quarta-feira, setembro 10, 2008

7 Craques esquecidos

A história as vezes é madrasta, já disse alguém.

No futebol, isso é comum. Jogadores brilham, ganham títulos, encantam a torcida, mas o passar dos anos joga seus nomes no limbo, de onde raramente saem para serem citados em listas de craques da equipe. Correm mais alguns anos, e nem nas listas mais eles aparecem, pois sem imagens gravadas, e com cada vez menos testemunhas de suas atuações vivas, o entulho do tempo os cobre definitivamente.

Tentando remexer o passado e trazer à tona alguns destes craques, vou falar de dois deles, hoje.

Tupan
Seu nome era Ernâni Santos. Foi o primeiro grande craque negro do clube, e teve papel de destaque na sua popularização. Tupan foi revelado no 1º de Novembro, clube da Liga da Canela Preta. Logo em seguida, começou sua peregrinação por clubes menores da liga oficial da cidade: Liége, Concórdia e Porto Alegre. Sua habilidade com a bola lhe rendeu o apelido de "Bailarino", mas a imprensa costuma ser mordaz, quando não jogava bem, acusando-o de ser pouco produtivo, e não jogar coletivamente. Profissional, na época em que o profissionalismo era combatido (mas praticado nos bastidores), ofereceu-se para jogar no Internacional, em troca de um emprego. Ignorando as críticas da imprensa, o Colorado resolveu investir no atleta, e o contratou.
Tupan defenderia as cores do Internacional de 1932 a 1935. Foi a melhor fase de sua vida. Tornou-se uma personalidade conhecida na cidade, e foi o principal herói do títulos municipal e estadual, em 1934. Armador, também concluía a gol, marcando muitas vezes. Em 1935 comandou o Internacional na campanha que quase rendeu o bicampeonato da cidade, mas que terminoude forma trágica, quando o Colorado perdeu, nos últimos minutos, um Gre-Nal em que jogava pelo empate, e foi muito superior ao rival. Em seguida, Tupan saiu do sul, e foi para São Paulo, atuar no Santos. Mas uma grave lesão no joelho impediu que sua carreira brilhasse no centro do país. Em 1938 retornou ao Rio Grande do Sul. Sem conseguir jogar seguidamente, por causa do joelho, só conseguiu lugar em clubes do interior. Mesmo assim, levou o Bagé à decisão do campeonato gaúcho de 1940, contra o Colorado. Perdeu a taça, mas deixou um gol na final.

Sylvio Pirillo
Um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro. Muitos colorados que o viram jogar não hesitam em afirmar que Pirillo foi o maior artilheiro que o Internacional já possuiu. Dono de uma técnica invejável, Pirillo marcou época em um tempo muito afastado da mídia, e mesmo jogando no então longínquo Rio Grande do Sul, se tornou tão famoso que acabou sendo convocado para a Seleção Brasileira. Rápido e raçudo, tinha frieza, habilidade e facilidade para marcar gols.
Coemçou a carreira no Americano, onde atuou em 1934 e 1935. Chegou ao Internacional em 1936, e encantou com seus gols, substituindo Tupan como ídolo da torcida. Pelo clube, conquistou apenas o campeonato municipal de 1936, mas foi uma pedra no sapato do Grêmio, em uma época dominada pelo rival. Transferiu-se para o Peñarol em 1939, por 20 contos de réis, tornando-se o primeiro jogador do futebol gaúcho vendido ao exterior. Muito ligado ao Colorado, em março de 1941 passava as férias em Porto Alegre, quando soube que o Internacional iria enfrentar o Gimnasia y Esgrima. Ofereceu-se para jogar pelo ex-clube, e se não evitou a derrota colorada (2x4), deixou sua marca nas redes argentinas. No mesmo ano, transferiu-se para o Flamengo, e logo de cara foi artilheiro do campeonato carioca, com 39 gols, recorde que até hoje não foi igualado. A seguir, participou da primeira grande conquista da história rubro-negra: o tricampeonato de 1942/1943/1944. Após o estadual de 1947, já considerado velho (32 anos), foi negociado com o Botafogo, onde seria novamente campeão, em 1948. Jogou no clube da estrela solitária até 1952, quando encerrou a carreira. Teve uma breve experiência como técnico, onde seu maior mérito foi, dirigindo a seleção brasileira, ter sido o primeiro a convocar Pelé, em 1957.

7 Comentários:

Cleber_Tapes/RS disse...

belo texto Raul

é sempre bom reconhecer e lembrar dos jogadores que conquistaram títulos pro nosso time

sobre o Sylvio Pirillo, pena não ter vídeos dele fazendo gols, pro Nilmar ver e aprender.....hehehehe

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Particularmente, diante da iminência da conquista do TRI-CAMPEONATO BRASILEIRO pelo Grêmio com este timeco que eles têm, nada mais me resta senão cruzar os dedos e torcer para que este experimento científico que simulará o BIG BANG dê errado e que o universo seja tragado por um Buraco Negro! Só assim não teremos que presenciar esta aberração da natureza futebolística dar certo!

Fernando Gonçalves disse...

Prof. Raul, nossa enciclopédia futebolística !

Ainda bem que já existe as mídias hoje em dia para eternizar nosso momento maior do ano de 2006 !

Já pensou se todos aqueles momentos ficassem apenas em nossas memórias sem podermos desfrutá-los visualmente novamente ?

Fernando Gonçalves disse...

E por falar em mídia, um OFF :

alguém de fora de POA já recebeu o dvd do SLPTM pelo correio ?

Eu estou na espera ainda.

Esse correio americano ...

;D

Luciano Klein disse...

OFF topic:


O pessoal da Revista Trivela ta propondo no blog deles o Abel Braga de tecnico da Seleção!

cjr-sp disse...

Bah, o Louis tá nos sacaneando Fernando...to em SAMPA e nada do SLPTM e nem o meu SLPTA REMASTERED.

TÁ BRABO ESSE CORREIO AMERICANO.


LOUIS, VE SE DÁ UM JEITO NESSES CORREIOS CARAMBA....

Daqui a pouco o video ja vai todo liberado e nada dos meus originais...

Louis,

Tu pede para o teu pai em POA segurar umas copias para mim lá até chegar aqui...pois senao chegar, eu deposito o valor de outras duas copias e mais um sedex para ele enviar para SP se possível.

Pq até agora nada de nada.

Aaeauehauhuhauhauhauha.

geoband disse...

Bah Raul, excelente!! Sobre Pirillo:

"Transferiu-se para o Peñarol em 1939, por 20 contos de réis, tornando-se o primeiro jogador do futebol gaúcho vendido ao exterior."

Isso aí é p/ colorado bundão que engole aqule papinho de tradição, imortalidade e blablablá.

Roquenrou Raul!
E a Diana falou bem aí. Aí que me refiro.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]