sexta-feira, fevereiro 29, 2008

6 E O OCTA COMEÇAVA


Essa foto vem do meu arquivo pessoal. Conheço essa foto desde criancinha. É o meu Pai que muitos de vocês conhecem a direita, com a faixa de "Campeão 1969" em comemoração ao Titulo Gaúcho de 1969. Essa foto já tirada aqui nos EUA no nosso primeiro apartamento. Pela arvore de Natal da pra adivinhar em que epoca do ano eles estavam. Meu Pai já naquela epoca ligava seu Radio (ate hoje ele é viciado em radios) Ondas Curtas e colocava na Janela do Apartamento que era no oitavo andar e ai passava horas tentando escutar o jogo pela Radio Guaiba nas ondas curtas. Era um barulho de radio entrando e saindo de sintonia,outras emisorras de outros paises misturando com a Guaiba ou Gaucha. É uma das minhas memorias mais velhas. Eu nem entendia bem o que aquela gritaria toda. O Inter ganharia 8 titulos Gaúchos consecutivos, um recorde.

Um curiosidade. O Amigo dele na foto que é uma pessoa super bacana (mas que infelizmente não vejo a muitos anos) é Tio ou algo assim da Mulher do Alex (que joga na Turquia). Se não me engano a mulher do Alex é Gaúcha. Bem que o Alex poderia jogar no Inter, ele joga demais.

6 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Lembro de 1969, nos meus 15´s , depois de muitos anos na espera, veio Gauchão o único título que a Dupla podia conquistar na época, bem no ano da Inauguração do BR.

No Gre-Nal decisivo no BR, tínhamos um time um pouco melhor do que os Gaymistas, mas o trauma de muitos anos ´na fila`, faziam-nos tremer.

O jogo própriamente dito foi muito ruim 0 x 0, além de um roubo escancarado em anular um gol legítimo do Inter, lembro até hoje o nome do apitador, Zeno Escobar Barbosa, o que frustou um pouco nosso título.

Lá por volta de 30 min. do 2o. tempo, entrou o em campo o Mandarim Ibsen Pinheiro e botou o dedo na cara do juiz, dizem que ele disse ´se não fossemos campeões ele (Zeno) não sairia vivo do estádio`. A bola não chegou mais perto da área do Inter.

Fui assistir o video-tape completo em preto-e-branco, sem som às 00:30 hs, e para não acordar ninguém, tive que dormir no chão da sala, lembro que estava enrolado em uma colcha vermelha, a primeira vez a gente nunca esquece.

Até o meu tio, gremistão roxo que morava com a gente na manhã seguinte passou a me ´respeitar muito mais`. Talvez seja isso que os atuais azuis ainda não engoliram, o nosso Mundial, mas que nos respeitam e temem mais, isso sim...

Gonçalves disse...

Tem alguns videos bem legais sobre essa conquista...tem um gol do Valdomiro num greNAL de 1974 que parece um strike nos jogadores do grEMO...três caem no chão na sequência do chute hehehe

http://www.youtube.com/watch?v=UVfs7NBHRGw

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Gonça:

Eu tava bem ali naquele gol do Valdomiro.

O mesmo que escrevi acima, vale pro Gaymio, o time deles não era do todo ruim, eles até botavam pressão, mas a superioridade nossa era tanta, tantos títulos em cima deles (ali já tínhamos sido Campeões Brasileiros - o nosso Mundial da época) que o time entrava tranquilo em campo sabendo que o gol era uma questão de momento.

Naquele dia o gol demorou um pouco mais, dando mais esperança aos azulados, mas neste gol, caiu por terra qualquer chance de reação gremista, por isso a reação ´cadavérica` dos 03 defensores gaymistas.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ops, ainda não éramos Campeões Brasileiros em 1974....

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Meu pai nem conhecia minha mãe ainda...ahauhauhauahua

ivair disse...

A campanha de 1974 é inesquecível por uma particularidade: o Inter igualou o hexacampeonato do lendário Rolo Compressor (1939-1945) com 18 vitórias em 18 jogos, 43 gols a favor e apenas 2 contra.
Para mim, que tinha 8 anos na época, marcou o primeiro Gre-Nal que assisti no Olímpico - vitória com gol de Escurinho, no final do jogo. No dia 1/12/74, dia da última rodada e do título, estava nas sociais, bem próximo do portão 8, e vi o petardo de Valdomiro vencer Ancheta e Picasso. Apesar de completamente encharcados pela forte chuva que caiu antes do jogo, foi a maior festa no Beira-Rio - a primeira comemoração de título de que me recordo com detalhes.
Vale a pena ver essa matéria que saiu na sexta-feira: http://noticias.uol.com.br/pelenet/revista/ult1334u1465.jhtm

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]