sexta-feira, fevereiro 29, 2008

48 QIF - Inteligência para jogar Futebol

48





Grito da Social
Escrito por NELSON BARON

Assistimos por aqui vários clubes que jogam por música, mesmo não tendo grandes jogadores, o que fica muito claro é a cultura tática do time, é o DNA do Clube, um desses exemplos mais típicos é o futebol apresentado pelo Boca Juniors, que apesar de não apresentar atualmente nenhum craque, exceção feita à Riquelme, sempre dá ´aula de jogar futebol` e ´deita e rola` há muitos anos aqui no futebol sul-americano.
É um time que joga o jogo de pé em pé, muita marcação e jogadas pelo lado e constante ida ao fundo do campo. Interessante é a incansável insistência neste jeito de jogar, buscada por todos seus jogadores. Mesmos os mais modestos jogadores, cultuam este padrão de jogar. É um futebol muito inteligente, de marcação, sem violência, futebol coletivo que nem é preciso dizer trás grandes conquistas ao clube mundialmente mais famoso do futebol sul-americano.
Fiquei pensando sobre nosso eterno assunto, o Inter, quais dos nossos jogadores tem esta inteligência superior para jogar esse futebol inteligente praticado pelo Boca ?


Time 2008 Renan-sim, Indio-não, Orozco-não, Marcão-sim, Edinho-não, Magrão-sim, Guinazu-sim, Iarley-um dia teve, Alex-sim, se jogasse contra os grandes o mesmo que joga no Beira-Rio contra os pequenos, F9-sim, Nilmar-sim, WM-não, Sidney-sim, Danny-sim, Maycon-não, Ramon-não, Clemer-não.

Time do Mundial e LA2006 Clemer-não, Granja-sim, Ceará-sim, Bolivar-sim, Eller-sim, JWagner-sim, Edinho-não, Fabinho-não, WM-não, Tinga-sim, F9-sim, Sóbis-sim, Vargas-sim (é do Boca e Bi-Mundial - como Iarley), Michel-não, Gabirú-não, Mossoró-não, Chiquinho-sim, Renteria-não, Pato-sim, Renan-sim, Alex-não jogou muito em 2006-adversários muito qualificados, Iarley-sim, mas praticamente não jogou a LA.

Vejam a gritante diferença de qualidade, o mais incrível é que os Não de 2006 (Edinho, WM, Alex e Iarley) foram as referências de 2007 e o são em 2008, que com exceção do Edinho jogam ´liberados em campo` , ficando o sacrifício pro Guinazu, Magrão, F9 e Nimar, que são os mais visados pelos adversários e coincidentemente os que mais sofreram lesões neste ano.

Talvez possamos explicar os fracassos de 2007 e as grandes dúvidas para 2008..., pois este atual DNA não é o do Inter.