segunda-feira, agosto 06, 2007

24 NOSSOS TÍTULOS – Campeonato Municipal 1914


Escrito por Raul Pons

Com a cisão do ano anterior, a Liga de Foot-Ball Porto-Alegrense decidiu convidar mais duas equipes a se filiarem. Assim, Americano e Cruzeiro ingressaram na entidade. Com isso, inscreveram-se para disputar o campeonato cinco equipes: Americano, Colombo, Cruzeiro, Frisch Auf e Internacional.

Em 28 de abril de 1914, Arthur Pinto de Souza Neves, sócio do Internacional, foi eleito presidente da Liga de Foot-Ball Porto Alegrense. O campeonato iniciou-se em maio, transcorrendo de forma normal por um mês. Mas a confusão começou após o jogo de 2ºs quadros entre Colombo e Americano. O Colombo venceu por 1x0, em uma partida polêmica. O árbitro, atleta do Frisch Auf, teria sido intimidado pelos jogadores do Colombo, e acabara prejudicando o Americano. Em 3 de julho, o clube derrotado e o Frisch Auf apresentaram um ultimato à Liga: a) que esta declarasse o Americano vencedor do confronto de 2ºs quadros com o Colombo ; b)que o Colombo se desculpasse por escrito com o árbitro do jogo; c) que a Liga multasse o Colombo em 100$000; d) queriam disputar seus jogos do campeonato nos “grounds” que desejassem, mesmo que estes houvessem sido interditados pela Liga. Caso suas reivindicações não fossem atendidas, ameaçavam abandonar a entidade.

Diante deste quadro, a Liga desfiliou os dois clubes. Pouco depois, estes clubes, junto aos dissidentes de 1913, organizavam a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense. Segundo a imprensa da época, desde o início da confusão os dois clubes já estavam previamente acordados com Grêmio e Fussball, buscando apenas um motivo para romper com a Liga. Mas antes de saírem do campeonato, Americano e Frisch Auf haviam sido impiedosamente goleados pelo Colorado: 15x2 e 9x0.

Mesmo com os dois clubes na Liga, o Internacional não parecia ter adversários. Após a saída deles, Cruzeiro e Colombo também não conseguiram oferecer maior resistência. Vencendo todas as partidas, o Colorado chegou ao bicampeonato, invicto.

O time-base colorado, neste campeonato, foi: Silla; Ary e Simão; Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Ribas, Bendionda, Müller e Vares. Na linha média, dois irmãos: Bitú (Ricardo) e Carlos Kluwe.

Na campanha do título, o Internacional marcou 46 gols e sofreu apenas três. Descontados os jogos dos clubes dissidentes, foram 22 gols a favor e um contra.

Jogos conhecidos:
10.05 Internacional 7x0 Cruzeiro
17.05 Frisch Auf 3x0 Colombo
24.05 Internacional 15x2 Americano
14.06 Americano 5x4 Colombo
21.06 Internacional 9x0 Frisch Auf
28.06 Colombo 2x1 Cruzeiro
05.07 Internacional 2x0 Colombo
02.08 Internacional 7x0 Cruzeiro
23.08 Internacional 6x1 Colombo
Ainda em 1914, um fato inusitado: O Internacional teve de adiar uma excursão pelo interior, pois vários atletas eram estudantes universitários e não podiam perder as provas de final de semestre. Somente em agosto, durante as férias, pôde enfim o clube viajar. Durante a excursão, novo acontecimento singular: durante a partida contra o Rio Branco, de Pelotas, o árbitro anulou os dois últimos gols colorados, após validá-los, devido à pressão dos jogadores pelotenses. A partida terminou com o marcador de 1x1, mas ao fim do jogo o presidente do Rio Branco desceu ao gramado, reconheceu a validade dos gols e confirmou o marcador de 3x1.

Excursão colorada:
06.08 1x0 Brasil – Pelotas
10.08 3x1 Rio Branco – Pelotas
13.08 2x1 Guarany – Bagé
16.08 2x3 Guarany – Bagé
17.08 2x1 Combinado Gymnasial/14 de Julho - Bagé


24 Comentários:

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Aí galera!!! To no Espaço Vital!!!

É um site de notícias jurídicas, muito conceituado no estado do RS.

O negócio é o seguinte, é a respeito do hino do inter na sentença do caso Richarlyson.

Um juiz paulista transcreveu parte do hino do inter em sua sentença contra o jogador do São Paulo, mas a letra que ele transcreveu está errada, e eu bem como a Colorada Lais Legg enviamos um e-mail para o site de notícias jurídicas, Espaço Vital, de grande conceito no meio jurídico, informando e corrigindo o erro do magistrado, conforme matéria abaixo.

Atleta x magistrado - O jogador são-paulino Richarlyson já ingressou com uma reclamação disciplinar, no CNJ, contra o juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, da 9ª Vara Criminal de São Paulo, que fulminou a queixa-crime apresentada pelo atleta contra um cartola do Palmeiras. Entre outras coisas, o magistrado afirma que "futebol é para macho". O relator da reclamação e corregedor nacional de justiça, Cesar Asfor Rocha, enviou um ofício ao juiz, solicitando informações e estabeleceu um prazo de 15 dias para a resposta. Caberá ao plenário do Conselho decidir sobre a abertura, ou não, de processo administrativo disciplinar contra o juiz. A reclamação disciplinar foi protocolada com o nº 200710000007470 e pode ser acompanhada pelo saite do Conselho, no endereço www.cnj.gov.br.

A propósito (1) - A médica psiquiatra Lais Legg Rodrigues - em e-mail enviado ao Espaço Vital - observa que o juiz paulista errou a letra do hino do Inter, que foi composto por Nelson Silva e gravado, originalmente, por Jorge Goulart, na década de 60. O correto é "...correm os anos, surge o amanhã radioso de luz varonil...." Na sentença, o juiz escreveu "olhos onde surge o amanhã". A leitora observa que "somente a gravação original tem a letra correta, todas as demais, inclusive a da dupla Kleiton & Kledir, estão erradas".

A propósito (2) - O leitor Leonardo da Rosa de Souza (leonardoRS@ceee.com.br) também não gostou do equívoco cometido pelo magistrado paulista, assinalando que a frase usada na sentença "não é a letra do hino do Inter nem aqui nem na China". Ele destaca que o correto é "correm os anos, surge o amanhã". Leonardo atribui o "erro grosseiro a coisa de gremista" e parece não se dar conta de que a impropriedade consta de uma sentença judicial. O Espaço Vital não tem poderes para modificar o teor de um julgado. Pode apenas registrar o equívoco do magistrado.

Eh nóis!!!

VAMO VAMO INTEEEEEEEEEEEER!!!

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Grande Raul, uma enciclopédia colorada ambulante rsrsr

Abraços!!!

Temos que marcar mais uma palestra!!

Cristiano disse...

Parece que vai ter um jantar comemorando o primeiro ano do tituo da Libertadores.
Seria uma excelente data para os dirigentes perceberem o que fizeram com o que, na minha opiniao, foi um dos melhores times do Inter de todos os tempos...
Do time que era titular no final da Libertadores, quem sobrou menos de um ano depois???

Tsc, tsc...

Marimas disse...

Novinha essa...
Cara, depois da aberração que foi essa decisão interlocutória do juiz, ele podia escrever o hino do jeito que ele bem entendesse... é o que menos me preocupa nesse caso...

Marimas disse...

Putz.. tô lendo a Zh pela net... tão falando em Ney Franco?!! é sacanegem né?!!! Tb falam no Geninho, esse me servia... aí sim.. vai ter queima de camisas do Inter em Recife...

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Galera o link do site é: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?idnoticia=8551

Flw

Denilson M. (POA) disse...

Aí dadinho... era bom tu ler uns comentários antes de postar...heheh
tá com a notícia velha... abraço!

Mas que bahh... o presidente adversário mandou voltar o placar hein? quem sabe o Curintia volta atrás nos resultados de 2005 tb...

Muito bom Raul!

Marco disse...

Do Diário Gaúcho, de hoje, explicando didaticamente porque o melhor grupo de jogadores do Brasileirão está em queda livre na tabela:
"Três esquemas táticos diferentes, 34 jogadores utilizados, 11 deles em mais de uma posição. Tudo em 19 jogos, com 19 mudanças nas escalações. Este é o Internacional de Alexandre Gallo."

Precisa mais?

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Naquela época, tinha um certo código de ética no futebol. Vide o amistoso de Pelotas. Mas percebemos que o co-ermão já tava dando um jeito de acabar com isso. Normal. Hoje entendo pq elas sempre ganham "na marra", já que futebol bonito nunca vi nos times delas...hehehe

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

E era bom vcs lerem o post inteiro...

Eu não estou trazendo a notícia da sentença, o que eu to mostrando é que o juiz errou a letra do hino do inter, e eu mandei pro jornal reclamando e eles publicaram com se fosse a letra correta, aí eu reclamei e eles publicaram a minha correção.

Leiam até o final, e parem com essa mania de brasileiro que sabem de tudo e tal sem antes terem visto tudo sobre o assunto...

Celso disse...

Aí Raul .. sou estudante de história e as tuas pesquisas sobre o Inter são 10 !!! Você descobre isso nos arquivos d oInter ou outro arquivo públioc de Porto Alegre?

OBS.: o que o hino de Inter tem a ver com o caso Richarlison ??

abraços,

LOCOLORADO

Marimas disse...

ma tu é chato ein...

Denilson M. (POA) disse...

Pior que, mesmo sabendo das letras divergentes no hino, eu sempre canto "olhos onde surge o amanhã"... rsss

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

HEREGE!

Eu canto certo.

Schroder-EUA disse...

Da uma olhada de perto nessa foto do time...a camisa toda vermelha e sem o circulo no escudo fica muito bonito. Ate fiz uma monatgem de uma camisa assim esses tempos aqui no blog e ficou legal....

eu queria ver uma camisa do inter assim sem as linhas brancas...toda vermelha..

Anônimo disse...

Celso,
o hino do Inter com o caso do Richarlyson é porque a letra fala na virilidade do futebol, usando o exemplo do Inter, desde seu hino, pra demonstrar que no futebol não pode ser aceito homossexuais... O juiz fez apenas uma relação entre uma coisa e outra...

Agora, esta do Ney Franco eu também li... sinceramente, se é pra trazer esse, prefiro o Gallo, pois já está por aqui... Mas acho que é só pilha da imprensa azul...

A pergunta que não quer se calar... Alguém sabe onde está o Paulo Autuori???

Marcelo, Floripa/SC

Marco disse...

Os colorados estamos cansativos, chatos e repetitivos. Prometi a mim mesmo: estou deixando todos os blogs, inclusive o Blog Vermelho, até a queda do garnizé.

Desculpem-me, mas até lá, tudo o que faria seria enchê-los com críticas e lamentações.

Pensei em desassociar-me do Inter, mas não o farei.

Amigos, até a volta, para comemorar a queda do garnizé e o renascimento da esperança na alma colorada!

Eduardo Colorado 85 disse...

Nilmar no Inter?

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro2007/interna/0,,OI1814283-EI8817,00.html


O que acham?

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Louis,

Mandei um e-mail pra ti com uma foto de uma camisa do inter toda vermelha, com base na camisa do liverpool, como tu sugeriu.

Muito massa, eu mandei pro Gildo tb como sugestão de uma futura camisa do inter.

Abraço.

Poderia postar a foto pra galera ver.

Gonçalves disse...

Tenho certeza de que se estes caras que atuavam nesse tempo estivessem hoje nossa campanha seria bem melhor com certeza...

off..Chiquinho então vai ganhar mais uma oportunidade de mostrar se realmente tinha lugar entre o grupo do Inter então...quero ver como vai se portar no Goiás...

Raul Pons disse...

Celso:

A maioria das informações eu consigo pesquisando no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, que conta com um excelente (mas, infelizmente, incompleto) acervo de jornais.

Minhas principais fontes são o Correio do Povo, A Federação e o Diário de Notícias. Para períodos mais recentes, a Folha Esportiva e a Zero Hora.

Marimas disse...

Chiquinho no Goiás.. só quero ver, quando ele começou no Palmeiras foi bem... depois afundou com o time e não jogou mais nada...
O pessoal pede muito uma oportunidade pro cara mostrar seu futebol... mas eu já acho que se jogasse mesmo alguma coisa alguém já tinha vindo resgatar ele do time B do Inter (tem time aí desesperado atrás de Lateral esquerdo), duvido que se aparecesse uma proposta de compra o Inter não liberava... até por isso que tão sempre botando ele pra jogar em outros clubes em contrato de empréstimo, pra ver se aparece o futebol dele e ele desaparece do Gigante, deixando uma boa $$$... o problema do cara é extra-campo, com certeza tem mais futebol que o RC e o Ramon juntos, mas se não é profissional tem mais é que jogar no B mesmo... Se até o Botafogo afasta o Zé Roberto (que joga muita bola) por problemas extra campo, porque nós não podemos afastar o Chiquinho e seu futebolzinho mas ou menos?!! Tenho um ex-colega, de quando eu fazia facul na Unisinos, que jogou com o Chico nos juvenis do Inter, são amigos até hoje... e as histórias dele não depõe nem um pouco a favor do jogador...
Não sou viúva do Chiquinho mas gostaria de vê-lo em campo, uma pena!!

SAUDAÇÕES COLORADAS...

Gonçalves disse...

Pois é alguma coisa de muito grave tem ae...será que um dia a gente vai sabê?

Celso disse...

valeu Raul

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]