quarta-feira, agosto 01, 2007

30 Mês do cachorro louco

Escrito por Diana Oliveira


Hoje é primeiro de agosto, oitavo mês do calendário gregoriano, nome dado em homenagem ao imperador César Augusto – isso tá na Wikipédia. Há uma explicação científica e outra popular para o termo “mês do cachorro louco”. A primeira é porque nesse mês há uma grande concentração de cadelas no cio, provavelmente por condições climáticas, assim os bichinhos querem muito fazer amor e acabam proliferando o contágio da raiva, doença que os enlouquece. Já a teoria popular crê numa visão mais sensitiva, de que o mês de agosto é carregado de energias negativas. Pobres leoninos, agora entendo o excesso de autoconfiança predominante nos nascidos deste signo; pudera, ninguém gosta desta parte do calendário, então somente os próprios filhos de agosto são capazes de se admirarem.

Opa, ninguém gosta desta parte do calendário? Tem certeza Dona Crença? Hoje, pelas ruas da capital, comemora-se a chegada do mês próspero, que nada tem de cachorro, é do Saci. O que outrora simbolizou insucesso, hoje representa a esperança dos vermelhos, com estréias importantes do plantel de jogadores. Este mês inicia muito bem pra nós, o time e técnico habitualmente questionados conquistaram ascensão na tabela do Brasileirão, deixando a situação bastante confortável para os que integram o grupo oficialmente a partir de agora.

A bem da verdade, já em 2006 a torcida colorada quebrou o paradigma de agosto, mês do desgosto. Com lembranças eternas dos dias 09 e 16.

Nessas horas concluo, como é difícil paras as pessoas abandonarem não apenas mandingas, mas também padrões, tradições, conceitos estabelecidos. Por exemplo, analisando de forma simples e matemática, o 352 é um esquema onde a maior preocupação está em defender-se, já o 442 seria uma formação ofensiva. Então um time menos qualificado no ataque preocupa-se em não levar gol, pra atingir a meta adversária no contra-ataque. Seria um esquema tático dos desfavorecidos, pois quando a bola é tocada com qualidade ofensiva vale a máxima de que a melhor defesa é o ataque. Poderíamos então dizer que o 442 é uma evolução do 352. Certo, concordo. Mas quem inventou essa de chama derrota? Diga isso ao Felipão, que conquistou uma Copa do Mundo assim.

Claro, agora dou margem às avaliações pontuais, a seleção de 2002 era muito bem servida de qualidade, qualquer esquema ali daria suco. Mas me atenho ao Inter, no início do ano eu dizia que deveríamos jogar o Gauchão e a primeira fase da Libertadores no 352, eu achava que tomávamos cada lavada de times que jogam nesse esquema, justamente nos contra-ataques. Pensava eu: os caras tão voltando de férias depois de um ano exaustivo, sem Eller, Rafael Santos um guri, sem um meia de criação consistente, o Pinga em vias de se estabelecer, então vamos de 352, pra não deixar o zagueiro inexperiente no desfalque da defesa, povoar um pouco mais o meio de campo e obter um pouco mais a sobra. Não faríamos belas apresentações, mas garantiríamos os pontos, o que pra mim naquele momento era o importante. Depois sim, no crescimento da equipe, vai pro esquema que qualifica.

Perguntava qual o problema de usar um esquema agora e mudar depois? Ouvi toda a novela destrutiva da tática que nos liquidava, pois bem, os boleiros é que sabem... Fomos desclassificados das duas competições, saiu o Abel e chegou o Gallo, sem esquema definido, sem jogadores firmados e passei a crer que histeria coletiva é um caso de psicologia social profunda quando o assunto é futebol. Também questionei a capacidade do novo técnico, me apavorei mesmo contra o Fluminense, último jogo antes da primeira final da Recopa, acho que foi a partida mais deprimente do ano. Aquela corrida do Roger vencida sobre o Índio acabou comigo. Então comecei a ouvir o Gallo nas entrevistas, na tentativa de entender o que aquele cara tava fazendo com o Inter.

Com “R” carregado ele dizia “no futebol modeRno o time deve adaptar-se à situação de cada jogo, pois quando os jogadores conseguem atuaR de diferentes maneiras táticas, o grupo passa a ser menos previsível e se fortifica”. Puxa vida, pensava eu, era isso que eu queria dizer no início do ano e a cada partida mal sucedida conversava com Gallo em meus pensamentos “tá faiada essa nossa filosofia hein”... Mas o tempo foi passando, as substituições no decorrer das partidas foram melhorando, os jogadores compreendendo as variações e hoje temos a realidade do sexto lugar.

E não falta jornalista e corneteiro que mata o Gallo na segunda e ele, mais que Jesus Cristo, ressuscita na quarta. É consciente a ressalva de que o menino prodígio é meio time, de que a seqüência é vitoriosa, as atuações nem tanto; mas também vale lembrar que os reforços de peso não jogaram ainda, principalmente no meio, onde amargamos problemas sérios desde o começo da temporada. A crítica insiste que não há outra fórmula além de estabelecer um esquema tático e um time titular. O Gallo segue afirmando que banco tá ali pra ser usado, que esquemas foram inventados para serem aplicados quando e como forem necessários. Enfim, agosto chega inovando teorias à moda de Galileu, enterrando crenças populares nos equívocos de Nostradamus e trazendo de volta quem mais anseio retornar: que saudade de ti capitão!

30 Comentários:

col disse...

Diana, pra mim o 352 eh o melhor esquema se tiver jogadores muito bons e inteligentes, caso contrario eh chama-derrota mesmo: 532.

tiago - colorado no canada disse...

Oh Taffarel! Que legal te ver por aqui! Só tá faltando o carimbo de craque da Copa União nessa tua figurinha aí!!!!
Muito boa a foto col_us!
Diana, eu lembro que há uns 10 ou mais anos atrás, o Mário Sérgio assumiu o Corínthians, e se não me engano foi a primeira experiência dele como técnico (ou a primeira em time de ponta).
Ele tinha um time bom, mas inovou justamente fazendo isso. Ele montava o time de acordo com o adversário. Na época, a crônica elogiou muito ele, pq ele conseguiu em pouco tempo fazer aquilo funcionar direitinho. Acho que não ganhou nada, mas foi muito bem. Depois, ele (e os outros) não conseguiram repetir o trabalho em nenhum outro lugar.
Eu achei aquilo tudo muito legal e até hoje tinha curiosidade em ver o Mário Sérgio no Inter, prá ver se essa filosofia não ia "faiar" aqui!
Entretanto, continuo achando que o Gallo não é técnico pro Inter até que agosto me prove o contrário. Não to torcendo mais contra, mas to de braços cruzados, olhando feio ainda prá área técnica do Beira-Rio!

Rafael Severo disse...

Diana, na quarta sempre fico na grande expectativa pelo teu texto. E nunca me decepciono, podes crer! Ao contrário do trabalho do nosso treinador, o Gallo. Ele não me passa confiança. Não mesmo. Acho que essa apregoada variação de esquema dele não passa de desconhecimento do grupo e pura insegurança com relação ao próprio trabalho. As coisas parecem estar se encaixando mais pela força do grupo, enfim... Tomara que esse meu "preconceito" se desfaça logo.
Mas sabemos todos nós que o time inevitavelmente vai jogar no 442, assim que os reforços estiverem à disposição. Não vejo outro esquema pra esses jogadores e não vejo como esses jogadores serem reservas. Claro, eventualmente o treinador pode variar o esquema, de acordo com o jogo. Posso parecer conservador, mas sou da opinião que o melhor remédio para o entrosamento de um time é primeiro defini-lo e depois a repetição desse esquema. Foi o que fez o Abel a partir das oitavas da Libertadores do ano passado.
Quanto ao capitão, eu também quero que retorne logo, mas somente se estiver em totais condições. O "CARA" não pode estar à meia-boca, tirando lugar no time de alguém que esteja melhor.

Anônimo disse...

o mario sergio conseguiu sair daquele campeonato invicto.

Darlan Gustavo disse...

pra min nao importa quantas vezes ele troque de time no campeonato, ate por que é impossivel repetir o mesmo time...mas o importante é ganhar! nem q seja de 1/2 a 0....pode ser no 442, ou no 352 ou no 640, ou qualquer coisa...

tem q ganhar....

Diana...que tu tem contra o R puxado? hehehe, e essa de gallo jesus cristo eh tri hein..hahahaah,

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Jamais na história do futebol, algum time ganhou campeonatos com multiplas mudanças de esquema.

O Luxa joga do mesmo jeito desde que começou a treinar. Lembro o Cruzeiro campeão Brasileiro - 100 pontos ganhos no 4.4.2, time certinho ajustado. Todo mundo sabia sabia que o jogo dele era pelas laterais (Maurinho e Leandro) e tinha o Alex (o bom, não o ´nosso`), A zaga era mediana assim como os atacantes Deivid e outro que não lembro. CEM PONTOS e CENTO E GOL GOLS MARCADOS, time treinado à exaustão sem variação de esquema...

Um time superior tem que impor seu futebol, sempre foi e sempre assim será !

Qual foi a variação dos times no último Grenal, o que ganhou o Grenal não mudou esquema nos últimos 02 anos...e veio lá do fundo.

Nós ganhamos os títulos no 4.4.2, em alguns jogos utilizamos o 3.5.2.

Marco disse...

O primeiro time que vi atuar no 3-5-2 foi a seleção dinamarquesa da década de 1982, que foi campeã européia e ficou apropriadamente (re)conhecida como Dinamáquina. Jogavam muito os craques irmãos Laudrup, Elkjaer e outros, todos muito hábeis e inteligentes. Era um time muito ofensivo porém instável. Venceu o Uruguai por 6 a 0 e perdeu da Espanha por 6 a 1. Desde esta época o 3-5-2 era conhecido como ofensivo e tinha em seu cerne o domínio do meio-campo, para tomar a bola esair rápido para o contra-ataque. Como a defesa quase sempre ficava desprotegida, os treinadores com o tempo transformaram o 3-5-2 em 5-3-2, este sim defensivo e chama-derrotas como bem frisaram aqui. Gosto mais do 4-4-2, mas acho que o time deve antes de tudo ter um esquema definido, qualquer que seja.

Gonçalves disse...

A bem realidade é de que muitos jogadores medianos e num time ajustadinho deu conta do recado na Libertadores do ano passado...nesse inicio de ano foi uma sucessão de decisões erradas, tempo de adaptação, uma hora um serve daqui a pouco tira pra tentar outro, quase que sempre naquela maldita ala esquerda e na compensação de qualidade que o Eller dava por aquele setor...

...hoje muito além dos esquemas e tal...é de que a grande maioria, que visita o blog por aqui,ou até mesmo pelas ruas com os amigos colorados com quem conversamos... fazem quase em coro à bem verdade escolha por outros jogadores dos quais tem ido à campo...tipo Perdigão, Roger, Renan...dos quais nem se deu oportunidade de se adaptarem ou por terem pegô um time ainda em formação...no caso do Renan algo mais grave...com certeza ele será o nosso goleiro no futuro, mas a forma como foi passado o bastão pra ele, acho que não foi um lance sadio nem pra ele e nem pro Clemer...eu sou à favor de que se fixe uma forma de jogar que funcione, seja no 3 5 2 ou no 4 4 2, mas tem de ter um time coeso tanto no ataque marcando e na defesa quem sabe surpreendendo...eu também tô que nem o Tiago olhando feio pra área técnica do reservado, mas torcendo sempre!!!

Almilano disse...

Diana, eu que até hoje sempre concordei com tuas idéias (e vice-versa hehehe) hoje vou discordar; um pouquinho mas vou.

Concordo com o Nelson, nunca um time ganhou algo assim, pois pra tudo na vida o que nos faz crescer e melhorar é a repetição.

Quanto mais uso o WORD por exemplo, mais aprendo os recursos dele (analogia podre mas foi o que me veio hahaha)

Acho que o Gallo tem que definir logo o esquema, e eu ainda prefiro o 442. Posso até ser tachado de conservador, mas até hoje não vi nada superior a ele.

E o Gallo não me passa confiança também, e isso acho que o grupo sente.

Tomara que consigamos "encaixar" isso logo e que deslanchemos no campeonato, chega de improvisos e mexe-mexes.

Marco disse...

Só para corroborar o que escrevi, imaginem o time assim: Clemer, Indio, Sidnei e Marcão; Granja, Magrão, Guiñazu, Pinga e Fernandão; Pato e Iarley. Ofensivo, não? Agora, vejam este: Clemer, Indio, Sidnei e Marcão; Edinho, Magal, Magrão, Guiñazu e Pinga; Fernandão e Pato. Aliás, acho que este será o time do domingo, trocando apenas Fernandão por Iarley. São três zagueiros, quatro volantes, um meia e dois atacantes. Se marcar o Pinga, tome chutão para a frente.

Marco disse...

Não me expliquei, né? Os dois times no 3-5-2, sendo um ofensivo e outro defensivo, mudando a escalação. Dependendo do posicionamento dos jogadores, o primeiro pode até se defender bem, mas o segundo time jamais atacará com qualidade pelas características dos jogadores. Acho que jogando bem e os jogadores sabendo o que fazer, independe do esquema. Por isto é fundamental que se defina o esquema e o time titular, e treine, treine, treine, trine...

Davi disse...

Vo ficar com o Alemao Milano. O Gallo não passa confiança e acho que o grupo sente isso tb.

Fernando Gonçalves disse...

Também acho que a repetição de esquema tático leva ao entrosamento total da equipe. É como se diz por aí... o jogador nem precisa olhar para saber que seu companheiro de equipe estará em determinada posição no momento da jogada.
Fico me imaginando como jogador de futebol de um time que tem um técnico novato que implanta um sistema de troca de esquema toda hora, acho que ficaria um pouco inseguro e creio que seja isto que está acontecendo no vestiário do Inter.
Tomara que eu esteja errado e tu certa Diana, mas me parece que estamos perdendo precioso tempo de treinamento para "arredondar" o time do Inter.

Denilson M. (POA) disse...

hahahaha... O Darlan tb tem aquele Rzão puxado! hahahah

Denilson M. (POA) disse...

Ao Louis! Já leu essa noticia aqui?
O Boca nos Steites... quem sabe o Inter faz o mesmo... Já te indico pra embaixador!

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL74968-4840,00.html

diana oliveira disse...

haha, ele tem mesmo denilson! nada tenho contra o R puxado blog repórter! é um charme pessoal, hehe.

só pra registrar, fase final da LA 2006:

Inter & LDU
clemer - granja, bolívar, eller, wagner - edinho, fabinho, tinga, alex - sóbis e fernandão

Libertad & Inter
clemer - índio, bolívar, eller - ceará, edinho, fabinho, alex, wagner - sóbis e fernandão

Inter & Libertad
clemer - índio/monteiro, bolívar, eller - ceará, edinho, fabinho/renteria, alex/perdigão, wagner - sóbis e fernandão

SP & Inter
clemer - ceará/monteiro, bolívar, eller, wagner - edinho, fabinho, alex/índio, tinga - sóbis/michel e fernandão.

Inter & SP
clemer - índio, bolívar, eller - ceará, edinho, tinga, alex/michel, wagner - sóbis/ediglê e fernandão.

variações táticas, inclusive durante o jogo. lesão do tinga, problemas de plantel à disposição... vencemos.

Marco disse...

Diana, mas o Muricy estava há mais de um ano aqui, nesta época, e o elenco estava formado, os jogadores já se conheciam. Além disto, o Muricy privilegiava o toque de bola, veja os gols contra o SP, e veja no penalti não marcado em Inter x MSI-Curintia de 2005 por quanto tempo ficamos tocando a bola sem que eles sequer chegassem em nossos jogadores. Concordo que o Gallo precisou de um tempo para conhecer os jogadores, testar opções, variações, etc, mas já era tempo do time mostrar consistência, confiança e auto-conhecimento. Não é o que vemos, e por isto desconfiamos do Gallo apesar dos últimos bons resultados. Para mim esta semana será decisiva para sabermos até onde vamos neste Brasileirão; se ganhar 4 ou 6 pontos, ninguém segura.

diana oliveira disse...

é verdade marco aurélio, isso q disseste é bem relevante, com entrosamento, fica bem mais fácil variar esquema e escalação.

mas tu achas mesmo q o gallo já poderia ter obtido mais resultados até aqui além da recopa e o sexto lugar na tabela de classificação?
ok, vou te perguntar depois dessa semana decisiva.

tbm não escrevi pensando que concordariam comigo, era pra gerar o debate mesmo.
eu penso assim e há um tempo tinha vontade de dividir essa opinião com o pessoal. é democracia. hehe

Almilano disse...

Diana com certeza gerastes o debate hehehhe

Mas o que se fala é na confiança do Gallo em relação ao todo, isso que é o problema. Ele não passou essa confiança daquele cara que chega, toma conta do "campinho" e fala: agora é comigo a bronca.

E a "boleirada" sente isso, podes ter certeza.

Eu acho que ele até pode vir a dar certo, mas até agora ele não me passa confiança nenhuma naquilo que executa.

Democracia heheheh

Marco disse...

Diana, eu disse que a desconfiança não era quanto aos resultados em si (bons, concordo), mas porque "mas já era tempo do time mostrar consistência, confiança e auto-conhecimento" (sic)... e não é o que vemos. De fato, os resultados são bons e serão cada vez melhores. Acho que os títulos e as boas apresentações de 2006 nos acostumaram, os colorados, muito mal. :=))

Marco disse...

E, para que fique bem claro: ACHO QUE SEREMOS CAMPEÕES BRASILEIROS DE 2007! Acho mesmo, tenho firme convicção e que nossos principais adversários, até o final, serão Botafogo e SP, com os azuis um pouco atrás. De todos os times da ponta, o único que está fora de lugar somos nós, os outros estão todos lá.

Anônimo disse...

Apenas para falar no jogo de hoje...
Acordei com aquele sentimento de agosto do ano passado, acreditando que este pode ter virado o mês do colorado...
E finalmente o Mkt do Inter parece que acordou com o mesmo sentimento... Ao abrir os esportes da zh de hoje, vejo um daqueles anúncios que mostravam, divulgavam o inter e a importância de cada embate. Bah!, finalmente, um trabalho bem feito, agora falta confirmar nossa espectativa, a começar por hoje...
VAMO VAMO INTEEERRRR!!!!

Gonçalves disse...

Putz...estou fora do jogo de hoje, fazia tempo que não ficava sofrendo pelo radinho nos jogos disputados em casa, enfim sorte e competência pra nós hoje...

Denilson M. (POA) disse...

OFF - Louis, tava vendo um filme esses dias, com legendas e eis que na legenda apareceu o nome "Louis" e ele pronunciou "Lius"...é isso mesmo? Só pra gente falara certo num próximo BV Debates...heheh

tiago - colorado no canada disse...

alguém pode me dizer se vai rolar um sopcast hoje?
Dadinho, tu conseguiu ver o jogo contra o Sport, mas acho que aquilo foi num canal da torcida do Sport mesmo... acho que se chamava LeãoTV, ou algo do tipo... foi isso? Sabe se tem algum canal hoje?
O InterTV nunca mais apareceu...
Valeu.

col disse...

Colorado no Canada,

Tenho quse certeza que passa o jogo no Sop. Tenta na hora do jogo um desses: 9174, 9033 (CBTV), 16529, 8301 (BRSAT).

tiago - colorado no canada disse...

Valeu Taffa!

tiago - colorado no canada disse...

bah, e desculpa aí. Foi tu mesmo que tinha mencionado no post do Sport os canais do SopCast.
Fiz confusão com o dadinho.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Nossa, cada artigo da Diana dá material para vários livros de estudos e análises! Que pensamento elástico, relacionar cadelas no cio e os reforços do Colorado que estreiam (como é estranha essa palavra) agora em Agosto.

Sobre o Gallo não passar confiança que alguém disse ali encima... acho que ele tem um pouco da postura do Parreira, que não combina com time vencedor. Mas, ele tem um lado bom, é humilde, e bemmmmm pé no chão. Mesmo depois de uma vitória maiúscula ele diz que é preciso ter calma e pensar apenas no próximo jogo, sem euforia.
Mas, enfim, não sei se o modo como ele se porta na beira do gramado ou nas coletivas é o mesmo modo dele no vestiário. Sei lá, talvez ele seja um cara que grita, motiva, dá abraços e beijos nos jogadores. Mas não parece.
Taí uma coisa q eu não gostava no Parreira, essa distância - diferente do estilo consagrado/chamado "Do Felipão" - parece que os jogadores são apenas máquinas, engrenagens burras e o técnico é o senhor, o Deus pensante que dará forma e objetivo através de suas elocubrações mentais.
É isso, abraços!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Minha opinião, já conhecida, é que no meio da LA2006 o FC desceu para o vestiário e re-arranjou o time...que levou o treinador nas costas, apesar do Michel e Gabirú (Iarley sempre reserva...)

Os jogos mais importantes foram ganhos no 4.4.2, os jogos contra o SP foram atípicos, no Morumbi fomos de 3.5.2, mas tivemos a Mão de Deus ao expulsarem o Josué, que com o Mineiro (que jogou os dois jogos lesionado)eram os únicos do meio-campo, e fomos, por esta dádiva, beneficiados nos dois jogos finais, não foi o 3.5.2. Ainda assim, no jogo aqui em PoA entramos no 3.5.2 e levamos um baile, sorte que não pode jogar também o Ricardo Oliveira, estava escrito que seríamos campeões, pois jogamos nos últimos minutos com 04 zagueiros (Ediglê também entrou.

Contra o Libertad, começamos a ganhar quando saiu o horrível Fabinho e entrou o Renteria (ficando 03 atacantes), não era mais o 3.5.2

Após a LA2006, no Brasileirão o F9 & Cia ´tomou` conta sendo que no Mundial, sim o Abel ficou um pouco mais forte, a ponto de sair jogando com o Alex, mas nos intervalos, quando entrou o Vargas, ganhamos contra o poderoso Barcelona com o Inter jogando só com 02 ZAGUEIROS.

Sendo o Gallo um aprendiz, na minha opinião, aprendiz teimoso, a Boleirada a partir de domingo e com a volta de F9, vai ATROPELAR (com a sutil ajuda do Luigi) o GALLO e, com certeza, iremos ATROPELAR OS ADVERSÁRIOS, e, se não houverem percalços, vamos ganhar o Brasileirão 2007, mas a partir da qualidade dos jogadores...pois bons treinadores não temos há muito tempo, sendo que o Gallo é o pior desses últimos 03 ruins treinadores.

Pergunta: Em tese, quais jogadores são melhores zagueiros ou meio-campo / atacantes ? Então coloque-se mais jogadores que são melhores / definidores do jogo.

Facilitando: Voce queria um Pato na zaga ou no meiocampo / ataque ?

Em tempo: Este time é melhor do que os dois times do Inter do glorioso ano passado.

Sds

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]