segunda-feira, fevereiro 25, 2008

209 MATA MATA #2

209
No Mata Mata #1 o Bloguista #2 ganhou do #1 por 19 votos a 4. Bloguista 2 entra para a proxima fase. Bloguista 2 por favor me envia seu novo texto para a proxima fase (semi finais) com topico livre.

Agora Vamos para o Mata Mata #2. Leia e deixe seu voto para aquele que você achar melhor.

BLOGUISTA 3

Abel. Um Gênio incompreendido?


Exercitando uma das singulares características do animal humano, pensar sobre o futuro, o que por sinal é a origem de vários males e doenças, imaginei como daqui a vinte anos lembraríamos desses anos de conquistas Coloradas e nesse tempo, então, como trataríamos o nosso treinador Abel. Tenho certeza que será lembrado como grande treinador, um dos maiores da história, por alguns, um gênio incompreendido. Sim, o tempo é benevolente com essas questões de competência, bondade, honestidade entre outros adjetivos menos cotados. Na ausência do seu tempo, da sua secularidade, as deficiências se esvaem e as qualidades se inflam. Quem depois de vestir o paletó de madeira é lembrado pelos seus fracassos, vilanias e desvios de caráter? Todo jogador ancestral, hoje, e torna "Craque", excelente. Mas retornando ao Abel, a questão é: Voltando ao presente o que significa na realidade colorada a presença dele? Algumas características suas afirmo e para mim a principal é que Abel não é covarde, ele nunca joga para empatar. Abel perde a voz. Abel xinga. Abel dá ponta-pés. Abel esmurra. Abel é paizão. Abel é padrasto. Mais que isso não posso dizer. Tática, estratégia? Tenho dúvidas se Abel é a cabeça pensante do Inter e que tenha essas habilidades como diferencial. Por vezes, Abel parece um míope a beira do campo ou com preguiça de pensar adotando sempre soluções pré-concebidas. Mas em algumas ocasiões Abel é gênio na montagem, na mecânica da equipe. Como explicar esse viés de loucura e inconstância? Talvez a sorte bafeje o nosso treinador e ele esteja no local certo, na época certa com os jogadores certos e com o presidente certo. Talvez seja mesmo um gênio, esporádico, regido pelas leis da probabilidade ou melhor das necessidades.

No futuro, Abel será reverenciado pela mídia e pelas novas gerações. Ganhará qualidades que nem ele, o próprio Abel, na sua mais soberba loucura pensou possuir. E nós que presenciamos os fatos ficaremos em dúvida, com a mente embaralhada, perdida entre o passado e o presente, sem saber como tudo realmente se deu.


BLOGUISTA #4

Alguém sabe a resposta?

Há muitos mistérios não resolvidos ou satisfatoriamente explicados na humanidade. Como surgiu o Universo? Já sabemos que o Big-Bang não foi o início de tudo. Novas teorias surgiram e ainda vão surgir com a evolução humana. Jesus existiu mesmo? Talvez sim. Mas onde estão as provas concretas? Eu não confio na Igreja Católica, instituição falida, a meu ver. E Adolf Hitler? Se matou mesmo ou ainda vive, morando em algum canto? Talvez viva espiritualmente dentro de cada um daqueles que só pensam no poder de manipulação das massas e na superioridade em relação às outras pessoas.

Eu não sou cientista, não tenho pacto com o Diabo, nem sou historiador pra ficar tentando resolver essas questões. Sou uma pessoa simples, incapaz de solucioná-las, que espera que algum especialista chegue a alguma conclusão. Mesmo assim, tem UM mistério que, como torcedor e sócio colorado, ou mesmo como simples fanático por futebol, gostaria de resolver: porque alguns técnicos gostam tanto de cultuar o BRUXISMO? E olha que temos muitos MESTRES por aí nessa nova “ciência”. Eles criam as mais mirabolantes e inventivas fórmulas para que a magia aconteça, custe o que custar, doa a quem doer.

Mas será que não há uma outra intenção por trás disso tudo? Será que a magia não está, na verdade, focada na análise crítica pós-jogo? Será que o que falamos não é exatamente o que eles queriam que nós falássemos? Será que não somos simples marionetes sendo manipuladas pelos gênios da casamata? E se pensarmos bem, isso não seria nenhum absurdo. Vários imperadores romanos manipularam e iludiram seus seguidores durante anos. E num local que nós sabemos que era uma espécie de estádio da época, o Coliseu.

Pois é, senhoras e senhores. Tal qual um verdadeiro César com seus louros, nós estamos diante de imperadores que jogam seus fiéis gladiadores aos leões ou em lutas sangrentas entre si, para que eles “se virem” pra conseguir o sinal de positivo do público fanático. Enquanto isso, a figura deles fica praticamente intacta, pois a atenção está toda voltada a esses lutadores que sempre levam a culpa na arena, em casos de insucesso (e até mesmo em alguns sucessos!). Todas as suas invencionices, desmandos, mediocridade, ficam maquiadas, ainda mais quando isso tudo dá certo e ganha aprovação da torcida.

É por isso que eu digo: ABELHÃO, PARE DE INVENTAR FÓRMULAS E SE PROTEGER ATRÁS DOS TEUS BRUXOS!! Seja o líder da colméia que se espera que você seja e coloque seus melhores gladiadores em suas respectivas posições.