ESCRITO POR RAFAEL RODRIGUES
A muito vem se discutindo aqui no Blog Vermelho o problema do Marketing do Inter. Ontem o Milan deu um show de marketing após anunciar a contratação do Ronaldo. Minutos após a confirmação, o site do clube italiano colocou em sua página inicial apenas a palavra RONALDO em dourado, e clicando nela o link seguia para o site da loja do Milan para a venda da camisa com o nome do Ronaldo. Achei sensacional. Diante da minha revolta, escrevi um e-mail para a Ouvidoria Colorada que transcrevo a seguir e no final deixo para debate as seguintes questões:
- O QUE VOCÊ ACHA DO MARKETING COLORADO?
- QUAIS AÇÕES DEVERIAM SER REALIZADAS?
- QUE PONTOS DEVERIAM SER ABORDADOS?
"Prezados Srs.
Ouvidoria do Sport Club Internacional
Venho por meio deste manifestar meu descontentamento com o Marketing Colorado. O Internacional conquistou no final do ano passado o maior título de sua história e esta conquista na minha modesta opinião foi muito mal explorada pelo clube. Já faz mais de um mês desta vitória e ainda não foram lançadas, ou pelo menos disponibilizadas para a torcida a camisa do mundial e a camisa com a sexta estrela. Isto é um crime lesa patrimônio pois o clube está deixando de ganhar dinheiro. Além disso as camisetas comemorativas lançadas foram poucas, e não se encontravam à venda na semana posterior ao título, além de serem de baixa qualidade e com design muito pobre.
Uma aula de marketing foi dada pelo Milan. Convido aos Srs. para entrarem no site www.acmilan.com e acompanharem. Transcrevo aqui o fato. O atacante Ronaldo foi contratado esta tarde pelo clube italiano e pouco tempo após o anúncio oficial a página de abertura do site do clube aparece apenas com a palavra RONALDO escrito em dourado, sendo esta palavra um link para o site da loja do clube milanês com a venda da camisa do clube com o nome do atacante brasileiro. Sensacional. O jogador nem foi apresentado e já está sendo feita a venda da camisa com seu nome. Isto é uma grande jogada de Marketing. Eles mostraram que sabem e que gostam de ganhar dinheiro.
Uma outra coisa fora do assunto Marketing é o preço abusivo da camisa oficial colorada. Esta com o nome do Ronaldo é vendida por 80 euros, claro é muito mais que os 150 reais da camisa colorada, mas lembremos que os italianos recebem em euro. O valor cobrado aqui no Brasil é um absurdo, principalmente levando em conta o poder aquisitivo da população. Um preço como o cobrado na Itália (80 reais) seria de bom tamanho, e com isso o clube venderia muito mais camisetas.
Peço desculpa por me alongar, mas agradeço a atenção, esperando que possa ser útil.
Um abraço.
Rafael Costa Rodrigues
Sócio Colorado"
Um abraço e até a próxima.
15 Comentários:
É mesmo a morosidade é algo assim preocupante mesmo, o dvd então nem se fala se for como do libertadores, vamos te de esperar um monte e com as promoções das lojas oferecendo tudo pra pagar em março quando sair, não vou ter como comprar só pagar carnê rsrsrs
Concordo pelnamente com o Rafael R. Imaginem se a camisa que o Inter jogou no Japão tivessesido colocada a venda por R$ 80,00 naquela mesma semana gloriosa...
Ia vender que nem água! Ainda mais que foi uma semana antes do Natal. Quer presente melhor... Realmente, uma grande oportuniidade perdida pelo nosso clube.
Rafael sem duvida falta muito no marketing do Inter. O diretor de marketing é renumerado? Derepente trabalha de graça e nao acha que deve se esforçar.
Se eu mandasse la no marketing do Inter...deus do ceu ia ser uma revoluçao....
concordo o preço é um absurdo...é preço de USA e Europa...mas no Brasil...até aqui para os USA...aqulea camisa Retro de 200 reais é caro! Po $100 Dollar por uma camisa no brasil e'phoda!
Realmente tem uma falta de criatividade no Marketing Colorado.
Pior e'que se um dias eles pegam a ideia dos CARDS sao capaz de fazer meia boca e sem graça.
O Website do Inter é bom mas poderia ser bem melhor tambem.
Eu, pessoalmente, tive a impressão de que eles não colocaram a camisa branca a venda logo depois do mundial porque ninguém sabia que o Inter ia jogar de branco.
Dai eles (não sei se o Inter ou a Reebok) ficaram com medo de não conseguir vender as camisas vermelhas que ja estavam prontas. Se foi isso tem mais é que se ferrar mesmo!!! Deviam ter torrado o preço da vermelha e coclocado a branca a venda... Tava todo mundo loco pra comprar. Agora o efeito pós-título já fica bem mais fraco. Fala sério!
Louis naquele momento que eram postados os cards semanais mandei um email pra ouvidoria...ah a velha ouvidoria...e a resposta é aquela automática de sempre estamos encaminhando seu email e blá blá blá...lembrei até mesmo isso ae, em termos de valores, pois quantos torcedores (nos quais me incluo )entram lá só pra dar uma olhadinha devido ao alto custo de quase tudo por lá e com os cards seria a possibilidade de entrar e não sair com as mãos abanando...só foi aquela automática e nada mais e nem os cards apareceram.
Gonçalves...pior é o seguinte...a gente manda essas ideias todoas tentando ajudar o Clube e eles fazem nada com elas....e ai se um dia a gente tentar fazer uns cards...garanto que eles ficarao PDC dizendo que nao temos esse direito.
EU JA MANDEI VARIAS SUGESTOES. A MAIORIA SAO AS QUE SAO EXPOSTAS AQUI NESSE BLOG. EU MANDO EMAILS SUGERINDO ESSAS IDEIAS PQ SEI QUE ESTEREI REFORCANDO O PEDIDO DE VCS. MAS OS CARAS DO INTER SAO UNS TROUXAS, SEQUER RESPONDEM OS EMAILS. SAO UNS FDP.
Concordo apenas em parte com o que foi dito. O Marketing do Inter é considerado como "bench marketing" em esporte no Brasil. É o primeiro caso de marketing estudado e publicado pela ESPM.
É claro que tem muito a melhorar, mas nota-se que há um projeto de identidade com a marca Internacional, como pode ser visto no plano de sócios.
Marketing vai muito além de vender camisetas.
Também acho um absurdo o preços das camisas, mas quem define isso é a Reebok que paga uma boa grana(longe da que achamos que vale, mas coerente com o mercado brasileiro) para ter esses direitos. Também acho que faltou uma camisa simples, porém alusiva ao título mundial logo após a conquista. Tem uma que acho bonita, mas foram feitas apenas 400 exemplares.
No mais, acompanho a bastante tempo o blog e sou grande fã do SLPTA.
Desculpe a extensão do texto.
Força Colorado!!
E nossa página? Sempre desatualizada, pobre de conteudo e informação.
E as mentiras que a mídia inventa e o Inter nada faz? Fazendo pouco caso da imagem pública do nosso clube.
Cadê a gestão profissional?
ABRE A MÃO PÍFFERO!!!
Acho que nosso marketing deixa muito a desejar, apesar de ter evoluido.
Acho que os jogadores deveriam ter números fixos e camisas personalisadas, sendo estas vendidas, para cada um comprar a do jogador que mais gosta, mas ao contrário disso, nem mesmo o número podemos escolher.
E os DVDs, o da Libertadores levou 6 meses para sair, mais um para ser vendido no sítio da loja e agora já não tem mais no sítio de novo. E o do Mundial, sai quando??? Em dezembro??? Eu não comprei o da Libertadores por morar fora do RS e pagar frete, por isso estou esperando sair o do Mundial pra pagar um frete só, já que o primeiro só saiu perto do Mundial. Mas, para minha surpresa, não está mais a venda no sítio da loja o DVD da Libertadores. É muita incompetência.
Louis, concordo plenamente, diretor de marketing tem que ser remunerado, com metas a cumprir, não pode ser cargo político, assim como finanças, administração, comunicação e outros. Eu já havia comentado isso no blog do meu xará de SP.
Reniee.. o MKT do Inter é uma M... ele é referencia nas promoções com sócios, mas é muito ruim na parte de produtos e promoções. Mesmo com os sócios ele peca, já que quem está fora de POA não tem nada. Paga a mensalidade e era isso. Eu e o Ricardo G.O conversamos muito sobre isso, coisas para fazer tem a vontade. porém eles são meio pobres de criatividade.
Eu, como muitos aqui, mandei vários mails para o Inter e nenhum foi dado nem um muito obrigado. No mundial mandei um falando de promoções da Reebok para vender camisas no japão. Imaginem, Reebok x Nike. o que aconteceu?? A japorongada comprou camisas do Manchester para ficar de vermelho. Pode??
O livro que distribuiram para a imprensa. Se lançassem 2006 (alusão ao ano do título) vendia tudo, por 200 reais. É item de colecionador, a mesma coisa as fotos que estão expostas, porque não faz um livro? vendia tudo. O são paulo, por mais que a gente fique sacaneando ele, é referencia em MKT de produto. Vendeu grama do Morumbi.GRAMA gente!!!! Relógio do Título. Caraca. e fex coisas 2 semanas depois do título.
Pior que isso é a falta de comunicação do clube com os sócios. Qual é a única forma que o Inter se comunica conosco? via débito em conta hehehehe porque além da revista, mais nada.
Eu vi algo a respeito deste case da ESPM, mas concordo com o ricardo a., em produtos deixa muito a desejar. Imagina, a camiseta com seis estrelas foi vendido primeiro em SP (naquela feira de couro que rolou por lá, a Rbk tinha um stand e estava lançando a camiseta), e aqui ainda não chegou. A loja do Inter também está com seus produtos desatualizados... Também tentei avisar ao clube através da Ouvidoria que eles estavam "rasgando dinheiro", mas nem pra dizer que receberam. É uma pena, afinal todos aqui querem somente o bem da instituição e aqui no Blog sempre surgem ótimas idéias.
Abraços a todos.
Valter.
Bom galera, sobre marketing axo q está bem fraca a coisa mesmo.
Mas lembro q no começo do ano ví na internet o piffero dizendo q o plano deles é de contratar uma empresa que faça o marketing do inter, ao invés do que é hoje, no qual o inter tem um diretor de marketing nao remunerado trabalhando.
Espero q saia dos planos e vire realidade!!!
Um abraço.
Oportunidades de marketing como tivemos em 2006, não aparecem toda hora, o clube deve saber disso, mas ao invés de explora-las, as trata com desdêm, jogando prestigio e dinheiro pela janela... Mesmo que repetissemos a campanha vitoriosa do ano passado, a emoção e o entusiasmo nunca serão o mesmo, consequentemente o consumo e o retorno também não, infelizmente.
Também vi o VP falando em profissionalizar o setor, mas na prática não vemos mudanças... esperemos então...
Quanto ao preço abusivo dos produtos oficiais, não vejo solução a curto prazo, pelo menos não até que finde o contrato com o atual fornecedor, sem falar nos problemas de qualidade que já frisamos aqui exastivamente... essa dupla, ALTO preço + BAIXA qualidadeo leva qualquer torcedor a pensar duas vezes antes de qualquer compra. Gostaria de salientar que possuo alguns produtos oficias do clube, mas minha atual camisa é "pirata", ainda estou na dúvida se compro a nova da Rbk, o que pra mim seria um investimento de risco devido as já citadas circunstâncias...
Pessoal, com certeza se tratando em um clube grande como o Inter, os setores administrativos deveriam ser tratados como nas grandes empreas, buscando os melhores profissionais do mercado, remunerando bem e oferecendo os benefícios necessários para mantê-lo a longo prazo. Falo isso como administrador formado e colorado que tem esta visão como os demais colegas já citaram nos posts acima. Ah, falando no Marketing, o Otavio Rojas foi meu professor de Biologia no Unificado a 11 anos atrás, será que mudou de ramo, aprendeu muito sobre o assunto ou é grande "amigo" da diretoria? Abraços,
Eduardo Cardoso
Postar um comentário
Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________
Para colocar LINK faça assim
Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:
[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]