domingo, fevereiro 03, 2008

11 QUE NEM O INTER...SEMPRE ATRASADO..

Escrito por Gonçalves

Eu já havia ficado dois domingos sem postar,em um deles iria falar no Valter "Liquinho", mas quando cheguei em casa de viagem, vi que já havia algo sobre ele num post anterior e não quiz ser repetitivo...na semana passada conseguimos fazer a transmissão de parte do jogo e achei que haviamos feito um bom trabalho e não haveria necessidade também de postar algo...e agora desde sexta tenho pensado em que escrever e não me sai da lembrança aquele primeiro tempo apático do jogo de sexta contra o Polentude, vi que o Nelson também escreveu algo sobre o esquema de jogo tanto que desde o término do jogo fatídico eu estava volta e meia pensando em escrever sobre isso, pois este é o ponto que achei uma droga e crucial para dar um basta...o esquema até pode funcionar com os jogadores certos e também contra um adversário que se fizer necessário, mas o fato é, que contra adversários com o qual se sabe que se é superior não há motivo para usar tal esquema...tanto que o segundo tempo em 10 minutos iniciais fizemos muito mais do que na primeira etapa inteira, tanto que o Polentude volta e meia dava um jeito de amarrar o jogo....eu nem vou comentar o fato da imprensa alavancar jogadores que a gente sabe que não é tudo isso, portanto acho que duas atitudes são fundamentais...a fuga desse esquema falho e se foi motivação pra volta para o segundo tempo sair perdendo a partida...quem sabe daqui pra frente possamos entrar com o pensamento de começar a partida perdendo, então lanço a campanha ...DIGA NÃO AO 3 5 2!!!!

11 Comentários:

cjr-sp disse...

EU DETESTO O 3-5-2.

E posso explicar a deficiencia do esquema de varias maneiras, como o fiz certa vez para o NANDO no antigo finalsports. Alias o Nelson já fez e o Wagner, coloradao que habitava aquele blog e que é fã do NANDO fez tb. E todos nós já cansamos de explicar pq o 3-5-2 é pesssimo. É que a explicaçao é bem grande e nao tenho mais saco..para ficar explicando.

Mas vou dar uma pequena explicaçaozinha o pq é um esquema deficinte.

VEJAM VCS QUE NO 3-5-2 TEMOS 3 ZAGUEIROS. SÓ QUE O LIBERO QUASE NUNCA PARTICIPA DO JOGO. É O QUE MENOS TOCA NA BOLA. POIS ELE SÓ VAI QUANDO O ZAGUEIRO FALHA. TÁ LÁ ATRAS ISOLADO, ASSISTINDO LÁ DE TRAS, QUASE JUNTO AO GOLEIRO. OU SEJA SE TIRA UM DO MEIO DE CAMPO PARA COMBATER E RETER A BOLA LÁ NA FRENTE PARA FICARMOS COM UM A MAIS NA SOBRA LÁ ATRAS...SÓ QUE ESSE DA SOBRA NAO JOGA, TOCA MUITO POUCO NA BOLA, É COMO SE TIVESSEMOS UM A MENOS NA LINHA E AINDA NUM SETOR VITAL.

É SÓ CRONOMETAR O TEMPO QUE O LIBERO FICA COM A BOLA DENTRO DO JOGO E MARCAR O DO RESTO DO TIME E VEREMOS QUE É O JOGADOR QUE MENOS SE CANSA...POR ISSO SE DIZ SEMPRE DE ZAGUEIROS VELHOS E CANSADOS PARA SE COLOCAR DE LIBERO, COMO FIZERAM COM O ANTONIO CARLOS NO SANTOS, COM O SCHIAVI NO GAYMIO, ETC, ETC,,

AÍ O ABEL VAI DIZER QUE O DELE É MÓVEL...QUANDO O TIME ATACA ELE VAI PARA FRENTE DOS ZAGUEIROS...PIOR, POIS FICAMOS SEM DOIS JOGADORES NO JOGO..QUE SAO OS DOIS ZAGUEIROS QUE FICAM ISOLADOS LÁ ATRAS. AÍ É MENOS 2 NA LINHA. EMBORA ELE PODEIRA DIZER ISSO QUANDO FAZIA ISSO COM O EDINHO DE LIBERO...MAS HOJE SAO 3 ZAGUEIROS MESMO E NAO TEM ESSE ARTIFICIO. A REALIDADE É QUE O LIBERO NAO PARTICIPA DO JOGO MESMO. FICA LÁ ATRAS PARA RESOLVER UMA CAGADA EVENTUAL DOS ZAGUEIROS...ENQUANTO ISSO O TIME MORRE DE CANSAÇO DO MEIO PARA FRENTE, SE CONTUNDE A TODA HORA PQ O ESFORÇO FÍSICO É DEMASIADO.

POR ISSO DIGO QUE ESSE ESQUEMA SÓ FUNCIONA CONTRA TIMES QUE DEIXAM JOGAR E NAO MARCAM...CARIOCAS POR EXEMPLO...AÍ NAO FAZ MUITA DIFERENÇA O JOGADOR A MENOS NO MEIO, AINDA MAIS TENDO O GUINA JOGANDO E O TINGA ANTES DELE.

O 4-4-2 COMPACTADO, COM UMA LINHA DE IMPEDIMENTO TREINADA A EXAUSTAO É O MELHOR SISTEMA DE JOGO...COM MARCAÇAO ADIANTADA COM TODOS UNS PERTOS DOS OUTROS PARA PODERMOS ROUBAR A BOLA E TERMOS PARA QUEM TOCAR....

ATÉ ISSO O 3-5-2 É PESSIMO...SE ROUBA A BOLA E DEVIDO AO ESPAÇAMENTO DEMASIADO A CHANCE DE ERRAR O PASSE É MUITO GRANDE POIS O COLEGA TÁ SEMPRE LONGE E NO LANÇAMENTO LONGO DÁ TEMPO DA MARCAÇAO CHEGAR...POIS DO OUTRO LADO TEM SEMPRE UM OU DOIS A MAIS NO MEIO DE CAMPO PEGANDO A PRIMEIRA E SEGUNDA BOLA.

ISSO É SÓ UM PEQUENO RESUMO DA COISA...EU PODERIA FICAR EXPLICANDO EM 3 PAGINAS O PQ O 3-5-2 É PESSIMO....MAS JÁ FIZ ISSO MUITAS VEZES...

AÍ VAO PERGUNTAR...E PQ NO SAO PAULO DÁ CERTO ????....TENHO TODAS AS RESPOSTAS E PODEM REPARAR QUE TODA VEZ QUE O SP JGOU CONTRA TIMES COM RAZOAVEL TIME E NO 4-4-2 OU 4-5-1...E QUE MARCAM EN CIMA TOMOU NO RABO...VIDE INTER NA LIBERTADORES NO MOUMBI, BOCA VARIAS VEZES E ATÉ DO MM NO GREMIO E AGORA ATÉ NO PAULISTAO.


SDS COLORADAS.

col disse...

Depois da analise do Cjr nao tenho muito a acrescentar.

Soh um detalhe: o gol do Juventude ilustra varias defeitos do 3-5-2:

* Time muito espalhado dentro de campo. Falhas de compactacao sao normais.

* Alguns jogadores nao tem a nocao do que fazer exatamente na parte defensiva. O esquema eh confuso, nao eh claro a tarefa defensiva de cada um.

... * ontem na hora do gol Marcao e Ramon estavam juntos marcando a cobranca da lateral. Alex, tambem no lado esquerdo, olhando toda a jogada com quem diz: "essa aih eh com vc's rapaziada".


* Edinho perdeu o combate e pensou: "vou parar de correr...essa eh com vc's rapaziada".

* Acho que o WM (eh ele?), na hora que viu que ia dar merda, levanta os bracos e deve ter dito: "caramba, achei que essa era com vc's".

* Aih nao tem como reclamar do Sidnei, que saiu todo afoito em cima do atacante.

col disse...

O sinal vermelho tah ligado. Quando o Gonca aparece por aqui para criticar algo eh porque a coisa tah feia mesmo. Nada contra vc, Gonca; mas sei que tu prefere uma postura mais "light" e obviamente respeito isso.

Gonçalves disse...

É por ae mesmo Col...as vezes aquele momento de ir e voltar do estádio fazem o cara pensar mil coisas...pô um joguinho às 19:30 numa sexta feira ...vesperas de um feriadão prolongado...fui levar minha mãe na rodoviária entrei numa baita tranqueira pra sair das imediações da mesma...chegando em cima do laço..encontro o Alemão Milano na entrada do estádio e comentavamos os dois ...bah tudo à ver um jogo numa sexta feira a espectativa de um bom jogo contra um Polentude que não sei lá por que causas d'agua sempre se torna um jogo complicado salvo raras partidas...ae depois vimos um jogo meo que em ritmo de coletivo...com jogadores que a imprensa encheu a bola e que todos nós sabemos que não era tudo aquilo...ae tomam aquele gol ridiculo...esse 3 5 2 é falho quando deixam o zagueiro mais lento de mano com jogadores jovens do ataque do adversário...não entendo jogarmos em casa e não partirmos pra cima dos caras...ae na segunda etapa fazem o que deveriam fazer desde o começo, mas tem jogador que não tem condições de vestir o manto...esse Jonas é pouco ousado e bastante limitado...Ramon tava o Ramon de sempre...3 5 2 com essas peças não adianta é so pra irritar torcedor...ae o Abel me vem a público fritar os jogadores por falta de atitude...ae de rapá o troco do cara...e ainda fala que a escalação vai ser a mesma...nos resta esperar pra ver...VOLTA CARVALHO!!!

Almighty disse...

CJR dexa eu me mete um pouco. nem todos os times q jogam com 3 zagueiros tem líbero. Líbero é um jogador, q fica na sobra sem a bola, e quando o time tem a posse de bola ele tem liberdade pra subir pro meio, e participar da armação das jogadas, passes etc... se o cara só fica na sobra ele nao pode ser chamado de libero, o beckenbauer é considerado o melhor jogador alemão da historia, atuava como líbero e fazia muitos gols.
resumindo um libero q se preze tem q ter uma certa habilidade e um folego invejável.
No inter o q mais se aproxima disso é o Sidnei

Samuel Ramos disse...

o beckenbauer jogava tanto, mas tanto, que acho que se colocassem no gol, na lateral, no meio, até no ataque, ia se destacar

é a exceção que comprova a regra

prá mim o problema com o abel não é necessariamente com o 352, mas sim com essa postura de encher o time de atacantes e esvaziar o meio

mas como falei antes, ele tá com crédito com a massa, ainda de 2006 e agora de dubai, então pode tudo que o povo aplaude

se fosse qualquer outro treinador com a campanha dele no brasileiro do ano passado não teriam renovado

cjr-sp disse...

Exatamente Almight...o libero bom fazia essa funçao de subir com a bola dominada, só que hoje no futebol moderno nao há mais espaço para isso se o time adversario marcar bem. Beckenbauer nao conta, pois tá facil entre os maiores jogadores de todos os tempos.

Agora no Inter, Orosco tem jogado centralizado e na sobra, mas como é lento, o Sidnei é que tem que cobrir as cagadas do Orosco e aí dá nisso...o guri falhou contra os polentas. Mas o problema é o esquema que permite fazer com que o adversario chegue com 3 jogadores ao mesmo tempo na cara dos nossos lentos zagueiros, Marcao e Orosco...sobrando para o coitado do Sidnei resolver.

SDS.

cjr-sp disse...

Mas tu matou a charada...como tu bem falaste, o libero deveria ter tecnica para sair jogando...o que hoje em dia é dificil, mas o problema continua, pois quando somos atacados, temos um a menos no meio de campo sempre, pois o lbero tá lá atras...ou seja ele nao participa do jogo, nao marca ninguem, por isso que sobra um do adversario sempre no meio, onde se gira a bola...é como se fizessem bobinho com o nosso meio campo. E com alex nao marcando nada e sem Guina para correr...a merda fica clara e vísivel. MENOS PARA O ABELAO QUE RECEBE UMA FORTUNA PARA DIZER QUE NAO SABE O QUE ACONTECEU NO PRIMEIRO TEMPO....É DOSE.

San Tell d'Euskadi disse...

Isso mesmo. Nada de "3 5-2", até porque um já me bastou pela vida inteira...

Cleber_Tapes/RS disse...

Pra mim o inter tomo o gol na falha do Sidnei, a falha foi dele e somente dele, falha individual, assim como o Marcão falou nos outros gols, esse negócio de dizer que o Sidnei falhou porque teve que cobrir esse ou aquele jogador é papo furado, eu to torcendo pra ele ser um ótimo zagueiro igual ao Lúcio, mas ainda não é e ta bem longe de ser.
O inter perdeu porque jogou mau e foi isso, ou alguém achou que o inter ia ficar invicto esse ano?

Agora eu li por aki que o técnico do Juventude, que eu nem lembro o nome, é mil vezes melhor que o Abel, um outro absordo, o Juventude que só jogou bem contra o Inter esse ano, e provalvelmente vai ficar mais uns 6 ou 10 anos na segunda divisão.

Denilson M. (POA) disse...

O certo é que esse sistema com 3 zagueiros é muito descordenado. Ninguém sabe realmente o que tem que fazer... e com os 2 alas medíocres do primeiro tempo, teremos 2 avenidas sempre...
TEM QUE SIMPLIFICAR NESSA HORA ABEL! 4-4-2 JÁ!

E DEIXA O MARCÃO DE L-E, QUE, MESMO NÃO SENDO UMA MARAVILHA É O MELHOR QUE TEMOS...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]