quarta-feira, abril 25, 2007

29 MATA MATA # 3

Aí pessoal. No Mata Mata numero 2 deu 17 x 10 em favor do Bloguista #4. Assim o Bloguista # 4 passa para a proxima fase. Pode começar a preparar seu proximo texto pois só vai ficar mais dificil!

Agora vamos ao Mata Mata #3. Voce decide qual o melhor e qual vai continuar na briga pra ser o mais novo colunista do Blog Vermelho. Divirtam-se!

BLOGUISTA # 5

A base, a estrutura, o planejamento…

Mais importante do que ganhar jogos e conquistar títulos, é saber o porque. O sucesso não é resultado do acaso. É resultado de planejamento, estruturação, continuação. Nós colorados vimos, por 5 anos, um trabalho estruturado, planejado e incremental. Se no primeiro ano investimos em contratos curtos e medalhões, nos anos subsequentes apostamos nas categorias de base, investimos na reformulação do departamento de futebol, e apostamos em contratos longos, com jogadores qualificados.

Técnicos possuíam continuidade a frente do time, que além de não ser remontado a cada ano, era qualificado. A cada ano era consolidado uma ideia do que era necessário para o inter formar um time condizente com sua grandeza, e não menos importante, um clube em exemplar situação económica e estrutural. O resultado, todos nós vimos. Chegamos ao ápice. A ascensão á presidência do clube do Píffero indicava uma continuidade de ideias e pensamentos acerca do futebol, e o momento parecia ser promissor.

A base campeã do mundo estava sendo mantida, as contas sanadas, e pasmem, o clube com liquidez e com capacidade de investimento. Nunca o clube havia arrecadado tanto quanto no ano passado, e nunca a marca Internacional esteve tão presente e tão valorizada não apenas em âmbito nacional como até mesmo mundial. Mas parece que os motivos e os méritos que levaram o clube quase centenário ao seu ano mais glorioso foram simplesmente esquecidos. Ou talvez a lição não foi aprendida. Parece-me claro que os erros de avaliação e planejamento não tiveram respaldo nas lições aprendidas anteriormente. Talvez o clube, ou a direção não estivesse preparada para uma tarefa ainda mais difícil do que chegar ao topo: manter-se nele. Vou além… Todos as lições aprendidas, foram contrariadas. Ao invés de qualificar a equipe, o elenco perdeu em qualidade significativamente. O elenco antes numeroso, cheio de opções e de qualidade foi dizimado.

Não há articuladores, não há zagueiros pelo lado esquerdo, não há opções em abundância. O planejamento, além de ineficaz, passa pela avaliação equivocada do plantel e das opções. Disputamos duas competições, sem focar em nenhuma. Uma equipe só apresenta bons resultados quando a parte tática está consolidada, ou seja, quando há uma ideia de ações e de alternativas de jogos treinada e executada exaustivamente. Estamos em abril, e conseguimos repetir uma escalação pela primeira vez. Enfim, inúmeros motivos do fracasso no primeiro semestre foram levantados. E agora? Agora é a hora de não ignorarmos nosso passado…. Não ignorarmos os aprendizados… E se apegar aos alicerces de nossas maiores conquistas: planejamento, continuidade, estrutura de base, e acima de tudo, um grupo qualificado e numeroso. Duvido que exista algum colorado que entenda algumas das decisões do Abel; mas seus méritos não devem ser esquecidos… é um técnico identificado com o clube, identificado com a torcida, e com o grupo na mão.

A continuidade é a chave do sucesso para este segundo semestre, e não vejo como benéfica uma troca de treinador. A qualificação do grupo é fundamental também, por que num sistema de pontos corridos, um bom time não é campeão, apenas um bom grupo. De resto, readquirir o foco, e voltar ao bom, velho, necessário e eficaz planejamento. O Inter encontra-se em um momento divisor de águas: ou mantém se forte e em busca de títulos e com equipe de ponta, ou voltará aos seus piores momentos recentes.


BLOGUISTA #6

O inferno não pôde esperar

Todos os prognósticos dizem que um time precisa de 10 pontos para se classificar na Libertadores. Confiavam nesses prognósticos Fernando Carvalho, no ano passado (o Inter fez 14 pontos na 1ª fase, o segundo colocado, Nacional, fez 9) e Giovani Luigi, neste ano. O Inter fez 10 pontos na primeira fase e foi eliminado no saldo de gols, mesmo destino que teve a Universidad Católica em 2006.

Os prognósticos falam sobre o que é suficiente para se classificar. Assim como todos os especialistas afirmam ser um plantel campeão do mundo suficiente para fazer boa figura na Copa Libertadores. O futebol não é uma ciência exata, entretanto. Os colorados sabiam que o jogo contra o Barcelona não era padrão para vencer a América novamente. Por que o Mundial se decide numa partida onde precisamos defender e mostrar garra; a América se decide em jogos onde é preciso atacar, destroçar os adversários fracos e comer a grama contra os mais fortes. O futebol brasileiro sobra na América, como as duas últimas Copas comprovaram.

Os colorados sabiam que para continuar sobrando na América, era preciso repôr as perdas. Fabiano Eller, Bolívar, Rafael Sobis, Tinga, Rentería, todos jogadores que em algum momento foram definitivos na campanha de 2006. Vitório Píffero e Giovani Luigi são formados, respectivamente, em Engenharia e Administração. Escolados nas ciências exatas. Acreditaram nos prognósticos e na lógica. Mas o plantel campeão do mundo não foi suficiente. Porque a lógica do futebol é um tanto diferente, subversiva, inexata.

A lógica do futebol não permite que, na mais difícil partida na primeira fase, seja escalada a pior formação de todo o primeiro semestre. Esta foi: Clemer; Ceará, Índio, Wilson e Hidalgo; Edinho, Maycon, Adriano (Christian) e Fernandão; Iarley (Alexandre Pato) e Michel (Vargas). Veja que os melhores jogadores do Inter na primeira fase, Vargas e Alexandre Pato, estavam na reserva. Na partida mais difícil do campeonato. Inconcebível.

A lógica no futebol condena os dirigentes pouco ousados à mediocridade. Em quatro meses, apenas uma contratação foi efetuada: Christian. Um centroavante reserva. Sendo que perdemos cinco jogadores, em relação ao ano passado, que foram DECISIVOS na campanha. O resultado estava previsto quando saiu a lista dos 25 inscritos. Os adversários dessa primeira fase eram mais fortes – até porque o Pumas do ano passado era um Vélez Sarsfield que deu muito errado. O time do Inter é mais fraco.

Só a direção não viu isto. Pelos erros de Píffero e Luigi, todos nós pagamos.

Uma revolução é necessária, expurgando do grupo perebas como Rafael Santos e Ediglê. Talvez uma mudança de treinador, mas não sei até quando isso seria benéfico, pois assim se obtém um bode expiatório, esquecendo a necessidade de fazer mudanças mais profundas.

Vai ser um ano difícil.

Para não esquecer: quando a cabeçada de Pato bateu na trave, nas costas de Muslera e saiu, eu me vi no Defensores del Chaco novamente. A diferença: o goleiro era Clemer, o time adversário era o Libertad e o acontecimento motivou uma frase de Leandro, ao meu lado: "Agora, ninguém mais tira". Algum uruguaio deve ter dito o mesmo ontem

29 Comentários:

Anna Magagnin disse...

Eu voto no bloqguista 6

Davi disse...

Voto no número 5.

Noleto disse...

5

Caco e Su...... disse...

Bloguista 6

Gonçalves disse...

Beleza, mais um bom equilibrio..voto no bloguista #6

Eduardo Colorado 85 disse...

Bloguista #6

astein disse...

muito bom esse #6 einho.. fico com esse.

estão bala os textos

Almilano disse...

bloguista #6

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

# 6 Texto mais fácil de ler e com equilíbrio nas idéias

Marimas disse...

poxa.. edcisão difícil hoje.. mas eu voto no 6...

cjr-sp disse...

voto no 6..embora com ressalvas.

diana oliveira disse...

voto no #5, com mais dificuldade pra escolher do q ontem, muito equilibrado. parabéns aos dois autores.

Eber Prado disse...

Bom pessoal, os textos para o novo bloguista estão de excelente qualidade é claro que falta um pouco de prática mas isso se adquire com a continuidade.
Hoje voto no Bloguista #6.
Abraço a todos.

Diogo Espanha disse...

achei um pouco longos. Mas gostei mais do #6.

Caio de Santi disse...

Parabéns para ambos candidatos!

Voto no 6!

Unknown disse...

OS DOIS FORAM BONS,MAS VOTO NO NUMERO 6.

SAUDACOES COLORADAS!

Unknown disse...

Voto no 6. Abraço!

RoGeR disse...

voto no 6.

Tiago Finkler disse...

Ba!!! Os dois de hoje são melhores que todos os outros se segunda e terça.

Dessa vez eu demorei para me decidir. Muito parelho mesmo.... Bom vamos colocar assim, depois da prorrogação, nos pênaltis, por cinco a quatro, quem ganhou o meu voto foi:

o bloguista #5.

Unknown disse...

Blogger six. The best so far.

Unknown disse...

Blogger six. The best so far.

Denilson M. (POA) disse...

é... bem parelho... mas fico com o number 6.

Fernando Gonçalves disse...

Parabéns aos dis bloguistas, mas meu voto é para o #6.
Um abraço a todos.

Denilson M. (POA) disse...

Apenas um comentário OFF... ouvi o Giovani Luiggi agora na Band, ele pediu pra entrar no ar devido a alguns comentários sobre ele...
Vou dizer pra vocês: o cara me deixou orgulhoso! Realmente acho que daqui pra frente o Inter vai melhorar e muito em termos de vestiário! Sensacional! Não sei se alguém tá ouvindo isso agora!

Denilson M. (POA) disse...

em resumo: ele disse que de agora em diante o futebol é com ele! Mazaaa... muito bom! é um baita cara esse aí... vocês vão ver que ele não é esse meia-boca que tá parecendo...

Fernando Moraes disse...

Realmente está muito bom o nível do campeonato do Louis para um novo bloguista. Mas eu gostei mais do 5.

Guilherme L. disse...

bloguista #6

Alexandre R. disse...

#6

luís felipe disse...

parada duríssima hein! Assim como da outra vez, esses dois textos são melhores que os anteriores. Voto #6, mas levaria o #5 para uma repescagem.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]