terça-feira, outubro 24, 2006

25 Bandeiras! Muitas bandeiras!

25
ESCRITO POR DENILSON MONTENEGRO

Mazaaa... quanta honra escrever neste blog. Pareço até um colunista do UOL...hehe
Obrigado ao Louis pela confiança e espero poder colaborar, junto com os demais participantes, para que cada vez mais esse espaço venha a unir os colorados pelo mundo.
O assunto de hoje pode parecer restrito a quem vai ao Beira-rio, mas deve interessar até aquele colorado que está residindo na Austrália.
Engraçado que durante a Libertadores desse ano, resolvi fazer uma bandeira de pano com as cores do nosso Colorado. Fiquei sabendo que eram autorizados apenas mastros de plástico, como aqueles usados em bandeirinhas de políticos, e providenciei um para ostentar minha nova aquisição. Fui todo orgulhoso para o Gigante com a nova bandeira inclinada no ombro. Porém, quando adentrei as sociais do Beira-rio, notei que, fora as torcidas organizadas e o pessoal da popular, não havia UMA bandeira sequer nas mãos dos torcedores. Foi quando comecei a refletir se adianta um time ter as arquibancadas lotadas a seu favor se são apenas cabeças sentadas que pouco se manifestam. Com tal constatação passei a incentivar outros torcedores a terem a mesma iniciativa. Inclusive, na comunidade do Inter no Orkut, minha campanha tem sido bastante apoiada. As bandeiras tremulando dão uma idéia de expressão do sentimento da torcida. Elas têm a capacidade de ampliar o nosso estado de espírito, fazendo com que sejamos notados, tanto pelo time adversário como pelos espectadores da televisão. Nessa minha empreitada, também proponho que se jogue muito papel picado na entrada do time em campo, onde, cada um levando bastante papel numa sacola de supermercado, pode contribuir para um espetáculo de motivação e alegria da massa vermelha ao ver seu time do coração entrar no gramado. Fico sonhando chegar o dia em que esses e outros gestos sejam marca registrada de todos os torcedores colorados e que, apesar de nosso estádio já ser um caldeirão em muitos jogos, os adversários sintam que sempre haverá um jogador a mais, contra eles, em campo. Vejam esse vídeo da torcida do Colo-colo onde mostra bem o efeito que as bandeiras provocam.

Sei que é dito por aí que torcida não ganha jogo, mas essa afirmação nem sempre é verdadeira, pois sabemos de muitos estádios míticos onde os donos da casa praticamente não perdem, incluindo-se nestes o Beira-rio. Aliás, esse movimento que estou propondo, nada mais é que uma volta às décadas de 70 e 80, onde o Beira-rio se enchia de bandeiras por toda a arquibancada. Como mostra essa foto da época.



Nosso time tem se valorizado internacionalmente e cada vez mais nos veremos (eu espero...rss) freqüentando as competições mais difíceis do planeta. Isso aumenta a exigência do torcedor com o clube, mas a recíproca também é verdadeira: aumenta a exigência do clube com o torcedor. É certo que a torcida do Inter é uma das mais apaixonadas do mundo (...somos todos teus seguidores...lembram?) , mas chegou a hora desse amor cada vez mais “entrar e campo”.
Façamos do Beira-rio um lugar mágico! Mais do que ele já é. Que contra o "Jupolentude" seja o começo dessa nova era nas arquibancadas do Gigante!