sexta-feira, julho 20, 2012

Se eu pudesse...

... sentar com Dalessandro e dizer pra ele "Meu rapaz, vamos deixar de bater a cabeça contra a parede? Ela não vai sair de lá, nem vai ficar mole, pode estar certo. Juiz brasileiro é uma merda, mas é ele quem manda em campo. Marcam qualquer coisa e não gostam de jogadores argentinos faladores como você. Então, cala a boca, joga seu futebol, responde em campo. Deixa isso para outro jogador do time. Outra coisa: twitter e facebook não pra gente jogador como você, meu caro. Deixa isso pro seu acessor de imprensa. E deixe de se magoar fácil, cara. Você já pediu desculpa por xingar juiz? Não, né, pois é. Nem a torcida tem que ficar puxando teu saco. Agora me diga: você realmente acredita que está merecendo o que ganha ao tomar cartões assim e deixar o time tantas vezes na mão? Ótimo, eu também não. Quantos às vaias, em quantos jogos o Inter apresentou um bom futebol, de verdade? Quantos jogos contra times grandes o Inter venceu e convenceu? Não lembra de cabeça? Pois é, nem 20%. Desde que Dorival assumiu, nem isso. É por isso que a torcida vaia e ela tem direito, pois é o único canal de protesto, pois eles não podem (e não devem mesmo) ir à sua casa ou na do presidente do clube. Então, deixa de ser chorão, pois você ganha muito bem para ter sim que lidar com isso. O time está devendo e vai continuar sendo cobrado até responder à altura."

... sentar com Luiggi e dizer "Luiggi, o que está acontecendo? Você não vê o declínio do time ou não quer ver? Você não vê que infelizmente você não entende de futebol? Que sempre que você cuidou desse assunto no clube foi um desastre? E, veja, não tem problema você não entender. Você pode ser um ótimo presidente mesmo sem essa qualidade. Basta você colocar alguém que entenda pra cuidar disso. O problema é você não saber que não entende nada ou saber e ainda assim interferir. Uma das maiores virtudes de uma pessoa é saber seus qualidades e limitações. Essa consciência nos leva longe, Luiggi. Então, por favor, tira seu time de campo e deixa alguém capacitado conduzir os assuntos do futebol no Inter."

... sentar com o Dorival e dizer "Dorival, antes de tudo, desculpa. Eu várias vezes disse que você não é treinador, o que é um exagero e uma injustiça. Mas, perdoe minha sinceridade, é justo dizer que você ainda não está no nível que o Inter precisa. Um técnico para o Inter precisa ser capaz de lidar com medalhões, pois um clube desse porte sempre vai ter alguns. É preciso ter força e moral para baixar a bola desses caras quando precisar. Precisa também saber lidar com a falta de sequência de uma mesma formação, pois num clube desse porte, além das lesões que são fruto da quantidade de jogos, vai haver eventualmente convocações para seleções nacionais. Esse é o Inter, Dorival. Não adianta ir na imprensa chorar por falta de sequência. Não percebe que isso é um absurdo, visto que a falta de sequência vai ocorrer sempre? Você não está num clube da segunda divisão, Dorival. Tem que haver planejamento para que jogadores reservas estejam prontos para substituir lesionados e convocados (ou vendidos). Isso é previsível, Dorival. Você sabe com antecedência as datas dos amistosos, as datas do eventos e das convocações para os mesmos, sabe também que sempre tem janela de transferência em julho e janeiro. Então tem que se preparar, Dorival. Tem que trabalhar com esse cenário. Além de sempre haver risco de lesão. Um treinador de um time como o Inter não pode ter dúvida sobre quem entra no lugar de quem. Tem que ter conhecimento profundo do elenco e certeza e convicção nas substituições. Uma última coisa, Dorival: treinador de um clube como o Inter tem sempre que falar melhor do seu clube e dos seus jogadores, colocando-os sempre acima ou no mesmo nível dos demais, pois é pra isso que o clube investe muito, Dorival. No Brasil, o Inter é um dos topos de carreira para qualquer treinador. Há alguns outros topos, como MSI e São Paulo, mas não há clube mais importante e com mais estrutura que o Inter. Um técnico que chega aqui tem que ter consciência da envergadura dessa posição. Infelizmente, Dorival, você ainda não atende a quase nenhum destes quesitos, sinto muito.

---

Por fim, queria também sentar num boteco e rir muito com alguns colorados que comentam aqui no blog. Li cada pérola nestes últimos dias, que valem até um papo fictício:

Pablo - Caramba, Dorival não é treinador! Que time mais bagunçado, pô!
Cjr ElDiez - Dorival deu um padrão de jogo sim, que podemos chamar de "balão mágico do Dorival", rsrsrsrsrs.
Henze Saci - Além disso, Dorival prima pelo "futebol ofensivo do Inter: ofende mesmo"! hahahahahaha
Glen Santos - Hahaha, boa Henze! Caramba, viu, lembrei até do "slogan da Pirelli: 'potência não é nada sem controle'". Dorival não tem controle nenhum desse elenco, gente!
Jonatamm - Olha, mas temos que concordar que o Bolívar jogou bem a última partida.
(Todos olham com cara de interrogação para o Jonatammm)
Cjr ElDiez - Mas fiquem tranquilos, pessoal, vou dar a última pra vocês aqui: "Dunga contratado", é isso aí, deixo para o anais do boteco.
Pablo - Um brinde ao Dunga, então!