quinta-feira, fevereiro 07, 2008

25 Uma dose de Galeano

Escrito por Diana Oliveira

Já falei aqui sobre o livro de Eduardo Galeano: Futebol ao Sol e à Sombra. Pois bem, hoje vou lhes apresentar mais um trecho do livro, uma crônica engraçada e desgraçada sobre a vida de um juiz... Bom proveito.

Pobre mãezinha querida

No final dos anos sessenta, o poeta Jorge Henrique Adoum voltou ao Equador, depois de longa ausência. Nem bem chegou, cumpriu o ritual obrigatório da cidade de Quito: foi ao estádio, ver jogar o time do Aucas. Era uma partida importante, e o estádio estava repleto.
Antes do início, fez-se um minuto de silêncio pela mãe do juiz, morta na véspera. Todos se levantaram, todos calaram. Em seguida, um dirigente pronunciou um discurso destacando a atitude do esportista exemplar que ia apitar a partida, cumprindo com seu dever nas mais tristes circunstâncias. No meio do campo, cabisbaixo, o homem de preto recebeu o denso aplauso do público. Adoum piscou, beliscou um braço: não podia acreditar. Em que país estava? As coisas tinham mudado muito. Antes, as pessoas só se ocupavam do árbitro para gritar filho-da-puta.
E começou a partida. Aos quinze minutos, explodiu o estádio: gol do Aucas. Mas o árbitro anulou o gol, por impedimento, e imediatamente a multidão recordou a finada autora de seus dias:
- Órfão da puta! – rugiram as arquibancadas.


* Li a “crítica às críticas” do Magrão, que aparece no link ao lado. Concordo. Mas vou um pouco além. A mesma imprensa que ovacionou de maneira descabida o garoto Ramon na partida contra o Veranópolis, promove terra arrasada pela indiscutível péssima atuação contra o Juventude. Menos. O Ramon marcou um belo gol contra o VEC, no entanto o surpreendente da jogada foi o passe do próprio Magrão. De resto ele foi um guri inexperiente. Não é possível que profissionais do esporte oscilem entre o entusiasmo e a frustração com tanta facilidade.
Ora meus senhores, dêem-se limite... Isso é ridículo.

25 Comentários:

Colorado de Esmeralda disse...

O negócio é o seguinte: a imprensa cria um estardalhaço em cima do Inter para poder pegar no pé depois....Ao menos esse ano é isso que tá acontecendo, já que o portoalegrense foi desmanchado e remontado com gente da qual pouco ou nada se espera...Se os azuis forem mais longe um pouco, teremos novamente ressuscitada aquela balela de imortalidade, raça tricolor, garra, superação,bla bla bla....Enquanto isso o Inter vai abaixo de crítcas o tempo todo, pois ao perder ficará evidente que não tinha toda aquela qualidade que a direção imaginava e a crônica esportiva "já sabia" e ao ganhar não terá sido numa atuação digna de um clube que já teve Falcão, Carpeggiani, Figueroa, et caetera em seu elenco...Resumindo: aconteça o que acontecer, nada estará bom o suficiente e a onisciente crônica esportiva gaúcha "já sabia".É isso.

col disse...

Podem reclamar da imprensa com ateh alguma justica na maioria das vezes...

Minha interpretacao das criticas sobre a partida contra o juventude eh que o pessoal pegou pesado EM CIMA DO ABEL BASICAMENTE, mas com uma argumentacao dificil de ser rebatida.

Ateh o Gonca, sempre muito comedido, teve um post dando pau no Abel. O mesmo vale para o Denilson, cujo certo comentario eu tb recordo.

Como posso criticar os jogadores se o time que jogou no segundo tempo foi um amontoado de cabecas se batendo?? Como disse o Rodrigo:quando virou varzea no segundo tempo, o Roger entrou.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

A imprensa ´vende` notícia, se o Ramon faz gol ele é bom (lembra que voce mesma disse ter ficado surpresa com a escoha do Ramon como melhor em campo contra o VEC), se o time vai mal os jovens são os culpados.

Com o Abel é assim, ele e os amigos são isentos de culpa.

Alguém tem que avisar o Magrão que a campanha do Inter este ano não condiz com a baixa produtividade em campo, com exceção da Inter-Mi o resto foi série B, o que queremos é time que em sistema definido e bem estruturado.

Denilson M. (POA) disse...

Eu, que sempre sou um torcedor otimista, confesso que ainda não estou convencido com essa escalação no 3-5-2 ...
Quando um dos zagueiros era o Sorondo , ainda me sentia mais seguro, mas assim como está é um time muito frágil defensivamente. Desde o ano passado tenho defendido o Marcão na LE, já que não temos outro, mas o Abel insiste nele como terceiro zagueiro pela esquerda, onde acho que ele compromete mais...
Além disso, sem o Nilmar, precisamos de um matador lá na frente, por isso tem que se apostar no Valter, pois é minha única esperança de gols no momento...

Marimas disse...

Acho que boa parte do que queria dizer já foi dito aí em cima...

A imprensa vende notícia, o padeiro vende pão e assim gira o mundo...

Acho sim que tem muita gente que pega pesado, mas colcoar a culpa pela má atuação do time na "imprensa azul" é, ao meu ver, dizer que os deuses não quiseram nos dar a vitória, ou coisas do tipo... ou seja, é usar um subterfúgio para justificar as papagaiadas táticas do nosso gênio incompreendido...

Quem escalou o time não foi o david coimbra nem o wianey, tampouco foram eles que encheram o time de atacantes no 2º tempo... já disse isso aqui e repito, nós estamos falando do Abel, um cara que conhece e muito bem o grupo que tem na mão... portanto, acho inadmissível que ele monte estes esquemas estapafúrdios... errar, tomar um nó tático de um técnido melhor preparado para aquela partida, perder no detalhe, isso acontece e sempre vai acontecer com qlq um... o que não dá é para ver o time sem padrão de jogo depois de trocntos jogos juntos, é ver lesionar um atacante e entrar um volante, lesionar um lateral e entrar um atacante no meio de campo... a copa do brasil tá aí... e aí é mata-mata, não tem tempo de ficar consertando cagadas...

Schroder-EUA disse...

Infelizmente a Imprensa tanto no Brasil quanto nos EAU nao é muito confiavel em termos gerais.Afinal....Imprensa é negocio e negocio tem que fazer dinheiro..e como se faz...com manchetes sensacionalistas....

Por exemplo aqui a CNN, MSNBC e FOX as tres grandes de noticias sao uma piada. No inicio da guerra eles tavam la ajudando a promove-la porque sabiam que guerra traz audiencia...é triste mas é assim.

Schroder-EUA disse...

Guinazu fala no BVTV ------>

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

A imprensa fede. A esportiva, fede MAIS AINDA!
São poucos os jornalistas sérios, infelizmente. Lucrar é mais importante que formar opinião. Problema é que eles acabam formando igual!

Ainda bem que decide não seguir meu sonho de criança: virar repórter esportivo! ahauhauhua

col disse...

Vc's acham entao que o Abel nao mereceu as criticas apos a massaroca do ultimo jogo?

diana oliveira disse...

nelson,
eu sei q a imprensa vende notícia, mas eu tô falando de opinião.
se depois do jogo contra o veranópolis eu saísse dizendo q o ramon foi o melhor em campo, estaria agora me sentindo ridícula. e ele não foi tão diferente contra o juventude.

eu gostaria muito q não tivessem exaltado o guri e q fossem mais tranqüilos com uma derrota.

não concordo com a teoria do não-padrão. e tenho dito pro louis q existe grupo. e acredito nisso pela postura semelhante ao início do ano de 2006, quando o inter tomava um gol e rapidamente marcava outro. até o jogo contra o juventude o inter reagiu com autoridade qdo tomou gol, da inter/ml ao são josé.
enquanto não chega a próxima rodada o último jogo foi pra mim um tropeço. e se desilusões acontecem, em 2006 eu tava no beira rio na final do gauchão.

denilson,
a tua teoria me convenceu, liga pro abelão, marcão na lat esq.
acho q com o guiñazu funciona o 352, mas o problema é depender de um jogador em função disso...

marimon,
não disse imprensa azul. nem pensei nisso. falei de um erro q diz respeito ao futebol mesmo, acho q muitos comentaristas se equivocam. e nessas duas situações q eu citei foi por exagero, o ramon não jogou toda aquela bola e aquela merda de atuação não é o fim da estrada.
as notícias do grêmio eu fico sabendo pelos meus amigos gremistas, não leio sobre.

abrçs

cjr-sp disse...

Sabe o que eu gosto nesse blog ??

É que é gostoso ver a evoluçao no quesito analise futebolística de certas pessoas que aqui frequentam o espaço....hehehe.

O Marimom, o Denilson, e outros evoluíram tanto que quase nem tenho o que discordar deles mais...hehehe.

Agora tem uns que nao tem jeito mesmo. Sao Abel até que a morte vos separe...hehehehehe.

Ps. A Diana é em cima do muro....hehehe.

cjr-sp disse...

Se for ver bem mesmo....até o Louis tá meio ressabiado e pelo que pude sentir até agora em 2008....na mente do gringo acabaram-se todos os creditos da direçao e abelao...é mais ou menos assim...ou ganha ou cai da boca...hehehehehehe.

SDS COLORADAS.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Pois é,

CJR, é isso mesmo? Concorde comigo e evolua? Não fica um pouquinho absolutista ?? Meio governo Bush - Meio Fidel?
Mas eu também queria que todos concordassem comigo, apesar de pensar que quando há uma discórdia há também a possibilidade de algum aprendizado...


Será que vamos sempre ganhar? Será que iremos saciar nossa sede por aquele futebol Bercelonístico, Manchesteriano, Lyonense? Será que teremos paciência?

A imprensa terá? Será que ela quer isso? A nossa imprensa pinóquiana azulóide, quer o que?

Antes de ficar chateado com a apresentação rasteira do Alvi-rubro contra o polentude, estou indignado com o oba-oba, no nosso templo sagrado. Só faltou liberar a semana...

Quanto ao jogo último, bom, nossos jogadores literalmente "cagaram" pro jogo. Estavam sem vontade, sem tesão , sem atitude. Mais ou menos um Alex (excessão do jogo contra o Zequinha que ele disse que iria se esforçar, e nos outros cara pálida?)...

The Saint´s are coming...

Logo teremos Guiña, Nilmar, Bustos, Sorondo e quem sabe + o Valter "arranca toco" da Silva...
Esse é o time.

Diana, estou pedindo licença, mas acho que o Edinho poderia dar lugar ao WM que jogaria ao lado do Guiña, só pra "experimentar"... Poderia ser ? Ou isso non exxiste!!??

Vi ontem o Curintia e o Parmeira...

Tem timinhos em situação muito pior que o nosso glorioso...


Os beldades de SP, conseguem entregar pros Guaratinguetá da vida...

Eu ri muito noite passada....

Bueno, é isso...

cjr-sp disse...

Grande Fabio Ourique...

O que me deixa feliz é que os outros estao numa NABA sem tamanho...desconfio que o luxa deu uma rachada no elenco verde...

Leao partiu no meio e depois dividiu em quatro o timeco do Santos...

E como nos cariocas nao acredito...

É só o abelao nao cagar ou como diz de vez em quando o nobre colega FELPE DE CANELA...SE O ABELAO NAO INVENTAR O CANECO DA COPA DO BRASIL É NOSSO....HEHEHEHEHEHE. OU NAO SE AS PARDALICES CONTINUAREM.

SDS AO GRANDE FABIO OURIQUE.

PS. Sobre o Bush, a cagada já foi feita lá atras...agora nao dá, fica feio, para a naçao que e´a policia do mundo retirar-se do cenario com o rabinho entre as pernas...Seria outro Vietna...e aí fica ruim né.

col disse...

Cjr,

Esse teu raciocinio tem um ponto fraco, caso o Abel entre na CBrasil como favorito...

Tu jah viu o Abel ganhar algum titulo sendo o time dele favorito na competicao????

Infelizmente, eu nao recordo. Bom.. o Gauchao eh uma estatistica forte nesse sentido.

cjr-sp disse...

Bem Col, se realmente formos levar em conta qq estatística do abelão tamo fritos...

é melhor nem mexer com isso...hehehe

Abraçao.

cjr-sp disse...

Col, por curiosidade, tu já está de volta na america ?

col disse...

sim, Cjr, faz algum tempo que estou de volta.

cjr-sp disse...

Se tu voltares para o Brasil, tudo indicas que tu amarrarás o teu cavalo aqui em sao paulo, nao ?


E aquele teu blog de economia ainda funciona?

col disse...

Infelizmente o RS nao tem muito o que me dar em termos de perspectivas profissionais.
se voltar, eh mais provavel que a gente assista a alguns jogos juntos...hehe...aih o Triangulo se tornaria uma linha reta.

col disse...

funcionou dois dias atras, li uma reportagem e fiquei indignado...acabei estravazando no blog.

Marimas disse...

Pô, já que tão em "elogiando" eu não vou vir aqui dar um tiro no pé... mas acho que essa padronização de idéias não é o ideal, gosto é da diversidade.. talvez seja o que mais me encanta nesta cidade cinza onde vim passar uma temporada (curta se tudo der certo)... conviver e trabalhar com paranaenses, baianos, paulistas, mineiros ... infelizmente tem uns cariocaxx tb.. heheheh...

Mas falando sério, o que acontece comigo é que acabou a paciência com o nosso gênio, não tô aqui pra esculhambar o time porque perdeu uma partida ou endeuzá-los porque ganharam... mas não consigo entender como um cara que tem, ou, pelo tempo de comando (ou falta de) deveria ter, o grupo na mão... não consigo mais entender as invenções dele e não tenho mais saco para aturá-las...

Quanto a história da imprensa, nem foi uma crítica direta a ti Diana, é que sempre tem esse papo por aqui, de imprensa azul e talecoisa... a imprensa tá aí pra isso, se é boa ou ruim são outros quinhentos, mas eles tem que vender o seu produto, no caso a notícia... ontem por exemplo, o globoesporte.com não tinha nada de melhor para botar na página do Inter e colocaram que se o Inter não marcar pontos na minha cidade natal pode sair da zona de classificação... ou seja, uma besteira.. mas na falta do que colocar, foi parar lá...

CJR, não posso concordar contigo... esses dias falasse em Mclain pra presidente, ou estou me confundindo?!!
Poutz.. se o povo norte-americano colocar esse cara lá só vai confirmar o que penso desta história de polícia do mundo... o que, para alegria geral da nação, não vou discutir aqui...

Dito isto, agora só me resta esperar... torcer contra meu xavante final de semana e por um time com laterais nas laterias, atacantes no ataque e goleiro no gol...

sds coloradas...

diana oliveira disse...

cjr,
eu sou mesmo em cima do muro, hehe... e qto mais o tempo passa, mais eu fico.
vou na do fábio, quer dizer q concordando contigo a pessoa está imediatamente evoluindo? q modéstia! hehehe.
é q na verdade eu já aceitei o abelão, contabilizo as suas cagadas ao longo do percurso.

sabe o q eu ouvi de um amigo gremista? o cara é de farroupilha e vem pra poa assistir os jogos do grêmio. esses tempos a gente tava falando cada um das mazelas do seu time e chegamos na comparação mano & abelão. eu curto o mano e aceito o abel.
e ele me disse o seguinte:
"diana, todos os técnicos têm seus bruxos e fazem suas cagadas, o mano foi totalmente favorecido pelo sucesso da batalha dos aflitos, mas se ele fosse tão bom a gente não teria chegado na última rodada da série b naquele desespero... e se ele não tinha time, os outros técnicos tbm não".

faz parte...

fábio,
pra mim é mil vezes edinho contra monteiro, mas o brucutu ainda vai demorar pra entrar no ritmo, tá fora há tempo e é naturalmente pouco habilidoso.
taticamente acho melhor um jogador de força atrás do guiña, pra deixá-lo mais livre pro ataque. o wm é um cagalhão, caro amigo fábio. hehe.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Meu povo e minha pova...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u370585.shtml

Acima o link para dar mais uma temperada nas notícias (de política)...

Quanto ao esquema, o WM é tudo isso mesmo Diana, mas acho que às vezes, eu disse às vezes, ele dá uns passes razoáveis... Poderia dar uma melhor saída de bola, talvez.

Mas agora, essa notícia de que o Bustos não vai jogar...

Avisemos a direção que ele, Bustos, pode estreiar no jogo do Brasil mesmo... Nos comprometemos a lotar o nosso templo na volta...

col disse...

Fabio,

Como tu falaste anteriormente, ninguem eh santo.

A unica coisa boa dos escandalos na esfera federal eh que o Pt mostra definitivamente a sua cara. Antes era rotulado como o partido dos honestos...pelo menos esse romantismo acabou - ou deveria acabar.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]