quarta-feira, fevereiro 20, 2008

6 Pra Confirmar

6
Postado por Malafa

Tá certo, o Gauchão não é assim uma competição que sirva de parâmetro para saber se o Colorado tem time pra ganhar as demais que se seguem ao longo desse ano, mas serve ao menos pra dar uma idéia do que a torcida pode esperar.

Ontem vi a entrevista do Roth ao meio-dia e lá pelas tantas perguntaram se ele não se incomodava com a alcunha de bombeiro, por normalmente pegar equipes em meio de temporada. Ele respondeu que não, mas que agora como um treinador com mais experiência, valoriza muito os campeonatos regionais, pois são o momento de acertar o time.

Claro que a gente gosta de ganhar Campeonato Gaúcho, mas também se não ganhar pra mim não muda nada. Contato que se tirem lições e se veja o que dá certo e o que não dá pra ganhar o que realmente nos interessa, que é a Copa do Brasil no 1º semestre e o Brasileiro no 2º, que são os caminhos pra estar na Libertadores no nosso centenário.

E é nesse leve embalo de vitórias no regional que mora o meu medo. Porque o Abel teima em se entusiasmar e achar que tem que jogar o time pra cima do adversário sempre que ganha 2, 3 partidas.

Já repararam que nossas grandes vitórias dos últimos anos foram todas com humildade, respeitando o adversário e jogando nosso futebol? E que as maiores derrotas foram provocadas pela soberba? O Colorado é o maior time bom do mundo. Mas não é um time sensacional. Aliás, não é uma equipe sensacional, é um elenco bom que bem treinado e focado pode virar um grande time – como foi com o melhor deles nos últimos anos, o campeão da Libertadores.

Então a dúvida maior é: será que o Abel entendeu o recado depois da derrota vergonhosa pra baba do Polentude e não vai cair na sua própria armadilha narcisística de achar que o Inter vai pra cima e ganha na marra porque no papel tem um dos melhores elencos do país?

Por isso o jogo pra mim hoje contra o São Luiz representa mais do que apenas os três pontos e uma possível liderança do grupo. Representa uma boa amostra do que podemos esperar pra 2008, se o time que perdeu o Gauchão de 2006, entendeu o que estava errado e conquistou a América e o Mundo, ou o de 2007, que ganhou a Recopa e ficou arrotando o resto do ano que era o único clube brasileiro a ter conquistado um título internacional na temporada.

++++++++++

E o tal Andrezinho? Longe de me convencer, mas ok, a gente dá o braço a torcer quando é justo. Bela partida e parabéns. Vestindo o manto rubro e jogando com garra, a massa vermelha vai torcer a favor sempre.

(foto: Alexandre Lops)