenharia Civil à distância, hahaha. Pessoal tá de parabéns ! Espero que continuem assim. 




Pergunta que deixo aqui: 
a demolição da marquise pode gerar uma nova interdição do estádio ? 


Até a próxima, boa semana a todos !

Fernando Schroder
@f_schroder


P.S.: só pra constar, FORA DORIVAL !!!