terça-feira, julho 24, 2007

46 Beira-rio: a nossa casa...

ESCRITO POR DENILSON M.

Amanhã tem jogo no Gigante e dizem que pode até nevar! A previsão chega a -4ºC pra essa quarta-feira! É o legítimo frio de “renguear cusco”!

Mas os colorados de fé não se atemorizam com essa refrescada e por certo vão estar por lá. Em comentários anteriores eu disse que ia de social e me carimbaram de corneteiro... pô, que pré-conceito! Isso me fez pensar o porquê de cada torcedor ter seu local preferido no estádio. Uns alegam, gostar de ver o jogo de superior, pela melhor visão, outros vão de inferior, que é mais perto do campo e o povão agita mais. Ainda tem os que vão pra Popular, pois alegam que jogo é pra apoiar e outros ficam confortavelmente sentados nas cadeiras e até nos camarotes (esses são pra poucos).

Antes de me associar de novo, assistia o jogo na inferior e às vezes na superior. Mas isso foi até metade de 2005. De lá pra cá tenho ido de social mesmo. Não fico bem no meio, onde realmente se concentra a turma do amendoim...hehe... mas procuro ficar mais ao lado da popular ou, quando está mais vazio, faço aquela migração que a galera faz pra ver o ataque do Inter. Em jogos mais nervosos, fico em pé no alambrado mesmo, nem consigo sentar...

Mas o interessante é conhecer as razões de cada um... vou aqui expor as minhas:

- na social, consigo ouvir e ver a Popular, claramente. Já na inferior, o som da camisa 12 se mistura e fica uma confusão... veja o vídeo abaixo, tenho até pena de quem assiste ali.

- na superior, em cima da 12, é a mesma coisa. Apesar da visão privilegiada do campo.

- ano passado, no ENFRA, fomos de superior em cima da popular. Resultado: não vi a popular, não ouvi direito e ainda fiquei coberto por um pó vermelho que jogaram...rsss

- nas cadeiras vão me mandar sentar...

- camarote não é pro meu bico...

- na Popular eu já tô meio passado pra ficar pulando...

Claro que o que mais interessa é ver o jogo mesmo, mas eu, que gosto de uma festa e por isso gosto de ver o jogo de social mesmo, desde que mais pro lado do placar. Fica aí nesse vídeo a minha visão do campo e o clima de jogo que eu presencio...



No mais, gostaria de conhecer os argumentos de cada um. Afinal, o Gigante é a nossa casa e tem lugar pra todos. Qual é o seu?

46 Comentários:

Darlan Gustavo disse...

como eu tenho pouco tempo de casa, ainda não escolhe meu canto predileto, mas concordo contigo Denilson, ficar perto da 12 nao da por que confunde com a popular, e na superior perto da FICO tambem nao da por que eles ficam com aquela charanga deles tocando cada musica... entao acredito q o melhor mesmo é superior em cima da popular e social nos cantos.

Unknown disse...

Gostava muito de ir na superior, mas lá todos reclamam com quem fica em pé. Como eu vejo jogo em pé até em casa no canto da sala, vou na popular mesmo.

Mas se pudesse chegar cedo e ir lá em cima, iria sempre de superior. Melhor visão.

Unknown disse...

Bom, no meu primeiro jogo (inter 0 x 0 botafogo no brasileiro de 19 e lá vai pedrada) fui de superior. Quando comecei a jogar no Inter comecei a ir de social (não no amendoim)... depois inferior.. quando começou a popular migrei pra lá... fui lá até inter x nacional pelas oitavas da LA. Contra a LDU comecei a ir de superior no lado esquerdo.. lugar q nao abandonei mais pela superstição de ter sido ali campeão da LA contra os bambis... só não fui nos camarotes... hehe (pobre é f....) abrasss Vamo Vamo INTER!!!

Caco e Su...... disse...

POis é.. antigamente heheheh quando a 12 ficava onde hoje é a Popular e ~ficavam outras torcidinhas espalhadas pelo estádio como a FICO,FUCO, e outras mais, eu sempre ia de superior. Não tinha uma preferência por lugar, mas acabavaindo lá por causa dos espaços entre os degrais.. Como sou alto, ficava desconfortável a inferior. Mesmo assim se algum camarada chamava.. lá estava eu na inferior. de preferência mais para o lado de onde está a torcida visitante.. mas não muito perto......

Cristiano disse...

Eu só nao fui de cadeira...

Sempre vou em diferentes lugares no Veira, dependendo do jogo, de que horas chego no estadio e principalmente do meu proposito (empurrar o time, assisitir sossegado com meu radio, beber todas, etc...).

Uma vez fui num camarote, poltronas estofadas, baldinho de long neck, banheiro prive, som, tv para replays... Tudo muito bonito, mas fui de convidado e nao eh para meu bico... hehehehehe.

Mas no miolo da social eu nao vou mais, eh muito chato aquele pessoal, insuportaveis...

Gonçalves disse...

Eu também assisto os jogos na superior, do meio campo pra goleira em que o Inter ataca normalmente no segundo tempo bem abaixo da charanga da Fico...nos dois ultimos fiquei literalmente no meio do campo em baixo daquela proteção de Maior Torcida do Rio Grande...por vários fatores pra ver bem o que está certo e errado, por causa de não ficar com as pernas apertadas pois há um espaço melhor entre as cadeiras...realmente no Enfra tudo era festa (afora o resultado)desta vez no próximo até abro mão do meu lugar pra assistir junto com o pessoal...ta ae as imagens daquele primeiro enfra e o famoso pozão (pra que não viu)...e "bem vindo ao inferno"...do Denilson

http://www.youtube.com/watch?v=7UAGowa2ncY

Cristiano disse...

Sobre a mistura de sons de torcidas:

Com todo respeito a Camisa 12, a sua historia, sua tradicao, etc... Mas o som da doze nao eh alto o suficiente para contagiar quem tah perto mas ao mesmo tempo abafa o som da Popular para boa parte do estadio...
Querendo ou nao, eh a torcida organizada quem comanda a torcida. Se a a doze nao ficasse ali, com certeza o som e o com isso o apoio da popular se propagaria para toda inferior e deopis superior e teriamos meio estadio em sincronia apoiando o time...

Ateh acho que a popular poderia um dia tentar se espalahr mais no estadio para contagiar mais gente!

Abracos.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

massa o post!!!

Cristiano disse...

Sim, mas acho que os posts estao muito proximos uns dos outros... Nao da muito tempo da galera comentar e discutir...

Rafael Severo disse...

Legal, Denilson! Geralmente vou aos jogos sozinho e costumo ir na social mesmo, próximo à casamata onde ficam os jogadores do Colorado. Nunca tinha ido de social, mas esse costume adquiri no jogo Inter x LDU. Desde então, procuro ficar junto com a turma do "amendoin". eh, eh Mas é muito foda agüentar os "cornetas" dali mesmo. Gostaria de ir na Popular, mas como o Denilson, também estou um pouco passadinho, já com 33 anos na "paleta". Estou conservadinho, mas confesso que não dá pra aguentar o jogo todo naquela agitação... eh, eh

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Eu já fui quase em todos os lugares assistir aos jogos do inter.

De superior nos quatro cantos, menos nas cadeiras perpetuas e no chapéuzinho.

Na inferior, em todos os lugares, na 12, na nação, na popular, na popular que agora fica a torcida adversária, na social e até na koréia.

Eu escolho o lugar de acordo com a importância do jogo e o clima.

Quanto mais importante o jogo e clima estiver favorável, eu vou de popular.

Jogos do brasileirão a noite e tarde eu vou de superior, do lado da torcida adversária, portão 24, acho o melhor lugar pra assistir ao jogo e a popular.

Muito raramente vou na geral, do lado da doze, mas é pq foi uns dos primeiros lugares que eu vi os jogos do inter.

Na social assisti toda a libertadores.

A recopa fui de popular, na chegada do inter do japão tb.

Quando quero tirar fotos dos jogos, vou no portão 24.

Abraços.

PS To tentando colocar aminha foto aki no blog e não consigo, algúém pode me ajudar.

flw.

Rafael Severo disse...

Bem que a Popular poderia começar sua expansão pela superior, bem acima de onde fica. Já daria um outro visual pra festa. Imaginem os dois andares do estádio pulando e cantando juntos...

Gonçalves disse...

Ops...foi mal o do pozão do enfra é esse aqui é esse aqui...

http://www.youtube.com/watch?v=jrAuJivV8r8

...quanto ao jogo de amanhã tava tentando me enganar de não ir, mas já to mudando de ideía hehehe

Marimas disse...

Denílson, o meu lugar, infelizmente é na frente da TV, tô muito longe de POA, e para piorar, depois dos últimos acontecimentos nos bares de SP (vide final da recopa e final da L.A. deste ano) o pessoal anda meio cabreiro de transmitir jogos de times gaúchos nos bares aqui de SP...
Mas se tem uma coisa que me deixa irritado é essa modinha de que torcedor de popular é mais torcedor, que torcedor de T.O. é mais torcedor... não é porque eu não vou nos jogos que deixo de ser apaixonado pelo clube, assim como existem centenas de pessoas mais velhas que não vão à jogos com medo da violência... meu pai me ensinou desde novo a torcer pelo Glorioso e sempre me levou aos jogos... de um tempo pra cá o coroa não vai mais aos jogos, pela idade diz ele, e também pelo perigo cada vez maior de ir num estádio de futebol, eu, como alguns aqui, já pude sentir na pele este "perigo"... e nem por isso meu coroa, que torce pelo Inter a mais de meio século é menos colorado do que a gurizada que se animou com a campanha de 2005 e resolveu ir de popular... e tenho dito, hehe!

SAUDAÇÕES COLORADAS...

diana oliveira disse...

eu vou de superior tbm, gosto de assistir o jogo de cima.
eu tava perto desse pó vermelho gonçalves, mas bem no fim da arquibancada, então me safei do "bem vindo ao inferno" hehe

tbm fico o jogo todo em pé, por isso subo até os últimos degraus.

Schroder-EUA disse...

Quando eu morava ai entre 79 e 85 eu ia bastante ao Beira Rio, normalmente com alguem que me levava. Ou vizinho, ou primo ou amigo...entao variava onde eu ficava.

Meu vizinho na epoca ai era um Professor de Universdidade (acho que PUC) ele tinha cadeira e sepre sobrava um pra mim, entao vi muitos jogos do meio campo nas cadeiras. Tambem vi muitos da inferior no lado oposto da social...e tambem muitas vezes da Superior. Lembro especificamente uma derrota de 3x0 para o Galo nos anos 80 la da superior.

Ministro disse...

Eu ia de social! Como meus parceiros de Beira-Rio, por dificuldades financeiras, não são mais sócios, passei para as cadeiras pois sempre vou aos jogos, mesmo que chova a cântaros!

Lá nas cadeiras tenho alguns amigos que sempre vão!

A visão de lá é ótima!

Denilson M. (POA) disse...

Aí Gonçalves! Olha o que a gente perdeu de ver naquela entrada em campo... se tívéssemos no local onde costumo assistir. Além de não ficar todo empoeirado...heheh

http://www.youtube.com/watch?v=cg7ETTPW2Ww

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Galera, muito obrigado pela atenção...

Pedi uma ajudinha pra tentar colocar a minha foto no blog e até agora nada...

Dá vontade de chorar...

rsrsrsr

Denilson M. (POA) disse...

Dadinho, vou colar aqui a instrução que dei pra alguem em outro post...

Denilson M. (POA) disse...

Clica ali no teu nome, vai aparecer tua página no blogger.
Tu deves ter criado um blog com qualquer nome. Lá tu tenta criar um novo post. Coloca apenas uma foto no post. Tem um botão ali específico pra carregar fotos. Carrega uma foto do teu PC. Depois de concluído, clica em visualizar. Após, clica na foto com o botão direito e vai em propriedades. Copia o link da foto. Salva o post como rascunho. Vai na tua página inicial do blogger e clica em "editar perfil". Lá na foto tu colocas o link que tu copiou. Salva alterações e era isso...
Pode ter outra maneiras de fazer, essa foi a minha... Abraço!

Gonçalves disse...

Bah Denilson muito lôco...se bem que nós ajudamos a atirar aquelas bobina também hehehe...

...Caramba...que sorte héin Diana...me lembrei que cê havia dito que assistia os jogos dali mesmo...além do pó o calor que tava, todo mundo suando...passava a mão era piór, parecia uma tinta indígena...eu tava alaranjado aquele dia, depois baita tranqueir na Av Beira Rio por causa dum show que tinha lá...

Ôh Louis eu tava nesse jogo também, Cerezo e sua chuteirinha de brim...e o Éder se mancando de cobrar os escanteio no finalzinho, sendo bombardeado por pilha, chinelo, radinho e outras cositas más...hehehe

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Valeu denilson!!!

Vou fazer mais tarde, to saindo abora!

abraço.

vbello disse...

Eu já tenho meu lugar cativo na superior. hehehe!

Fico do lado oposto ao Placar.

Sento do lado do tunel, para poder ficar de pé sem ninguém reclamando.

Motivo: Visão do jogo e por causa do barulho da 12.

VAMO VAMO INTER!!! SEMPRE!!!

Anônimo disse...

Mais nas antigas, anos 90, eu sempre ía sempre de inferior, ao lado da Camisa 12 (que era maior que a popular naquele tempo), logo aonde começam os camorates hoje. Hoje em dia, não tenho um lugar fixo pra ir aos jogos, já fui de superior coberta (ao lado da torcida adversária), inferior (bem no meio do campo e onde começam os camarotes tbm), superior (ao lado da aba do boné) e de social.
O único lugar desses que menos gosto de ir ao jogo é de Social, pois é foda aguentar corneteiros xingando o time aos 5 minutos do primeiro tempo, além de ser muito apertado para as pernas as cadeiras da social.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Bah, eu já fui em tudo que é canto, menos na Coréia e nos camarotes (esse nem espero ir...hehehehe).

Na popular é foda pq tem as bandeiras e tu nem vê direito o jogo. Na inferior tb é foda, mas pra "analisar" o jogo. Na social fui na final do Gauchão 97 (pq a inferior tava lotada já), num jogo chuvoso contra o Santos (pq ganhei o ingresso) e na final da Libertadores, pra ficar perto do palco e bater fotos do Fernandão levantando a taça!!! =)

Eu costumo ir com mais dois amigos. Vamos sempre de superior por causa da visão privilegiada. Na Recopa, ficamos no gol do Gigantinho. Mas na maioria das vezes, é perto do gol do placar mesmo, no meio da arquibancada.

Amanhã deveremos estar lá de novo. Quem sabe, batendo fotos da NEVE! asdhasudhasuhdua

col disse...

Meu pai me levou no estadio pela primeira vez quando eu tinha menos de 1 ano de idade (insanidade nos tempos atuais, mas acho que era plausivel em 1976/77). Meu pai disse que eu "assisti" muitas vezes os jogos na social bem perto dos pais do Falcao!

Minha primeira memoria lucida de Beira-Rio foi ir ao estadio condicionalmente ao fato de ganhar picole (lah dentro)...eu devia ter uns 5 anos.

Ateh 1999 quando eu morava em Poa, eu ia de inferior e no meio do campo quando possivel, acho que eh o melhor ponto para estar o mais perto possivel do campo, mas concordo que na superior a tatica eh mais visivel.

PS: Alguem se lembra de um vendedor de amendoim na decada de 80 que batia palma muito forte? Quando o estadio tava vazio se houvia de muito longe.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Caras:
O tio já foi em todos os lugares do Beira-Rio, até de Coréia uma vez, conto:
- Em 1972 / 1973 eu namorava uma guria (só namorei gurias e casei com uma, entendido?), a vó dela faleceu e fomos ao enterro,, era um domingo de manhã, os meus dois cunhadinhos da época 12/13 anos estava infernizando o velório, até que me pediram para dar um sumiço nos ´malas`. Tive uma idéia, o Inter tava jogando às 11:00 hs da manhã no Beira Rio e não tive dúvida, sai a pé do Cemitério perto do Chiqueiro, chegando lá no BR minha grana tava curta e fomos de Coréia, não tinha quase ninguém no estádio, depois vi no VT sempre que o Inter atacava pela direita em direção ao Gigantinho nós aparecíamos na TV.

Também passei um ano indo ao Camarote de uns amigos, mas além dos caras não entenderem ´lhufas` eram mais cornetas do que eu (dificel hein).
Hoje estou indo nas sociais na direção do tunel dos visitantes, pois vejo a popular e a ouço de uma distância legal e não concorrem com a minha ´corneta`. Acho a altura boa de enchergar todo o campo no meio, um pouco abaixo da cobertura das rádioe e TV´s.
Se voces olharem um cara de 1,85 m com boné do Chelsea jeans(original) sou eu.
Antecipando-me as perguntas maledicentes, porque do boné do Chelsea, porque é bonito, protege minha cuca, orelhas e esconde minha cara. rsss....

Abraços

Vinícius Cardia disse...

Vou de Inferior (que na verdade sempre foi chamada de Geral, mas por causa das bibas deixamos de usar o nome) e de Superior. Ano passado fui num jogo contra o Botafogo nas Sociais, pois a Ana Paula iria "bandeirar" pelas sociais; o bom foi ver ela, o ruim foram as cadeiras, que são horriveis. tenho 1,70m e fico quase com os joelhos batendo na cadeira da frente, é uma bosta a social! Na superior tem mais espaço, entao as cadeiras ficaram melhores.

Anônimo disse...

Col_US, cara eu lembro desse vendedor de amendoin sim!!! Era hilário, uma vez fui num Inter e santa Cruz pelo Gauchão, era inverno de tarde e devia ter umas 500 pessoas no máximo lá no Beira. Aí o cara batia palmas que dava pro estádio inteiro ouvir! Coisa de louco, acho que o cara tinha umas mãos de madeira (hehehe).

Ae, Nelson, o boné do Chelsea não é azul, por acaso? Estranho usar um boné azul no meio da torcida do Inter. Eu não uso nemhuma roupa azul quando vou aos jogos (principalmente pra evitar qualquer atitude idiota de torcedor bêbado).

col disse...

joao,

eh esse mesmo, o cara de maos de madeira...me lembro como se fosse hoje.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Viu, aí galera começaram os corneteios do meu bone´(rsss.....) eu escrevi que era JEANS, quem não usa calça jeans ? O importante é a camisa vermelha que eu uso e o coração também vermelho....

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Viu, aí galera começaram os corneteios do meu bone´(rsss.....) eu escrevi que era JEANS, quem não usa calça jeans ? O importante é a camisa vermelha que eu uso e o coração também vermelho....

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Eu faço igual a Diana e o Ricardo: prefiro ficar na superior, lá nos ultimos degraus. Sei la, a "confusão" da geral não me atrai.

E vai fazer -4 graus amanhã? Mas Bah! Terei que colocar uma camiseta por baixo do manto sagrado!!!

Ontem coloquei uma foto lá no perfil... vamos ver se sai agora quando finalizar esse post. Não adianta mandarem emails pedindo pra tirar a foto dali hahahahah

Abraços!

Marimas disse...

Pessoal, falando em "figuras" das arquibancadas do Gigante.. lembrei deste texto do Emanuel que li esses dias... muito bom, fala de algumas figurinhas carimbadas...

http://www.finalsports.com.br/colunas_dupla/col/headline_inter.php?n_id=945&u=1\

SAUDAÇÕES COLORADAS...

blogdoguego disse...

Pessoal, criei um blog para conversarmos:

http://blogdoguego.blogspot.com/


Alessandro Salvador

Claudio / movimento internet BV disse...

EU PREFIRO INFERIOR PELO SIMPLES FATO DE ESTAR MAIS PERTO DO CAMPO , NA SUPERIOR É PRECISO BINÓCULO PRA ENXERGAR BEM AS JOGADAS , PÓR ISSO DEFENDO UM ESTÁDIO MAIS ADEQUADO PARA TODOS OS ANGULOS ;-)

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Nelson parece ser daqueles que GOOOOOOSTA dum amendoim, hein? sadhuasdhuashduhasudhua

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Sobre binóculo... sei lá, dá pra enxergar bem. Eu acho tri ter a visão total do jogo, quase como num jogo de video-game. Um dia que fui comprar ingresso estavam abertos os portões e entrei na inferior... sei lá, achei muito estranho, muito underground. Jurei não mais ir na inferior. Meu negócio é ver por cima mesmo. Será fobia?

Schroder-EUA disse...

Eu vi videos dos anos 70 com torcedor em cima da cobertura! Loucura!

Bruno disse...

Vou a todos os jogos de superior, logo abaixo do placar. Quem sabe todos que vão de superior não combinamos de nos encontrar lá mesmo?

[]'s

Fabiano- POA-Germany disse...

Gosto de ir na inferior, mas quando o estádio está meio vazio vou de popular. Confesso que nao tenho muito pulmao para gritar o jojo inteiro, somente uma vez por mes. Mas discordo que o estádio está pior de ir. Estou achando bem bom, inclusive as mulheres estao indo em peso, sem escutar os elogios famosos. No jogo InterX Nacional das oitavas da LA resolvi comentar sobre um cara que levou a namorada que nem curtia muito futebol, resultado, uma gordinha na minha frente quase me pegou pelo pescoco: - Qual é o problema de mulher no estádio?
Disse que nenhum, nao ia nem tentar explicar, noa sou louco. Mas convenhamos, é muito bonito ver a popular lotada, chega a arrepiar...
Com tudo hoje contra a touca.
Saudacoes

Anônimo disse...

Ae, Nelson, eu só tava brincando em relação ao teu boné (hehehehe). Já demonstrastes que é colorado e tbm acho que o mais importante é se o cara tá de camiseta co INTER ou não. Aí se o boné, a calça, meia, cueca ou qualquer outra peça de reoupa for azul, isso tanta faz! O problema são alguns retardados que não conseguem diferenciar as coisas.

Almilano disse...

Eu também já fui em quase todos os cantos do estádio nesses meus quase 28 anos de existência (faço só em DEZ).

Meu pai sempre foi sócio e eu ia com ele nas cadeiras quando era piá, naquele fatídico Inter x Olímpia estávamos lá, e aquele dia "sepultaram" meu pai, ele me disse na saída do estádio: tô velho demais pra isso e NUNCA mais pisou no Beira, pode?

Pois bem, dae comecei a ir de superior com uns amigos até os meus 14, 15 anos, quando passei pra Inferior e vi muitos jogos dali. Com o passar do tempo comecei a ir na Social e vou ali até hoje, sempre atrás da casamata do Inter ou então atrás do gol quase, perto da popular.

Já fui também nos camarotes e nas perpétuas.

Mas não sou da "turma do amendoim" hehehehe, não fico corneteando o time como faz o Nelson por exemplo (hehehehehe), vejo o jogo dali pois estou perto do campo e a visão é muito boa.

Alemão Milano

ps: Ae Diana se mandando pra CAxias então meus parabéns pela participação. Ah, e o Darlan é IGUAL ao Gustavo Borges hahahahahaha. Desculpa Darlan, mas é a mais pura realidade!!!!

Dellinghausen disse...

Quando eu era mais novo ia nas cadeiras com o meu Pai, quando eu ia com os meus amigos pegava social ou inferior, mas desde o ano passado sempre q vou ao estadio vou para a Popular, quem me conheçe principalmente na comunidade do Inter no Orkut deve saber q o lugar ideal para mim é a popular, ja q me não admito criticas ou vaias durante o jogo, exatamaente a politica da popular.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

dadinho agora com foto!!!

valeu denilson!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]