sexta-feira, janeiro 16, 2009

27 Quem se importa com o passado?

No começo de 2008, tão logo o Conselho aprovou a venda do Estádio Eucaliptos, fui lá fotografar e registrar aquele concreto nostálgico. Incursei pelas arquibancadas, pelo campo, fui entrando pelos corredores. Cheguei a um salão nobre (que já tinha visto em fotografia). Fui registrando os ambientes e tentando achar algo que pudesse ser uma relíquia histórica, mas só encontrei algo imóvel, que fazia parte da construção. Os portões de ferro.
Um deles é esse aqui:
Imaginei que pudesse ser usado em algum espaço do Beira-Rio ressaltando seu valor histórico. Na pior das hipóteses a peça poderia ser leiloada, pois muitos colorados de mais idade pagariam um bom preço tê-lo em casa.
Um belo dia, passando pela Rua Silveiro, notei sua ausência, fora substituido por tijolos. Onde estará o portão? Sempre fica aquele desejo de torcedor que tem fé até o último minuto: o novo Museu, claro! Levaram para o novo Museu!
Um belo dia, andando pelo Complexo Beira-Rio, vi um negócio estranho. Será o velho portão? De fato ele foi restaurado e instalado no Complexo Beira-Rio. Pelo menos, esta lá. Desfigurado, descontextualizado, totalmente nú de sua história. Atrás do Centro de Eventos e do Gigantinho. Sem uma placa. Desfigurado. Apenas com o propósito de reaproveitar um ferro-velho emendado num outro portão qualquer.
O descaso com o Portão que por décadas esteve na esquina da Rua Silveiro com a Barão do Guaíba é apenas um reflexo de como o Internacional trata e tem tratado sua história. Exemplos não faltam. A Praça Sport Club Internacional, localizada no lugar em que situava-se o antigo campinho da Rua Arlindo, onde o Inter deu seus primeiros passos, não tem nem uma identificação. Toda a questão do nome inspirado, como se fosse uma cópia vazia e sem significado, na Internazionale nascida em 1908 do outro lado do oceano. Entre tantos outros absurdos que eventualmente podem vir a ser resgatados ou perdidos para sempre para as traças.
Qualquer um capaz de pesquisar no Google, sabe que o símbolo do Internacional era de letras vermelhas em fundo branco até o tempo do Rolo Compressor. Depois, inverteu-se as cores e só depois (no final da década de 1960) mudou-se o formato das letras e o modo do seu entrelaçamento. Isso não impede que a Página Oficial do Clube diga que em 1975 continuava o símbolo das letras vermelhas com fundo branco e com uma estrela(!). Além disso, os logos apresentados no "site" do Clube não mostram os detalhes do entrelaçamento, que na época era totalmente invertido do atual.

Quem sabe, o Internacional não começa a revalorizar sua história institucionalmente nesse ano? Até porque ainda não sei quem é o responsável pela pesquisa histórica do novo Museu, ou eu até sei, mas me nego a aceitar que seja o mesmo autor do livro "oficial" do Centenário. Aliás, o Museu do Inter tem nome: VICENTE RAO. Temos que cuidar para que não esqueçam.
As minhas fotos do Eucaliptos e da Praça Sport Club Internacional estão aqui: http://picasaweb.google.com/guilhermemallet. A Cópia é livre.


----------------------------------------
ADENDO

Conforme muito bem lembrado pelo Tiago "Colorado no Canadá", vale lembrar o exemplo do Sporting Lisboa, que mantém na parede de seu estádio "José Alvalade XXI" um portão do antigo "José Alvalade", estádio que foi demolido. Valorizar e respeitar o passado é melhor que apegar-se a ele.


27 Comentários:

Polaco na Serra disse...

Guilherme, vc dispensa comentários cara... nota 10!!!

PS. Valeu pelas fotos... pra quem como eu nunca teve o previlégio de conhecer, serve como referência...

romulo disse...

Fotos emocionantes cara
Nasci numa época bem distante desta, mas posso dizer que é uma pena o abandono desta história que nos enche de orgulho
Amorety foi feliz em fazer aquele bonito monumento.

acho que uma reforma deste estádio poderia ter sido feita, dando um bom centro para as categorias de base..

Anônimo disse...

Pessoal, acho muito bonito a preservação da história do clube também. Porém isso custa dinheiro!!!

O que é mais interessante e lucrativo ao Inter? Manter o Eucaliptus ou vender essa área para investir no Beira-Rio?

Concordo com o Mallet em relação ao portão ou alguma parte ou peça do Eucaliptus ser colocada no museu para fins de memória. Mas manter uma área daquele tamanho, numa zona nobre como o Menino-Deus é muito dinheiro jogado fora!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Graaande post Mallet !

Quem não conhece sua história não aprende o futuro....em se tratando de Clube do Povo isto é ´dar` as costas para o torcedor anônimo !

Pesquisar / preservar a história do Inter não custa dinheiro, é muito da ´boa-vontade` e sobra de inteligência, o exemplo é dado pelo novo Nobre Conselheiro Tiago Vaz do Supremacia Colorada, onde ele está contando em Dez Capítulos a história do Inter, quem visitar o site verá que é show o trabalho do Tiago, competência é para poucos !

Veja o próprio Mallet, de posse de uma máquina fotográfica e boa vontade fez um belo trabalho...

Anônimo disse...

sugiro aos conselheiros que proponham isto para ser exibido no museu:

1) uma maquete dos eucaliptos;
2) o monumento de 99;
3) qualquer outra tralha importante;


sobre a praça: sempre será alvo de vandalos gremistalhas.

e meus parabens pelas fotos e a iniciativa.

Davi disse...

Parabens Mallet, teus posts contribuem muito, pois tem um viés menos futebolístico mas muito importante para qualquer clube.

Belo trabalho

tiago - colorado no canada disse...

nada a dizer senão um MUITO OBRIGADO Mallet!
Lindas as fotos. É muito bom ficar imaginando como seria aquela arquibancada 60, 70 anos atrás. Que tipo de pessoas entraram por aqueles portões... como estavam vestidas... como se comportavam... Qdo eu penso nisso eu lembro das imagens da torcida na copa de 58... Isso que o Rolo jogou quase VINTE anos antes!
Sobre o portão, no antigo estádio do Sporting de Lisboa, havia um portão parecido com o nosso Portão 8. A mesma história. O estádio foi destruído alguns anos atrás para a construção do novo José Alvalade. O portão esse foi salvo e hoje está lá na parede do estádio, como um símbolo bem guardado e exibido.
Não custava nada fazer o mesmo. Ou então, usem o portão como estão usando hoje em dia, mas pelo menos coloquem alguma referência ali para quem passar puder saber que aquele pedaço de ferro tem história.

Caio de Santi disse...

Ótimo post e lamentável o uso do portão desta forma.
Já havíamos falado ao Inter aproveitar esse portão no início de 2008.
Eles até foram lá e retiraram ele, mas deixaram para o serralheiro decidir o que fazer....

romulo disse...

OFF
Pessoal,

Acho que seria oportuno publicar um post em solidariedade à torcida Xavante e a importância que o Brasil de Pelotas tem no futebol gaúcho. Hoje de madrugada aconteceu uma tragédia com a delegação deles, em que o preparador de goleiros, o jogador Régis e o atacante uruguaio Claudio Millar morreram num acidente de ônibus.

Cogita-se que ficarão de fora do campeonato gaúcho 2009. Mas o Inter e o Grêmio talvez vão ceder alguns jogadores para que eles possam disputar o gauchão.

Abraço!

col disse...

"Qualquer um capaz de pesquisar no Google, sabe que o símbolo do Internacional era de letras vermelhas em fundo branco até o tempo do Rolo Compressor."

Eu sou capaz de pesquisar no Google, mas nao sabia. Logo tiro 2 conclusoes:

1) Legal Mallet, aprendi mais um fato historico sobre o meu clube hoje.

2) Essa atitude prepotente em algumas frases, ainda que possa ser involuntaria, pode ser evitada.

No bad feelings...

m.rodrigo.oliveira disse...

Valeu Mallet. Acho que vale a pena citar esse assunto em uma reunião do C.D.

Sobre a atualidade, viram a última notícia sobre contratações?

Será que o Inter está mesmo trazendo o Kleber, lateral esquerdo do Santos?

A minha dúvida é se esse jogador serve para alguns dos freqüentadores do blog.

col disse...

Serve sim.

Dependendo do estilo de jogo, e dependendo das atuacoes do Marcao, pode-se deslocar o Kleber para o meio, colocar mais um atacante e mandar o pseudo-craque para a Europa, ou para o time do Paizao.

Daniel Chiodelli disse...

Excelente post!!!

Hoje posso dizer que o clube está resgatando a sua história. O trabalho vem sendo feito através de uma iniciativa individual dos Conselheiros Tiago Vaz e Guilherme Mallet. Estes, frequentemente citam também o trabalho do Prof. Raul. Contam com o apoio de outros Conselheiros e muitos torcedores que são apaixonados pela história do seu clube e querem saber cada vez mais sobre ela. Entre estes, me incluo.

cjr-sp disse...

Respondendo ao M RODRIGO OLIVEIRA...

KLEBER JÁ NO COLORADO...JOGA TANTO DE ALA COMO DE MEIA BEM MELHOR QUE NERY, MARCAO E CORDEIRO.

ATENÇAO CARVALHO!!!!
FAVOR NAO PESTANEJAR. TRAZ O CARA.

O CARA É BOM. É DE SELEÇÃO.

VAMO CARVALHO...
CHEGA DE MEIA BOCAS...

TRAZ O KLEBER.

E DEPOOIS SE QUISER TRAZ O CLEBER SANTANA TB E O ZE ROBERTO....AHEUAHEAUHUHEAUAHAA.

*********************


SÉRIO AGORA CARVALHO...TRAZ JÁ O KLEBER. BRANDE CONTRATAÇAO.

O DOS PORCO TB SERVE VIU.

SDS COLORADAS.

zelito disse...

PRIMEIRA VEZ QUE COMENTO NESSE ESPAÇO. SIMPLESMENTE SHOW DE BOLA.
SE EU PUDESSE DAR UMA IDÉIA PRO PESSOAL DO CONSELHO, SUGIRO PROPOR QUE SEJA DEFINIDO NO ESTATUTO DO CLUBE, QUE NÃO SE FAÇA MAIS NENHUMA ALTERAÇÃO NO ESCUDO. ME DESCULPEM MAIS ISSO JÁ TÁ FICANDO CHATO, TODO ANO ESSA PALHAÇADA... PIOR QUE OS MAIS FANÁTICOS, ASSIM COMO EU VÃO LÁ E COMPRAM A CAMISA DE NOVO.
ABRAÇO A TODOS.

Guilherme Mallet disse...

Col,

De fato, pareceu prepotente, mas só quis ser enfático. Aquela evolução dos símbolos do "site" é bizarra.

Nunca tivemos uma estrela, começou com duas, depois com 3 e o ramos de flores, depois as três, depois quatro...

Lá diz que de uma, passou para 4! Bizzaro.

Um abraço,

Guilherme Mallet

m.rodrigo.oliveira disse...

O meu medo é, em caso de contratação do Kleber, o Tite resolver reativar o 3-5-2.

jr8ito disse...

Parabéns, muito bom esse post. Quando ao portão, deve ir para o museu, vamos fazer isso acontecer, afinal o clube é nosso. Quem concorda, envie um email para ouvidoria@internacional.com.br com o pedido. Quanto a praça fica difícil, imagina o custo para manter, isso só rola se for em local fechado, senão aquela torcida que mata uns aos outros, coloca fogo em em banheiros (uma que talvez não saibam, aqui em Floripa tem um bar na Lagoa da Conceição que transmite jogos pela TV para todas as torcidas, a deles foi expulsa) pode ir lá e destruir a praça. Mas voltando ao que interessa, excelente matéria, vou relacionar em meu blog.

Schroder-EUA disse...

Ai Galera, estou de volta, tenho que ler os textos de dias anteriores que pelo jeito como esse estão muito bom.

Guilherme o engraçado é que tu ainda tava de fraldas...ou pior nem vivo ainda e esse papo de que fazer com os eucaliptos já rolava a decadas. Lembro quando cheguei ai em 79 era a mesma coisa...fizeram dele de tudo, cinema etc..
O que deveriam ter feito é campos para treinar, concentração etc...ou ja deveriam ter vendido a 30 anos.
Eu deve ser louco em morar onde moro, está 18 abaixo de zero nesse momento e pensar que ontem em Miami eu tava correndo na praia...agora estou num freezer.

João Marcelo disse...

Preservar e manter a História viva é fundamental. Mas entendo que pior do que não manter a história viva é não fazer novas histórias. E isso senhores, nosso Internacional vem fazendo como poucos no Brasil e no Mundo. Abraço!

Lúcia Bastos disse...

ÓTIMO post Mallet !!!
E as fotos, sem dúvida um material, hoje, histórico.
Mas..Não podemos culpar só o pessoal que dirige o Inter, por descaso com nossa história.
É uma questão cultural no Brasil,
não valorizar passado, ou história.


--------------------------------


Louis,
CONGELEI SÓ EM LER !!! kkkkkkk

Adir disse...

Nates da reunião do Conselho que aprovou a venda do estádio dos eucalíptos, o Píffero convovou uma reunião com representantes de todos os movimentos. A pedido dele, foi uma reunião informal e não teve ata. Justamente para poder tratar de forma informal o assunto.

Nesta reunião o Píffero se se comprometeu com os representantes de todos o movimentos com algumas coisas, para que fosse aprovado na semana seguinte, a venda dos eucalíptos. Se comprometeu em trazer peças do antigo estádio para o futuro museu colorado. Falou que poderia ser o portão do antigo estádio. Se comprometeu, ainda, de conseguir (comprando, permutando ou através de doação) uma área de terra para um possível futuro CT. Esta área seria na Restinga ou em algum outro lugar remoto de POA. E, finalmente, se comprometeu em criar uma conta para centralizar toda a grana referente a venda dos eucalìptos.

A minha dúvida é se Ele sabe que o portão foi descaracterizado e reutilizado. Porvavelmente nem saiba. O que seria um descaso e desprezo.

m.rodrigo.oliveira disse...

Quem arrisca a escalação do Inter quando todos os contratados estiverem a disposição?

Acho que começa assim:

Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Marcão; Paulinho, Magrão, Guina e D´Ale; Alex e Nilmar.

Mas depois imagino que fica:

Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Magrão, Guina e D´Ale; Alex e Nilmar.

Banco: Michel A., Arilton, Danny, Sorondo, Marcão, Paulinho, Glaydson, Marinho, Giuliano, Talles Cunha e Walter.

Ainda pode chegar o Alecsandro.

No papel, me parece que o grupo está melhor do que no início do ano passado.

Marco disse...

Kleber é muito muiiiito bom de bola. Só que não é lateral há muito tempo. É grande jogador, joga muito naquela posição que o Nery pensa que joga.

Valter Aczel disse...

Rodrigo,

Eu aposto que o Michel Alves pode desbancar o Lauro. Não desmerecendo este último, porém, sempre achei o Michel Alves um grande goleiro, só precisando de uma oportunidade em um grande clube e essa oportunidade está pintando. Já mostrou suas credenciais no último treino. Na LD temos o Danilo Silva, que tem sido elogiado nos treinos e o Daniel que tá na Copinha. Sem falar que p/ o ataque temos boas opções que estão se destacando tb na copinha, como o Marquinhos.
Mas tenho também este receio do 3-5-2 até pq vai ter uma hr que ele vai ter muitos jogadores para ter que acomodar no time, lembrando que tanto o Marcão quanto o Bolívar são zagueiros de origem e o Sorondo voltando, serão 5 zagueiros de qualidade (tudo bem, o Marcão é o primeiro na lista de dispensáveis...) além do risco de ele não encontrar alguém em que ele confie na primeira função do meio campo como no Edinho. Ele pode ter todos os defeitos do mundo, mas ninguém pode negar que ele não era osso duro de roer e exercia uma função destrutiva muito eficiente. Os que estão aí já mostraram que tem mais qualidade do que o Edinho na saída de bola mas ainda não puderam provar suas capacidades combativas equivalentes ao do Edinho. É esperar p/ ver.

Marco disse...

"- Quis trazer Magrão, Guiñazu, Edinho ou Alex. Um deles. Fiz tudo para trazer o Guiñazu para cá, tudo que você imaginar eu fiz."

Do "colorado" doente Abel Braga

tiago - colorado no canada disse...

Legal Mallet! Gostei que pude contribuir um pouquinho pro post!
Este estádio é muito legal. Fui duas vezes em uma semana. Na primeira prá fazer o tour guiado, entrar em tudo qto é lugar, bater foto, entrar no campo... na segunda, prá ver um jogo. É muito legal.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]